Autor Tópico: Serviço tomando 99% do processador  (Lida 4883 vezes)

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
Serviço tomando 99% do processador
« Online: 09 de Fevereiro de 2008, 11:56 »
Depois que eu começei a compartilhar o conteúdo de algumas pastas atraves do servidor SAMBA com outros computadores Windows da rede, meu Sistema Operacional (ubuntu 7.10) está indicando uso de quase 100% do processador.
Não sei bem qual serviço/programa está fazendo isso, mas tenho impressão que é um chamado "trackerd" ou então "tracker-extrackt".
por favor, alguém mais entendido de Redes linux me ajuda aí! Tô até com medo de o processador acabar quebrando por causa desse uso excessivo.

Eu estive pensando q isso pode ser o computador criando uma especie de "hash" para os arquivos compartilhados. Não sei bem o que ocorre. Alguém me ajuda rapidim?

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Serviço tomando 99% do processador
« Resposta #1 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 18:51 »
Depois que eu começei a compartilhar o conteúdo de algumas pastas atraves do servidor SAMBA com outros computadores Windows da rede, meu Sistema Operacional (ubuntu 7.10) está indicando uso de quase 100% do processador.
Não sei bem qual serviço/programa está fazendo isso, mas tenho impressão que é um chamado "trackerd" ou então "tracker-extrackt".
por favor, alguém mais entendido de Redes linux me ajuda aí! Tô até com medo de o processador acabar quebrando por causa desse uso excessivo.

Eu estive pensando q isso pode ser o computador criando uma especie de "hash" para os arquivos compartilhados. Não sei bem o que ocorre. Alguém me ajuda rapidim?

... abusando do computador, né?  Tadinhooooo.... tá precisando de CPU bota um mainframe aí.... ;D
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Serviço tomando 99% do processador
« Resposta #2 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 19:31 »
Depois que eu começei a compartilhar o conteúdo de algumas pastas atraves do servidor SAMBA com outros computadores Windows da rede, meu Sistema Operacional (ubuntu 7.10) está indicando uso de quase 100% do processador.

Veja com o programa top quem está "comendo" o seu processador.
Digite "top" no terminal
Para sair "q"
Para matar um programa da lista "k", logo em seguida pergunta o sinal para matar o padrão é 15 (terminar, bem educadamente) mas você pode usar o 9 (matar, curto e grosso).

Se tiver curiosidade sobre os sinais de kill digite "kill -l"
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline wagnerkill

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Serviço tomando 99% do processador
« Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 14:57 »
o comando ps lista os processos que estão em execução.


Offline LkS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
  • Visite www.brforum.com.br
    • Ver perfil
    • BR FÓRUM :: O FÓRUM DO BRASIL
Re: Serviço tomando 99% do processador
« Resposta #4 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 23:37 »
hahahahah se os processadores quebrassem pelo alto uso, quem usa windows pra jogar teria que troca de pc uma vez por mês ;D

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Serviço tomando 99% do processador
« Resposta #5 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 00:13 »
hahahahah se os processadores quebrassem pelo alto uso, quem usa windows pra jogar teria que troca de pc uma vez por mês ;D

Hummm... nem tanto, depois que coloquei um cooler AK-922 no meu processador Core 2 Duo 3.0 GHz posso "brincar" a vontade que nem reclama.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline ozin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Serviço tomando 99% do processador
« Resposta #6 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 11:55 »
to com o mesmo problema, mas ao contrario não estou usando rede samba, na realidade tenho só esse pc aqui.. e pelo monitor de sistema mostra q um tal de "trackerd" é o responsavel pelo processamento excessivo.
alguem sabe q q ele faz? e como parar com a palhaçada dele comer 100% do processamento?
vlw ae povo..

======
acabei de descobrir do q se trata..
Citar
Ubuntu Gutsy consumindo muita CPU? Pode ser o Tracker

"Esta semana tive problemas com o Ubuntu Gutsy, o mesmo estava consumindo 99% do meu CPU constantemente. Verificando os processos ativos notei que o culpado era um processo chamado trackerd. Este processo é responsável por indexar os arquivos do HD, emails, etc., tornando as consultas mais rápidas. Sempre que você mover uma quantidade grande de arquivos este processo vai a loucura e começa a consumir todos os recursos da sua máquina, ao menos da minha que não é lá grandes coisas. O pior é quando um novo HD com arquivos é adicionado. Uma possível solução é desabilitar a indexação do Ubuntu, o que, ao menos até agora, não senti falta."
fonte: http://br-linux.org/linux/ubuntu-gutsy-consumindo-muita-cpu-pode-ser-o-tracker

agora só falta "como desabilitar essa opção?", bom, aqui vai a dica q achei em ouuutro lugar..

Citar
Se também estiver sofrendo com a indexação do Ubuntu, aí vai a dica:

Basta ir em Sistema -> Preferências -> Preferências de Indexação e desmarcar duas opções da Aba Geral (Habilitar Indexação e Habilitar monitoramento).
Só para ter certeza, também tirei o processo da lista de “Programas iniciais adicionais”:
Vá em Sistema -> Preferências -> Sessões e na lista desabilite o item chamado Tracker.

Pronto… Agora sem mais picos de CPU. Para mim vale esperar um pouco mais em um consulta que quase nunca faço…

Abraços!
fonte: http://zecamarada.motivacao.org/2008/01/15/ubuntu-gusty-consumindo-muita-cpu-pode-ser-o-tracker/
Issoae, pra mim aqui resolveu o problema.. tentae e v c dá certo com vcs também..
abraços e espero ter conseguido ajudar..
:D
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2008, 12:11 por ozin »

Offline jamiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: Serviço tomando 99% do processador
« Resposta #7 Online: 29 de MAR?O de 2008, 13:17 »
Ozin,

Obrigado. De uma hora para outra o meu computador começar a apresentar o mesmo problema (estranho ???), mas, seguindo sua sugestão, voltou ao normal. Valeu!

Abraços

Offline ozin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Serviço tomando 99% do processador
« Resposta #8 Online: 29 de MAR?O de 2008, 22:00 »
Ozin,

Obrigado. De uma hora para outra o meu computador começar a apresentar o mesmo problema (estranho ???), mas, seguindo sua sugestão, voltou ao normal. Valeu!

Abraços
q bom..fico feliz em poder ajudar...
O meu também, até agora não voltou a "comer" o processador.. ta tudo 100% aqui.. ;D
abraços