Autor Tópico: apt build - erro kdelibs4c2a  (Lida 2133 vezes)

Offline rafaellcustodio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
apt build - erro kdelibs4c2a
« Online: 24 de Janeiro de 2008, 19:41 »
Fui motivado por esse post do Pai Robinho  ;D

Citar
Olá pessoal, tudo certo?
Visito o forum faz anos, mas hoje resolvi me cadastrar e ajudar no tópico, que me incentivou a buscar a perfomance no Kubuntu...
Usei o Kernel do Hqxriven, que é excelente pra mim! Mas não resolveu totalmente os meus problemas de velocidade...

História: (se quiserem, pule esta parte.)
Estava eu, utilizando o meu Gentoo quando vi um tópico no fórum de como ganhar velocidade com o Kubuntu...
Já que estava cheio de ficar horas e horas pra ter algo pronto no meu sistema, instalei o Kubuntu, só que, a velocidade do Kubuntu é péssima na minha máquina comparado a um sistema otimizado, como Gentoo ou o Arch...
Daí então eu pensei: "Por que não usar pacotes compilados pra minha arquitetura no Kubuntu?"
Foi aí então que me lembrei do apt-build que havia lido no antigo fórum do Kurumin (que nunca fiz funcionar no mesmo o_O)
Instalei-o, compilei o kdelibs4c2a, e o terminal que rolava mais lento que o de um 386 no meu caso (isto que me deixou danado e me levou a me lembrar do apt-build)... Ficou suave e rápido! o_O

Bom moçada, chega de lenga-lenga...

Instalando:
Pelo seu gerenciador do APT (Synaptic, Adept), instale o pacote apt-build, ou...
$ sudo apt-get install apt-build
- No meio da instalação, ele irá perguntar que tipo de otimizações você quer utilizar: Fracas (-O1), Médias (-O2) ou Fortes (-O3)
"Recomendo as médias, pois as fortes deixam quase (ou senão) na mesma velocidade da média, e como se não bastasse, usa mais memória do que a média. O time do Gentoo não recomenda utilizar as Fortes."

- Na segunda pergunta, ele vai te perguntar se quer adicionar o repositório do apt-build no sources.list... É bom dar um sim aqui.

- Depois da pergunta do repositório, vem a de qual arquitetura é o seu processador, que no meu caso era Prescott...

Após a rodada de perguntas, vem o que interessa...

Utilizando e exemplo muito prático:
A compilação que ajuda o KDE ser mais rápido é a do kdelibs4c2a, que é o coração dele...
Todas as aplicações do KDE dependem dela, logo se ela está otimizada, é meio caminho andado...

$ sudo apt-build install kdelibs4c2a
(Se ele acusar erro na hora de instalar o pacote compilado, rode um apt-get com o nome do pacote e instale-o, pois as versões mais novas do apt-get não instalam automaticamente se o repositório não possuir uma chave de autenticação... Mas convenhamos, precisa de chave autenticação pra instalar algo que é do seu próprio repositório?)
$ sudo apt-get install kdelibs4c2a
(dê um sim aqui e pronto)

É só rodar isso e voltar a fazer suas coisas, tomar um café (ou vários), durmir um pouco...
Quando acabar, reinicie o KDE (inclusive o KDM, falando bem... Reinicie o computador!) e sinta a velocidade! o_O
O ganho de velocidade aqui foi incrível, como havia comentado antes... Principalmente nos aplicativos do núcleo do KDE (Konqueror, Konsole, KWin que são as janelas, e por aí vai)

Bom moçada, eras isto...
O guia que me referenciei: http://www.ubuntupt.org/wiki/index.php?title=Apt-build

P.S.: Hqxriven, belo trabalho cara! Parabéns! Continue estudando que essa causa é muito boa!
P.S. 2: Querem criticar algo antes de fazerem, critiquem... O importante pra mim é que tô curtindo as dicas, está funcionando e estou contribuindo com conhecimento igualmente...

Abraços!


to usando um kubuntu based - o big linux
ao usar o apt build o seguinte erro ocorre

Trying reverse patch debian/patches/16_qtmotifplus.diff at level 1 ... 0 ... 2 ... failure.
make: ** [reverse-patches] Erro 1
debuild: fatal error at line 1223:
couldn't exec debian/rules:
Error while building kdelibs4c2a!
Sorry, no package to install.

qualquer ajudinha será bem vinda , abraços  ;)