Autor Tópico: pra quem quer aprender como o linux funciona  (Lida 4499 vezes)

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
pra quem quer aprender como o linux funciona
« Online: 01 de Fevereiro de 2008, 14:28 »
existe o Linux From Scratch,você o faz a partir do zero,é muito bom pra quem quer aprender.Estou começando o meu \o

http://www.linuxfromscratch.org/
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: pra quem quer aprender como o linux funciona
« Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 14:34 »
PELO AMOR DE DEUS!!!

Eu já tentei isso e demora muito... e depois como integrar um gerenciamento de pacotes nele...

Se for ao menos tentar vai de ALFS ou BLFS e dá uma olhada nos hints depois!!!

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: pra quem quer aprender como o linux funciona
« Resposta #2 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 12:53 »
Boa sorte com sua empreitada no LFS! E haja paciência!
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Piras

  • Visitante
Re: pra quem quer aprender como o linux funciona
« Resposta #3 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 17:26 »
existe o Linux From Scratch,você o faz a partir do zero,é muito bom pra quem quer aprender.Estou começando o meu \o

http://www.linuxfromscratch.org/

Caro "hífen, ponto, hífen",

Parabéns pela paciência e coragem! Narre depois sua "epopéia" aqui para os colegas, por favor.


Caro Hqx,

Você pode instalar o gerenciador de pacotes que quiser: pacman, APT, RPM, etc. O problema é o repositório: ou você cria um próprio ou o melhor mesmo será compilar cada programa. Aliás, eu penso que é esta a lógica da coisa, compilar exatamente os programas que você vai usar e pronto. Coisa para quem quiser ter "pleno domínio do sistema", como dizem por aí.  Eu também não sei se o "pleno domínio" vale tanto trabalho. Mas, se a coisa é aprender...

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: pra quem quer aprender como o linux funciona
« Resposta #4 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 17:54 »
Citar
Caro Hqx,

Você pode instalar o gerenciador de pacotes que quiser: pacman, APT, RPM, etc. O problema é o repositório: ou você cria um próprio ou o melhor mesmo será compilar cada programa. Aliás, eu penso que é esta a lógica da coisa, compilar exatamente os programas que você vai usar e pronto. Coisa para quem quiser ter "pleno domínio do sistema", como dizem por aí.  Eu também não sei se o "pleno domínio" vale tanto trabalho. Mas, se a coisa é aprender...

Amigo Pira é nesse ponto que falei para vc A INTEGRAÇÂO!!!

Instalar vc instala e aí como fica...

Sempre que eu posso faço umas brincadeiras com o ALFS e BLFS e estou tentando sem sucesso integrá-lo com o AUR ou com o emerge!!!

O problema amigo Piras e na atualização dos programas imagina a cada atualização seis meses vc ter que fazer uma compilação gigante denovo!!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: pra quem quer aprender como o linux funciona
« Resposta #5 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 21:30 »
Olha que eu gosto de fuçar, mas este eu estou passando! Boa sorte!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Piras

  • Visitante
Re: pra quem quer aprender como o linux funciona
« Resposta #6 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 06:15 »
Citar
Caro Hqx,

Você pode instalar o gerenciador de pacotes que quiser: pacman, APT, RPM, etc. O problema é o repositório: ou você cria um próprio ou o melhor mesmo será compilar cada programa. Aliás, eu penso que é esta a lógica da coisa, compilar exatamente os programas que você vai usar e pronto. Coisa para quem quiser ter "pleno domínio do sistema", como dizem por aí.  Eu também não sei se o "pleno domínio" vale tanto trabalho. Mas, se a coisa é aprender...

Amigo Pira é nesse ponto que falei para vc A INTEGRAÇÂO!!!

Instalar vc instala e aí como fica...

Sempre que eu posso faço umas brincadeiras com o ALFS e BLFS e estou tentando sem sucesso integrá-lo com o AUR ou com o emerge!!!

O problema amigo Piras e na atualização dos programas imagina a cada atualização seis meses vc ter que fazer uma compilação gigante denovo!!!

Sim, eu sei. Mas a lógica da coisa é esta mesma. Se houvesse um sistema de gerenciamento de pacotes como o portage, por exemplo, qual seria a diferença entre o LFS e o Gentoo? A filosofia do LFS é outra. Eles querem mesmo que você tenha faça este esforço gigantesco, pois para eles é isto o que proporciona o aprendizado e o tal "pleno domínio do sistema".

Eu considero muito questionável essa história de "pleno domínio do sistema" com a multidão de bibliotecas e programas que são necessários para ter um desktop funcional hoje em dia. Por esta razão, quando penso em instalar o LFS não é com o objetivo de de fazer rodar um Gnome ou KDE, por exemplo. Para mim, faria muito mais sentido o sistema básico do LFS (cuja instalação pode facilmente ser automatizada), um gerenciador de janelas dos mais leves - como o Openbox ou Equinox, por exemplo - e o mínimo de aplicações possível; isto apenas para ter à disposição um ambiente gráfico a jato para variar. Afinal de contas, eu uso o Gnome, que não anda lá essas coisas no quesito velocidade. Agora, para mais do que isto, sinceramente, eu não acho que o LFS sirva.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: pra quem quer aprender como o linux funciona
« Resposta #7 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 06:55 »
Citar
Sim, eu sei. Mas a lógica da coisa é esta mesma. Se houvesse um sistema de gerenciamento de pacotes como o portage, por exemplo, qual seria a diferença entre o LFS e o Gentoo? A filosofia do LFS é outra. Eles querem mesmo que você tenha faça este esforço gigantesco, pois para eles é isto o que proporciona o aprendizado e o tal "pleno domínio do sistema".

Eu considero muito questionável essa história de "pleno domínio do sistema" com a multidão de bibliotecas e programas que são necessários para ter um desktop funcional hoje em dia. Por esta razão, quando penso em instalar o LFS não é com o objetivo de de fazer rodar um Gnome ou KDE, por exemplo. Para mim, faria muito mais sentido o sistema básico do LFS (cuja instalação pode facilmente ser automatizada), um gerenciador de janelas dos mais leves - como o Openbox ou Equinox, por exemplo - e o mínimo de aplicações possível; isto apenas para ter à disposição um ambiente gráfico a jato para variar. Afinal de contas, eu uso o Gnome, que não anda lá essas coisas no quesito velocidade. Agora, para mais do que isto, sinceramente, eu não acho que o LFS sirva.

Concordo amigo o LFS acabaria virando o Gentoo mesmo...

Acho também que por causa do gentoo e até do Arch por exemplo, ter um trabalho gigante desses só vai te dar uma dor de cabeça das grandes pq o que vc vai ter que catar de dependências vai de desistimular!!!

Acho que em 2005 quando rodei o Kde no LFS ele foi super rápido... mas se colocar o OpenBox então...

O problema Piras é quando vc quer instalar novos programas e tem que instalar quer dizer compilar um grande quande quantidade de programas que depende de mais uma quantidade de programas... e quando um problema ocorre????

Faz tudo outra vez...

É um projeto bom mas hoje o gentoo no stage 1 te dá uma experiência muito boa sem doer tanto!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Piras

  • Visitante
Re: pra quem quer aprender como o linux funciona
« Resposta #8 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 06:59 »
Sim, é verdade. Eu diria que vale mais pela experiência/aprendizado do que como um sistema para uso quotidiano.

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: pra quem quer aprender como o linux funciona
« Resposta #9 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 15:41 »
As experiencias valem para quem tem algumas partiçoes sobrando..... tenho um Debian Etch já bem configurado, é interessante ter um pouco de domínio sobre o sistema seja la qual for...
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603