Autor Tópico: Dica para iniciantes concernente a instalação do Ubuntu, de programas, plugins..  (Lida 9998 vezes)

Offline Mikael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 370
    • Ver perfil
Re: Dica para iniciantes concernente a instalação do Ubuntu, de programas, plugins..
« Resposta #15 Online: 24 de Janeiro de 2010, 21:16 »
Fazer uma instalação limpa deixando a partição home antiga não pode dar alguma incompatibilidade?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Dica para iniciantes concernente a instalação do Ubuntu, de programas, plugins..
« Resposta #16 Online: 24 de Janeiro de 2010, 21:36 »
Fazer uma instalação limpa deixando a partição home antiga não pode dar alguma incompatibilidade?

Pode sim, mas se (tá em destaque porque não acontece sempre, é numa minoria dos casos) é apenas com um, ou outro aplicativo.

E é muito mais fácil acertar isso do que reconfigurar tudo de novo.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Holmes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 255
  • Usuário Linux desde final de 2009.
    • Ver perfil
    • holmeslinux
Re: Dica para iniciantes concernente a instalação do Ubuntu, de programas, plugins..
« Resposta #17 Online: 24 de Janeiro de 2010, 23:42 »
Oi pessoal do forum,

Sou um usuário com pouco conhecimento no Linux, pois sempre usei o bendito Win. Passei a usar o Linux no final de 2008 e começei com Zenwalk, pois o meu humilde note não permitia a instalação do Ubuntu. No começo de 2010 comprei um note legal e instalei o Ubuntu. A crise que eu tinha com o Zen era reinstalar todo o sistema quando saia uma nova versão. Achava muito chato e um desrespeito com o usuário! Pela primeira dica do nosso colega ("...procure não usar o update para atualizar a versão do seu Ubuntu mas sim fazer uma instalação limpa( baixar a iso do ubuntu e gravar num cd).") vou ter que fazer o mesmo, ou seja, instalar o Ubuntu do zero. Diante disto, me pergunto: porque tem o "Gerenciador de Atualizações"?

vlw, Viva 8)
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2010, 00:52 por Viva »
EeePC 1008ha - Chakra Linux (Edn) - KDE 4.7.4 - Kernel 3.1.
- Meu Blog: http://holmeslinux.blogspot.com/
- Fundador do Chakra Brasil: http://chakra-linux.com.br/forum

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Dica para iniciantes concernente a instalação do Ubuntu, de programas, plugins..
« Resposta #18 Online: 25 de Janeiro de 2010, 09:53 »
Vc pode fazer a atualização em cima da anterior, mas como também acontece no Windows, esse tipo de atualização PODE ou não pode funcionar no Linux, programas podem não funcionar mais (basta instalar a versão mais nova depois), até o sistema pode tornar lento no uso. Além disso, pode ser chato reinstalar tudo de novo, programas e configurações, mas é menos chato do que no Windows, uma vez que no Ubuntu praticamente é tudo na base do apt-get ou Synaptic e deixar rolar.
Dou como sugestão que, se vc quer fazer a atualização, crie um live-dvd com o Remastersys com tudo que vc tem na máquina (opção bkp) pra, se der zebra, vc possa reinstalar o sistema anterior sem necessidade de instalar toda a tranqueira de novo...


Oi pessoal do forum,

Sou um usuário com pouco conhecimento no Linux, pois sempre usei o bendito Win. Passei a usar o Linux no final de 2008 e começei com Zenwalk, pois o meu humilde note não permitia a instalação do Ubuntu. No começo de 2010 comprei um note legal e instalei o Ubuntu. A crise que eu tinha com o Zen era reinstalar todo o sistema quando saia uma nova versão. Achava muito chato e um desrespeito com o usuário! Pela primeira dica do nosso colega ("...procure não usar o update para atualizar a versão do seu Ubuntu mas sim fazer uma instalação limpa( baixar a iso do ubuntu e gravar num cd).") vou ter que fazer o mesmo, ou seja, instalar o Ubuntu do zero. Diante disto, me pergunto: porque tem o "Gerenciador de Atualizações"?

vlw, Viva 8)
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Holmes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 255
  • Usuário Linux desde final de 2009.
    • Ver perfil
    • holmeslinux
Re: Dica para iniciantes concernente a instalação do Ubuntu, de programas, plugins..
« Resposta #19 Online: 25 de Janeiro de 2010, 18:30 »
Oi velox256,

Obrigado pelas dicas. Quando instalei o Ubuntu, criei a home em uma outra partição e gostaria de saber se posso manter a partição home e reinstalar o Ubuntu. Ou seja, hoje uso a versão 9.10 e quando sair a 10.04, posso fazer isto. Não vou ter problemas?

vlw, Viva 8)
EeePC 1008ha - Chakra Linux (Edn) - KDE 4.7.4 - Kernel 3.1.
- Meu Blog: http://holmeslinux.blogspot.com/
- Fundador do Chakra Brasil: http://chakra-linux.com.br/forum

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Dica para iniciantes concernente a instalação do Ubuntu, de programas, plugins..
« Resposta #20 Online: 25 de Janeiro de 2010, 21:59 »
Claro que pode.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Mikael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 370
    • Ver perfil
Re: Dica para iniciantes concernente a instalação do Ubuntu, de programas, plugins..
« Resposta #21 Online: 26 de Janeiro de 2010, 13:25 »
Uma dúvida: quando for instalar a nova versão deixando a /home da versão anterior tenho que criar usuários com nomes diferentes dos q já existem na /home ou é justamente o contrario tenho q por os mesmos usuarios? EX:   na    /home tem usuario A (administrador), B e C quando for fazer a instalação tenho q criar D, E e F ou os  msmos A, B e C?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Dica para iniciantes concernente a instalação do Ubuntu, de programas, plugins..
« Resposta #22 Online: 26 de Janeiro de 2010, 13:51 »
Quando você usa ao mesmo tempos distribuições diferentes, ou versões diferentes do Ubuntu (9.10, 8.10, etc) ao mesmo tempo, o ideal é criar usuários diferentes.

Isso ocorre porque os sistemas diferentes (distros ou versões) possuem muitas vezes versões diferentes das mesmas aplicações, o que pode causar incompatibilidades, já que os arquivos de configuração estarão sendo acessados por versões diferentes (Open Office 3.0, Open Office 2.0 e etc).

Já quando esta fazendo a migração (do 9.04 para o 9.10, mesmo que numa instalação limpa) o ideal é manter o mesmo usuário. Assim suas aplicações já estarão com as configurações anteriores.

Pode surgir incompatibilidades? Claro que sim, mas ai é localizado e você pode simplesmente zerar as configurações da aplicação com problemas e reconfigurá-la, mantendo o resto já correto.

Mas qual é a diferença?

Na migração (o segundo caso), os arquivos de configuração (.purple para pidgin, .openoffice.org para o, .opera para Opera e etc) serão acessados por apenas uma versão destas aplicações, enquanto que quando se tem duas distros diferentes cada vez os arquivos serão acessados/alterados de forma diferente, podendo deixar algum lixo (ou mesmo incompatibilidade) nos arquivos.

Pra variar falei, falei e baguncei... espero que tenha conseguido entender.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2010, 13:53 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Dica para iniciantes concernente a instalação do Ubuntu, de programas, plugins..
« Resposta #23 Online: 26 de Janeiro de 2010, 18:28 »
Quando você usa ao mesmo tempos distribuições diferentes, ou versões diferentes do Ubuntu (9.10, 8.10, etc) ao mesmo tempo, o ideal é criar usuários diferentes.

Isso ocorre porque os sistemas diferentes (distros ou versões) possuem muitas vezes versões diferentes das mesmas aplicações, o que pode causar incompatibilidades, já que os arquivos de configuração estarão sendo acessados por versões diferentes (Open Office 3.0, Open Office 2.0 e etc).

Já quando esta fazendo a migração (do 9.04 para o 9.10, mesmo que numa instalação limpa) o ideal é manter o mesmo usuário. Assim suas aplicações já estarão com as configurações anteriores.

Pode surgir incompatibilidades? Claro que sim, mas ai é localizado e você pode simplesmente zerar as configurações da aplicação com problemas e reconfigurá-la, mantendo o resto já correto.

Mas qual é a diferença?

Na migração (o segundo caso), os arquivos de configuração (.purple para pidgin, .openoffice.org para o, .opera para Opera e etc) serão acessados por apenas uma versão destas aplicações, enquanto que quando se tem duas distros diferentes cada vez os arquivos serão acessados/alterados de forma diferente, podendo deixar algum lixo (ou mesmo incompatibilidade) nos arquivos.

Pra variar falei, falei e baguncei... espero que tenha conseguido entender.

Bom, pra entender requer um pouco de estudo, mas tá legalzinho . . . continue assim !!!!!!  ;D
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline Mikael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 370
    • Ver perfil
Re: Dica para iniciantes concernente a instalação do Ubuntu, de programas, plugins..
« Resposta #24 Online: 27 de Janeiro de 2010, 20:42 »
Citar
Quando você usa ao mesmo tempos distribuições diferentes, ou versões diferentes do Ubuntu (9.10, 8.10, etc) ao mesmo tempo, o ideal é criar usuários diferentes.

Isso ocorre porque os sistemas diferentes (distros ou versões) possuem muitas vezes versões diferentes das mesmas aplicações, o que pode causar incompatibilidades, já que os arquivos de configuração estarão sendo acessados por versões diferentes (Open Office 3.0, Open Office 2.0 e etc).

Já quando esta fazendo a migração (do 9.04 para o 9.10, mesmo que numa instalação limpa) o ideal é manter o mesmo usuário. Assim suas aplicações já estarão com as configurações anteriores.

Pode surgir incompatibilidades? Claro que sim, mas ai é localizado e você pode simplesmente zerar as configurações da aplicação com problemas e reconfigurá-la, mantendo o resto já correto.

Mas qual é a diferença?

Na migração (o segundo caso), os arquivos de configuração (.purple para pidgin, .openoffice.org para o, .opera para Opera e etc) serão acessados por apenas uma versão destas aplicações, enquanto que quando se tem duas distros diferentes cada vez os arquivos serão acessados/alterados de forma diferente, podendo deixar algum lixo (ou mesmo incompatibilidade) nos arquivos.

Pra variar falei, falei e baguncei... espero que tenha conseguido entender.
Vlw pela explicação.
No upgrade do Jaunty pro Karmic eu tinha a /home separada mas acabei formatando junto por ignorância no assunto.

Offline Holmes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 255
  • Usuário Linux desde final de 2009.
    • Ver perfil
    • holmeslinux
Re: Dica para iniciantes concernente a instalação do Ubuntu, de programas, plugins..
« Resposta #25 Online: 27 de Janeiro de 2010, 23:33 »
Oi clcampos,

Valeu pela dica e vou tentar fazer isto na próxima versão do Ubuntu. Uma curiosidade: pq o Ubuntu tem mudança de versão a cada 6 meses? não poderia ser de 1 e 1 ano?

vlw, Viva 8)
EeePC 1008ha - Chakra Linux (Edn) - KDE 4.7.4 - Kernel 3.1.
- Meu Blog: http://holmeslinux.blogspot.com/
- Fundador do Chakra Brasil: http://chakra-linux.com.br/forum

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Dica para iniciantes concernente a instalação do Ubuntu, de programas, plugins..
« Resposta #26 Online: 29 de Janeiro de 2010, 18:56 »
VIVA está discussão é antiga com respeito ao Ubuntu ser lançado de 6 em 6 meses:

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=60310.0
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")