Autor Tópico: Legendas pequenas (Ninguém sabe aumentar?)  (Lida 14224 vezes)

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Legendas pequenas (Ninguém sabe aumentar?)
« Online: 21 de Janeiro de 2006, 17:45 »
Pessoal. Alguém sabe como aumentar as legendas do DVD? Eu no Xine deixei o tamanho maior que tem mas só funciona com legendas .srt colocadas mais tarde. As legendas do próprio DVD não consigo aumentar.

Alguém pode me ajudar?

[]s

Offline casainho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 175
    • Ver perfil
    • www.Casainho.net
Re: Legendas pequenas (Ninguém sabe aumentar?)
« Resposta #1 Online: 22 de Janeiro de 2006, 13:02 »
Citação de: "LedStyle"
Pessoal. Alguém sabe como aumentar as legendas do DVD? Eu no Xine deixei o tamanho maior que tem mas só funciona com legendas .srt colocadas mais tarde. As legendas do próprio DVD não consigo aumentar.

Alguém pode me ajudar?

[]s


É pá, é por essa razão que eu não curto DVD's..

Vou explicar a minha teoria, as legendas dos DVD's são uma imagem, com tamanho fixo. Simplesmente são "coladas" numa layer por cima do layer de vídeo. Se as quisesses aumentar, terias de aumentar a imagem, e imagino que já estejas a ver o resultado.. é como que pegar no Gimp e aumentar uma imagem.. se não tens qualidade original, então não vale a pena.. se bem, que neste caso das legendas, aumentar 2x acho que ainda seria aceitável, mas, e se depois a legenda não caubesse numa só linha?? sendo uma imagem, cortavas a imagem e metias o resto na linha seguinte..??

Bem, em texto é excelente, com esses SRTs e SUBs, podes escolher o tipo de letra, tamanho, cortar o texto e passar para a próxima linha quando o aumentas, podes escolher uma cor de fundo prá legenda, podes colocar a legenda em qualquer parte do ecrâ, podes meter várias legendas, tipo uma em inglês no cima da imagem e outra em português em baixo da imagem..

Eu imagino que os gajos que fizeram o DVD optaram por fazer as legendas de DVD por limitações do hardware DVD.. estas opções todas que eu falei para as legendas em texto puro, significariam concerteza um hardware mais potente, ou seja, mais complexo, mais caro. Os engenheiros têm de chegar a um equilíbrio, uma produto caro poderia significar não ter a aceitação que o DVD teve.. cá em Portugal compra-se um leitor de DVD muito baratinho mesmo :-) Acho que é graças a esse preço e também ao do custo de produção dos próprios DVD's que o DVD é o qué.. infelizmente, essa das legendas não me agrada.

O meu primeiro leitor de DVD, foi um da SigmaTek, investi para ter um que lê-se DVD, XviD e DivX.. a pior bosque.. porque é muito limitado.. a software era limitado, as legendas tinham apenas um tamanho e cor amarela.. eram pequenas e não dava para mudar isso.. tinha de estar à espera de uma nova versão de firmware para que fossem rectificados alguns problemas e o sistema nunca era como eu gostaria..
Caguei para ele, e comprei um PC portátil :-) ao menos com um PC portátil, ligo o cabo de TV OUT à TV e vejo XviD, OGM, DivX, etc.. e legendas como eu quero :-)

Essa das legendas do DVD é muito mau.. eu já estive com a família a ver filmes, e eles mais velhotes tinham dificuldades em ver as legendas.. e nada dá para fazer..
Minha página pessoal:
http://www.Casainho.net

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Legendas pequenas (Ninguém sabe aumentar?)
« Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2006, 18:51 »
Mas ai é que está amigo. Em primeiro lugar acho que se fossem imagens ficaria com maior tamanho do que o texto.
Segundo: Alguns programas conseguem extrair as legendas como texto, ou seja, elas são texto ja pois não acho que esses procramas reconheçam os caracteres pela imagem.

E outra... no DVD da TV fica grande a legenda, mas aqui no DVD do PC (com o xine) fica pequenina demais entende?

E eu acho que nos player do Windows como o Power DVD da pra aumentar numa boa a fonte.

[]s

Offline dealer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
    • Ver perfil
    • http://www.createur.com.br
Legendas pequenas (Ninguém sabe aumentar?)
« Resposta #3 Online: 22 de Janeiro de 2006, 19:38 »
Já mudou os tamanhos no próprio Xine?
Vossa senhoria não tem envergadura moral para pedir suporte via MP!

"If freedom is short of weapons, we must compensate with willpower." - A. homem

Darcamo

  • Visitante
Legendas pequenas (Ninguém sabe aumentar?)
« Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2006, 20:56 »
Se não me engano os programas que estraem legendas de DVD precisam fazer reconhecimento de caracteres para extrair a legenda como texto sim. Isso porque, como já foi dito, as legendas não estão armazenadas como texto, mas como imagem.
Quando ele não consegue reconhecer qual ou quais letras correspondem uma parte da legenda ele pergunta para o usuário e vai aprendendo.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Legendas pequenas (Ninguém sabe aumentar?)
« Resposta #5 Online: 22 de Janeiro de 2006, 22:26 »
Citação de: "dealer"
Já mudou os tamanhos no próprio Xine?


Isso só funciona nas legendas .srt !
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Belushi

  • Visitante
Legendas pequenas (Ninguém sabe aumentar?)
« Resposta #6 Online: 22 de Janeiro de 2006, 22:59 »
Já experimentou diminuir a resolução do monitor ?

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Legendas pequenas (Ninguém sabe aumentar?)
« Resposta #7 Online: 22 de Janeiro de 2006, 23:58 »
Citação de: "Belushi"
Já experimentou diminuir a resolução do monitor ?


Mas aí muda tudo e não só as legendas.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Belushi

  • Visitante
Legendas pequenas (Ninguém sabe aumentar?)
« Resposta #8 Online: 23 de Janeiro de 2006, 00:04 »
Citação de: "LaSSarD"
Mas aí muda tudo e não só as legendas.



Bem.. pode ser uma saída..

Offline casainho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 175
    • Ver perfil
    • www.Casainho.net
Legendas pequenas (Ninguém sabe aumentar?)
« Resposta #9 Online: 23 de Janeiro de 2006, 08:11 »
"Mas ai é que está amigo. Em primeiro lugar acho que se fossem imagens ficaria com maior tamanho do que o texto." - Não, tudo depende do tamanho original da imagem.. o texto, podes fazer como nos programas vectorias tipo Inkscape, aumentas e aumentas e a qualidade é sempre a mesma, como uma imagem não podes fazer isso..

"Segundo: Alguns programas conseguem extrair as legendas como texto, ou seja, elas são texto ja pois não acho que esses procramas reconheçam os caracteres pela imagem." - Esses programas são OCR.. eu usava no Windows o SubRip e no Linux eu já usei, mas já nem me lembro do nome, mas olha este aí - http://subtitleripper.sourceforge.net/

"E outra... no DVD da TV fica grande a legenda, mas aqui no DVD do PC (com o xine) fica pequenina demais entende?" - eu compreendo.. é que na TV tens resolução de 720*576 e no PC deves ter uns 1024*768.. o monitor do PC tem muito mais resolução.. até mais do que as novas TV's da alta definição..

"E eu acho que nos player do Windows como o Power DVD da pra aumentar numa boa a fonte." - isso já não sei.. mas será aumentando a imagem.. concerteza..
Minha página pessoal:
http://www.Casainho.net