Em quais aspectos o Windows ainda é melhor que o Linux?

Iniciado por Comunista, 20 de Fevereiro de 2008, 17:46

tópico anterior - próximo tópico

Marcelo_walmart

Citação de: -.- online 20 de Fevereiro de 2008, 22:08
jogos
edição de imagem
edição de video (sony vegas)
webdesign (apesar do NVU ser bonzinho ainda nao está tao completo quanto o DW)
usabilidade,para alguns,eu prefiro meu gnome @_@
só.

no windows vista ele pede permissão de root até pra criar um atalho no desktop,chega a ser chato.

Jogos até concordo com você, mas como eu não jogo muito, la muito de vez enquando e os jogos que eu gosto rodam todos via wine.
Agora Imagem = guimp( nativo )
                             Photoshop, Fireworks e Corel Draw ( via wine )
Web designer= NVU ( nativo, apesar de eu não gostar muito dele )
                         DreamWeaver (via Wine )
Animação=      Flash ( via wine )
E por ai vai, tanto que nem uso mais o windows hehehehe.Para mim não vejo mais vantagem no Windows
do que ter de me encomodar com pragas da internet, com Instabilidade, telas azuis e outras do gênero.
E há quem diga que o Gates  é que esta certo por que ele haveria de fazer um sistema que não precisase
formatar e nem de versões ai ele não ficaria rico. O santa ignorância.       

CGaldino

Pessoal a discussão é interessante e pode até servir de balisador para implementações de melhorias. Contudo, acredito que por serem sistemas bem distantes entre si e ainda tem a questão histórico/cultural do uso do indows em um mercado monopolisado creio que o conceito de "melhor" neste caso seja por demais relativo! O que quero dizer é: o que bom para uma plataforma "melhor" pode não ser para outra!

Sou fora de moda, gosto da linha de comando... Mantenho o windows em meu Pc de mesa apenas porque vira e mexe tem uns programas científicos que são feitos apenas para ele (ao monopolio, lembram-se...). Mesmo assim desde que instalei o Ubuntu em janeiro de 2007 fiz pouquissimas incursões ao janelas graças ao Wine!!

Sinceramente que atualmente só consigo achar desvantagens no windows (mesmo quando não consigo instalar meu modem SM56 no linux). Acho que tudo passa por uma concepção "filosófica", a do Software Livre.

ABS,
C.

@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

agente100gelo

Citação de: ;/) online 20 de Fevereiro de 2008, 17:46
Na minha opnião é a facilidade e useabilidade.

Pra mim não existe nada mais confuso e desorganizado do que o menu de aplicações do Windows.

As vantagens do Windows tem sido liquidados nas últimas versões, em especial o plug-in-play das impressoras e a possibilidade de rodar graficamente com recursos mínimos sem cair no console.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

nq6

Sigo a máxima de quem quer jogar, que compre um videogame. Nenhuma softhouse "digo as grandes como Adobe ou Eletronic Artes" vai lançar aplicativos ou jogos para GNU/Linux sem uma parcela significativa do mercado de desktops, algo como 10% ou 15%. A Apple tem entre 6% e 8%. A mesma máxima serve para os fabricantes de hardware.

Acho que falta uma iniciativa da Canonical "e outras gigantes do mundo Linux" em criar uma equipe só para resolver problemas referente a driveres e compatibilidade. Uma equipe que agregue os driveres existentes num só configurador, que desenvolva novos driveres, que resolva problemas de compatibilidade.

O que falta é gente concentrada só nesse propósito, resolvendo todos os problemas de compatibilidade e escrevendo driveres dia e noite. Quando alguem investir 5 ou 10 milhões só nesse propósito, eu duvido que seu notebook vai ficar com algum dispositivo sem funcionar corretamente.

Falta gente e dinheiro, destinados exclusivamente a esse propósito.   
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

kErNeL_sCrIpT

Citação de: nq6 online 21 de Fevereiro de 2008, 10:04
Sigo a máxima de quem quer jogar, que compre um videogame. 

Discordo. MMOs (Massive Multiplayer Online) praticamente inesistem em Consoles, eu por exemplo, reinstalei o Windows™©® em Dual-Boot só pra jogar Perfect World™ que não consegui fazer rodar no Wine, no mais, não uso o Windows™©® pra mais nada.
Também, os melhores FPSs (First Person Shooter) e RTSs (Real Time Strategy) são geralmente lançados para PC (PC = Windows™©® pra eles ¬¬) e algumas vezes exclusivos para essa plataforma, como no caso de jogos como WarCraft™ e Crysis™ por exemplo.

No mais, também considero que o melhor são Consoles, pra jogos como RPGs, Aventura entre outros. Mas para MMOs, FPSs e RTSs, não tem jeito, os melhores são para Windows™©® e quem é fã desses estilos fica preso nessa plataforma©®.

Eu não sou fã de FPSs, RTSs nem MMOs, mas não tenho preconceito e jogo normalmente se gostar de algum, como foi o caso de Perfect World™.

henrique_melo

Tem varios relatos aqui no forum de um problema muito comum no ubuntu, quando se estar usando o Firefox e deseja fazer upload de  uma imagem não se tem um preview da imagem. Isso ocorre tambem em outros programas pois o gerenciador de arquivos é o mesmo.

golfinho

Eu concordo com quem disse ai em cima: uma coisa são os aplicativos, outro o sistema em si

pra mim o sistema Windows é um lixo, ele não vem com NADA default e não é possivel fazer NADA se vc não tiver os executaveis do programa que foram desenvolvidos por terceiros(por isso a diferenca entre aplicativos e sistema) enquanto o ubuntu e muitas outras distro na instalação do proprio sistema já é possivel fazer qualquer coisa referente a escritório, imagens controle do sistema e etc.. além de o registro do windows ser uma bagunça sem fim
:)
o qeu o windows tem de vantagem é a cultura(cof cof, monopolio) windows de usar computadores, sua vida inteira todos seus amiguinhos só usam windows e é só no windows q as pessoas conhecem o computador.

morpheu

Não sei se tem enxadristas aqui no fórum ou não, mas faz falta no Linux o pacote de softs de xadrez da Chessbase(banco de dados de partidas, video-aulas e os programas de jogar, tipo fritz, shredder, hiarcs, etc). Eu mantenho um Windows XP virtual no Vmware, apenas para instalar estes programas. No wine ou no crossover não funcionam. Mesmo no caso do Vmware, os videos de treinamento ficam um pouco estranhos, mas dá prá usar. Já vi o que tem no linux sobre xadrez, e infelizmente não dá prá comparar com o Chessbase. Os caras são um padrão nesse assunto,todos os maiores enxadristas do mundo usam, kasparov, Kramnik, anand, etc. Fico na torcida, de algum programador do Linux, fanático por xadrez, algum dia desenvolver uma alternativa viável. Enquanto isso, Vmware neles!

Walkir

A única coisa pra mim mesmo é jogos...

Mas não me refiro a jogos novos... o wine e o cedega tem bons suportes para jogos novos e com alguma pesquisa se consegue instalar quase tudo. Me refiro a jogos mais antigos.
É chato que sempre que se fala de jogos vem alguém e cita que consegue rodar uma centena de jogos novos, e o suporte vai neste caminho. Felizmente de um lado, mas infeliz de outro. Principalmente se a pessoa não tem uma máquina decente e não pode rodar Doom 3 por exemplo, mas gostaria de rodar um Duke Nuken ou algo assim.

Bem, fazer  o q? É o avanço (no meu caso é infelizmente).

Fora isso, acho que ainda falta um modelador 3D nos moldes do 3D studio Max, o Blender e outros do tipo ainda estão muito complicados e chatos de mexer^^

;)
E eis que bem no fim finalmente haverá o final^^

boi

Uma grande vantagem do Windows que eu tenho notado é que ele se adapta sem problemas em monitores de qualquer tamanho, com qualquer resolução. Já no Linux é bastante complicado usar uma resolução abaixo de 1024x768. Vários programas estouram a área do monitor. Já no Windows isso não acontece, os programas se ajustam à tela. Quando o programa precisa de uma área maior que a tela, aparecem barras de rolagem. Por exemplo, instalei o Linux num computador com monitor 800x600 e tive problemas com vários clientes de e-mail, como o Thunderbird e o Evolution. Este último não tem mesmo como funcionar em 800x600, existe até um bug aberto no site dele sobre isso.

Agrias

Pra mim uma das grandes vantagens do Linux é que, atualmente, as grandes (atuais) distros praticamente já deixam o seu PC configurado (após a instalação claro) e com vários programas pré-instalados. Isso poupa muito tempo. Programas de gerenciamento/instalação de softwares, como o Synaptic por exemplo, também são bastantes úteis, pois te permitem instalar um bocado de coisas de uma só vez, automaticamente, ao custo de ter que deixar o programa baixando os softwares escolhidos (muitas distros permitem que você use o CD/DVD de instalação do SO como fonte para esses programas, evitando assim o uso da internet para que seja instalado programas que desejem. E com o aumento da qualidade (leia-se velocidade de download) da banda larga no Brasil, é muito prático a forma como no Linux você instala e atualiza seus programas e SO.

Porém, pra mim, uma grande vantagem do Windows é justamente essa, a de ser BEEEEEM mais fácil se instalar um programa de forma OFFLINE. Nisso, o Windows é infinitamente mais fácil, ou pelo menos mais intuitivo. No Linux, qualquer que seja a distro, se um programa não existir nos repositórios, eu nem tento ir atrás dele na net. Ou tento conseguir um repositório para o programa, ou já desisto de usar o mesmo. Claro que existem excessões, programas que se instalam como no windows, com 2x cliques etc. (pacotes deb principalmente ou particularmente eu acho mais fáceis de instalar offline) Por exemplo, se você gosta dos efeitos do Compiz e a distro que você gosta ou vai testar não vem com uma opção pra ativar os efeitos (claro, se sua placa de vídeo der suporte ao mesmo), pode ter certeza: tu vai ter que ir atrás de tutoriais na net pra ativá-lo. E por exeperiência, ativar e configurar o Compiz na mão é um saco e nem por isso é 100% garantido. Eu, nesse caso, prefiro o "próximo -> próximo -> próximo -> Concluir - Deseja reiniciar agora ou depois?" do Windows. Bom, isso foi só um exemplo. Varia de sitro pra distro a facilidade (ou dificuldade) em instalar programas, drivers da placa de vídeo etc. Mas, a cada nova versão de uma distro, isso tem ficado cada vez mais fácil. É fascinante isso no mundo Linux.

Outra vantagem pra mim, do Windows sobre o Linux é em relação ao Flashplayer, que no Windows, eu tenho certeza de que ele será 100% funcional. E mesmo que defendam que no Linux é quase igual que no Windows, se eu fosse um "Linux user xiita radical da extrema esquerda", eu teria ficado de fora do Desafio Sebrae 2007, por exemplo, pois estava impossível de se fazer o cadastro usando o Linux, justamente por causa do flashplayer. EU, particularmente, não indico o Linux pra grande maioria das pessoas, que não jogam e tals, só usam editores de texto, MSNs da vida , navegação e jogos como baralho etc., justamente por causa do suporte ao Flashplayer, que ainda não é 100%. Tá, não é culpa do Linux eu sei, mas aí são outros mil. Eu também vejo como uma pequena vantagem do Windows para o Linux a qualidade de alguns programas. Isso é bem particular meu, mas eu ainda, por exemplo, não achei um programa tocador de vídeos tão bom quanto o WMP. Mesmo o VLC eu não o achei tão bom, o que chegou mais próximo, muito próximo na verdade, foi o SPlayer, que eu achei ótimo, mas não tão bom. Não sei porque, mas muitos arquivos .mp4 (animes) que eu vou assistir no Linux, eles ficam com uns defeitos verdes nos cantos da tela, seja qual for o tocador ou codecs.

Ah, e claro, uma das vantagens é a dos jogos, que já foi dita anteriormente.

E agora, falando ironicamente, mas nem tanto:

A grande desvantagem do Linux, frente ao Windows, é que "Windows Users" torcem a cara ao ouvirem falar nesse nome (linux) e não tentam, nem aprender ou se acostumare com as particularidades do sistema, pois Linux não é Windows e nem tentam, ao menos, usar o SO com boa vontade. Nem querem na verdade. Pior ainda é o Windows, pois sua grande desvantagem é que, para os Linux users, não existe coisa pior no mundo do que esse SO. Tudo é ruim: navegar é perigoso, instalar é difícil, o ambiente é feio e confuso, os programas são uma !@#$!¨e Bill Gates e sua Microsoft são uma mistura do Diabo com o George Bush + uma pitada de toda a corja de políticos brasileiros + Bin Laden + morar no oriente médio + TV Globo. Daí, os Linux users quando usam o Windows, até a tecla "Windows" nos teclados é um defeito do SO. Tudo oferece pior usabilidade.

Essa é minha opinião. Adoro ambos os sistemas (tanto Windows XP e Vista, como as diversas distros Linux que já usei e testei)...existem diversos outros detalhes que tornam um sistema mais agradável de usar que o outro, mas, pra mim, sinceramente, a grande desvantagem de ambos os sistemas é a interface situada entre o monitor, o teclado e a cadeira.

Desculpem-me pelo post grandinho e valeu! Podem me apedrejar agora.

knightofgod

Como já disseram antes acho que o windows só ganha no quesito jogos, o linux tem varias opções mas não necessariamente a que vc quer ou gosta, os melhores MMORPGS (que é meu estilo favorito de game) são desenvolvidos somente para windows, vc pode tentar emula-lo mas também não é garantia de funcionamento perfeito, no dia que tais empresas se derem conta do potencial do linux para jogos talvez isso mude !!! 

Marcelo_walmart

Falando em jogo.
Gente vou postar aqui porque não achei uma área especifica, e como todo mundo parece que manja de jogo por aqui.
é o seguinte: Alguém ai lembra ou ja jogou  Star Craft pois é, é um jogo que eu adoro.
Dai o seguinte eu consegui fazer ele rodar pelo wine só que ficou lento e dando lags.
E minha máquina não é tão podre é um P4 2.8 GH com 512 de Ram só que tem vídeo onboard, ta mais acho que não seria problema o fato de ser vídeo onboard por que antigamente eu jogava no K6II 500 com 128 de memória e video onboard também e rodava perfeito.
Alguém saberia me dizer se é alguma configuração do wine se tem  algum tipo de aumento de memória no wine ou coisa assim ?   

svicente99

Sem parcialidade, eu gostaria de nunca mais ter q ver aquela telinha do windows no prompt com ctrl-alt-del, mas infelizmente a maioria dos fabricantes de hardware e software não se preocupam com o software livre, acho que fazem de propósito, justamente para esta plataforma não decolar.

É inegável que na hora de instalar um driver, um novo dispositivo, muitas vezes "penamos" para fazer isto (como estou tendo que fazer JUSTAMENTE AGORA) com uma placa de rede Realtek um pouco antiga. Esta tem sido a maior "desculpa" dos meus colegas que se dizem "com medo de instalar o Linux" e olha q eu não estou falando de gente leiga, não. São analistas de TI (alguns até de Suporte, pasmem!!!). A galera fica com receio de alguma coisa não rodar e ter que encarar uma "cara preta", um shell do linux. Estão viciados com aquela maldita interface gráfica, o desastroso next-next-next.

Evoluiu-se muito deste as primeiros distros que eu comecei a usar lá atrás em 98... Hoje temos o apt-get, o synapptic, o Automatix, mas muita coisa a gente ainda não encontra disponível para instalar de modo mais tranquilo.

Quanto à interface gráfica em si, isso é o que eu acho de maior avanço, superando em muitos aspectos o próprio Vista, último filhote da M$. Mas ainda acho que, para alguns, compensa pagar os 400 e tal q a M$ cobra pelo S.O. deles. Para os mais preguiçoso e menos dispostos a aprender a usar um S.O.

1 [ ]
-------
SPFC: o único no Brasil que é "4-3-3"
-------