Clientes Ubuntu a autenticar em domínio windows 2003

Iniciado por moobuntu, 17 de Fevereiro de 2008, 19:40

tópico anterior - próximo tópico

moobuntu

(retirei o anterior 'testamento' de apresentação lol)

Boas, após haver migrado um segmento de rede 100% para Ubuntu Linux (clientes e servidores), precisava de alguma orientação para adicionar clientes Ubuntu num outro segmento que é um domínio com servidores windows 2003 server (que devido ao conjunto de serviços que proporcionam não posso altera-los nesta fase).
   Não sei se é possível, mas pretendia migar as máquinas locais (algumas dezenas actualmente em windows) para Ubuntu 7.10 e adiciona-las ao domínio windows de modo a que possam proporcionar primariamente:
- autenticação no Active Directory do domínio (aliás são vários domínios; mas no domínio local é o mais necessário)
- após a autenticação do utilizador ficar com as shares da rede disponíveis-visíveis (bem como as respectivas quotas); sendo que as shares são disponibilizadas por netlogon
- autenticação no Exchange Server para acesso à conta de email do respectivo utilizador (julgo que deve ser possível configurando o Evolution)
- acesso à impressora central de rede, uma xerox, que se encontra partilhada no Active Directory

Agradecia se utilizadores do forum com experiência me pudessem auxiliar com algumas indicações e/ou alguma documentação que esteja disponível.

Cumprimentos.

Hailtales

KubLin

vou tentar este artigo: http://news.zdnet.co.uk/software/0,1000000121,39169945,00.htm

Ximian Connector for Microsoft Exchange

Exchanging Outlook for Ximian? Here's how

If you need to access a Microsoft Exchange mailbox from a Linux/Unix system but prefer not to use Outlook Web Access, then you should consider the Ximian Evolution client with the Ximian Connector for Microsoft Exchange.

falou