Autor Tópico: Fazendo download de videos do youtube via shell script  (Lida 11466 vezes)

arlei

  • Visitante
Fazendo download de videos do youtube via shell script
« Online: 06 de Julho de 2007, 09:07 »
Dando umas banda ai pela web, achei este artigo que talvez possa interessar a alguém, apesar de confessar que a mim não interessa, não pelo fato de talvez poder aprender um pouco mais sobre shell script, mais sim porque não faz meu gênero baixar vídeos do Youtube.

Bem a quem interessar possa segue link da fonte.

http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20070705.php

T+
Arlei

Offline Walkir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
  • Se sei, digo que sei. Se não sei, procuro saber^^
    • Ver perfil
    • Blog de Desenhos
Re: Fazendo download de videos do youtube via shell script
« Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2007, 02:21 »
  Poxa cara, parece legal mas isso faz aonde? No terminal mesmo?^^

 Um abraço^^
E eis que bem no fim finalmente haverá o final^^

Offline cavera37

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: Fazendo download de videos do youtube via shell script
« Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2007, 08:48 »
  Poxa cara, parece legal mas isso faz aonde? No terminal mesmo?^^

 Um abraço^^
nao nao  vc tem q fazer um arquivo de shell script.
abre um editor de texto qualquer cola o codigo  que aparece no site depois renomeia o arquivo pro nome q vc quiser e bota .sh  ex:
youtubedownload.sh
depois disso  vc tem q dar permissão pra executar o programa  clique com o botao direito  sobre ele  va em propriedades>permissões  la em baixo tem um case  escrito assim:  "permitir a execução do arquivo como programa" é so marca  esse case e depois sai e clica duas vezes  no arquivo .sh dai ele pergunta se vc quer visualizar, executar ou executar no terminal. Para executar o arquivo  sem  abir o terminal é so clicar executar, se vc quiser executar com o terminal clique executar com o terminal ou entao se vc quiser ver o codigo fonte é so clicar visualizar :D

Offline Walkir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
  • Se sei, digo que sei. Se não sei, procuro saber^^
    • Ver perfil
    • Blog de Desenhos
Re: Fazendo download de videos do youtube via shell script
« Resposta #3 Online: 11 de Julho de 2007, 11:08 »
  Poxa cara, parece legal mas isso faz aonde? No terminal mesmo?^^

 Um abraço^^
nao nao  vc tem q fazer um arquivo de shell script.
abre um editor de texto qualquer cola o codigo  que aparece no site depois renomeia o arquivo pro nome q vc quiser e bota .sh  ex:
youtubedownload.sh
depois disso  vc tem q dar permissão pra executar o programa  clique com o botao direito  sobre ele  va em propriedades>permissões  la em baixo tem um case  escrito assim:  "permitir a execução do arquivo como programa" é so marca  esse case e depois sai e clica duas vezes  no arquivo .sh dai ele pergunta se vc quer visualizar, executar ou executar no terminal. Para executar o arquivo  sem  abir o terminal é so clicar executar, se vc quiser executar com o terminal clique executar com o terminal ou entao se vc quiser ver o codigo fonte é so clicar visualizar :D

  Olá
 
 Nossa cara então eu fiz milagre por que eu testei direto no terminal e baixou o vídeo de boa :D
 E é ultra-rápido! Muito melhor que aqueles programinhas que tem na net que dizem fazer milagres pra baixar os vídeos mas no fim são uma lerdeza :)

  Ahhh... Os arquivos salvos vão pra pasta temp^^ Ainda não sei como fazer para mudar de pasta. :-[

 Abraço a todos^^
E eis que bem no fim finalmente haverá o final^^

arlei

  • Visitante
Re: Fazendo download de videos do youtube via shell script
« Resposta #4 Online: 11 de Julho de 2007, 11:12 »
Olá Walkir ,

pelo que vi do script parece não especificar junto ao comando wget onde baixar os arquivos, então será descarregado no mesmo diretório de onde vc executou o mesmo.

T+
Arlei

Offline Walkir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
  • Se sei, digo que sei. Se não sei, procuro saber^^
    • Ver perfil
    • Blog de Desenhos
Re: Fazendo download de videos do youtube via shell script
« Resposta #5 Online: 11 de Julho de 2007, 17:46 »
Olá Walkir ,

pelo que vi do script parece não especificar junto ao comando wget onde baixar os arquivos, então será descarregado no mesmo diretório de onde vc executou o mesmo.

T+
Arlei

 Olá arlei,

 Cara o que você falou não aconteceu... executei o shell no terminal dentro do diretório que eu queria (eu fiz o cd pra entrar na pasta, antes que você diga algo ::))...

 Mas aconteceu algo muito mais interessante:

 Estava eu com 3 páginas do youtube abertas, só digitando o shell pra baixar os downloads. Quando dei o endereço de uma das páginas e, pra minha surpresa, ele baixou logo das três!!! :o

 Hehe atirei no que vi e acertei no que não vi 8)

 Aqui no meu pc os vídeos vão sempre pra pasta tmp mesmo, mas não tem problema. Depois eu jogo na pasta certa e tah valendo^^

 Um abraço a todos^^
E eis que bem no fim finalmente haverá o final^^

Offline botinha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 106
  • Debian7 Brasil
    • Ver perfil
Re: Fazendo download de videos do youtube via shell script
« Resposta #6 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 22:15 »
Citar
Olá Walkir ,

pelo que vi do script parece não especificar junto ao comando wget onde baixar os arquivos, então será descarregado no mesmo diretório de onde vc executou o mesmo.

T+
Arlei

Caro amigo Arlei você poderia me dizer como faço para deixar os arquivos na minha pasta home, ou qualquer outra pasta que eu decidir.


VAleu...........
"o suor poupa o sangue"

Offline Walkir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
  • Se sei, digo que sei. Se não sei, procuro saber^^
    • Ver perfil
    • Blog de Desenhos
Re: Fazendo download de videos do youtube via shell script
« Resposta #7 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 11:43 »
 :)

 Cara, eu não sei se o que vc quer é mesmo o script ou só uma forma de baixar os vídeos... Em todo caso existe uma extensão do firefox que eu uso chamada downloadhelper... Com ela vc pode baixar não só vídeos do youtube mas também algumas animações da internet e outros aplicativos de mídia como alguns tipos de vídeos streammer^^

 Vale conferir^^

 Agora se tu quer o script mesmo, aqui mesmo no fórum existe uma complementação deste script... dá uma procurada^^

 ;)
E eis que bem no fim finalmente haverá o final^^

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Fazendo download de videos do youtube via shell script
« Resposta #8 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 20:19 »
Eu uso esse aqui faz tempo. Só adaptei para usar o Zenity, facilitando o uso.

Código: [Selecionar]
#!/bin/bash
#youtube downloader
#Felipe, 15/08/2007


TITLE="Youtube Downloader"
link=$(zenity --title "$TITLE" --entry --text "Endereço do vídeo:" --width 370 --height 100)
[ $? == 1 ] && exit
[ -z "$link" ] && ( zenity --title "$TITLE" --error --text "Faltou digitar a url..." ; exit 1 ; )
nome=$(zenity --title "$TITLE" --entry --text "Digite um nome para o vídeo:")
[ $? == 1 ] && exit
cd $(zenity --title "$TITLE" --entry --text 'Digite o diretório de destino')
URL="http://www.youtube.com"
DOWNLOAD=`wget -qO - "$link" | grep -oE 'video_id=.*&t=[^\"&]*' | head -1`
wget -O "$nome.flv" "${URL}/get_video?${DOWNLOAD}" 2>&1 | sed -u 's/.*\ \([0-9]\+%\)\ \+\([0-9.]\+\ [KMB\/s]\+\)$/\1\n# Baixando a \2/' | zenity --progress --title "$TITLE" --auto-close
zenity --title "$TITLE" --question --text "Download concluído. Deseja abrir o arquivo?"
[ $? == 1 ] && exit
totem "$nome.flv"

Bom proveito.

Obs.: só lembrando que eu não sou o Felipe (autor do código). Só mudei para usar o Zenity.

Offline botinha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 106
  • Debian7 Brasil
    • Ver perfil
Re: Fazendo download de videos do youtube via shell script
« Resposta #9 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 21:14 »
Caro amigo Kamei Hyoga realmente é muito bom o script que vc postou, fica muito bem acabado, ou seja um melhoramento contínuo. Viva a nossa comunidade.

Nota Mil


Valeuuu

Pra min (Resolvido!!)
"o suor poupa o sangue"

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Fazendo download de videos do youtube via shell script
« Resposta #10 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 02:09 »
Se vc notou, o script pode ser ainda melhorando fazendo com que no final ele converta o arquivo final (flv) em mpg ou avi, por exemplo.

Mas isso fica de exercicio pra vocês hehehehehh