Autor Tópico: Problemas com contas de usuarios [RESOLVIDO]  (Lida 3021 vezes)

Offline marcinhostudiopro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Se o ubuntu não fosse livre, eu usaria assim mesmo
    • Ver perfil
    • Software livre sem mistérios
Problemas com contas de usuarios [RESOLVIDO]
« Online: 23 de Fevereiro de 2008, 17:06 »
Adcionei uma nova conta e ela não tem os mesmos poderes da conta original do ubuntu. Ja adicionei "usuario ALL=(ALL) ALL" no arquivo sudoers, com isso voltei poder usar o apr-get e outras funções a mais. Mas os menus sistema/admistração sumio boa parte: synapitc, contas de usuarios são alguns que sumio.
Como faço para recuperar a configuração da conta padrão, com todos os menus e etc?
 
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2008, 18:50 por marcinhostudiopro »
Ubuntu tá no pário!!

alarcon

  • Visitante
Re: Problemas com contas de usuarios
« Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 17:18 »
Adcionei uma nova conta e ela não tem os mesmos poderes da conta original do ubuntu. Ja adicionei "usuario ALL=(ALL) ALL" no arquivo sudoers, com isso voltei poder usar o apr-get e outras funções a mais. Mas os menus sistema/admistração sumio boa parte: synapitc, contas de usuarios são alguns que sumio.
Como faço para recuperar a configuração da conta padrão, com todos os menus e etc?
 

Se você deixar o sudoers da forma normal e apenas acrescentar este novo usuário no grupo admin não seria melhor?

Offline marcinhostudiopro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Se o ubuntu não fosse livre, eu usaria assim mesmo
    • Ver perfil
    • Software livre sem mistérios
Re: Problemas com contas de usuarios
« Resposta #2 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 18:03 »
Como eu faço isso?
Ubuntu tá no pário!!

alarcon

  • Visitante
Re: Problemas com contas de usuarios
« Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 10:02 »
Como eu faço isso?

Graficamente você entraria no Ubuntu pelo usuário principal (o administrador) e no menu Sistema > Administração > Usuários e Grupos clicar no botão Gerenciar Grupos procurar e selecionar na esquerda o grupo admin e depois de selecioná-lo clicar no botão Propriedades na direita na janela que abrir marcar o usuário que você quer adicionar ao grupo admin.

Pelo terminal seria:

sudo adduser usuario admin

onde usuario substitua para o usuário em questão.

Agora deixe o arquivo sudoers da forma original, pois não sei quais mudanças você fez e que podem afetar estas mudanças propostas.

Agora por que você quer deixar que outros usuários tenham acesso administrativo. O ideal é ter só um usuário que tenha acesso administrativo e os outros só usem o sistema sem poder alterar nada que não seja apenas coisas locais.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2008, 10:06 por alarcon »

Offline marcinhostudiopro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Se o ubuntu não fosse livre, eu usaria assim mesmo
    • Ver perfil
    • Software livre sem mistérios
Re: Problemas com contas de usuarios
« Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 18:49 »
Vlw kra tudo resolvido!!! vlw mesmo.

O computador em questão é usado por muitas pessoas, ai alguem mexeu demais e acabou danificando a conta (iniciava com a tela toda borrada e inlegível) ai pra não perder tempo fiz um backup dos documentos em uma partição que sempre mantenho para estas emergências e exclui o usuário antigo e criei uma nova conta. Mas essa nova conta não tem os privilégios que a primeira tinha, como já expliquei acima. Meu objetivo é tornar esta nova conta com as mesmas características da anterior (que foi instalada junto com sistema) o que já foi conseguido com sua ajuda.
Ubuntu tá no pário!!

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Problemas com contas de usuarios [RESOLVIDO]
« Resposta #5 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 01:36 »
Eu tinha feito exatamento igual ao nosso colega, mas agora que deixei o sudoers da maneira que estava, e após ter colocado meu usuário no grupo admin e root, eu ainda não consigo acessar os itens da aba Administração...
=/

Caso ajude:
Código: [Selecionar]
fred@UBUNTU:~$ id
uid=1000(fred) gid=1000(fred) grupos=0(root),123(admin),1000(fred),1001(antivir)

Também queria tirar do grupo "fred". Mas não to achando no google nem aqui...

Do nada voltou a funcionar (do nada não, né, mas não lembro o que mexi). Bom, já consgeui remover pelo Adminitração > Usuários e Grupos. =D
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2009, 10:42 por bred81 »
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...