Autor Tópico: Vantagens do Linux  (Lida 1581 vezes)

Offline carioca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 134
    • Ver perfil
    • Mageia do Brasil
Vantagens do Linux
« Online: 28 de Janeiro de 2008, 15:26 »
 :D
interessante post para refletir. um abraço em todos.


"Vantagens do Linux

As vantagens do Linux sobre as diversas versões do Windows são várias, entre elas:
· É mais seguro e estável, sendo um sistema altamente indicado para instalações de missão crítica. Servidores Linux são capazes de funcionar ininterruptamente por anos.
· Por ser extremamente modular, é mais leve que as diversas versões do Windows, podendo ser utilizado por micros 486 (e até mesmo por 386 funcionando como terminal remoto), enquanto que para rodar as versões mais novas do Windows (somente o sistema operacional) é necessários um micro com um processador veloz e com uma grande quantidade de memória.
· O Linux oferece diversas opções de interfaces gráficas, com centenas de aplicativos, permitindo que o sistema seja mais flexível e personalizável.
· A maior parte dos aplicativos para o Linux é de livre distribuição e utilização ou de baixo custo. Existe até mesmo Suíte de programas compatível com o Office da Microsoft distribuída desta maneira. Há também gerenciadores de Banco de Dados SQL, programas gráficos de edição de imagens, jogos, etc.
· Muitos programas desenvolvidos para o ambiente DOS em Clipper são facilmente portados para a plataforma Linux.
· É muito mais seguro no que se refere a ataques de vírus. Não existem vírus para Linux.
· É mais seguro quanto a proteção de arquivos do sistema. Usuários comuns não têm acesso aos arquivos do sistema, sendo assim, sua instalação não desconfigura facilmente como acontece com o Windows.
· É um sistema ideal para redes e acesso à Internet.
· É um sistema realmente multiusuário.
· É um sistema realmente multitarefa.
· É o Sistema Operacional que proporcionalmente mais cresce no mundo.
· O Linux e os programas escritos para ele estão em constante atualização, você decide quando, como e o que atualizar.
· E o mais importante: É Software Livre!

Outros item importantes a serem citados.

O Linux é praticamente imune a vírus e trojans
Você provavelmente já teve oportunidade de verificar pessoalmente o problema que um vírus pode causar. A boa nova é que o Linux é praticamente imune aos vírus.
Os vírus não devem ser confundidos com os trojans ou “cavalos-de-tróia”. Estes são pequenos programas que abrem as portas de comunicação da rede interna com a Internet para permitir que um invasor entre no sistema e tome conta da rede, roube dados confidenciais ou simplesmente coloque os computadores fora de ação.
Apenas uma pequena parte dos mais de 60.000 vírus conhecidos são destinados a sistemas a sistemas Linux. A maioria dos vírus visa explorar sistemas Microsoft, não que estes sejam menos seguros, mas sim porque são a maioria dos computadores.
No caso dos trojans ou cavalos-de-tróia o objetivo do criador costuma ser diferente. Geralmente, a idéia é roubar senhas e números de cartões de credito, para atividades que não são lá muito nobres.
Nas empresas, os vírus e trojans costumam vir, além da Internet, em cópias de jogos ou outros programas piratas que os usuários instalam para suas horas de lazer ou até mesmo para fazer seus afazeres diários.
Levando-se tudo isso em consideração, a conclusão é que o uso do Linux nas empresas diminui em muito – diríamos que cerca de 99% - o risco da rede receber um vírus pela Internet ou em alguma cópia de “joguinho”.

A Licença do Linux é gratuita e mais simples
O uso de software licenciado tornou-se um problema para as corporações, um risco que não existia há algumas décadas. Por isto, muitas empresas optaram pelo Linux e seus aplicativos, onde não é preciso cuidar de rígidas normas de licença por usuário, por servidor ou por estação de trabalho.
O controle de licenciamento de software ficou muito complexo, os gerentes de tecnologia sabem que as únicas empresas que estão de acordo com todos os termos da licença são aquelas que, por via das dúvidas, compram cópias adicionais de programas. O possuidor de software proprietário torna-se não apenas usuário, mas também fica responsável pelo gerenciamento dos direitos dos fornecedores.
A documentação e pessoal responsável para isto é quase igual em volume e dinheiro ao necessário para manter os computadores funcionando, aumentando muito o custo de propriedade dos equipamentos.

O Linux é modular
Para montar um sistema Linux é preciso integrar módulos de diversas procedências, pois o Linux é desenvolvido e fornecido por diversos fabricantes, ao contrário do Windows e demais programas Microsoft que formam uma solução completa.

O Linux é contra os monopólios
Monopólios podem criar efeitos indesejáveis como, por exemplo, o aumento de preços. Neste ponto o Linux resolve o problema em sua totalidade.
O Linux tem código fonte aberto e é estável
Talvez sejam estes os melhores argumentos para usar servidores Linux, especialmente na administração pública que o vem usando em larga escala. O Linux possui código fonte aberto. Todos podem vê-lo, estudá-lo e fazer alterações."

Fonte: http://doku.fabriciovc.eti.br/doku.php?id=consultoria:linux

 ;D
fundador dos seguintes suportes oficiais no Brasil:
Mageia do Brasil em http://mageiadobrasil.com.br/forum/
siduction Br em http://portal.siduction.com.br/

Offline walterdenoronha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 101
  • Paz sem voz não é paz, é medo !
    • Ver perfil
Re: Vantagens do Linux
« Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2008, 16:53 »
Caro Carioca,
Lendo este topico , que por sinsl veio na hora certa para que eu possa tirar uma duvida com voce.
Eu tenho 2 HDs na minha maquina, uma de 80G como o Ruindows e outro 60G com o poderoso Ubuntun 7.10.
A pergunta é:
Como eu posso transformar pc num servidor para hospedar meu proprio site?

fico no aguardo.. Walter

Offline volenti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Vantagens do Linux
« Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2008, 20:06 »
Editando minha msg:
Para colocar uma msg de acordo com o tópico (rs)

Realmente Linux é um sistema eficiente e estável, utilizei Windows por nossa anos! Agora estou com Ubuntu a um mês e digo que ele supriu todas as minhas necessidades, principalmente em desempenho onde instalava Windows e depois de um mês no máximo já demorava a iniciar, travava constantemente, claro meu PC é meio antigo, mas isto não aconteceu no Linux, há e vírus? Não sei mais o que é isto, e não preciso gastar aquele tempo passando antivírus e desfragmentador no PC para melhor o desempenho. =)

---

- respondendo à dúvida acima:

Já fiz muito isto mas não para hospedar arquivos, primeiramente não recomendo pois dependerá que você esteja conectado para os arquivos ficarem online, recomendo que crie uma conta em algum site de hospedagem como por exemplo Adrive.com (limite 50gb - free).

Mas se mesmo assim ainda quiser, recomendo que utilize o XAMPP ele se trata de um servidor que pode instalar tanto na sua máquina Ubuntu quanto ®Windows.

XAMPP contém: Apache + PHP + MySQL + diabo a 4 =D, rsrsrs...

Entra no site p/ dar uma conferida e lá também tem o tutorial ensinando como instalar: http://www.apachefriends.org/pt_br/xampp.html

Há também terá que criar uma conta no no-ip.com ou dyndns.com, para criar um domínio, pois é complicado ter que ficar arrumando o IP toda hora (isso se seu Ip é dinâmico)

Se ainda tiver dúvida me manda uma MP que agente olha isso.

[]'s
vnt
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2008, 20:19 por volenti »
contato: volenti.mess@gmail.com

Padrão de Pacotes no linux é INDISPENSÁVEL! junte-se a nós
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25549.0.html
o crescimento do linux depende deste padrão,apóie você também!