Autor Tópico: Ubuntu 8.04 (hardy ... )  (Lida 207015 vezes)

Offline wilsonjr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Online: 13 de Fevereiro de 2008, 10:40 »
Galera, beleza?

Alguem já tem data da nova versão do ubuntu?

Obrigado

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #1 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 10:45 »
A data é o número da versão.

Usando o Ubuntu 7.10 como exemplo, o 7 é o ano (2007) e o 10 é o mês (outubro) em que ele foi lançado.

Então o Ubuntu 8.04 será lançado em abril de 2008, mas sem "dia" marcado (ainda).
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #2 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 10:47 »
Estou no aguardo, torcendo por novidades muito significantes.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #3 Online: 12 de MAR?O de 2008, 03:54 »
Instalei hoje o Hardy Alfa 6 aqui.

Primeira dificuldade: não instala se escolhido pt_BR no boot; a instalação "cai" (logoff do Gnome) quando chega na parte do teclado. A solução foi instalar em inglês e configurar o xorg.conf para "abnt2" e "br", assim:

Section "InputDevice"
   Identifier   "Generic Keyboard"
   Driver      "kbd"
   Option      "XkbRules"   "xorg"
   Option      "XkbModel"   "abnt2"  #(editado aqui)
   Option      "XkbLayout"   "br"  #(editado aqui)


Estou fazendo os updates agora, e são mais de 300 (!).

Depois eu volto com o resto da história.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline als

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #4 Online: 12 de MAR?O de 2008, 07:13 »
Gostaria de sugerir ao pessoal criar um topico fixo apenas dos lancamentos alpha e beta do ubuntu, relatando os problemas e solucoes dos usuarios dessas versoes. Essa dica do teclado, por exemplo, foi otima.   ;D

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #5 Online: 12 de MAR?O de 2008, 12:05 »
Updates feitos e o Gnome está agora na versão 2.22, ou seja, a última.

Também não tive problemas para instalar o suporte ao nosso idioma via Sistema > Administração > Suporte a Idiomas (System > Administration > Language Support). Isso é feito em duas etapas: 1) escolhendo Português na parte de cima, instalação de pacotes e reboot; 2) escolhendo Português do Brasil na parte de baixo e novo reboot.

Tive problemas com o Java após instalar o conhecido pacote ubuntu-restricted-extras, que agora instala boa parte dos pacotes que quem seguia os tópicos de multimídia costumava instalar. O problema com o Java foi resolvido criando o link para o plugin no Firefox manualmente, nos diretórios de plugins em /usr/lib (os caminhos incluem as pastas de plugins em firefox, firefox-plugins, firefox-3.0b3, firefox-addons e mozilla-firefox). Deve ser possível resolver isso colocando o link apenas num dos diretórios, mas não sei exatamente qual deles.

Também instalei o driver da Nvidia e o Compiz está funcionando por padrão com alguns efeitos a mais do que no Gutsy (expo, por exemplo). E não pretendo mexer nele e nem no visual do Sistema para que a minha experiência seja a de uso de uma instalação padrão.

Em suma, parece que o Hardy vai me dar menos problemas do que o Gutsy, e pretendo usá-lo aqui até que a minha instalação seja convertida na versão de lançamento pela via dos inúmeros updates que virão.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #6 Online: 12 de MAR?O de 2008, 14:05 »
Po... e eu que nem consigo instalar pelo live-cd... será que é mais fácil fazer pela língua inglesa??
Abs!

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #7 Online: 12 de MAR?O de 2008, 18:55 »
Po... e eu que nem consigo instalar pelo live-cd... será que é mais fácil fazer pela língua inglesa??
Abs!

Como eu disse acima, o Beta 6 Live CD não instala em português.

Para instalar aqui foi necessário dar boot padrão (em inglês) e instalar em inglês sem mexer sequer na configuração do teclado.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #8 Online: 12 de MAR?O de 2008, 23:29 »
Screen do meu Hardy Heron já sem o papel-de-parede galinha d'angola (horroroso) que vem por padrão.

Eu disse que não ia mexer no visual, mas ficar olhando a "galinha" foi demais. No resto, ícones, compiz, engine (human, ainda) etc., tudo padrão e funcionando bem até agora.



« Última modificação: 19 de MAR?O de 2008, 02:26 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #9 Online: 12 de MAR?O de 2008, 23:46 »
O que vc está do Hardy, Pinduvoz???

Quanto a velocidade ou outros pontos que queria opinar...

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #10 Online: 13 de MAR?O de 2008, 02:01 »
O que vc está do Hardy, Pinduvoz???

Quanto a velocidade ou outros pontos que queria opinar...

Hqx

Está mais rápido do que o Gutsy e consumindo menos memória com o Kernel 2.6.24.12 (update, já que era 2.6.24.11 quando eu instalei).

O Firefox B3 está bem rápido na renderização e também consumindo menos memória.

Trocando a engine (sou um grande fã da Murrine) acho que o Gnome também ficaria mais rápido, mas a promessa ou expectativa vai ficar para a próxima versão. Eu me enganei, pois a engine padrão é a nova human-murrine  :D.

No mais, instalando o Gutsy como RC e mesmo como versão final tive mais problemas do que com o Hardy, ao menos até agora. Vamos ver o comportamento à medida que os updates (hoje foram 60 MB, ontem 300 MB e logo após a instalação) sejam disponibilizados.

[].
« Última modificação: 14 de MAR?O de 2008, 08:30 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #11 Online: 13 de MAR?O de 2008, 11:34 »
Citar
Está mais rápido do que o Gutsy e consumindo menos memória com o Kernel 2.6.24.12 (update, já que era 2.6.24.11 quando eu instalei).

O Firefox B3 está bem rápido na renderização e também consumindo menos memória.

Trocando a engine (sou um grande fã da Murrine) acho que o Gnome também ficaria mais rápido, mas a promessa ou expectativa vai ficar para a próxima versão.

No mais, instalando o Gutsy como RC e mesmo como versão final tive mais problemas do que com o Hardy, ao menos até agora. Vamos ver o comportamento à medida que os updates (hoje foram 60 MB, ontem 300 MB e logo após a instalação) sejam disponibilizados.

[].

Eles já fizeram 12 kernels versão 24 e ainda é versão alpha putz... fazem mais kernels que eu ;D depois eu que sou o viciado em kernel :o

Obrigado por responder, espero que o kernel seja bem melhorado pq o vanila ainda está péssimo... eles devem estar fazendo um bom trabalho pq o sheduler da versão 24 é podre e quando a opção fair group está ativada então...

Espero testar logo!!!

EDIT 1 - O grub é aquele pretão básico ou é o GFX boot???

Fui...
« Última modificação: 13 de MAR?O de 2008, 11:36 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #12 Online: 13 de MAR?O de 2008, 13:41 »
Eu instalei  o Hardy alpha 6 e rolou tudo bem, depois que li que deveria ser no modo Inglês. hehe
Mas ai depois de vários updates de kernel: CRASH!

Deu pau geral e num entra mais nele... bem, o jeito é esperar a versão BETA. Mas o bom é que descobri que meu notebook vai ser 95% com o Hardy e não meia-boca com o Gutsy.

Abraços!

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #13 Online: 13 de MAR?O de 2008, 14:30 »
O Grub é o antigo.

Não tive problemas com o update do Kernel. Rolou na boa e eu já tinha a Nvidia instalada.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #14 Online: 13 de MAR?O de 2008, 20:40 »
Atualizações de hoje: 100 MB (59 pacotes), incluindo novo kernel e o Firefox B4 (antes era o B3).

Aguardando o download e instalação pra reiniciar o sistema e ver se ele sobe, já que o colega maudy não teve esta sorte.

Até.
:: Linux Registered User nº 439378 ::