Autor Tópico: Polícia Francesa tem planos para o Ubuntu  (Lida 5318 vezes)

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Polícia Francesa tem planos para o Ubuntu
« Online: 31 de Janeiro de 2008, 08:19 »
Citar
Vive la Ubuntu libre!

O Linux em desktops pode estar avançando lentamente no Estados Unidos, mas a história é completamente diferente na Europa. Hoje, 30 de Janeiro, Chris Kenyon, diretor de desenvolvimento de negócios da Caninical, anuncia no blog da Canonical que a “Gendarmerie Nationale (força policial nacional Francesa) anunciou a migração de mais de 70.000 computadores para Ubuntu nos próximos 3 anos.Esse movimento é parte da progressão constante que a Gendarmerie Nationale vem fazendo do software proprietário para o software livre.

A Gendarmerie, que se equivale ao FBI americano, já mudou do Internet Explorar e Microsoft Office para o Firefox e OPenOffice.

Os computadores daGendarmerie atualmente rodam Windows XP. O governo Francês, no entanto, decidiu que o Linux, antes mesmo que o Vista, é o caminho mais confortável para um upgrade. A Assembléia Nacional da França já está rodando Linux nos desktops.

Fonte: //syph0s

Para mais notícias acompanhem meu blog :) .. merchan básico ;P
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2008, 09:07 por Syph0s »

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Polícia Francesa tem planos para o Ubuntu
« Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2008, 13:11 »
Fantástica notícia!!! O que percebo é que na Europa realmente o papo é outro... será porque? Porque não são povos com uma cultura voltada tão somente para o consumo?
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Polícia Francesa tem planos para o Ubuntu
« Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2008, 13:18 »
Fantástica notícia!!! O que percebo é que na Europa realmente o papo é outro... será porque? Porque não são povos com uma cultura voltada tão somente para o consumo?

Tirou as palavras da minha boca.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline cristianoquaresma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
    • Ver perfil
Re: Polícia Francesa tem planos para o Ubuntu
« Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2008, 16:54 »
Excelente notícia, o que falta para algumas pessoas é só conciência, deveriamos criar um movimento para isso acontecer aqui no Brasil, afinal de contas o dinheiro que congresso e órgãos públicos gastam vem dos impostos que nós pagamos.

Piras

  • Visitante
Re: Polícia Francesa tem planos para o Ubuntu
« Resposta #4 Online: 31 de Janeiro de 2008, 21:08 »
A Gendarmerie National corresponde grosso modo a nossa Polícia Federal. Até 2013 quase todos os seus postos (aproximadamente 70 mil!) estarão equipados com Linux. Segundo o diretor-adjunto da Direção de Segurança Interna da França, Coronel Nicolas Géraud, os motivos pelos quais a gendarmerie decidiu-se pelo Ubuntu são os seguintes:

(1) a maturidade do Linux;
(2) a eficácia do modelo comunitário de desenvolvimento;
(3) respeito pelos padrões que permitem a interoperabilidade;
(4) confiança na tecnologia, assegurada pela sua transparência, e
(5) redução de custos (economia de 20% nas despesas globais com sistemas de informatização), devido a economia obtida na obtenção de aproximadamente 700 mil licenças.

Enfim é isto. Com exceção da nossa TV Cultura ("modelo de televisão pública no Brasil", diz seu slogan), o setor público está migrando em peso para sistemas livres, exatamente pelas mesmas razões agora apontadas pela polícia francesa.

A escolha específica do Ubuntu deveu-se não ao Ubuntu propriamente dito (e nem ao fato deste ser mantido por uma empresa...), mas ao fato de que boa parte dos servidores da gendarmerie já rodam com o Debian. Para o pessoal da gendarmerie, decerto, o Ubuntu deve ter sido considerado "um Debian" especialmente adequado para estações de trabalho.

E o fato da decisão ter sido adotada por um governo conservador revela mais uma vez que o Linux não é uma questão ideológica; ou pelo menos, não é mais um ponto da disputa entre direita e esquerda (e olha que os franceses levam ainda muito a sério a disputa esquerda/direita!).

E, ao contrário de muitos de nossos colegas, a polícia francesa considera que o modèle communautaire du développement Libre est validé, quer dizer, que o modelo comunitário de desenvolvimento foi convalidado pelos órgãos especializados no assunto.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2008, 21:11 por Piras »

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Polícia Francesa tem planos para o Ubuntu
« Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2008, 21:16 »
E o fato da decisão ter sido adotada por um governo conservador revela mais uma vez que o Linux não é uma questão ideológica; ou pelo menos, não é mais um ponto da disputa entre direita e esquerda (e olha que os franceses levam ainda muito a sério a disputa esquerda/direita!).

Nem deve, software livre deve ser tratado como negócio, se atrelar a ele qualquer ideologia que seja, a impressão de negócio vai
pro ralo.

Piras

  • Visitante
Re: Polícia Francesa tem planos para o Ubuntu
« Resposta #6 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 14:53 »
E o fato da decisão ter sido adotada por um governo conservador revela mais uma vez que o Linux não é uma questão ideológica; ou pelo menos, não é mais um ponto da disputa entre direita e esquerda (e olha que os franceses levam ainda muito a sério a disputa esquerda/direita!).

Nem deve, software livre deve ser tratado como negócio, se atrelar a ele qualquer ideologia que seja, a impressão de negócio vai
pro ralo.

Eu não acho! Quando se elogia a liberdade ou a diversidade do mundo Linux nós estamos falando sim de valores ideológicos. Há gente que é por princípio contrária a liberdade e a pluralidade, como você bem sabe. E boa parte dos fundadores do movimento open source e do GNU/Linux dá muito menor importância a questão do negócio do que a constatação de que o monopólio do software é um problema político e cultural. Eles não querem ver todo o gigantesco mundo virtual falando um único "idioma", no caso o idioma Microsoft (poderia ser outro e mesmo assim seria um mal)!

O ruim é ver o software livre sendo tratado como questão partidária, como muitas vezes ocorre no Brasil. Quando o Linux é associado a um partido qualquer, tenta-se tirar proveito eleitoral do sistema, ao mesmo tempo em que os lobbistas aproveitam a repulsa por este ou aquele partido para vender software proprietário. Já vi isto acontecer várias vezes e não gosto.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Polícia Francesa tem planos para o Ubuntu
« Resposta #7 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 15:58 »
A Gendarmerie National corresponde grosso modo a nossa Polícia Federal. Até 2013 quase todos os seus postos (aproximadamente 70 mil!) estarão equipados com Linux. Segundo o diretor-adjunto da Direção de Segurança Interna da França, Coronel Nicolas Géraud, os motivos pelos quais a gendarmerie decidiu-se pelo Ubuntu são os seguintes:

(1) a maturidade do Linux;
(2) a eficácia do modelo comunitário de desenvolvimento;
(3) respeito pelos padrões que permitem a interoperabilidade;
(4) confiança na tecnologia, assegurada pela sua transparência, e
(5) redução de custos (economia de 20% nas despesas globais com sistemas de informatização), devido a economia obtida na obtenção de aproximadamente 700 mil licenças.

Enfim é isto. Com exceção da nossa TV Cultura ("modelo de televisão pública no Brasil", diz seu slogan), o setor público está migrando em peso para sistemas livres, exatamente pelas mesmas razões agora apontadas pela polícia francesa.

A escolha específica do Ubuntu deveu-se não ao Ubuntu propriamente dito (e nem ao fato deste ser mantido por uma empresa...), mas ao fato de que boa parte dos servidores da gendarmerie já rodam com o Debian. Para o pessoal da gendarmerie, decerto, o Ubuntu deve ter sido considerado "um Debian" especialmente adequado para estações de trabalho.

E o fato da decisão ter sido adotada por um governo conservador revela mais uma vez que o Linux não é uma questão ideológica; ou pelo menos, não é mais um ponto da disputa entre direita e esquerda (e olha que os franceses levam ainda muito a sério a disputa esquerda/direita!).

E, ao contrário de muitos de nossos colegas, a polícia francesa considera que o modèle communautaire du développement Libre est validé, quer dizer, que o modelo comunitário de desenvolvimento foi convalidado pelos órgãos especializados no assunto.

Piras, sua análise foi muito boa
Meus parabéns
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Polícia Francesa tem planos para o Ubuntu
« Resposta #8 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 16:20 »
Eu não acho! Quando se elogia a liberdade ou a diversidade do mundo Linux nós estamos falando sim de valores ideológicos. Há gente que é por princípio contrária a liberdade e a pluralidade, como você bem sabe. E boa parte dos fundadores do movimento open source e do GNU/Linux dá muito menor importância a questão do negócio do que a constatação de que o monopólio do software é um problema político e cultural. Eles não querem ver todo o gigantesco mundo virtual falando um único "idioma", no caso o idioma Microsoft (poderia ser outro e mesmo assim seria um mal)!

O ruim é ver o software livre sendo tratado como questão partidária, como muitas vezes ocorre no Brasil. Quando o Linux é associado a um partido qualquer, tenta-se tirar proveito eleitoral do sistema, ao mesmo tempo em que os lobbistas aproveitam a repulsa por este ou aquele partido para vender software proprietário. Já vi isto acontecer várias vezes e não gosto.

ai é que está meu querido.. no brasil (e em muitos outros lugares) se trata como questão partidária por que se atrelou à ele uma ideologia.. o exemplo maior foi a invasão da reitoria da USP no ano que se passou... como se não bastasse depedrar toda a reitoria os caras apagaram todos os dados dos PC para colocar software livre nele.. é sobre isso que eu estou falando.. um grupo não pode se "apoderar" do SF e tentar fincar uma bandeira nele...

O problema é que isso está na raíz.. muita gente não sabe diferenciar Open Source e Free Software... Free Software eu nem discuto.. como o próprio Stallman diz, ele é um movimento ideológico, não tenho mais saco para discutir isso... e Open Source que um movimento tecnológio com conceitos de desenvolvimento, etc... tentar botar essa capa ideológica é o que afasta e atrai muita gente.. a prova disso é o apreço mutuo entre stallman e torvalds..

a prova de que tirar essa capa ideológica funciona é a própria notícia em questão... quem imaginaria que o porco capitalista escravo dos USA de direita Nicolas Sarkozy adotaria Linux em seu governo... ele foi adotado não por que é contra o monopólio ou por que salva as criançinhas na África, mas simplesmente por que é melhor.. é assim que deve ser...
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2008, 16:30 por Syph0s »

Piras

  • Visitante
Re: Polícia Francesa tem planos para o Ubuntu
« Resposta #9 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 17:00 »
quem imaginaria que o porco capitalista escravo dos USA de direita Nicolas Sarkozy adotaria Linux em seu governo...

Eu acompanho diariamente a imprensa francesa e não vejo este tipo de análise primária a respeito do Sarkozy, nem mesmo em jornais de esquerda. Acho que sua visão da esquerda francesa é um pouco extemporânea.

E não vejo nada da clivagem esquerda/direita no tipo de valores ideológicos defendidos pelo movimento Free Software. Liberdade, diversidade e pluralismo podem ser valores de direita e de esquerda, embora muitos direitistas e esquerdistas não admitam isto. Na Polônia, por exemplo, a direita dos irmãos Kazinsky é conservadora, devota, estatista e protecionista. É gente que está disposta até mesmo a restringir a liberdade de mercado se o objetivo for a "manutenção da ordem e dos bons costumes". A direita de Donald Tusk, pelo contrário, defende liberdade de mercado, liberdade pessoal, separação entre Igreja e Estado e abertura para o mundo. Este tipo de divisão sempre existiu na direita européia.

Há muita gente na direita que não se opõe a qualquer tipo de monopólio, seja público ou privado. Se a Microsoft ajudá-los a reprimir a os "maus costumes" e constranger seus adversários, eles não terão o menor problema em admitir o seu domínio do mercado. O mesmo acontece com os "comunistas chineses", que tem na Microsoft uma boa amiga. Por esta razão, acho muito importante o discurso político do Stallman contra o monopólio. Dizer que o Linux é melhor é dizer só metade da verdade. Eventualmente, ele poderá até mesmo ser pior que um sistema proprietário qualquer. O que não se pode permitir é que o mundo virtual seja dominado por uma ou duas empresas, pois isto seria um mal em si mesmo. Se o Linux consegue ser melhor, na minha opinião, ele deve muito disto à licença GPL e ao modelo comunitário de desenvolvimento convalidado agora pelos franceses. E tanto um quanto o outro não são apenas vitórias técnicas, são também sucessos políticos, político no sentido mais nobre do termo.

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Polícia Francesa tem planos para o Ubuntu
« Resposta #10 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 17:25 »
quem imaginaria que o porco capitalista escravo dos USA de direita Nicolas Sarkozy adotaria Linux em seu governo...
Eu acompanho diariamente a imprensa francesa e não vejo este tipo de análise primária a respeito do Sarkozy, nem mesmo em jornais de esquerda. Acho que sua visão da esquerda francesa é um pouco extemporânea.

foi uma ironia.. ainda não inventaram tecnologia suficiente para se captar ironia via internet.. uheuehu

Piras

  • Visitante
Re: Polícia Francesa tem planos para o Ubuntu
« Resposta #11 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 01:34 »
quem imaginaria que o porco capitalista escravo dos USA de direita Nicolas Sarkozy adotaria Linux em seu governo...
Eu acompanho diariamente a imprensa francesa e não vejo este tipo de análise primária a respeito do Sarkozy, nem mesmo em jornais de esquerda. Acho que sua visão da esquerda francesa é um pouco extemporânea.

foi uma ironia.. ainda não inventaram tecnologia suficiente para se captar ironia via internet.. uheuehu


Pois é, mas até ironia precisa ser mais contemporânea. E logo o Sarkozy, que oferece até a Carla Bruni como fonte de inspiração... Mas veja você a ironia, na França o governo é tão dirigista que quer oferecer até mesmo o tema para as borracharias...