Autor Tópico: Instalação do Ubuntu  (Lida 3022 vezes)

Offline Johnny10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Instalação do Ubuntu
« Online: 05 de Fevereiro de 2008, 16:34 »
Desculpem-me, pessoal! Mas novamente estou por aqui para pedir "ayuda"...

E pra início de conversa não estou conseguindo instalar o Ubuntu.

Tenho dois hds: um IDE de 40 particionado meio a meio. Na partição C:\ está o XP. A D:\ está formatada em ntfs, onde quero fazer a instalação; e um Sata II de 80, onde não há nenhum sistema e sim somente arquivos.

1. Baixei o Kurumim 7 e não encontrei opção para instalá-lo no hd. Através do cd ele roda, mas não consigo configurar a internet e nem enxergar as outras partições.

2. Há uns três meses atrás eu havia baixado e instalado o Ubuntu, mas resolvi desinstalá-lo para testar uma versão do Vista, que eu estava ansioso para conhecer este novo sistema operacioal "Ruindows" formatei a unidade. Satisfeito pela curiosidade, ransferir todos os arquivos para o Sata II (que também é particionado), deixando a unidade D:\ com 20 gb para instalar o Ubuntu, uma vez que minha esposa precisará se adaptar à ele, pois os laboratórios de informática dos colégios do Estado adotaram o Kurumim, que tem o boto na área de trabalho. Essa tela já baixei. E nessas alturas do campeonato, vou pegar uma carona... Mas eu acho que se aprendendo com o Ubuntu,

3. Não conseguindo instalar o Kurumim, tentei instalar na máquina o Ubuntu novamente e naqueles 7 passos de orientações, quando chego no 4º, eu seleciono a partição D:\ e faço a conversão da unidade. Ele fica selecionada. Quando vou em avançar aparece uma mensagem para eu selecionar a unidade, mas ela foi selecionada. E não sai disso. No editar, no último tópico, há um monte de opções (boot, etc) e eu também não sei qual seria a opção correta. Selecionei o hd inteiro, mas fiquei com medo de perder tudo que tenho lá instalado, já que na unidade C:\ tenho apenas 5 gb de espaço livre.

Diante disso, peço ajuda aos universitários e experts.

Grato, antecipadamente.


Johnny10

Offline Johnny10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #1 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 17:40 »
Bem, Ubuteiros!

Encontrei aqui mesmo, numa das respostas de meu último post e a instalação se iniciou. Só que quase finalizando, apareceu esta mensagem:

"A execução de 'grub-install (hdO)' falhou. Esse é um erro fatal".

E agora, José? O que é que faço? Será problema com o DVD ou o driver de DVD que não leu direito os arquivos?

Grato!

Johnny10

Offline anp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #2 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 17:55 »
Acredito que além de vc marcar a partição a se instalar o Ubuntu, é necessário criar o ponto de montagem ( exemplo: / ) e marcar para formatar.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #3 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 17:57 »
Bem, Ubuteiros!

Encontrei aqui mesmo, numa das respostas de meu último post e a instalação se iniciou. Só que quase finalizando, apareceu esta mensagem:

"A execução de 'grub-install (hdO)' falhou. Esse é um erro fatal".

E agora, José? O que é que faço? Será problema com o DVD ou o driver de DVD que não leu direito os arquivos?

Grato!

Johnny10

Abra o terminal e digite os comandos:

Código: [Selecionar]
blkid
Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
Se for só o GRUB podemos tentar instalar ele através do LiveCD.

Os comandos devem ser executados no Terminal (Aplicações > Acessórios > Terminal).
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Johnny10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #4 Online: 06 de Fevereiro de 2008, 00:07 »
Meu caro ANP! Obrigado pela ajuda...

Pra você ter uma idéia do meu esforço, baixei novamente o Kurumim e o Ubuntum novamente. Demorou pouco mais de 40 minutos os dois. Gravei-os num DVD novamente.

O mesmo erro ocorreu, em relação ao Ubuntu. A mensagem é a mesma, quase ao término. Estou usando o XP agora, mas muito aborrecido. Por que esse erro? O Kurumim só acessa pelo CD e não mostra as demais partições. Não quero isso. Quero o sistema instalado no meu hd, o que acredito que seja uma coisa normal, pois já tive o Ubuntu instalado com o cossover por algum tempo aqui, onde instalei vários programas que me interessava, apesar de não ter conseguido configurar a internet nele.

Mas isso é um problema someno, O provedor é qie tem que fazer isto.

Mas na verdade, por duas vezes tentei fazer a instalação com o novo DVD e quase que ao término, há esse erro.

Espero ajuda.


Johnny10


« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2008, 00:18 por Johnny10 »

Offline Johnny10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #5 Online: 06 de Fevereiro de 2008, 16:24 »
Obrigado pela ajuda, clcampos!

Vou fazer o procedimento e volto a postar.


Johnny10

Offline Johnny10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #6 Online: 06 de Fevereiro de 2008, 18:55 »
Olá, clcampos!

Fiz o procedimento que você indicou e deu o mesmo erro.

Por gentileza, informe-me onde eu baixo o LiveCD?

Grato


Johnny10

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #7 Online: 06 de Fevereiro de 2008, 22:01 »
Olá, clcampos!

Fiz o procedimento que você indicou e deu o mesmo erro.

Por gentileza, informe-me onde eu baixo o LiveCD?

Grato


Johnny10

Os comandos que solicitei não são para resolver o problema, apenas é necessário a resposta dele para tentar ajudá-lo.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Johnny10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #8 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 01:32 »
Olá, clcampos! Aleluia!!!

Consegui fazer a instalação do Ubuntu. Usei o Partition Magic e alterei a partição lógica para primária e formatei em ext3. A instalação correu normal até o final, criando o dual boot.

Agora estou me debatendo para configurar a intenet, pois aqui não usamos modem. O acesso ao provedor é feito através de placa de rede com ip interno, DNS primário e segundário e o login é feito na página do browser. Não sei se você conhece esse sistema, mas vou explicar.

No XP, no TCP/IP da propriedade da conexão coloca-se o IP 172.20.xxx.42; Máscara 255.255.255.252 e Gateway 172.20.xxx.41. Coloca-se abaixo o DNS primário 200.xxx.xxx.xxx e o secundário 200.xxx.xxx.xxx

Acessando o IE ou o Mozila a página abre com o endereço do provedor e pede login e senha para a autenticação.

Eu procurei em Rede em como fazer isso e não sabia pra onde ir... rs

Grato pela ajuda.


Johnny


Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #9 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 01:45 »
No Ubuntu:

  • Sistema > Administração > Rede
  • Clique em Conexão por fios e em Propriedades
  • Desmarque Habilitar modo de roaming
  • Em Configuração escolha Endereço IP Estático
  • Defina os valores de Endereço de IP, Mascara, e Gateway
  • Clique em Ok
  • Vá na aba DNS
  • Adicione na lista Servidores DNS os valores de DNS primário e secundário
  • Clique em Fechar

Acho que é isto.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!