Autor Tópico: Wal-Mart - O PC de Baixo Custo - gOS que nada é Ubuntu!  (Lida 1272 vezes)

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Wal-Mart - O PC de Baixo Custo - gOS que nada é Ubuntu!
« Online: 28 de Janeiro de 2008, 18:21 »
Wal-Mart - O PC de Baixo Custo
por Fábio Filho - http://fabiofilho.wordpress.com/2008/01/28/wal-mart-o-pc-de-baixo-custo/

Tenho ouvido inúmeros comentários relativos ao “PC de baixo custo” que a rede Wal-Mart está vendendo nos Estado Unidos, com nível de popularidade altíssimo, e que anda esvaziando os estoques do varejista.

Muitos falando que o custo para o consumidor é abaixo de U$100, outros dizendo que o equipamento não vem com Sistema operacional, e outros que são máquinas da “GOOGLE” revendidas pela empresa.

Gostaria de desmistificar este produto , e poder esclarecer alguns fatores os quais devem ser relevados por usuários/consumidores e fabricantes ao analisar o produto como uma oportunidade.



Primeiro, o fabricante do equipamento em questão ( Imagem acima) é a Everex, e não a Google.

A máquina está a venda nas lojas do Wal-Mart nos EUA por U$198, e não menos de U$100. Como vemos na imagem, ela vem com auto-falantes, mouse, teclado e, de fábrica, suporte 24×7.

O sistema operacional da mesma é o gOS, uma versão do Ubuntu 7.10. Apesar de muitos alegarem que gOS significa “Google Operating System”, o fato é que o sistema operacional não se refere a Google, apesar de sua interface e ferramentais embutidos redirecionarem ( especialmente através da suntuosa e gigantesca barra de busca GOOGLE no centro da tela) os usuários aos produtos da empresa como GMAIL, Google Docs entre outros.

Apesar de ninguém conhecer o Sistema Operacional, muito menos reconhecer que baseia-se no Ubuntu, o fato é que o nível de popularidade do GPC ( como tem sido chamado ) é enorme. Pergunto, por que?

Respondo: Pelo preço do pacote! Em uma pesquisa feita localmente pode-se averiguar que , no varejo, o atrativo foi o preço. Na minha percepção, gOS foi algo literalmente elaborado para endereçar o consumidor leigo no Varejo, visando ofertar algo de fácil interação e utilização ( por isso baseado no Ubuntu) e, claramente, não interferir no preço final do produto.

Alguns fatores , entretanto, devem ser considerados aqui em uma análise efetiva de mercado:

o UBUNTU está se tornando uma efetiva opção para ofertas a um mercado de massa.
empresas/corporações não estão tirando proveito da oportunidade de massificar a utilização de um sistema operacional gratuito e útil, podendo gerar renda no ponto de venda
Quanto ao gOS,será que estão usando? De onde vem a manutenção???

Sinceramente, vai virar Ubuntu!!! Vamos esperar!
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2008, 18:23 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.