Autor Tópico: Faltou energia e depois que o sistema voltou usei o e2fsck e meu ubuntu parou!  (Lida 5393 vezes)

Offline leandro.miranda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
  • Vivendo, Aprendendo e Repassando!
    • Ver perfil
Pessoal,


usei como root #:e2fsck /dev/hda1
e2fsck /dev/hda2
e2fsck /dev/hda3
e2fsck /dev/hda4

em todas as minhas partições.....

ai reiniciei o meu pc, o ubuntu nao inicializa mais... o pior que tudo meu esta la dentro... e-mails, planilias etc..... só usei este comando pq li que ele era q nem o scandisk do windows.

Aparece a tela do grub eu escolho ubuntu ai ele mostra umas 4 linhas e depois para.
Obrigado,

Ass. Leandro Miranda

alarcon

  • Visitante
Re: Faltou energia e depois que o sistema voltou usei o e2fsck e meu ubuntu paro
« Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2008, 11:18 »
Pessoal,


usei como root #:e2fsck /dev/hda1
e2fsck /dev/hda2
e2fsck /dev/hda3
e2fsck /dev/hda4

em todas as minhas partições.....

ai reiniciei o meu pc, o ubuntu nao inicializa mais... o pior que tudo meu esta la dentro... e-mails, planilias etc..... só usei este comando pq li que ele era q nem o scandisk do windows.

Aparece a tela do grub eu escolho ubuntu ai ele mostra umas 4 linhas e depois para.

Veja se este link pode lhe ajudar:
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/recuperacao-dados/reparando-particoes.html

Saiba antes qual é o tipo de formatação de sua partição com problemas (ext3, reiserfs e etc)

Darcamo

  • Visitante
Re: Faltou energia e depois que o sistema voltou usei o e2fsck e meu ubuntu paro
« Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2008, 12:37 »
Esse comando serve para corrigir alguns problemas e pode ser entendido como sendo semelhante ao scandisk do windows mesmo, mas ele nunca deve ser usado em partições montadas. Ao menos esse foi um aviso (forte recomendação)  que recebi quando tentei usar ele e a partição ainda estava montada. Como ele pergunta se queria continuar ou não respondi que não e depois usei o comando novamente com a partição desmontada para resolver meu problema.

Offline leandro.miranda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
  • Vivendo, Aprendendo e Repassando!
    • Ver perfil
Re: Faltou energia e depois que o sistema voltou usei o e2fsck e meu ubuntu paro
« Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2008, 09:59 »
Acho que deveria ter uma proteção para isso... eu usei sem saber com a partição montada e com sistema de arquivos ext3 e nao ext2 como o comando... ai deu derma geral no sistema de arquivos... nem executando um disco de emergencia com o fdsk -p /dev/hdaX foi possivel fazer meu sistema voltar... montei um pendrive, copiei meus arquivos pessoais em home e formatei essa derma. Infelizmente não consegui resolver meu problema....

tinha um cara que diz nesse blog que resolveu o problema, mais não consegui fazer o que ele diz ter feito.

http://cinnamonpirate.com/blog/497/

Valew!
Obrigado,

Ass. Leandro Miranda

alarcon

  • Visitante
Re: Faltou energia e depois que o sistema voltou usei o e2fsck e meu ubuntu parou!
« Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2008, 10:50 »
Sinceramente, eu não consigo entender qual é a vantagem de se usar partições ext3 em computadores desktop, pois todos os problemas que tive com falta de energia e este tipo de formatação me trouxeram resultados nada agradáveis. Já a formatação reiserfs sempre foi eficiente para mim inclusive nesta situação de falta de energia.

Os três comandos:

reiserfsck --check /dev/sda6

reiserfsck --fix-fixable /dev/sda6

reiserfsck --rebuild-tree /dev/sda6



sempre me salvaram de situações mais críticas com bastante eficiência.

Penso que formatação ext3 é mais adequada para servidores.

Computadores que ficam ligados o tempo todo ou com nobreak.

Offline Evaristo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Faltou energia e depois que o sistema voltou usei o e2fsck e meu ubuntu parou!
« Resposta #5 Online: 30 de Janeiro de 2008, 14:57 »
alarcon,

li pelo forum que o reiserfs é indicado quando se trabalha com arquivos pequenos. O quê seriam arquivos pequenos: até 20mb??

Abs.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Faltou energia e depois que o sistema voltou usei o e2fsck e meu ubuntu paro
« Resposta #6 Online: 30 de Janeiro de 2008, 16:39 »
Citar
Sinceramente, eu não consigo entender qual é a vantagem de se usar partições ext3 em computadores desktop

Hoje em dia amigo é a falta de atualizações do Reiserfs!!!

Desde que o criador (Reiser) passou a dar mais atenção ao reiser4 e que ele foi preso algumas distribuições nem recomendam mais o uso dele...

http://www.susept.com/forum/viewtopic.php?f=16&t=484&p=4009

O Reiserfs na questão de segurança contra panes é ótima, mas o Ext3 com relatime também é uma boa opção...

Como estou meio ocupado aqui está uma pequena explicação do relatime em inglês

"Filesystem atime

The POSIX standard requires operating systems to: keep track of the last time each file was accessed by an application or the user, and to store this timestamp as part of the filesystem data. This timestamp, called atime. atime, can be useful in finding out which files are never used (to clean up the /tmp directory for example) or to find out if a file has been looked at after it changed (this is sometimes used by email applications to warn about newly received email).


A significant downside to atime, is that every time a file is accessed, the kernel has to write a new timestamp to the disk, at least after a few seconds of activity. These disk writes will keep the disk and the link to the disk busy, and that costs both performance (the disk is prevented from doing something else) and power (with ALPM, the link to the disk needs to be powered back on, and if the disk was in low power mode, it would need to go to full power as well).


You can disable atime entirely using this command:

mount -o remount,noatime   /

Filesystem relatime
Because few programs use atime, disabling it always and for everyone is not very practical. The Linux kernel has a feature called relatime, which is an effective compromise between having some of the information that atime provides, without having the disk time updated every single time.


relatime works by updating the atime field on disk only if the file hasn't been accessed since the last time it was accessed, (to provide the new email detection capability) or when the last access was more than 1 day ago (to help programs and users clean up unused files in the /tmp directory).


A discussion of the relatime option can be found at http://lwn.net/Articles/244829/.


Older version of the mount command do not support relatime, but you can try the following command to see if your mount program and kernel support relatime:

mount -o remount,relatime /"

O problema do linux conforme até o Ingo Molnar reclama é que toda ação que vc faz ele faz uma atualização...

Já com o relatime só o que é atualizado é o que foi acessado, nesse caso a chance de retorno depois de uma pane é maior (além de aumentar a performance de bônus)...

Aqui em casa uso ext3 e muitas vezes falta energia do nada mas sempre retorno sem nenhum dano (isso já aconteceu desde que instalei o kubuntu aqui diversas vezes sendo que das últimas quando usava o relatime nem um verificação de disco que acontece durante o boot no caso de pane aconteceu!!!)

http://kerneltrap.org/node/14148

EDIT 1 - Parece até mentira, mas acabou de faltar luz aqui!!!

Dei o boot e está tudo normal...

EDIT 2 - Perdi uma coisa só o arquivo de salvamento de um jogo... que estava sendo acessado no momento!!!

Hqx (Agora de Férias já que estou satisfeito com o kernel ck1)
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2008, 17:15 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

alarcon

  • Visitante
Re: Faltou energia e depois que o sistema voltou usei o e2fsck e meu ubuntu paro
« Resposta #7 Online: 30 de Janeiro de 2008, 17:46 »
Citar
...
Hoje em dia amigo é a falta de atualizações do Reiserfs!!!

Desde que o criador (Reiser) passou a dar mais atenção ao reiser4 e que ele foi preso algumas distribuições nem recomendam mais o uso dele...

É estou sabendo, mas todas as distros que já usei ou uso (Slackware, Archlinux, Opensuse, Ubuntu e etc) eu procuro ver se tem a opção de formatação reiserfs por que mesmo com todas as notícias sobre o futuro do reiserfs continuo usado esta formatação por ser a que mais me agrada.

O meu cotidiano me mostrou que no momento esta formatação é a melhor, então continuarei com ela até onde for possível, não menosprezando outras que para mim, no caso do ext3, não foi legal usar.

Talvez o assunto do reiserfs X ext3 seja como Gnome X KDE , Ubuntu X outras distros, Firefox X Opera e etc. No final vai mais do gosto pessoal de cada um mesmo. ;D

Com relação ao tamanho de arquivos, pelo menos em tamanhos até 4.7GB transferindo de uma partição Reseirfs para outra partição Reiserfs e de uma partição Reiserfs para ntfs não encontrei nenhum problema até o momento e nem notei ser uma velocidade de transferência lenta, talvez minha tolerância a isso seja grande, não sei dizer. Também nunca comparei (a velocidade de transferência) com partições Ext3.

 

Offline leandro.miranda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
  • Vivendo, Aprendendo e Repassando!
    • Ver perfil
Re: Faltou energia e depois que o sistema voltou usei o e2fsck e meu ubuntu paro
« Resposta #8 Online: 30 de Janeiro de 2008, 20:07 »
Eu pude perceber isso mesmo... tenho outro linux aqui e com e nao deu problema e com o ext3 da pau direto!
Obrigado,

Ass. Leandro Miranda

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Faltou energia e depois que o sistema voltou usei o e2fsck e meu ubuntu paro
« Resposta #9 Online: 31 de Janeiro de 2008, 05:04 »
Citar
É estou sabendo, mas todas as distros que já usei ou uso (Slackware, Archlinux, Opensuse, Ubuntu e etc) eu procuro ver se tem a opção de formatação reiserfs por que mesmo com todas as notícias sobre o futuro do reiserfs continuo usado esta formatação por ser a que mais me agrada.

O meu cotidiano me mostrou que no momento esta formatação é a melhor, então continuarei com ela até onde for possível, não menosprezando outras que para mim, no caso do ext3, não foi legal usar.

O reiserfs é bom dependendo da distro...

No sidux com ext3 é bom e com reiserfs é ótimo

No slack se usar ext3 vai ter inúmeros problemas

No opensuse com ext3 o comportamento do sistema fica estranho depois de um tempo...

Citar
Talvez o assunto do reiserfs X ext3 seja como Gnome X KDE , Ubuntu X outras distros, Firefox X Opera e etc. No final vai mais do gosto pessoal de cada um mesmo. Sem Graça

Acho que depende da distribuição...

O ext3 com relatime ganha segurança e velocidade boa e ficam em um bom nível quando comparadas ao reiserfs.

Sou um usuário de linux há bastante tempo e procurei na maioria das vezes usar o Reiserfs... Mas com esses problemas do criador (Reiser) hoje fico com o pé atrás...

Aliás será que o ubuntu 8.04 suportará o Ext4???

Citar
Com relação ao tamanho de arquivos, pelo menos em tamanhos até 4.7GB transferindo de uma partição Reseirfs para outra partição Reiserfs e de uma partição Reiserfs para ntfs não encontrei nenhum problema até o momento e nem notei ser uma velocidade de transferência lenta, talvez minha tolerância a isso seja grande, não sei dizer. Também nunca comparei (a velocidade de transferência) com partições Ext3.

Se for muuuuuitos arquivos com Ext3 vc percebe a perda de performance dele fora isso os dois ficam "quase" no empate!!!

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Faltou energia e depois que o sistema voltou usei o e2fsck e meu ubuntu paro
« Resposta #10 Online: 31 de Janeiro de 2008, 18:20 »
Pessoal,


usei como root #:e2fsck /dev/hda1
e2fsck /dev/hda2
e2fsck /dev/hda3
e2fsck /dev/hda4

em todas as minhas partições.....

ai reiniciei o meu pc, o ubuntu nao inicializa mais... o pior que tudo meu esta la dentro... e-mails, planilias etc..... só usei este comando pq li que ele era q nem o scandisk do windows.

Aparece a tela do grub eu escolho ubuntu ai ele mostra umas 4 linhas e depois para.

Acho que vi uma postagem sua aqui no forum dizendo ter o CDROM queimado.  Pelo visto, se eu estiver certo, o local da instalação precisa urgente de um no-break bom.
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline leandro.miranda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
  • Vivendo, Aprendendo e Repassando!
    • Ver perfil
Re: Faltou energia e depois que o sistema voltou usei o e2fsck e meu ubuntu paro
« Resposta #11 Online: 06 de Fevereiro de 2008, 10:15 »
Verdade, precisamos de um nobreak aqui urgente, porem estou no meio da amazonia e aqui não é muito facil adquirir como na cidade... Meu CD-ROM realmente esta queimado, porem pelo windows consegui uma IMG de uma distrito USB usei um software no windows pra grava-lo no pendrive.. e depois usei uma dica pra instalar o ubuntu novamente usando o arquivo ISO... deu uns bugs na instalação nao sei pq, mais deu certo e estou eu aqui novamente com meu ubuntu funcionando direitinho...

valew!


Pessoal,


usei como root #:e2fsck /dev/hda1
e2fsck /dev/hda2
e2fsck /dev/hda3
e2fsck /dev/hda4

em todas as minhas partições.....

ai reiniciei o meu pc, o ubuntu nao inicializa mais... o pior que tudo meu esta la dentro... e-mails, planilias etc..... só usei este comando pq li que ele era q nem o scandisk do windows.

Aparece a tela do grub eu escolho ubuntu ai ele mostra umas 4 linhas e depois para.

Acho que vi uma postagem sua aqui no forum dizendo ter o CDROM queimado.  Pelo visto, se eu estiver certo, o local da instalação precisa urgente de um no-break bom.

Obrigado,

Ass. Leandro Miranda