problemas com partições

Iniciado por Bruno Petersen, 25 de Fevereiro de 2008, 00:22

tópico anterior - próximo tópico

Bruno Petersen

olá pessoal!

seguinte!estava com o ubuntu instalado em meu pc com o win xp. Estavam, obviamente instalados em duas partições diferentes. Após copiar todos os meus arquivos pessoais para o ubuntu, instalei o gparted e deletei a partição onde estava o win xp. Como eu faço para passar o espaço livre que restou para o ubuntu?Como faço para alterar o tamanho da minha partição do ubuntu e deixar ela como todo espaço do hd?

espero respostas!
valeu!

pinduvoz

Antes de mexer com a sua partição do Ubuntu, onde, como vc. mesmo disse, estão "todos seus arquivos pessoais", faça um backup e certifique-se de que não há possibilidade de perder dados caso o redimensionamento falhe.

Pelo que eu li, não é possível redimensionar a partição do Ubuntu com o próprio Gparted sem perder dados. Ouvi dizer, no entanto, que as últimas versões do Partition Magic conseguem fazer isso.

Mas, se vc. não quiser ou não puder usar o PM, é possível fazer de outra forma, como se vê no link abaixo (em inglês):

http://www.howtoforge.com/linux_resizing_ext3_partitions_p2

Acho que depois de redimensionar a partição vc. terá um erro de montagem por conta do UUID dela, que terá mudado.

Por conta disso sugiro que antes de redimensionar vc. altere o /etc/fstab para deixá-lo livre do UUID, bastando substituir o "número" (o UUID) pelo "device".

Exemplo:

- com UUID:

# /dev/sda1
UUID=953b1809-87b3-4d08-abe5-4d2d1131984e  /    ext3    defaults,errors=remount-ro  0  1

- sem UUID:

# /dev/sda1
/dev/sda1   /    ext3   defaults,errors=remount-ro  0  1

Como vc. deve ter percebido, o device (/dev/sda1, no exemplo), comentado na forma padrão utilizada pelo Ubuntu, substitui o UUID (veja os negritos).

Boa sorte.

:: Linux Registered User nº 439378 ::

Bruno Petersen

valeu pela resposta velho!
vo tenta faze isso que voce disse e depois posto o resultado aqui!

valeu!