Vamos por partes:
Cl Campos,
Blz são muitas máquinas, mas como é aceitação dos usuários? Tem reclamações? Quais? Ou é só alegria?
Ninguém sai de uma situação de conforto (usar um software que conhece) para usar algo novo sem chorar, reclamar, e espernear muito. Então no início não é fácil, reclamam de tudo, inclusive teve um usuário que reclamou que não sabia onde deveria digitar a URL no firefox... Já imaginou? Este tipo de reclamação é algo sem pensar, simplesmente não querem a mudança e reclamam por tudo, sem se preocupar se tem razão ou não.
Medidas que foram tomadas para minimizar os traumas:
- Principal: Tenha certeza que terá apoio total/absoluto/irrestrito da chefia.
- É importante que ela saiba que existirão muitas reclamações.
- É super importante que saibam que não poderá ter retrocesso, pois caso ocorra em apenas um único caso todos os outros acharam que também tem direito.
- É importante que a chefia esteja a par de todo o cronograma, e das ações que estão sendo feitas.
- Determine as normas das mudanças.
- Que tipo de software impede a migração.
- Que situações a migração é viável.
- As normas devem ser únicas, da chefia até o funcionário de menor poder de decisão.
- Explique aos usuários da mudança antes. Informe as vantagens que terão, e também dos problemas que iram passar no início (na informática os problemas no início costumam ser inevitáveis). Jogue Limpo!
- Estude cada caso. Não tente migrar PC's onde não se pode fazê-lo (uso de autocad, corel draw, macros, sistemas legados, etc). Voltar um PC para windows por um erro de avaliação é uma ação que pode te dar dor de cabeça.
- Inicie a migração entao:
- Instale Firefox e Open Office nos PC's ainda com windows (esconda qualquer forma de se achar o internet explorer/office).
- Na pior das hipóteses migre para Firefox/OpenOffice os PC's (ainda com windows) com problemas de vírus/malware (e etc) que costumam afetar o funcionamento do IE, do Office.
- Sempre existem aqueles usuários que aceitam a mudança de cara, identifique eles e faça a mudança já.
- Disponibilize alguns PC's (com Ubuntu) para uso do pessoal com interface alterada (na época do início da mudança aqui, ainda usavamos o Conectiva 10) e após o uso pergunte ao usuário o que achou, e só então informe que ele não usou o windows.
- Quando for realizar a mudança faça ela o mais rápido possível em todas as máquinas.
- Crie um documentos com diferenças básicas do windows/Linux (O menu Iniciar do windows era aqui, no Ubuntu é aqui.... No windows acessasse disquetes assim, no Linux assim... O Windows Explorer do Linux chama-se Nautilus e é encontrado em Locais.... e etc).
- De um treinamento básico, apenas para apresentar o sistema aos funcionários, pegue os melhores e chame-os de multiplicadores. O usuário sente-se melhor achando que treinou para usar o novo ambiente.
- Configure a instalação muito bem (coloque codecs, papeis de parede, softwares de interesse do usuário, alguns add-ons interessantes), tente tirar o máximo de agilidade do PC, e faça exatamente o mesmo para todos, criando uma "distribuição padrão da empresa".
- Trabalhe muito, atenda aos usuários o mais rapidamente possível.
- Aqui melhoramos os serviços da rede oferecendo novos recursos que teriam custos caso usasse windows (login centralizado, acesso aos arquivos da rede de forma transparente, independente do PC em que sentar, intranet, e etc).
- Fazemos apresentação a cada novo serviço disponibilizado, informando da melhora, dos ganhos, e de que foi possível graças a nova arquitetura, pois na antiga teriam custos, e de quanto seriam os custos.
- Fizemos também reuniões de tempos em tempos (6 em 6 meses, ano em ano...) informando do andamento (aqui fizemos 6 Meses da Mudança, com apanhado da economia feita; 1 ano de migração: 1 ano sem vírus; e etc).
Vcs usam programas de gerenciamento administrativo? Qual é a empresa do software? Não estou conseguindo encontrar software profissional tipo o SAP que rode Linux. Vc sabe me informar?
Obrigado
Os únicos equipamentos que ainda não migramos foi um que usa Corel Draw, e os que usam um software legado que não conseguimos migrar. Este software até rodou emulado, mas muito lento, então optamos por aguardar.
Existem algumas soluções já desenvolvidas que rodam no Linux para a área pública, mas estamos aguardando o desenvolvimento de um software completo pelo
Interlegis[1] para terminarmos a migração.
Espero ter respondido a maioria das dúvidas de como fizemos a migração aqui.
[]'s
Cristiano
[1] O
Interlegis é um órgão do Senado Federal que tem um excelente trabalho junto ao Legislativo brasileiro, procurando modernizá-lo, e dando apoio geral em várias áreas.
Já existem alguns aplicativos desenvolvidos pelo tal órgão, que são muito bem usados pelo Legislativo brasileiro (câmaras de vereadores, assembléias legislativas estaduais, e etc), promovendo mudanças significativas. Além de todo o trabalho que desenvolvem, também dão apoio a comunidades (listas de discussão de informática, comunicação social - se não me engano, e etc) que são mantidas com a infra estrutura deles.
A base de informática usada (e também sugerida) por eles é toda baseada em Software Livre, tendo o Ubuntu como distribuição escolhida.
Enfim, o pessoal de lá é muito fera, e merecem os parabéns por tudo que desenvolvem/promovem no campo do Software Livre.