Indecência

Iniciado por efraim, 24 de Janeiro de 2006, 00:20

tópico anterior - próximo tópico

efraim

Há coisas de cuja existência é difícil acreditar e mesmo assim existem.
Esta é uma delas, o computador pre-pago do Magazine Luiza & Microsoft.
E ainda tem coragem de chamar isto de "inclusão digital".
Mais triste é pensar que algum ignorante vá comprar isto.

É nestas horas, quando o limite da indignação é ultrapassado, que a gente compreende a mentalidade terrorista

http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/ComputacaoPessoalInterna.aspx?GUID=66F3CB12-5933-4361-82CF-E05EE6F2A0BF&ChannelID=2000014

"No segundo semestre, a Microsoft e o Magazine Luiza iniciam as vendas do PC pré-pago no Brasil, plataforma de testes mundial do projeto de inclusão digital da Microsoft.

A idéia é oferecer a máquina a outros países emergentes como Rússia, Índia e China.

O primeiro teste do computador pré-pago foi feito em agosto de 2005 com a oferta de mil máquinas em 17 cidades dos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e São Paulo.

"Neste primeiro semestre faremos um segundo teste com um novo lote de mil máquinas para verificar a segurança do sistema", informa Marcelo Rodrigues Neves, responsável pelo núcleo de compras de Informática da rede magazine Luiza.

O modelo pré-pago compreende a venda de um PC por 599 reais (ou financiado em 25 parcelas de 39,90 reais) que permite o uso dos softwares por meio de cartões pré-pagos. Enquanto compra os cartões, o usuário subsidia o valor restante do micro.
..."

Alysson Neto

Se postou no lugar errado... esse post tem que ficar em noticias.. e quanto ao modelo de negócios não vejo nada de errado.. compra quem quer quem não quiser não compra. Ninguem encosta uma arma na cabeça do cliente e fala vai no Magazine Luiza e compra um micro pré-pago. Tem que se lembrar que são duas empresas grandes (bom uma é gigantesca) e estão procurando novos modelos de negócios. Ninguem quer ter uma empresa e ver ela ter prejuiso. Que venha a concorrência, isso no fim só ajuda as pessoas a usarem linux. Que cada um escolha o sistema que quer e o modo de negócio que quer fazer. Se defendem tanto a liberdade com software, que se defenda tambem a de escolha e de livre negócio. Hoje só compra computador e usa windows quem quer. Então que se respeite tanto o usuario e cliente dessas maquinas, quanto ao modelo de negocios feito com ela uma vez que só estão defendendo o que é deles Uso linux a anos e se quer saber, acho uma besteira essa guerra contra tudo que a Microsoft faz. Garanto que tem muita gente (como ja vi) que se a MS chamar pra trampar com um bom salário esquece do linux e nunca mais fala mal deles.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

LaSSarD

Concordo com o n3to e estou movendo o tópico ;)
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

efraim

Citare quanto ao modelo de negócios não vejo nada de errado.. compra quem quer quem não quiser não compra.

Se vocês acreditam que quem faz uma compra destas tem consciência do que está fazendo não há o que discutir.

CitarQue cada um escolha o sistema que quer e o modo de negócio que quer fazer. Se defendem tanto a liberdade com software, que se defenda tambem a de escolha e de livre negócio. Hoje só compra computador e usa windows quem quer.

Sinceramente, vocês acreditam que o cara que vai lá comprar um computador e pagar 1 real por hora pra usar um
software limitado (não estou criticando o Windows e outros softwares da Microsoft, apenas informando que estas versões
dos softwares serão limitadas) está fazendo isto por opção ou por desconhecer que existem opções livres, gratuitas, que
funcionam tão bem ou melhor do que o que está levando pra casa?

CitarEntão que se respeite tanto o usuario e cliente dessas maquinas, quanto ao modelo de negocios feito com ela uma vez que só estão defendendo o que é deles

Onde vocês viram algum desrespeito ao usuário dessas máquinas?

Citaracho uma besteira essa guerra contra tudo que a Microsoft faz. Garanto que tem muita gente (como ja vi) que se a MS chamar pra trampar com um bom salário esquece do linux e nunca mais fala mal deles.

E mais, fiz alguma critica a "tudo que a Microsoft faz"? Estão vendo coisas demais.

Agora, o mais estranho, porque tomar as dores da Microsoft com tanto entusiasmo? Porque tanta irritação?

Estranho? Nem tanto, em todos foruns de SL há este tipo de coisa. Cristalino.[/quote]

LedStyle

AeuhaUEhaUEheU essa foi a coisa mais cômica que eu ja vi!!! Inacreditável!

Agora brincadeiras a parte... será que da pra comprar esse micro, formatar e instalar Ubuntu nele? rsrsrs

Nossa acho que vou revender computadores por aqui se isso pegar! Compra por 599 reais o micro, formata e vende com sistema full sem limitações e muito melhor por 800 reais. Que tal?

casainho

Concordo com o n3t0.

Deixam os andar.. :-)
Minha página pessoal:
http://www.casainho.net

galactus

Acho que o que vai acontecer é muito simples. O cara vai comprar esse PC e depois instala o XP Pirated Edition!

Já é o que acontece hoje, foi o que aconteceu com o meu cunhado, só não era esse PC do Magazine Luiza. Ninguém quer usar coisa capada ou que não saiba como usar.

O Amazon PC que ele comprou tinha o Kurumin instalado, mas sem nenhuma documentação de como usar Linux e os discos dos Drivers do PC eram para o Windows!!! Muito legal isso né!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

spitfire

como o neto, eu num vejo mal nenhum nisso e concordo 100% com que ele disse... esse é o trabalho do tio Bill e é assim que ele ganha a vida.
a maioria dos brasileiros odeiam os norte americanos... eu acho isso (MS) o de menos.. agora, porque td mundo reclama da microsoft (americana) que tem concorrencia pesada (coisas de graça) e não reclama por exemplo da telefonica que NÃO TEM CONCORRENCIA? engraçado, será pq não é norte americana?
eu quero dizer que não sou contra nem a favor da microsoft, mas uso por necessidade.
tem tanta coisa que é mto pior que oq a microsoft faz (se é q isso é coisa ruim) e muitas vezes ninguém fala nada.
Tds que estão aqui usam linux, as vezes dual boot. Creio que ninguém aqui queira gerar flames 'tomando as dores' da microsoft.
Vocês trabalhariam de graça intão? pq a microsoft tem que trabalhar de graça? Como eu digo, se vc num gosta, não fale mal. EU sei, acho também o preço absurdo de caro, fato inegável, mas não dá o direito de criticar por ser pago.

Agora em off efraim: qdo neto falou de respeito, eu acho que ele quis se referir à esta linha "Mais triste é pensar que algum ignorante vá comprar isto."

RC2006

E aqueles que acreditavam que a microsoft ia lançar um Windows Vista só para máquinas potentes. Eu nunca acreditei!. Já dizia nos posts que a qq momento esta bolaria algo para os micros mais modestos. Parece que o Windows Vista vem com 7 versões para diferentes exigencias de hardware.
Acho até uma reação normal de uma gigantesca empresa que quer preservar sua posição monopolista.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Belushi

Pode ser que esse pc pré-pago venha com uma trava em nível de hardware pra não poder instalar outros SOs .

Apesar que, graças a ver. pirata do windows  que ele é tão conhecido e usado.

GDA

Olás!

Citação de: "spitfire"agora, porque td mundo reclama da microsoft (americana) que tem concorrencia pesada (coisas de graça) e não reclama por exemplo da telefonica que NÃO TEM CONCORRENCIA?

Eu, particularmente, reclamo dos dois (3, pq o governo dos EUA também está na minha lista negra), e só não falo da Telefônica aqui pq o fórum é de Ubuntu. :D (brincadeirinha)

A citação foi do post do spitfire, mas o meu comentário é geral... Tem coisas legais nesse debate que valem a pena destacar, sim. Eu identifico aí o seguinte:

1 - Enquanto o pessoal que abraçou a divulgação do Linux e do Software Livre "como causa" não parar com a mania da "trollagem" (ou "trasguice", tanto faz) e partirem com mais empenho e energia para iniciativas como estas em que o Ubuntu se faz de exemplo, não vai ter jeito de esclerecer (racionalmente e por argumentos sérios) a grande massa sobre os reais benefícios do modelo Livre;

2 - A ignorância (que não é ofensa alguma... ofensiva é a realidade da ignorância) parece ter uma causa bastante sutil e inusitada: a "invenção da necessidade" em detrimento da "avaliação da utilidade". Trata-se hoje de "inclusão digital" de muitas formas, mas no geral todas elas levam o público a crer no digital como indispensável "por si mesmo", e não por algum motivo especialmente importante. Se a meta é a digitalização pela digitalização, a gente só pode esperar por isso mesmo: ignorância, manipulação por interesses, etc...

3 - Para mim, tudo isso é um grande exemplo dos efeitos da moral do espetáculo (valores efetivos são substituídos por aquilo que a mídia elege como importante), a qual tem por atributo dividir o espectador entre uma atração por aquilo que vê, ao mesmo tempo em que metade da sua percepção trabalha na busca de algum interesse não revelado, escuso e até ameaçador. Para se defender, o indivíduo simplesmente copia, mimetiza comportamentos e hábitos de consumo que, no fim das contas irão justificar suas próprias escolhas morais (para quem não entendeu pq incluí este ítem, observe bem as políticas de marketing da Microsoft e comparem com os modelos das políticas - mundiais - governamentais de inclusão digital)...

4 - (de volta ao mundo real) Para acontecer "inclusão digital", é preciso que aconteça antes a inclusão social. Está certo que a informática pode ser uma ferramenta de inclusão, mas ela não é sinônimo de se estar incluído. Dependendo do ponto de vista, o significado pode ser exatamente o oposto: mais *exclusão* social, e é exatamente o que esta iniciativa da MS+ML representa ao se valer das idéias que a  expressão "inclusão digital" suscitam ao consumidor, ao mesmo  tempo em que omitem o fato de que o mesmo equipamento pode funcionar (com vantagens) com softwares pelos quais não se precisa sequer pagar. Seria mais honesto se a campanha fosse vinculada simplesmente como "promoção" ou "oportunidade de utilizar produtos da MS"... Acho que caberia aí um protesto por parte dos cabeças da inclusão digital, pois um projeto social está sendo claramente usurpado por um interesse (legítimo, mas usurpador e manipulador) comercial.

No momento, acho que esses são os pontos que merecem muito da nossa atenção, não apenas como amantes da liberdade, mas como indivíduos que se preocupam com a felicidade e o bem-estar de todos.

Abração!
jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

efraim

"Ignorante
[Do lat. ignorante.]
Adj. 2 g.
S. 2 g.
1. Diz-se de, ou pessoa que ignora, que não tem conhecimento de determinada coisa.
2. Diz-se de, ou pessoa que não tem instrução, que não sabe nada. ...
Dicionário Aurélio Eletrônico - Século XXI - Versão 3.0 - Novembro de 1999

Será desrespeito dizer que alguém "não tem conhecimento de determinada coisa"?

spitfire

Citação de: "GDA"Olás!

Eu, particularmente, reclamo dos dois (3, pq o governo dos EUA também está na minha lista negra), e só não falo da Telefônica aqui pq o fórum é de Ubuntu. :D (brincadeirinha)
Nossa... e o governo brasileiro é o melhor do mundo. Eu tinha até me esquecido. =).

Efraim, acho que todos aqui sabem o significado da palavra ignorante. Mas o problema é que quando é feito seu uso, não é exatamente com esse significado que ela é empregada. Igual acontece com a palavra 'medíocre'.

dealer

Uma palavra: Triste.
Vossa senhoria não tem envergadura moral para pedir suporte via MP!

"If freedom is short of weapons, we must compensate with willpower." - A. homem

efraim

Concordo spitfire e dealer, usei-a acreditando que o sentido captado seria este.

Como disse o dealer, é uma palavra triste, se a ignorância fosse reduzida uma
grande parte das mazelas da sociedade seria eliminada.