Autor Tópico: Ubuntu server  (Lida 3989 vezes)

Offline mon!z

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Ubuntu server
« Online: 14 de Janeiro de 2008, 17:37 »
Viva rapaziada.

Antes de mais quero felicitar a toda a comunidade pelo magnifico trabalho que estão a realizar.
Assim sendo, esperando que este projecto vá mais avante do que o esperado.

Sendo este o meu 1º post, venho somente tirar algumas dúvidas.
1- O ubuntu server é gráfico como o Ubuntu Desktop?
2- A escolha de desktop e usando o LAMP é viável?
Espero a vossa opinão e claro que me ajudem um pouco acerca de escolher o produto certo.

Um bem haja a todos

Mon!z

Offline ericfyoshino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Ubuntu server
« Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2008, 18:10 »
eae... cara blz?

entaum sou novo nisso tudo e aprendi na pior maneira que o ubuntu server n tem o modo grafico.... n sei se da pra instalar depois o modo grafico a parte, mas quando instalei o server aqui ele abriu um terminal e fiquei um pouco perdido :P

abraços

Offline mon!z

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Ubuntu server
« Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2008, 19:29 »
eae... cara blz?

entaum sou novo nisso tudo e aprendi na pior maneira que o ubuntu server n tem o modo grafico.... n sei se da pra instalar depois o modo grafico a parte, mas quando instalei o server aqui ele abriu um terminal e fiquei um pouco perdido :P

abraços

Pois ericfyoshino Já suspeitava isto. Contudo espero mais opiniões.
E quanto a ti, o que fizeste para conseguires o teu server em modo gráfico?

Abraço

Offline Manauara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Ubuntu server
« Resposta #3 Online: 25 de Janeiro de 2008, 15:17 »
Bom, pegando a carona, eu quero saber se num tem jeito o ubuntu server vai ficar "no braço". O meu ponto de vista é o administrativo. Até a versão 7 é assim?

Offline niickboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
  • Linux User - Ubuntu e Mandriva
    • Ver perfil
Re: Ubuntu server
« Resposta #4 Online: 25 de Janeiro de 2008, 19:57 »
mon!z e ericfyoshino

O Linux Ubuntu ou qualquer distro tida como servidor, não é recomendavél a instalação do modo gráfico, pois como a ideia é que a máquina apenas 'sirva' a rede os seus serviços, e principalmente por causa da segurança.

mas tanto voce ter o server intalado e depois instalar o Desktop, é possível, assim como voce tendo a versão desktop e instalar o LAMP.

Na verdade você realmente precisa saber, qual o objetivo do seu servidor?

Por regra, nenhum servidor roda em modo gráfico.

Posta ai, mais alguma coisa, para que possamos te ajudar.

Niickboy
www.omelhordeti.com.br ( Site sem idéias novas)


Offline absouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ubuntu server
« Resposta #5 Online: 11 de Setembro de 2008, 15:21 »
o ubuntu server ele vem enxuto, para instalar a parte gráfica basta digitar

apt-get install ubuntu-desktop p/ gnome
apt-get install kubuntu-desktop p/ kde.
abraços

eae... cara blz?

entaum sou novo nisso tudo e aprendi na pior maneira que o ubuntu server n tem o modo grafico.... n sei se da pra instalar depois o modo grafico a parte, mas quando instalei o server aqui ele abriu um terminal e fiquei um pouco perdido :P

abraços

Pois ericfyoshino Já suspeitava isto. Contudo espero mais opiniões.
E quanto a ti, o que fizeste para conseguires o teu server em modo gráfico?

Abraço

Offline cruel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
  • Lonely Hunter
    • Ver perfil
Re: Ubuntu server
« Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2008, 00:18 »
Como o amigo niickboy falou, seria melhor analisar pra que vai servir o seu servidor
antes de instalar o modo grafico...
Pois ele gera perda de performance, sendo que para determinados serviços, quanto
menos recurso do sistema vc usar melhor, sobrando assim tudo para as aplicações.
Nos diga oq vc vai rodar nele, para podermos ajudar melhor...

Offline gabrielflach

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ubuntu server
« Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2008, 14:38 »
Basta instalar o xorg e o gerenciador de janelas de sua preferência.
Caso prefira o xfce:

#sudo aptitude install xorg
#sudo aptitude install xfce4

Depois é só dá um startx

É muito melhor do que o ubuntu-desktop ou outros, pois não vem um monte de aplicativos agregados que vc nunca vai usar no servidor.

Offline charlesfildes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ubuntu server
« Resposta #8 Online: 21 de Abril de 2009, 10:59 »
Tinha uma distri no Brasil que vinha com uma interface gráfica para configurar o serviços, mas agora não lembro o nome. Alguém ja conseguiu configurar os serviços?

eae... cara blz?

entaum sou novo nisso tudo e aprendi na pior maneira que o ubuntu server n tem o modo grafico.... n sei se da pra instalar depois o modo grafico a parte, mas quando instalei o server aqui ele abriu um terminal e fiquei um pouco perdido :P

abraços

Offline FLuiz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Ubuntu server
« Resposta #9 Online: 24 de Abril de 2009, 10:10 »
Prezado mon!z,

O ubuntu server é, por padrão, em modo texto (linhas de código) mas, com a utilização de alguns pacotes gráficos ele pode rodar perfeitamente em modo gráfico.

A questão de ficar ou não pesado, depende da máquina que vc vai utilizar, ou seja, se vc vai "testar" ou implementar naquela máquina "aposentada", realmente há perda de velocidade de processamento, mas, nada tão crítico assim, salvo se vc for rodar aplicativos pesados no próprio servidor. Contudo, se vc vai rodar o servidor em uma máquina um pouquinho mais robusta, vai fundo e rode em modo gráfico que não sentirás diferença alguma.

Particularmente estou estudando o 8.10 server, rodando em modo gráfico numa máquina mediana e não estou sentindo diferença alguma, salvo a facilidade deste modo de operacionalização do servidor.

Quanto a eventual pacote para o modo gráfico, o grabriel ai em cima já mencionou os pacotes, inclusive o que eu uso por ser o mais fácil, na minha opinião.