E este Gelatin pode até impressionar num primeiro momento, mas experimente usar por mais algum tempo. Enjoa fácil, fácil... Espero que a Equipe Ubuntu fuja dele como o diabo da cruz...
Eu estou usando o tema Gelatin até agora, e está muito agradável, não pretendo mudar por enquanto. Não enjoei não.
Eu realmente penso que gosto pessoal não é discutível.
Mas na questão que isso representa em uma distro, isso sim é discutível, já que um tema representa muito mais do que beleza, como o Piras disse, é uma "prova" de competência também. Por tanto, acredito que o tema deverá ser o mais original, porém, de "bom gosto" possível, uma combinação de cores e funções que seja agradável à maioria. E esta é uma questão difícil, pois nos monopólios, você coloca uma cor e tema padrão e ponto final, o cliente vai ter que aceitar e gostar de qualquer forma. Mas na comunidade Linux, a participação do usuário é grande, então é realmente difícil agradar a todos e definir um tema. Foi essa dificuldade pra implementar ou não o Compiz Fusion no Gutsy, e agora o tema do Hardy, e assim sempre será. O que na minha visão é otimo.
O lugar onde mais exerço minha liberdade e usufruo de democracia é no Linux.
Eu acredito que uma boa solução seria um sistema de votação dos usuários Ubuntu, de todos os temas propostos, divididos em poucas etapas de eliminação, depois os dois ou três temas restantes da votação, passariam para uma votação interna dos desenvolvedores, assim como foi feito com a tela-tema do novo Inkscape no deviantART™ por exemplo. O problema é que isso contrasta com os novos usuários, que vem geralmente do Windows™©® ou MAC™. Então a votação seria apenas por usuários que já conhecem o sistema, o que não seria tão bom, pois o tema teria que agradar não somente os já usuários habituados aos temas padrão do Ubuntu, mas também os novos usuários com outras percepções e visões de "beleza" em um SO/Distro. Mas ainda assim, acredito que a votação seria uma boa maneira de ajudar a balancear essa questão.
Abraço a todos e até mais.