Autor Tópico: como instalar driver do modem a partir do cd ? me ajudem por favor?(resolvido)  (Lida 61877 vezes)

Offline ale_xt2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Ola pessoal sou novo no mundo linux tenho  ubuntu 7.10   e estou quebrando a cabeça , precisva de alguma dica de como eu instalo programas ,drivers ,etc... Nao sei aonde devo ir , o que digitar e etc...Estava com modem sm56 motorola não consegui instalar e acabei comprando outro modem :Mod.SMARTLINK SL2801 Braview ele tem o driver para linux ,so que ai que esta o problema nao sei fazer o procedimento para a instalação desse driver ......
Se alguem puder me ajudar eu agradeco de coracao ,estou me esforcando o maximo pessoal ,mais eu ainda chego la...


  Ale_xt2@hotmail.com
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2008, 18:26 por ale_xt2 »

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: como instalar driver do modem a partir do cd ?? ME AJUDEM POR FAVOR???
« Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2008, 19:42 »
Ola pessoal sou novo no mundo linux tenho  ubuntu 7.10   e estou quebrando a cabeça , precisva de alguma dica de como eu instalo programas ,drivers ,etc... Nao sei aonde devo ir , o que digitar e etc...Estava com modem sm56 motorola não consegui instalar e acabei comprando outro modem :Mod.SMARTLINK SL2801 Braview ele tem o driver para linux ,so que ai que esta o problema nao sei fazer o procedimento para a instalação desse driver ......
Se alguem puder me ajudar eu agradeco de coracao ,estou me esforcando o maximo pessoal ,mais eu ainda chego la...


  Ale_xt2@hotmail.com

Para começar edite seu Assunto e coloque tudo em letras minúsculas.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline ale_xt2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re: como instalar driver do modem a partir do cd ?? ME AJUDEM POR FAVOR???
« Resposta #2 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 13:53 »
nao entendi nada csat o que vc quis dizer ???????

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: como instalar driver do modem a partir do cd ?? ME AJUDEM POR FAVOR???
« Resposta #3 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 14:10 »
nao entendi nada csat o que vc quis dizer ???????

LETRA MAIÚSCULAS SÃO DESSE TIPO.
letras minúsculas são desse tipo.

Os assuntos não podem ser escritos em letras maiúsculas.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline ale_xt2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re: como instalar driver do modem a partir do cd ?? ME AJUDEM POR FAVOR???
« Resposta #4 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 10:34 »
ola pessoal sou novo no mundo linux tenho  ubuntu 7.10   e estou quebrando a cabeça , precisava de alguma dica de como eu instalo programas ,drivers ,etc... Nao sei aonde devo ir , o que digitar e etc...estava com modem sm56 motorola não consegui instalar e acabei comprando outro modem :Mod.SMARTLINK SL2801 Braview ele tem o driver para linux ,so que ai que esta o problema nao sei fazer o procedimento para a instalação desse driver ......
se alguem puder me ajudar eu agradeco de coracao ,estou me esforcando o maximo pessoal ,mais eu ainda chego la...


alarcon

  • Visitante
Re: como instalar driver do modem a partir do cd ?? ME AJUDEM POR FAVOR???
« Resposta #5 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 10:46 »
ola pessoal sou novo no mundo linux tenho  ubuntu 7.10   e estou quebrando a cabeça , precisava de alguma dica de como eu instalo programas ,drivers ,etc... Nao sei aonde devo ir , o que digitar e etc...estava com modem sm56 motorola não consegui instalar e acabei comprando outro modem :Mod.SMARTLINK SL2801 Braview ele tem o driver para linux ,so que ai que esta o problema nao sei fazer o procedimento para a instalação desse driver ......
se alguem puder me ajudar eu agradeco de coracao ,estou me esforcando o maximo pessoal ,mais eu ainda chego la...



Bom pelo seu título: "como instalar driver do modem a partir do cd ?? ME AJUDEM POR FAVOR??? " imaginava que você estava querendo habilitar seu modem atráves do CD (liveCD) do Ubuntu, ou seja, que não tinha instalado o Ubuntu e apenas rodava ele direto do LiveCD e estava querendo ativar seu modem para acessar a internet.

Agora se você está se referindo ao driver que veio com seu modem e que está num Cd é outra coisa.

Já havia lhe respondido no tópico que você criou falando do motorola sm56, mas pelo que vejo você não deu atenção, pois não escreveu nada lá. Se tivesse observado o que falei talvez não tenha sido necessário comprar outro modem, por que o motorola sm56 já teria suporte no linux se fosse o de ID 1057:3052

Para não ser repetitivo vou colocar o lik de onde já havia falado para você:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,31213.msg184048.html#msg184048

Observação: No título do tópicos que o usuário abre não é permitido escrever tais expressões: ME AJUDEM POR FAVOR e etc. Leia as regras de uso do fórum que você vai entende o por quê disso.

Offline ale_xt2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re: como instalar driver do modem a partir do cd ?? me ajudem por favor???
« Resposta #6 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 11:45 »
alarcon me desculpe ,dei sim atenção ao seu topico baixei os drivers , so que nao tenho a minima ideia de como executalos para eu poder instalar os drivers ,,, sou novo por isso estou dando trabalho a vcs... no windows e diferente vc instala os drivers executando-os  mais no linux nao sei como executalos gostei do ubuntu achei mais interesante que o windows so quero poder acessar a net com ele ...... e tem outra duvida quando conseguir instalar o modem como faço para discar para me conectar ????
vc dever estar pensando mais ki cara burro!!!  alarcon quero aprender a mexer no linux sou persistente e vou conseguir ,se puder me explica ai como executo os programas ....
valeu pela atenção  !!!

T +

alarcon

  • Visitante
Re: como instalar driver do modem a partir do cd ?? me ajudem por favor???
« Resposta #7 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 12:20 »
alarcon me desculpe ,dei sim atenção ao seu topico baixei os drivers , so que nao tenho a minima ideia de como executalos para eu poder instalar os drivers ,,, sou novo por isso estou dando trabalho a vcs... no windows e diferente vc instala os drivers executando-os  mais no linux nao sei como executalos gostei do ubuntu achei mais interesante que o windows so quero poder acessar a net com ele ...... e tem outra duvida quando conseguir instalar o modem como faço para discar para me conectar ????
vc dever estar pensando mais ki cara burro!!!  alarcon quero aprender a mexer no linux sou persistente e vou conseguir ,se puder me explica ai como executo os programas ....
valeu pela atenção  !!!

T +

Primeiramente estou assumindo que você tem o Ubuntu 7.10 Gutsy instalado no seu HD.

Por favor baixe o pacote modem-arquivos-v22.tar.gz  que é o mais novo pacote que fiz, deste link aqui:

http://prdownloads.sourceforge.net/projeto-messias/modem-arquivos-v22.tar.gz?download

Coloque-o numa pasta do seu windows de fácil acesso.

Agora vá para o Ubuntu, quando entrar nele provavelmente tem um ícone de um HD no seu desktop representativo de sua partição windows, clique nele duas vezes para abrir o nautilus ( equivalente ao gerenciador de arquivos windows explorer do windows) e procure a pasta onde você salvou o pacote modem-arquivos-v22.tar.gz. Encontrado o arquivo clique com o botão direito sobre ele e no menu que aparece escolha copiar. Agora vá na barra de tarefas superior do Ubuntu e clique no menu Locais > Pasta pessoal, vai ser aberta o nautilus novamente só que já na sua pasta de usuário dentro da pasta home, clique com o botão direito do mouse num local vazio na direita nesta janela do nautilus e escolha a opção colar.

Agora clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo modem-arquivos-v22.tar.gz e escolha a opção extrair aqui, ele vai descompactar o pacote gerando uma pasta chamada de modem-arquivos-v22, agora é só entrar nela e clicar duas vezes sobre o guia_instalação.pdf para saber como usar o pacote que fiz e também sobre o arquivo Leia-me.


Resumindo o processo de instalação é o seguinte:

- coloque o Cd do Ubuntu no driver
- abra um terminal ( barra de tarefas superior, menu Aplicações > Acessórios > Terminal)
- digite:

sudo su                                                [ tecle enter ]

OBS: vai ser pedido uma senha, é a mesma que você digita ao entrar no Ubuntu

cd modem-arquivos-v22                       [ tecle enter ]

chmod +x install-modem_Gnome          [ tecle enter ]

./install-modem_Gnome                       [ tecle enter ]

observe que no último comando tem um sinal de ponto "." e uma barra inclinada "/" ante do nome do executável de instalação (script de instalação) install-modem_Gnome ok.

será mostrado no teminal a seguinte informação:

Citar
Usando ponto de montagem de CD-ROm /cdrom/
Desmontando CD-ROM
Aguardando por disco ...
Por favor, insira um Disco no leitor e pressione enter


Com o CD do Ubuntu na bandeja basta teclar ENTER como diz a informação.

O resto é só ir respondendo ao que for perguntado a você.

Chamo atenção para duas coisa, quando o instalador perguntar sobre o nome do usuário corrente digite o mesmo nome que você digita para entrar no Ubuntu. Quando perguntar o nome de acesso do provedor, digite ele de forma completa ( com o @ e domínio), ou seja, fulano@provedor.com.br e não só o nome fulano, como fazemos no windows e seus discadores de provedores.

Bom é isso, acho que mais claro eu não posso ser, mas não deixe de ler o guia_instalação.pdf que dá instruções também para os problemas mais comuns encontrados.
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2008, 12:32 por alarcon »

Offline Jimi Hendrix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Voodoo Child ( Slight Return )
    • Ver perfil
Re: como instalar driver do modem a partir do cd ?? me ajudem por favor???
« Resposta #8 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 12:33 »
Meu peixe, tem um tutorial passo a passo aqui que qualquer pessoa vai conseguir instalar este modem, o link é: http://www.biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?t=3418&highlight=modem+smartlink

Cara, qualquer coisa pergunte para o Alarcon, ele é mestre nisso, mas o link tá passo a passo, é só ler e instalar, mas instale o pacote do Alarcon que tem o Gnome-PPP para você configurar...
Are You Experienced?

Avatar removido pela equipe do fórum

Offline ale_xt2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re: como instalar driver do modem a partir do cd ?? me ajudem por favor???
« Resposta #9 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 18:59 »
valeu pela dica daqui a pouco vou no ubuntu e mais tarde deixo a resposta ,baixei o pacote vou seguir o tuto depois eu falo ...alarcon/Jimi Hendrix valeu pelas dicas ..
hoje eu consigo !!!

haa ja ia esquecendo o ubuntu esta no hd instalado    xp/ubuntu 7.10
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2008, 19:02 por ale_xt2 »

Offline ale_xt2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re: como instalar driver do modem a partir do cd ?? me ajudem por favor???
« Resposta #10 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 15:59 »
bom boa tarde a todos primeiramente......
alarcon fiz todo o procedimento descrito no tuto,configurei e instalei o modem ,so que a um poblema?
quando vou no gnome ppp ,detectar modem na primeira tentativa ele detecta ai vou em conectar,aparece uma tela assim(dialing + xxx-xxxx) ai o tempo expira e nao conecta,depois vou em detectar novamente o modem e aparece isso (no modem was found on yor system) e nao consigo me conectar !!
estou com 2 modens o(sm56 data fax modem- motorola) e o (pci soft v92 modem smartlink da braview) que é compativel com linux cujo tal tenho o cd com driver para linux mais nao sei instalar esse driver ?
peguei as identificações no geren. de dispositivos do ubuntu!
motorola :(04:03.0 modem:motorola sm56 data fax modem(rev 04)
braview : (04:04.0 communication controler conexant unknown device 2f50(rev 01)
desliguei a portadora e  nao consigo..nao sei se o driver que me passou e compativel...
da uma olhada depois vc me fala ...
vou dar mais uma olhada no forun pra ver se acho algo relativo mais mesmo assim obrigado..

alarcon

  • Visitante
Re: como instalar driver do modem a partir do cd ?? me ajudem por favor???
« Resposta #11 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 16:31 »
bom boa tarde a todos primeiramente......
alarcon fiz todo o procedimento descrito no tuto,configurei e instalei o modem ,so que a um poblema?
quando vou no gnome ppp ,detectar modem na primeira tentativa ele detecta ai vou em conectar,aparece uma tela assim(dialing + xxx-xxxx) ai o tempo expira e nao conecta,depois vou em detectar novamente o modem e aparece isso (no modem was found on yor system) e nao consigo me conectar !!
estou com 2 modens o(sm56 data fax modem- motorola) e o (pci soft v92 modem smartlink da braview) que é compativel com linux cujo tal tenho o cd com driver para linux mais nao sei instalar esse driver ?
peguei as identificações no geren. de dispositivos do ubuntu!
motorola :(04:03.0 modem:motorola sm56 data fax modem(rev 04)
braview : (04:04.0 communication controler conexant unknown device 2f50(rev 01)
desliguei a portadora e  nao consigo..nao sei se o driver que me passou e compativel...
da uma olhada depois vc me fala ...
vou dar mais uma olhada no forun pra ver se acho algo relativo mais mesmo assim obrigado..

Olha só o gnome-ppp tem um bug que o pessoal que usou o meu pacote falou que era de ficar com uma janela dizendo Conectando... eternamente, mais se abrisse o navegar e colocassem um endereço lá ele navegava tranqüilamente. Neste último pacote que fiz coloquei um pacote .deb de correção do discador gnome-ppp mais não testei se funcionava realmente porque não uso conexão discada e não tenho como testar. Veja se não é isso que ocorre com você, ou seja, tente usar o navegador para ver se abre algo.

Se continuar sem navegar abra um terminal ( menu Aplicações > Acessórios > Terminal) e digite estes 4 comandos aqui:

lspci

lspci -n

dmesg | grep slamr

ps -aux | grep slmodemd

lsmod

cole aqui os resultados.

Outra coisa que você pode tentar é pelo terminal digitar:

sudo gnome-ppp

e tentar a conexão, se a mesma se estabelecer é por que você deve estar com algum problema de permissões.

Qual é o provedor de acesso que você usa?


Em todo caso, você pode tentar usar o pacote que fiz anterior ao último cujo nome é modem-arquivos-v21.tar.gz (o último é modem-arquivos-v22.tar.gz), pois pode ser que o driver Smartlink usado neste ultimo pacote esteja com algum problema, mas só faça esta tentativa caso tudo mais acima falhe ou não tnha mais nada a lhe dizer.

Espero os resultados dos comandos pedidos.


OBS: Caso os dois modems estejam instalados é melhor você retirar o da Conexant e deixar só o da motorola para tentar usar o pacote que fiz, pois se realmente o segundo for um Conexant você terá de usar o driver Conexant e não o meu pacote, mas para saber preciso das informações pedidas logo acima.
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2008, 17:08 por alarcon »

Offline ale_xt2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re: como instalar driver do modem a partir do cd ?? me ajudem por favor???
« Resposta #12 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 17:55 »
alarcon tenho outro linux e nao sei qual?  vc poderia ver se sabe qual é e me falar..
o modelo é :
slackware v.12.0
linux kernel 2.6.21.5


comprei de um cara aqui em americana e ele deisse que era a versao do linux com servidor eu nao sei..
se vc souber me fala qual e aversao??

vou tentar de novo la depois ti falo ..
valeu T+

alarcon

  • Visitante
Re: como instalar driver do modem a partir do cd ?? me ajudem por favor???
« Resposta #13 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 17:59 »
alarcon tenho outro linux e nao sei qual?  vc poderia ver se sabe qual é e me falar..
o modelo é :
slackware v.12.0
linux kernel 2.6.21.5


comprei de um cara aqui em americana e ele deisse que era a versao do linux com servidor eu nao sei..
se vc souber me fala qual e aversao??

vou tentar de novo la depois ti falo ..
valeu T+

Não entendi nada ???

O que eu te perguntei foi sobre os modems, as marcas deles e não sobre as distribuições linux.

O que eu te aconselho é antes de usar o meu pacote deixar no seu PC somente um dos modems e para saber qual deixar, preciso das informações comentadas acima.

Outra coisa você fala que o modem que comprou tem um driver de instalação em um CD, você poderia me fornecer o nome dele (do driver de instalação que está no CD)?
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2008, 18:03 por alarcon »

Offline ale_xt2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re: como instalar driver do modem a partir do cd ?? me ajudem por favor???
« Resposta #14 Online: 04 de Fevereiro de 2008, 18:11 »
alarcon,estou usando no xp o da braview smartilink, e tem o da motorola sm56 que esta desativado no xp no qual estou querendo usar no linux...
o modelo do da motorola e sm56 motorola e o outro é  braview com driver smart link 2801..
no cd do da braview tem a pasta linux: (hsfmodem-7.60.00.00oem)-( hsfmodem-7.60.00.00oem-1.i386.rpm)-(hsfmodem-7.60.00.00oem.tar)
meu provedor e itelefonica ilimitada ja tenho o numero certo para conexao
achoi qui e isso ..