Autor Tópico: Problemas com firewall (firestarter) no Gutsy  (Lida 2050 vezes)

Offline Nelson Quintanilha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 522
  • "O mundo não deve ter fronteiras, mas horizontes."
    • Ver perfil
Problemas com firewall (firestarter) no Gutsy
« Online: 22 de Janeiro de 2008, 16:36 »
Olá colegas,

Estou usando o Gutsy e Instalo o firestarter na boa, faço as configurações sugeridase pelo Alarcon em http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,28333.msg163972.html#msg163972
Uma única exceção e na configuração de rede onde ele diz para usar ppp0 para ambas opções e no meu não tem essa opção tem somente Dispositivo Ethernet (eth0) e (eth1), onde no meu caso uso a (eth1) para conecção na net.

Após algum tempo ele simplesmente fecha (desaparece o icone do lado do relógio).
Não sei se ele continua ativo apesar de desaparecido, se ele está dando pau ou se é algum bug, tento abri-lo novamente em Sistemas> Preferências> Administração> Firestarter e ele não abre, para que volte a abrir tenho que reiniciar o pc.
Alguém sabe como arrumar isso???
Obrigado.

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: Problemas com firewall (firestarter) no Gutsy
« Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2008, 11:13 »
Estou com o mesmo problema, abro o firestarter e sem mais nem menos o ícone some do painel.
Já fiz uma busca no google e pelo que ví esse problema está ocorrendo com várias pessoas.

Achei isso aqui em: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=210983
Citar
este problema acontece devido ao Network Manager do ubuntu. Creio que não existe resolução ideal para já. Eu deixei igualmente de utilizar a firestarter e ando a construir um script de regras Iptables. E sinceramente acho muito melhor pois dá mais controlo sobre a maquina.

O iptables vem ligado sim, pois faz parte do kernel, mas... nao traz regras nenhumas, o que é praticamente o mesmo como se estivesse desligado. Se bem que em ubuntu não é muito grave...

Aqui vão uns links onde podem aprender a criar regras para iptables de acordo com as vossas necessidades.

Alguém sabe dizer se tem solução ? Ou o que pode estar ocorrendo ?

Abs e muita sorte para nós !
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

alarcon

  • Visitante
Re: Problemas com firewall (firestarter) no Gutsy
« Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2008, 11:32 »
Olá colegas,

Estou usando o Gutsy e Instalo o firestarter na boa, faço as configurações sugeridase pelo Alarcon em http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,28333.msg163972.html#msg163972
Uma única exceção e na configuração de rede onde ele diz para usar ppp0 para ambas opções e no meu não tem essa opção tem somente Dispositivo Ethernet (eth0) e (eth1), onde no meu caso uso a (eth1) para conecção na net.

Após algum tempo ele simplesmente fecha (desaparece o icone do lado do relógio).
Não sei se ele continua ativo apesar de desaparecido, se ele está dando pau ou se é algum bug, tento abri-lo novamente em Sistemas> Preferências> Administração> Firestarter e ele não abre, para que volte a abrir tenho que reiniciar o pc.
Alguém sabe como arrumar isso???
Obrigado.

Isso relatado por você não ocorre aqui comigo, agora já houve, em vezes esporádicas, de ao clicar no ícone do firestarter e fazer alguma alteração e depois clicar no botão fechar dele, não ir para o systray, mas nada que o comando sudo /usr/sbin/firestarter --start-hidden não fizesse ele voltar para o systray.

Com relação ao ppp0 é estranho por que para mim ele aparece.

Este seu PC é ligado em rede com algum outro?


para ver ser o ppp0 aparece tente isso:

Citar
sudo chmod 666 /etc/resolv.conf
sudo cp -f /etc/ppp/resolv.conf /etc/resolv.conf
sudo chmod 666 /etc/resolv.conf
sudo poff -a




sudo ifconfig eth0 0.0.0.0

sudo pon




sudo route add default ppp0

e depois veja se no seu firestarter aparece a opção do ppp0. Não sei se é necessário reiniciar o PC.

Atenção: Use estes comandos acima por sua conta e risco, pois pode ser que sua conexão com a internet deixe de funcionar.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2008, 11:34 por alarcon »

Offline Nelson Quintanilha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 522
  • "O mundo não deve ter fronteiras, mas horizontes."
    • Ver perfil
Re: Problemas com firewall (firestarter) no Gutsy
« Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2008, 12:08 »
Olá Alarcon,

Meu PC está conectado a Net via Speed e em rede com outro através de um roteador D-link.
Depois de muita pesquisa, observei que isso que está acontecendo comigo no Gutsy é mais comum que se possa imaginar.
O remédio é esse: se eu abri-lo não posso alterar seu tamanho (maximizar) e nem fazer alterações em sua configuração, se eu fizer alguma destas mudanças, tenho que reinicializar o micro.
Talvez, não testei ainda, mas com o comando que você mencionou, sudo /usr/sbin/firestarter --start-hidden ele funcione normalmente. Vou testar na primeira oportunidade.
Obrigado.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2008, 12:10 por Nelson Quintanilha »

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: Problemas com firewall (firestarter) no Gutsy
« Resposta #4 Online: 31 de Janeiro de 2008, 13:55 »
Alarcon,

Essa questão do Firestarter vem ocorrendo a pouco tempo e com frequência. Eu abro ele vou usando o micro e quando reparo ele sumiu...
Fiz o sudo /usr/sbin/firestarter --start-hidden que vc falou e deu a seguinte msg:

Código: [Selecionar]
Try `iptables -h' or 'iptables --help' for more information.
Bad argument `xxx.xxx.xxx.xxx'
Try `iptables -h' or 'iptables --help' for more information.
Bad argument `xxx.xxx.xxx.xxx'
Firewall started

Onde o xxx é o ip do router.
Eu uso Velox com router speedtouch e tenho outro micro com winxp na mesma rede.

Outra coisa que ví com esse comando, ao clicar no ícone do firestarter dá o aviso:
Código: [Selecionar]
** (firestarter:7715): WARNING **: Invalid borders specified for theme pixmap:
        /usr/share/themes/Mac4Lin_GTK_Aqua_v0.3/gtk-2.0/Frame-Gap/frame1.png,
borders don't fit within the image

** (firestarter:7715): WARNING **: Invalid borders specified for theme pixmap:
        /usr/share/themes/Mac4Lin_GTK_Aqua_v0.3/gtk-2.0/Tabs/notebook_top_flat.png,
borders don't fit within the image

** (firestarter:7715): WARNING **: Invalid borders specified for theme pixmap:
        /usr/share/themes/Mac4Lin_GTK_Aqua_v0.3/gtk-2.0/Frame-Gap/frame1.png,
borders don't fit within the image

Será que tem algo a ver com o tema que estou usando ? Porque isso não acontecia antes de configurar este tema...

Abs
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

alarcon

  • Visitante
Re: Problemas com firewall (firestarter) no Gutsy
« Resposta #5 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 10:58 »
Alarcon,

Essa questão do Firestarter vem ocorrendo a pouco tempo e com frequência. Eu abro ele vou usando o micro e quando reparo ele sumiu...
Fiz o sudo /usr/sbin/firestarter --start-hidden que vc falou e deu a seguinte msg:

Código: [Selecionar]
Try `iptables -h' or 'iptables --help' for more information.
Bad argument `xxx.xxx.xxx.xxx'
Try `iptables -h' or 'iptables --help' for more information.
Bad argument `xxx.xxx.xxx.xxx'
Firewall started

Onde o xxx é o ip do router.
Eu uso Velox com router speedtouch e tenho outro micro com winxp na mesma rede.

Outra coisa que ví com esse comando, ao clicar no ícone do firestarter dá o aviso:
Código: [Selecionar]
** (firestarter:7715): WARNING **: Invalid borders specified for theme pixmap:
        /usr/share/themes/Mac4Lin_GTK_Aqua_v0.3/gtk-2.0/Frame-Gap/frame1.png,
borders don't fit within the image

** (firestarter:7715): WARNING **: Invalid borders specified for theme pixmap:
        /usr/share/themes/Mac4Lin_GTK_Aqua_v0.3/gtk-2.0/Tabs/notebook_top_flat.png,
borders don't fit within the image

** (firestarter:7715): WARNING **: Invalid borders specified for theme pixmap:
        /usr/share/themes/Mac4Lin_GTK_Aqua_v0.3/gtk-2.0/Frame-Gap/frame1.png,
borders don't fit within the image

Será que tem algo a ver com o tema que estou usando ? Porque isso não acontecia antes de configurar este tema...

Abs

Pode até ser que sim. Como disse comigo o Firestarter funciona bem, nunca ocorreu dele sumir por vontade própria do systray quando estou usando o PC normalmente. Só sumiu e em poucas ocasiões quando eu mesmo abri a janela principal dele, fiz algumas alterações e cliquei no X do canto supeiror direito e aí ele desaparece. Detalhe este procedimento de clicar no X era para que ele voltasse para o systray como eu configurei no próprio firestarter e não para fechar como ocorreu de maneira esporádica.

Também uso velox aqui, mas somente com um PC conectado a rede e com um modem não roteado.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2008, 11:00 por alarcon »

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: Problemas com firewall (firestarter) no Gutsy
« Resposta #6 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 11:28 »
Alarcon,

Parece que foi o tema mesmo.

Retirei ele do /usr/share/themes/ ontem e até agora o firestarter não fechou mais.
O comando que vc indicou possibilitou ver a msg de erro onde citava o tema que eu estava usando.

Valeu!


Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

Offline Walkir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
  • Se sei, digo que sei. Se não sei, procuro saber^^
    • Ver perfil
    • Blog de Desenhos
Re: Problemas com firewall (firestarter) no Gutsy
« Resposta #7 Online: 16 de MAR?O de 2008, 14:38 »
 Olá.

 Desculpe upar o tópico, mas eu não queria abrir outro tópico sobre o mesmo assunto.

 Tenho dois problemas:

 Este problema do firestarter desaparecer do systray depois de um tempo vem acontecendo comigo também.

 Primeiro: Não é o tema pois não retorna erro e eu uso um dos temas padrões do Ubuntu (aquele azul)...

 Segundo: Eu fiz as configurações para que ele ininciasse junto da máquina como está em um tuto aqui do fórum em duas máquinas mas ele não inincia em nenhuma delas... Tenho de iniciá-lo manualmente.

 Nelson, espero que não se importe de eu ter usado seu tópico^^

 Alguém sabe como resolver estes dois problemas.?

 Quanto ao segundo eu gostaria que ele apenas iniciasse com o sistema mas não quero deixar de colocar senha como está nos tutoriais pois li num tópico que isto estaria desestabilizando o firewall deixando de vez as portas abertas...^^

;)
E eis que bem no fim finalmente haverá o final^^