Autor Tópico: fazer reset a todas as configurações do Ubuntu [RESOLVIDO]  (Lida 8255 vezes)

Offline krezix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
    • A Minha Horta!
fazer reset a todas as configurações do Ubuntu [RESOLVIDO]
« Online: 11 de Fevereiro de 2008, 06:49 »
Boas ppl! juntei-me a pouco tempo ao incrível mundo ubuntu, gostava de dizer o mesmo que dizia a semana passada.... que so uso de momento o windows para trabalho..... mas infelizmente agora também o tenho de usar para a net..... e gostava de remediar isto! o problema é que ja passei um dia (o qual devia estar a trabalhar) á volta disto e nada  :'(
ok! o que se passa?
É o seguinte: Tenho um PC portátil ao qual acedo á net ,no trabalho, através  de Proxy e em casa nem preciso de configuração ( a não ser retirar o proxy, comentar algumas linhas e por DHCP). Em casa funciona! No trabalho somente deveria repor os valores que alterei e descomentar as linhas como das outras vezes .... mas agora não consigo aceder á net! nem PING consigo fazer!!!
pelo Live CD do Ubuntu consigo aceder á net! mas não queria reinstalar o ubuntu e perder todas as  aplicações instaladas!
depois de varias voltas .... sem sucessos.... decidi resetar as configurações dos users: entrei na minha conta e fiz "rm -rf .*", assim como na pasta do root, realmente as definições voltaram aos valores por defeito mas a net continua a não funcionar, ele atribui-me o meu ip de proxy, as configurações estão como deviam estar.... mas nada....
foi o reset mal feito?  ???
« Última modificação: 26 de MAR?O de 2008, 12:46 por krezix »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: fazer reset a todas as configurações do Ubuntu
« Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 21:47 »
Seja bem-vindo!...  :D

Já tentou contatar o setor ou pessoa responsável pela rede de seu local de trabalho?... o administrador dessa rede certamente poderá ajudá-lo, já que ele conece os detalhes da mesma.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline krezix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
    • A Minha Horta!
Re: fazer reset a todas as configurações do Ubuntu
« Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 07:43 »
brigado pela resposta xD eu sou um dos que está nessa secção  ;D o servidor tem um pequeno proxy em winxp (eu sei que o melhor era Linux mas não tenho autorização para tal :-[ )! mas o problema não é o servidor  :-\ ! porque se eu entrar com o Ubuntu live CD no meu pc consigo entrar na rede e aceder á net! tal como conseguia a semana passada sem o live cd! ha mais alguma maneira de fazer reset ás configurações do linux sem ser o "rm -rf .*" nas pastas dos users?

P.S. - Eu antes de postar tinha procurado pelo forum (e google) por algum caso assim parecido mas não encontrei nada! se tiver procurado mal e existir algum post relacionado com este , referencia-lo também seria uma boa ajuda  :D

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: fazer reset a todas as configurações do Ubuntu
« Resposta #3 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 10:02 »
O comando "rm -rf ~/.*" reseta as configurações apenas do usuário, e não aquelas que definem o funcionamento do sistema como um todo (exemplo: aquelas que passam por arquivos que estão no diretório /etc).
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline krezix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
    • A Minha Horta!
Re: fazer reset a todas as configurações do Ubuntu
« Resposta #4 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 14:56 »
obrigadão pela resposta e peço deskulpa pela demora da minha mas hj tive um pouco atarefado com o trabalho eu vou então ver se o problema está nalgum dos ficheiros do etc, visto que apaga-los todos já não é tão seguro  ::) ! em principio deve ser todos os que tenham nomes relacionados com lan network, etc xD um abraço para todos vós xD mal consiga encontrar o erro eu posto aki xD

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: fazer reset a todas as configurações do Ubuntu
« Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 16:22 »
obrigadão pela resposta e peço deskulpa pela demora da minha mas hj tive um pouco atarefado com o trabalho eu vou então ver se o problema está nalgum dos ficheiros do etc, visto que apaga-los todos já não é tão seguro  ::) ! em principio deve ser todos os que tenham nomes relacionados com lan network, etc xD um abraço para todos vós xD mal consiga encontrar o erro eu posto aki xD

Apagar os arquivos do diretório /etc pode causar instabilidade no seu sistema, e até impedir que ele funcione, então tenha cuidado mesmo.

O que sempre faço quando quero/preciso alterar  um arquivo do sistema é fazer um backup do mesmo, preservando assim a possibilidade de voltar ao estado default, ou ao estado anterior (caso o arquivo já tivesse sofrido alguma alteração).

Portanto eu copio o arquivo para o mesmo diretório, colocando a extensão ".bkp.ANOmêsDIA" o que me ajuda até a escolher qual backup a recuperar.

Como exemplo, supomos que eu vá fazer uma alteração no arquivo /etc/apt/sources.list hoje (dia 12/02/2008), então antes de começar a mexer eu executo o seguinte comando:

Citar
sudo   cp   /etc/apt/sources.list     /etc/apt/sources.list.bkp.20080212

Assim caso a alteração não funcione basta fazer o comando contrário:

Citar
sudo   cp   /etc/apt/sources.list.bkp.20080212     /etc/apt/sources.list

Também tenho por costume, em toda alteração que faço num arquivo, fazer comentários nas linhas que precedem a alteração, e na primeira linha após ela, de forma a ficar bem delimitado a alteração que eu fiz, e o porque desta alteração. Sei que parece loucura, mas é um costume que tenho.

[]'s

Cristiano

« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2008, 16:27 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: fazer reset a todas as configurações do Ubuntu
« Resposta #6 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 22:12 »
Também tenho por costume, em toda alteração que faço num arquivo, fazer comentários nas linhas que precedem a alteração, e na primeira linha após ela, de forma a ficar bem delimitado a alteração que eu fiz, e o porque desta alteração. Sei que parece loucura, mas é um costume que tenho.

[]'s

Cristiano


Alô, cristiano!...

Loucura?... De jeito nenhum!...  :D Acho que esta é a primeira regra do programador... Tudo o que faço tem muito mais linhas de comentário que de código, eu acho: sempre que mudo algo, coloco a alteração entre duas delas, sendo a primeira com a data, o que foi mudado e o motivo. No mês passado resolvi encarar reescrever um programa feito em 1984 e muito modificado desde então: se não fossem essas linhas, jamais teria conseguido!  ;D Você está certíssimo!

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: fazer reset a todas as configurações do Ubuntu
« Resposta #7 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 23:31 »
Alô, cristiano!...

Loucura?... De jeito nenhum!...  :D Acho que esta é a primeira regra do programador... Tudo o que faço tem muito mais linhas de comentário que de código, eu acho: sempre que mudo algo, coloco a alteração entre duas delas, sendo a primeira com a data, o que foi mudado e o motivo. No mês passado resolvi encarar reescrever um programa feito em 1984 e muito modificado desde então: se não fossem essas linhas, jamais teria conseguido!  ;D Você está certíssimo!

VB5

VB5 acertou na veia... hehehe... Essa mania de encher de comentários os arquivos vem do meu tempo de programador, e hoje mesmo me dedicando mais a infra estrutura e redes ainda mantenho isto, e vou te falar que para mim que mexo com muitas máquinas é uma excelente "mania" que vive salvando nas horas do aperto.

Um bom exemplo é meu arquivo /etc/X11/xorg.conf que já alterei bastante, fazendo muitos testes... a mania de abrir o comentário antes da alteração explicando o porque dela, data, e etc, e um comentário no final escrito "# -== FIM DO COMENTÁRIO X ==-" já me ajudou bastante também.

Só disse que é coisa de louco porque o usuário comum não costuma ter este tipo de atitude, não entende o porque, e muitas vezes tem preguiça de fazê-lo, até porque reinstalar todo o sistema para ele não traz muitos prejuizos.

Mas convenhamos, se todos fizessem backup dos arquivos alterados (antes de alterar lógico), e tivessem os cuidados que nós temos, muitos dos problemas deles seriam resolvidos com grande facilidade.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline krezix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
    • A Minha Horta!
Re: fazer reset a todas as configurações do Ubuntu
« Resposta #8 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 08:18 »
mais uma vez obrigado pela vossa participação, concelhos e ajudas xD sim realmente nem me lembrei dos backups e comentários! o que será muito obviamente! isto pk ainda estou a ver os ficheiros... (ficheiro a ficheiro) ... no pouco tempo que tenho xD mas quinta ja devo ter tempo para isso visto que estou de serviço xD obrigadão!!!

Offline krezix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
    • A Minha Horta!
Re: fazer reset a todas as configurações do Ubuntu
« Resposta #9 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 18:03 »
boas ppl!!! mais uma vez vos chateio.... peço imensa desculpa mas sobrevalorizei-me ao pensar que podia dar conta do recado sozinho depois da vossa ajuda  :-[ eu "corri" os ficheiros que me pareciam suspeitos e mais alguns por pura curiosidade! o problema é que os que eram relacionados com a rede (pelo que percebo, o que é pouco) pareciam-me bem devido a ter os IP correctos... ao ter ficado "desesperado" por falta de resultados fiz um backup da pasta ETC, entrei com o live cd configurei-o de  modo a entrar na net e copiei o ETC do disco virtual para o meu disco... fiz boot pelo meu disco e como é normal (pelo menos acho que seja normal) fez erro de utilizador e  ::) repus o backup e ja entrava normalmente!
novamente fiz mais uma experiência, copiei os tais ficheiros "suspeitos" (tudo o que tinha nomes relacionados com net ) do ETC do live cd e para o meu disco.... e continuo sem net, continuo a não perceber, todos os ips estão correctos....
quando entro pelo firefox ele nem me pede a password da minha conta (é um http proxy com usr e pwd) e diz que estou a usar um servidor proxy que recusa as minhas conexões,  mas quando entro pelo windows ou pelo live cd consigo entrar sem algum problema.... alguem tem alguma ideia que possa ajudar este meu problema?
desculpem a minha inexperiência ....

Offline krezix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
    • A Minha Horta!
Re: fazer reset a todas as configurações do Ubuntu
« Resposta #10 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 07:04 »
não consigo encontrar o problema  :-[, vou fazer backup dos meus dados e reinstalar o ubuntu -.-'
da próxima vez que alterar temporariamente os meus dados de Internet (proxy's, ip's , etc) existe algum meio mais seguro de o fazer ? tipo alguma aplicação que o faça? obrigado pela ajuda ppl =)
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2008, 07:45 por krezix »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: fazer reset a todas as configurações do Ubuntu
« Resposta #11 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 20:11 »
não consigo encontrar o problema  :-[, vou fazer backup dos meus dados e reinstalar o ubuntu -.-'
da próxima vez que alterar temporariamente os meus dados de Internet (proxy's, ip's , etc) existe algum meio mais seguro de o fazer ? tipo alguma aplicação que o faça? obrigado pela ajuda ppl =)

Normalmente não é preciso reinstalar o sistema,  no máximo algum aplicativo que esteja dando problemas (o FF, no caso). Tente removê-lo e reinstalá-lo, primeiro. Entretanto, parece-me mais que é apenas um problema de configuração errada: os dados da conexão estão incorretos, então ela está sendo recusada. Porque você não copia simplesmente os dados do W$ ( onde a conexão funciona)?...

Quanto à sua última pergunta, a resposta é: tenha um backup...  ;) Ou pelo menos anote todas a configurações antes de modificá-las. Boa sorte!...

VB5




VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline krezix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
    • A Minha Horta!
Re: fazer reset a todas as configurações do Ubuntu
« Resposta #12 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 05:59 »
ok vou tentar re-instalar o firefox e rever os dados... mal tenha um pouco de espaço de tempo -.-  ::)

Offline krezix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
    • A Minha Horta!
Re: fazer reset a todas as configurações do Ubuntu
« Resposta #13 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 09:07 »
re-instalei o FF e os dados estão todos correctos! reparei que ele também não me entra na rede! devido a imensas tentativas frustradas e já alguma falta de paciência eu vou formatar  ;D

Offline krezix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
    • A Minha Horta!
Re: fazer reset a todas as configurações do Ubuntu
« Resposta #14 Online: 26 de MAR?O de 2008, 09:22 »
Boas novamente ppl, é novamente o chato  :-\ !
o meu ubuntu foi reinstalado!
actualizei tudo! pela net no meu trabalho, para não ter o mesmo problema !  ;D onde utilizo proxy
ontem utilizei a net em casa de um amigo, ligação directa. a unica coisa que fiz foi mudar as configurações do FF de configuração manual de proxy para ligação directa á internet....
funcionou optimamente....
agora chego ao trabalho faço o mesmo trabalho, FF, mudo de ligação directa á internet para configuração manual de proxy... e ele não dá ! nem me pede o username e  password do proxy!

agora não sei mesmo o que fazer! desta vez não instalei nada nem actualizei nada !
é que nem o apt-get consegue conectar ....

alguem tem alguma ideia do que possa ser isto