Navegando na Net atrás de informações e fontes a mais de estudo sobre o GNU/Linux especificamente o Ubuntu encontro com um curso Básico de Ubuntu no IPED. Já fiz vários cursos pelo IPED e posso testemunhar que são de qualidade, nada como um curso presencial, mais não é de se jogar fora, ainda mais tem certificação reconhecida.
- Por Curiosidade me inscrevi no Curso Linux - Ubuntu Básico Grátis, bem explicativo com imagens e animações esclarecedoras, porem um básico (bem básico). Ideal pra quem está tendo o primeiro contato com o Ubuntu.
Na "sinopse" do curso estão os seguintes dados:
Curso de Linux - Ubuntu
#Campo de Atuação:
Este curso apresenta as principais telas do sistema e comenta sobre cada recurso do Linux - Ubuntu de forma básica. O Linux é um sistema operacional com características vindas do Unix. Este curso aborda desde a instalação até sua utilização.
#Conhecimento adquiridos:
Conhecimento básico dos recursos do Linux Ubuntu.
# Pré-requisitos:
Nenhum
#Duração do curso:
4 horas
#Material didático:
O Curso é on-line, a didatica utilizada é voltada ao usuário final, contém exemplos visuais e comentários explicativos.
#Tópicos do Curso:
* O que é Linux?
* Instalação do Linux Ubuntu
* Iniciando o Ubuntu
* Menu “Aplicações”, Acessórios.
* Como criar textos e documentos simples
* Faça textos e planilhas no Linux
* O OpenOffice
* OpenOffice Editor de Texto, OpenOffice Planilha Eletrônica
* Trabalhe imagens no Linux
* Gerencie suas fotos
* Como acessar a Internet
* Como visualizar seus e-mails
* Utiliando o firefox
* Jogos no Linux
* Som e Vídeo
* Ouvindo e gravando CD
* Reprodutor de filmes
* Adicionar e Remover Programas
* Sistema de busca
* Preferências
* Acessibilidade.
* Ferramentas de Rede
* Acessando sites na Internet
* Criando documentos e planilhas eletrônicas
* Exercícios avaliativos
#Modelo de avaliação:
Ao término deste curso você será submetido ao Teste de Avaliação Final, se aprovado havera a emissão do certificado de conclusão deste treinamento, caso contrario será direcionado a uma aula de reforço e reavaliado após esta aula.
#Certificado de Conclusão:
Ao término do curso você pode emitir gratuitamente o nosso certificado ou solicitar o certificado especial que enviamos onde você estiver. Nosso certificado especial possue selo e tarja de segurança anti-falsificação, além de um número instransferível que pode ser consultado online.
Imagem do Certificado: http://img168.imageshack.us/img168/2729/ubuntucertificadour0.jpg
Link do Curso: ----------------------------------
Minha Avaliação#Campo de Atuação: É bem isto que foi explicado, o básico da interface gráfica do Ubuntu e seus principais softwares, não é falado sobre o uso do Terminal, somente é apresentado ao usuário.#Conhecimento adquiridos: Só tenho a dizer, bem básico mesmo!#Pré-requisitos: Realmente, alem de ser bem básico o curso, bem explicado não é necessário se quer saber usar windows (pela facilidade) somente os passos básicos do computador.#Duração do curso: Quatro horas me parecem bem limitadas, porem se bem exploradas podem ser esclarecedoras a iniciantes. #Material didático: Bem útil, disponível para impressão e com animações esplicativas, alem de um professor virtual.#Tópicos do Curso: Depois da Instalação o curso se resume ao conhecimento dos menus e dos softwares nele encontrados.#Modelo de avaliação: Interessante, porem muito mais rigoroso seria com um professor presencial, pois avaliação por formularios é muito simples de ser feita consulta externa, ou seja, o aluno que está lá por um certificado da coleção, literalmente irá "colar" o que se dedicar, deve tentar fazer as questões tendo como base os conhecimentos anteriores fornecidos no cursinho.#Certificado de Conclusão: O Certificado é reconhecido, tenho varios e fazem parte do meu curriculum, sugiro que utilize cursos como este como base e não como conhecimento unico, meu exemplo, fiz um curso na web de PHP Básico e Avançado, depois fiz um presencial do mesmo assunto, tendo um pouco de base do curso web não tive dificuldades de aprender.----------------------------------------------------------------------------
Sujestão:Se você estiver tendo o seu primeiro contato com o Ubuntu, é bastante sugerivel esta ferramenta, porem não deixe de buscar a cada dia, mais e mais conhecimento, não forme opiniões por que um professor lhe disse, e sim busque ver lados e se informar para ter opinião formada, não creia que um curso é melhor que outro sem experimentar ambos, assim como distribuições, marcas e etc....
Convido os iniciantes a conhecerem o curso e aos experientes peço que avaliem se o curso é verdadeiramente bom para um PRIMEIRO CONTATO com o Ubuntu!http://www.iped.com.br/curso/ubuntu-gratis/Abraço! felipeborges