Autor Tópico: Acordo entre o CEFET-Campos e a SLTI vai qualificar profis. em software livre  (Lida 1074 vezes)

Offline antoniodosantosor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
    • Ver perfil
Acordo entre o CEFET-Campos e a SLTI vai qualificar profissionais em software livre


O Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos, no estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação-SLTI preparam Acordo de Cooperação Técnica para qualificar os estudantes e os professores do CEFET-Campos nas soluções disponibilizadas no Portal do Software Público Brasileiro.

A intenção da unidade de Campos será aplicar as soluções liberadas como software público durante às atividades de ensino da instituição, o que vai ocasionar uma preparação específica de todo meio acadêmico no ambiente de colaboração e compartilhamento do Portal.

O vice-diretor geral, Jefferson Manhães, disse que em seus 98 anos de existência, o CEFET de Campos possui uma forte inserção no contexto regional e que a instituição acompanha as mudanças sociais e econômicas da região, e conjuga o foco local, com os aspectos nacionais, como o exemplo do movimento que vem ocorrendo com o software livre.

Jefferson afirma ainda que, na área de Tecnologia da Informação, as transformações trazidas pelo software livre têm refletido no ambiente da instituição, onde tal tecnologia já é utilizada há mais de dez anos e é tema de pesquisa e desenvolvimento nos últimos seis anos, sempre numa escala crescente de envolvimento institucional.

Com o aumento da demanda por profissionais qualificados em software livre, as possibilidades trazidas pela disponibilização total do código fonte e a oportunidade de parceria com o portal do Software Público,  o CEFET Campos vem se preparando, de maneira inovadora, para se aproximar da iniciativa, em acordo realizado com a gerência de inovações tecnológicas, da SLTI, do Ministério do Planejamento.
Assim, completa Jefferson, as soluções do portal serão trazidas para a sala de aula dos cursos técnicos, tecnológicos, de bacharelado e futuramente de pós-graduação, que poderão desfrutar dessas soluções, enriquecendo o aprendizado e ainda abrindo novas oportunidades de colaboração, inclusive com desenvolvimento de novas funcionalidades para as próprias soluções.

Para o coordenador do Portal do Software Público, Corinto Meffe, a parceria vai possibilitar que os alunos formados pelo CEFET, desde o processo de graduação, se aproximem da lógica da colaboração e do compartilhamento, habilitando assim uma gama de profissionais preparados para  trabalhar com as soluções do portal. Será a formação e qualificação profissional associadas com as demandas da sociedade e a produção colaborativa, afirma Meffe.

O Acordo entre as instituições será fechado neste ano e a troca de documentos já foi iniciada desde o ano passado. Além do envolvimento da instituição no Portal do Software Público, o CEFET Campos pretende também disponibilizar futuramente soluções no Portal.