Autor Tópico: Versão Hardy Heron 8.04 LTS  (Lida 241307 vezes)

Offline advogama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 181
    • Ver perfil
Re: Versão de testes Hardy Heron 8.04 RELEASE CANDIDATE
« Resposta #240 Online: 21 de Abril de 2008, 10:00 »
Eu estou tendo sérios problemas com o Hardy e gostaria de ajuda dos amigos, vou relatar.

Quando instalei o RC1, tive problemas com o xorg, depois de instalar o drive da nvidia, meu xorg é corrompido, e suas configurações se limitam ao teclado, daí perco as resoluções do video. A unica forma de resolver foi usar um arquivo do xorg copiado do Gutsy.

Bem, superada esta fase, cosegui instalar o sistema, depois disso segui os seguintes passos. Atualizei os pacotes, instalei o compiz-settings, o fusion-icon, os pacotes multimedia, flash, papel de parede.

Quando reinicio o gnome aparece sem qualquer icone ou caixas nas barras. ou seja, as duas barras, superior e inferior aparecem lisas. também não é possivel iniciar qualquer programa pelo comando Alt+F2 (a caixa de diagolo não abre). quando tento reiniciar o X (ctr + alt +Backspace), a coisa piora, não aparece nem mesmo as barras, a tela fica com aquele tom laranja inicial.

Isso aconteceu na primeira instalação e eu pensei que pudesse ter cometido algum erro.

Reinstalei o sistema novamente, do zero, e tudo se repetiu, vale dizer, quando eu inicio o gnome aparece com as barras lisas e sem possibilidade de iniciar qualquer programa.

O meu hardware é simples e eu já usava o Ubuntu desde a versão 6.06 (nesse computador - desde a 7.04, sem problemas).

O Meu hardware é. Placa mae Asus k8 vm-ultra, Processador Athlon 64 - 3200 (2.2 Ghz), 2Gb Ram, Nvidia Geforce 7600 GS.

Eu realmente não sei o que fazer, reinstalar o sistema não adiantou, adoro o Ubuntu e não tenho a intenção de usar outra distro como a minha principal e também não quero voltar para o Gutsy.

Não sou nenhum usuario avançado, mas também não sou novato, já testei varias distros, uso linux há 3 anos e Ubuntu há dois.
Acho estranho o que está acontecendo, pois já usei Ubuntu até em versoes Beta e nunca tive esses problemas, a ponto de não poder usar.

Pra constar, nessa instalação bugada, não utilizei nenhum pacote externo. Os poucos pacotes que instalei estão no repositório (na verdade só alterei o papel de parede - acho horrivel aquela galinha do Hardy). Eu sei que esta versão não é a final, mas normalmente da RC para a final muda muito pouco. Eu preciso mesmo de ajuda da comunidade, obrigado.

« Última modificação: 21 de Abril de 2008, 10:02 por advogama »
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.


alarcon

  • Visitante
Re: Versão de testes Hardy Heron 8.04 RELEASE CANDIDATE
« Resposta #241 Online: 21 de Abril de 2008, 10:22 »
Estou usando o Ubuntu 8.04 Hardy Heron RC e até o momento não estou sentindo ele pesado, para mim está igual ao Gutsy ou um pouquinho mais leve, e também não encontrei nenhum bug.

Agora ressalto que meu PC é bastante modesto e portanto não uso o compiz fusion que pode ser a fonte dos problemas enfrentados por vocês.

Meu PC só tem 512MB de ram sendo que ainda compartilha 32MB com uma placa de vídeo onboard da SiS.

Testei recentemente o Fedora 8 e o OpenSuSe 10.3 e ambos ficaram muito pesados e por isso não entendo que muitos falem que o Ubuntu seja mais pesados do que os dois anteriores, só se isso depende muito do hardware de cada um, mas veja que o meu não é muito bom. O fedora é muito bonito mais é o mais pesado.

advogama você já tentou desabilitar o compiz fusion e verificar se os problemas continuam?

« Última modificação: 21 de Abril de 2008, 10:24 por alarcon »

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Versão de testes Hardy Heron 8.04 RELEASE CANDIDATE
« Resposta #242 Online: 21 de Abril de 2008, 10:33 »
Erro ao abrir o Frostwire no 8.04:
Código: [Selecionar]
Starting FrostWire...
Java exec found in PATH. Verifying...
Suitable java version found [java = 1.6.0]
Configuring environment...
Loading FrostWire:
java.lang.UnsatisfiedLinkError: Can't load library: /usr/lib/jvm/java-6-openjdk/jre/lib/i386/motif21/libmawt.so
at java.lang.ClassLoader.loadLibrary(ClassLoader.java:1666)
at java.lang.Runtime.load0(Runtime.java:787)
at java.lang.System.load(System.java:1022)
at java.lang.ClassLoader$NativeLibrary.load(Native Method)
at java.lang.ClassLoader.loadLibrary0(ClassLoader.java:1767)
at java.lang.ClassLoader.loadLibrary(ClassLoader.java:1684)
at java.lang.Runtime.loadLibrary0(Runtime.java:840)
at java.lang.System.loadLibrary(System.java:1047)
at sun.security.action.LoadLibraryAction.run(LoadLibraryAction.java:67)
at sun.security.action.LoadLibraryAction.run(LoadLibraryAction.java:47)
at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
at java.awt.Toolkit.loadLibraries(Toolkit.java:1610)
at java.awt.Toolkit.<clinit>(Toolkit.java:1632)
at com.limegroup.gnutella.gui.Main.showInitialSplash(Main.java:67)
at com.limegroup.gnutella.gui.Main.main(Main.java:39)


******************************************************************
Something went wrong with FrostWire.
Maybe you're using the wrong version of Java?
(FrostWire is tested against and works best with with Sun's JRE, Java 1.4+)
The version of Java in your PATH is:
java version "1.6.0"
OpenJDK Runtime Environment (build 1.6.0-b09)
OpenJDK Server VM (build 1.6.0-b09, mixed mode)

Alguém tem alguma sugestão, pois eu já instalei o Java 1.6...

abs

Offline advogama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 181
    • Ver perfil
Re: Versão de testes Hardy Heron 8.04 RELEASE CANDIDATE
« Resposta #243 Online: 21 de Abril de 2008, 11:34 »
Estou usando o Ubuntu 8.04 Hardy Heron RC e até o momento não estou sentindo ele pesado, para mim está igual ao Gutsy ou um pouquinho mais leve, e também não encontrei nenhum bug.

Agora ressalto que meu PC é bastante modesto e portanto não uso o compiz fusion que pode ser a fonte dos problemas enfrentados por vocês.

Meu PC só tem 512MB de ram sendo que ainda compartilha 32MB com uma placa de vídeo onboard da SiS.

Testei recentemente o Fedora 8 e o OpenSuSe 10.3 e ambos ficaram muito pesados e por isso não entendo que muitos falem que o Ubuntu seja mais pesados do que os dois anteriores, só se isso depende muito do hardware de cada um, mas veja que o meu não é muito bom. O fedora é muito bonito mais é o mais pesado.

advogama você já tentou desabilitar o compiz fusion e verificar se os problemas continuam?



A principio eu não tenho como desabilitar o compiz-fusion, pois eu não há mais acesso a area de trabalho. Eu preciso resolver este problema primeiro. 

De repente até pode ser o compiz-fusion mesmo, mas eu sempre usei ele, até com folga....
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.


Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Versão de testes Hardy Heron 8.04 RELEASE CANDIDATE
« Resposta #244 Online: 21 de Abril de 2008, 11:48 »
Eu estou tendo sérios problemas com o Hardy e gostaria de ajuda dos amigos, vou relatar.

Quando instalei o RC1, tive problemas com o xorg, depois de instalar o drive da nvidia, meu xorg é corrompido, e suas configurações se limitam ao teclado, daí perco as resoluções do video. A unica forma de resolver foi usar um arquivo do xorg copiado do Gutsy.

Bem, superada esta fase, cosegui instalar o sistema, depois disso segui os seguintes passos. Atualizei os pacotes, instalei o compiz-settings, o fusion-icon, os pacotes multimedia, flash, papel de parede.

Quando reinicio o gnome aparece sem qualquer icone ou caixas nas barras. ou seja, as duas barras, superior e inferior aparecem lisas. também não é possivel iniciar qualquer programa pelo comando Alt+F2 (a caixa de diagolo não abre). quando tento reiniciar o X (ctr + alt +Backspace), a coisa piora, não aparece nem mesmo as barras, a tela fica com aquele tom laranja inicial.

Isso aconteceu na primeira instalação e eu pensei que pudesse ter cometido algum erro.

Reinstalei o sistema novamente, do zero, e tudo se repetiu, vale dizer, quando eu inicio o gnome aparece com as barras lisas e sem possibilidade de iniciar qualquer programa.

O meu hardware é simples e eu já usava o Ubuntu desde a versão 6.06 (nesse computador - desde a 7.04, sem problemas).

O Meu hardware é. Placa mae Asus k8 vm-ultra, Processador Athlon 64 - 3200 (2.2 Ghz), 2Gb Ram, Nvidia Geforce 7600 GS.

Eu realmente não sei o que fazer, reinstalar o sistema não adiantou, adoro o Ubuntu e não tenho a intenção de usar outra distro como a minha principal e também não quero voltar para o Gutsy.

Não sou nenhum usuario avançado, mas também não sou novato, já testei varias distros, uso linux há 3 anos e Ubuntu há dois.
Acho estranho o que está acontecendo, pois já usei Ubuntu até em versoes Beta e nunca tive esses problemas, a ponto de não poder usar.

Pra constar, nessa instalação bugada, não utilizei nenhum pacote externo. Os poucos pacotes que instalei estão no repositório (na verdade só alterei o papel de parede - acho horrivel aquela galinha do Hardy). Eu sei que esta versão não é a final, mas normalmente da RC para a final muda muito pouco. Eu preciso mesmo de ajuda da comunidade, obrigado.



Ihhh, quanto erro!! Lembrou-me agora o tempo em que o Gusty foi lançado! Eram relatos parecidos.... :-[
Só uma pergunta, Advogama: Eu também tenho uma placa Nvidia (7300GT), mas não tenho o Gutsy instalado aqui. Como eu faria pra acertar esse problema do xorg do Hardy, já que não tenho da onde copiar o Xorg? Já vi vários relatos de problemas com a série 7xxx da Nvidia e, se nada mudar até daqui a 3 dias, é quase que certo que terei esse problema do xorg.
Tem como acertar o xorg sem ter que copiar o do Gusty?
Abração

 

Offline als

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re: Versão de testes Hardy Heron 8.04 RELEASE CANDIDATE
« Resposta #245 Online: 21 de Abril de 2008, 11:55 »
Openoffice Base não quer abrir nem criar novos arquivos odb. Aparece a mensagem: "O openoffice.org requer
um JRE (Java runtine environmet) para executar esta tarefa. O JRE está defeituoso. Selecione outra versão ou instale um novo JRE."

Já selecionei outras versões, inclusive instalei o JRE 5 e nada. Alguém sabe como resolver isso?   :-\

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: Versão de testes Hardy Heron 8.04 RELEASE CANDIDATE
« Resposta #246 Online: 21 de Abril de 2008, 11:59 »
Eu estou tendo sérios problemas com o Hardy e gostaria de ajuda dos amigos, vou relatar.

Quando instalei o RC1, tive problemas com o xorg, depois de instalar o drive da nvidia, meu xorg é corrompido, e suas configurações se limitam ao teclado, daí perco as resoluções do video. A unica forma de resolver foi usar um arquivo do xorg copiado do Gutsy.

Bem, superada esta fase, cosegui instalar o sistema, depois disso segui os seguintes passos. Atualizei os pacotes, instalei o compiz-settings, o fusion-icon, os pacotes multimedia, flash, papel de parede.

Quando reinicio o gnome aparece sem qualquer icone ou caixas nas barras. ou seja, as duas barras, superior e inferior aparecem lisas. também não é possivel iniciar qualquer programa pelo comando Alt+F2 (a caixa de diagolo não abre). quando tento reiniciar o X (ctr + alt +Backspace), a coisa piora, não aparece nem mesmo as barras, a tela fica com aquele tom laranja inicial.

Isso aconteceu na primeira instalação e eu pensei que pudesse ter cometido algum erro.

Reinstalei o sistema novamente, do zero, e tudo se repetiu, vale dizer, quando eu inicio o gnome aparece com as barras lisas e sem possibilidade de iniciar qualquer programa.

O meu hardware é simples e eu já usava o Ubuntu desde a versão 6.06 (nesse computador - desde a 7.04, sem problemas).

O Meu hardware é. Placa mae Asus k8 vm-ultra, Processador Athlon 64 - 3200 (2.2 Ghz), 2Gb Ram, Nvidia Geforce 7600 GS.

Eu realmente não sei o que fazer, reinstalar o sistema não adiantou, adoro o Ubuntu e não tenho a intenção de usar outra distro como a minha principal e também não quero voltar para o Gutsy.

Não sou nenhum usuario avançado, mas também não sou novato, já testei varias distros, uso linux há 3 anos e Ubuntu há dois.
Acho estranho o que está acontecendo, pois já usei Ubuntu até em versoes Beta e nunca tive esses problemas, a ponto de não poder usar.

Pra constar, nessa instalação bugada, não utilizei nenhum pacote externo. Os poucos pacotes que instalei estão no repositório (na verdade só alterei o papel de parede - acho horrivel aquela galinha do Hardy). Eu sei que esta versão não é a final, mas normalmente da RC para a final muda muito pouco. Eu preciso mesmo de ajuda da comunidade, obrigado.



Advogama,

Aqui estou com o Hardy instalado desde a Beta e afirmo que não tive quaisquer problemas parecidos com o seu. A instalação foi simples (com aquele problema que já foi removido de ter que instalar em inglês primeiro) e exceto alguns bugs que eram simples e foram corrigidos até a versão RC, posso dizer que o sistema está muito mais polido, rápido (muito disso pela inserção do relatime nas ext3) e estável!

Para ter uma idéia tenho instalado em PCs de parentes (último foi do meu pai) desde a versão Beta dada sua estabilidade! Na minha opinião esta fase está completamente diferente do que aconteceu no lançamento do Gutsy.

Ah, Meu hardware é parecido com o seu e não deu problemas!

Placa mãe - K8V-X - chipsets e som onboard VIA - Rede Marvell
Processador - Athlon 64 2800+
Memória - 1GB DDR 400
Vídeo - Nvidia 6200 256MB da XFX

Espero que corrija seus problemas!

Boa sorte
Abrs.
Junior

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Versão de testes Hardy Heron 8.04 RELEASE CANDIDATE
« Resposta #247 Online: 21 de Abril de 2008, 12:11 »
Eu estou tendo sérios problemas com o Hardy e gostaria de ajuda dos amigos, vou relatar.

Quando instalei o RC1, tive problemas com o xorg, depois de instalar o drive da nvidia, meu xorg é corrompido, e suas configurações se limitam ao teclado, daí perco as resoluções do video. A unica forma de resolver foi usar um arquivo do xorg copiado do Gutsy.

Bem, superada esta fase, cosegui instalar o sistema, depois disso segui os seguintes passos. Atualizei os pacotes, instalei o compiz-settings, o fusion-icon, os pacotes multimedia, flash, papel de parede.

Quando reinicio o gnome aparece sem qualquer icone ou caixas nas barras. ou seja, as duas barras, superior e inferior aparecem lisas. também não é possivel iniciar qualquer programa pelo comando Alt+F2 (a caixa de diagolo não abre). quando tento reiniciar o X (ctr + alt +Backspace), a coisa piora, não aparece nem mesmo as barras, a tela fica com aquele tom laranja inicial.

Isso aconteceu na primeira instalação e eu pensei que pudesse ter cometido algum erro.

Reinstalei o sistema novamente, do zero, e tudo se repetiu, vale dizer, quando eu inicio o gnome aparece com as barras lisas e sem possibilidade de iniciar qualquer programa.

O meu hardware é simples e eu já usava o Ubuntu desde a versão 6.06 (nesse computador - desde a 7.04, sem problemas).

O Meu hardware é. Placa mae Asus k8 vm-ultra, Processador Athlon 64 - 3200 (2.2 Ghz), 2Gb Ram, Nvidia Geforce 7600 GS.

Eu realmente não sei o que fazer, reinstalar o sistema não adiantou, adoro o Ubuntu e não tenho a intenção de usar outra distro como a minha principal e também não quero voltar para o Gutsy.

Não sou nenhum usuario avançado, mas também não sou novato, já testei varias distros, uso linux há 3 anos e Ubuntu há dois.
Acho estranho o que está acontecendo, pois já usei Ubuntu até em versoes Beta e nunca tive esses problemas, a ponto de não poder usar.

Pra constar, nessa instalação bugada, não utilizei nenhum pacote externo. Os poucos pacotes que instalei estão no repositório (na verdade só alterei o papel de parede - acho horrivel aquela galinha do Hardy). Eu sei que esta versão não é a final, mas normalmente da RC para a final muda muito pouco. Eu preciso mesmo de ajuda da comunidade, obrigado.



Advogama,

Aqui estou com o Hardy instalado desde a Beta e afirmo que não tive quaisquer problemas parecidos com o seu. A instalação foi simples (com aquele problema que já foi removido de ter que instalar em inglês primeiro) e exceto alguns bugs que eram simples e foram corrigidos até a versão RC, posso dizer que o sistema está muito mais polido, rápido (muito disso pela inserção do relatime nas ext3) e estável!

Para ter uma idéia tenho instalado em PCs de parentes (último foi do meu pai) desde a versão Beta dada sua estabilidade! Na minha opinião esta fase está completamente diferente do que aconteceu no lançamento do Gutsy.

Ah, Meu hardware é parecido com o seu e não deu problemas!

Placa mãe - K8V-X - chipsets e som onboard VIA - Rede Marvell
Processador - Athlon 64 2800+
Memória - 1GB DDR 400
Vídeo - Nvidia 6200 256MB da XFX

Espero que corrija seus problemas!

Boa sorte
Abrs.
Junior

Junior,
será que tem alguma diferença em ter instalado o Hardy desde a primeira versão beta (o seu caso) ter instalado através da versão  RC, que é o caso do Advogama?
Será que instalando pela última versão beta e fazendo as atualizações, o Advogama pode ter mais sucesso do que instalando o RC?
Tenho notado que as reclamações começaram a vir junto com a versão RC. Talvez o problema pode ser nele, não?

Offline advogama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 181
    • Ver perfil
Re: Versão de testes Hardy Heron 8.04 RELEASE CANDIDATE
« Resposta #248 Online: 21 de Abril de 2008, 12:15 »
Vcs estão iniciando o sistema com o compiz ativado?
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.


Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: Versão de testes Hardy Heron 8.04 RELEASE CANDIDATE
« Resposta #249 Online: 21 de Abril de 2008, 12:18 »
Como o compiz pra meu uso é mais perfumaria, deixo desativado. Mesmo assim, após instalação testei e estava funcionando.

Junior

Offline advogama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 181
    • Ver perfil
Re: Versão de testes Hardy Heron 8.04 RELEASE CANDIDATE
« Resposta #250 Online: 21 de Abril de 2008, 12:35 »
Como o compiz pra meu uso é mais perfumaria, deixo desativado. Mesmo assim, após instalação testei e estava funcionando.

Junior

Eu também costumo deixar desativado, mas desta vez me esqueci, até por que deixar ativado não causava problemas no Gutsy.

Eu gostaria de saber se deixando ativado ele reiniciaria normalmente?

alguem sabe como desativar entrando no modo de segurança? para que eu tente reiniciar o gnome sem ele?
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.


Offline BlackMoon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Versão de testes Hardy Heron 8.04 BETA
« Resposta #251 Online: 21 de Abril de 2008, 12:36 »
Obrigado tfmoraes e BlackMoon pelo esclarecimento, mas ainda continuo confuso, eu desabilitei o Network Manager pra inciar junto com o GNOME, pois não o utilizo para nada, daí eu fui em Menu > Ferramentas do Sistema > Network Manager e aparece um ícone na Área de Notificação mas não vi nada pra configurar, como devo proceder? Nunca mexi com Rede no Linux :-[ que vergonha...

Isso não é vergonha, eu também não entendo nada de um monte de coisa no Linux!  :D

Mas vamos por partes.

Qual o seu tipo de conexão com a internet?

Eu configurei o meu modem ADSL para modo Router, daí o Ubuntu configura tudo via DHCP, então não acontece esse problema do Firefox comigo.

Valeu :)
Eu utilizo um Modem Wireless vivo zap™ USB, eu só o conecto na porta USB, carrego o módulo usbserial no kernel, configuro o KPPP (Na primeira conexão) e conecto.
Acho que faço algo parecido com meu D-Link 210 USB. Carrego no kernel e executo o comando para conectá-lo, o Network Manager não interfere em nada. Não estou em casa agora, mas dê dois cliques sobre Conexão com Fios (ou algo parecido), na janela do Network Manager, e mude o modo de conexão para DHCP.

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Versão de testes Hardy Heron 8.04 RELEASE CANDIDATE
« Resposta #252 Online: 21 de Abril de 2008, 14:05 »
Acho que deviam esperar mais 3 dias e entao aí começar a relatar os erros aqui no forum
eu tambem tenho alguns erro:
placatv, o driver xv e mais que agora não me lembro
mas só vou começar xingando a cabeça do pessoal do forum quando sair a versão final
Não apanhei o inicio do gutsy mas tenho o Hardy à 1 mês e ainda não tive problemas muito graves e acho que todos os problemas que tenho agora é culpa da ATI e dos seus péssimos drivers, fico esperando mais 3 dias pelo novo ubuntu e mais 3 meses para um novo computador com placa NVIDIA (não caio no mesmo erro 2 vezes)

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Versão de testes Hardy Heron 8.04 RELEASE CANDIDATE
« Resposta #253 Online: 21 de Abril de 2008, 14:15 »
Acho que deviam esperar mais 3 dias e entao aí começar a relatar os erros aqui no forum
eu tambem tenho alguns erro:
placatv, o driver xv e mais que agora não me lembro
mas só vou começar xingando a cabeça do pessoal do forum quando sair a versão final
Não apanhei o inicio do gutsy mas tenho o Hardy à 1 mês e ainda não tive problemas muito graves e acho que todos os problemas que tenho agora é culpa da ATI e dos seus péssimos drivers, fico esperando mais 3 dias pelo novo ubuntu e mais 3 meses para um novo computador com placa NVIDIA (não caio no mesmo erro 2 vezes)

Kakita,
As versões betas servem justamente pro pessoal discutir os problemas pra deixar tudo ok na versão oficial, não?

Quanto ao seu problema da ATI, eu tava vendo num site de softwares (www.softpedia.com) que saiu uma versão mais nova para os drivers ATI. Como eu tenho Nvidia, não consegui testar.
Segue o link e espero que ajude!
http://linux.softpedia.com/get/System/Hardware/ATI-Radeon-Linux-Display-Drivers-6719.shtml
Abraços

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Versão de testes Hardy Heron 8.04 BETA
« Resposta #254 Online: 21 de Abril de 2008, 14:20 »
Obrigado tfmoraes e BlackMoon pelo esclarecimento, mas ainda continuo confuso, eu desabilitei o Network Manager pra inciar junto com o GNOME, pois não o utilizo para nada, daí eu fui em Menu > Ferramentas do Sistema > Network Manager e aparece um ícone na Área de Notificação mas não vi nada pra configurar, como devo proceder? Nunca mexi com Rede no Linux :-[ que vergonha...

Isso não é vergonha, eu também não entendo nada de um monte de coisa no Linux!  :D

Mas vamos por partes.

Qual o seu tipo de conexão com a internet?

Eu configurei o meu modem ADSL para modo Router, daí o Ubuntu configura tudo via DHCP, então não acontece esse problema do Firefox comigo.

Valeu :)
Eu utilizo um Modem Wireless vivo zap™ USB, eu só o conecto na porta USB, carrego o módulo usbserial no kernel, configuro o KPPP (Na primeira conexão) e conecto.
Acho que faço algo parecido com meu D-Link 210 USB. Carrego no kernel e executo o comando para conectá-lo, o Network Manager não interfere em nada. Não estou em casa agora, mas dê dois cliques sobre Conexão com Fios (ou algo parecido), na janela do Network Manager, e mude o modo de conexão para DHCP.

Que janela? Não aperece nenhuma janela, só um ícone na Área de Notificação, onde tenho que ir?