Autor Tópico: Mandriva 2008,mini resenha  (Lida 3866 vezes)

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Mandriva 2008,mini resenha
« Online: 23 de Janeiro de 2008, 15:46 »
o Mandriva é uma distro voltada para iniciantes e contem poderosas ferramentas gráficas e drivers propietários por padrão.

após muitos meses de lançamento do mandriva 2008 eu resolvi testar,havia baixado o cd no dia do lançamento...

instalação: a instalação é muito simples e objetiva até mais que a do ubuntu porém não se pode modificar várias coisas como por exemplo o nome da máquina.

na instalação se for usado a versão Free ou Powerpack pode-se escolher o ambiente gráfico.

gerenciador de pacotes: o mandriva usa o urpm,pra quem está acostumado com o apt-get é muito ruim e complicado,por padrão vem com poucas sources o que torna dificil a instalação de programas essenciais como o vmware ou até o suporte a arquivos RAR.

sistema de atualizações: é a parte que eu menos gosto no mandriva,se você selecionar todas ele precisa instalar todas,mesmo depois de baixar ele não deixa no cache o que se a internet cair você tem que instalar tudo de novo.

painel de controle: esse é o ponto forte do Mandriva,um painel de controle poderoso com várias funções,desde adicionar sources do urpm até configurar um poderoso firewall e regras de segurança.

estabilidade: ele não é um Debian etch mas da pro gasto,até agora não presenciei nem um crash e não tenho nenhuma atualização feita (internet vive caindo).

kernel: o kernel padrão só suporta 1GB de memória RAM e ja que eu tenho 2GB vou ter que recompilar,fora isso é um kernel poderoso com suporte a muitos hardware o que o deixa meio pesado,com 256 de RAM fica ruim abrir um player de musica e o firefox com 10 abas ao mesmo tempo sem travar.

o kernel reconheceu minha placa de som de 1ª,no ubuntu precisei recompilar o ALSA

ambiente gráfico: o ambiente gráfico é o padrão GNOME a vantagem do GNOME do ubuntu é a caixa de logou/sair mais elaborada e objetiva.

além disso a equipe do mandriva mudou a organização do menu.

clientes de e-mail , rss , navegadores , VNC , OpenOffice COMPLETO com dicionario em várias limguas , programa de assistir tv , editor de videos , documentação , etc.

o utilitario de internet é muito bom,se você quiser reiniciar a internet no ubuntu tem que ir na linha de comando:

Código: [Selecionar]
/etc/init.d/network restart
no Mandriva é 1 click em cima do nome de seu dispositivo.

enfim se você quiser se aventurar em mudar de distro vale muito a pena o mandriva o unicos pontos ruins são o gerenciador de pacotes + sistema de atualização.

segue uma SS do meu desktop :

[
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2008, 16:08 por -.- »
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Mandriva 2008,mini resenha
« Resposta #1 Online: 23 de Janeiro de 2008, 17:28 »
Citar
gerenciador de pacotes: o mandriva usa o urpm,pra quem está acostumado com o apt-get é muito ruim e complicado,por padrão vem com poucas sources o que torna dificil a instalação de programas essenciais como o vmware ou até o suporte a arquivos RAR.

sistema de atualizações: é a parte que eu menos gosto no mandriva,se você selecionar todas ele precisa instalar todas,mesmo depois de baixar ele não deixa no cache o que se a internet cair você tem que instalar tudo de novo.

Esse acho que é ponto fraco de todas as distribuições não Debian. A dupla Synaptic e APT-GET são simplesmente imbatíveis. O do Mandriva achei legal, mas não os poderes do Synaptic e APT-GET juntos.

Tomara que a iniativa do PackageKit dê certo.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Mandriva 2008,mini resenha
« Resposta #2 Online: 23 de Janeiro de 2008, 23:12 »
tenho muita simpatia pelo mandriva, afinal comecei no velho mandrake 10.1, porém não tenho mais saco de ficar testando distro. a dica é ótima para quem está começando. usem pois só pela credibilidade da mandriva deve um ótimo porduto.. t+

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Mandriva 2008,mini resenha
« Resposta #3 Online: 24 de Janeiro de 2008, 12:12 »
Citar
gerenciador de pacotes: o mandriva usa o urpm,pra quem está acostumado com o apt-get é muito ruim e complicado,por padrão vem com poucas sources o que torna dificil a instalação de programas essenciais como o vmware ou até o suporte a arquivos RAR.

sistema de atualizações: é a parte que eu menos gosto no mandriva,se você selecionar todas ele precisa instalar todas,mesmo depois de baixar ele não deixa no cache o que se a internet cair você tem que instalar tudo de novo.

Esse acho que é ponto fraco de todas as distribuições não Debian. A dupla Synaptic e APT-GET são simplesmente imbatíveis. O do Mandriva achei legal, mas não os poderes do Synaptic e APT-GET juntos.

Tomara que a iniativa do PackageKit dê certo.

Se você quer apenas ter a dupla Synaptic e apt-get juntas (não fazendo questão de ser.deb) pode testar o PCLinuxOS. É uma ótima distro baseada no Mandriva (e supera este em muitas coisas, pelo menos se compararmos a versão 2007 dos dois).
Assinatura removida pela Equipe do Fórum