Autor Tópico: arquivos de configuraçao da area de trabalho  (Lida 6598 vezes)

Offline marciopvh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
arquivos de configuraçao da area de trabalho
« Online: 11 de Outubro de 2008, 13:37 »
ola, bom dia.

tenho em minha maquina intalados o ubuntu e o debian (em ambos uso gnome), usando a mesma /home.

o problema eh que quando modifico papel de parede, tema, icones ou outras coisas, em um uma distro, modifica na outra tambem.

para resolver isso estou pensando em montar as pastas das configuraçoes da area de trabalho do debian em um lugar diferente do ubuntu (pelo fstab), mas nao tenho ideia de qual sejao as pastas onde ficam os arquivos com a configuraçao da area de trabalho.

alguem poderia me ajudar com isso?
ou me dar outra sujestao, que nao seja usar uma /home para cada distro?

obrigado.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: arquivos de configuraçao da area de trabalho
« Resposta #1 Online: 11 de Outubro de 2008, 13:38 »
Código: [Selecionar]
.gnome2
.gnome
.gconf2
.gconf
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline marciopvh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: arquivos de configuraçao da area de trabalho
« Resposta #2 Online: 13 de Outubro de 2008, 11:01 »
ok

eu tentei redirecionar as pastas de configuraçao, pelo 'fstab',
mas nao deu certo usar o comando 'mount'.

acho q vou ter q criar um script, mas nao sei qual o comando para redirecionar uma pasta.
pensei q poderia ser feito polo 'mount', mas nao deu.
alguma sugestao?

obrigado.


Offline estevao_90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: arquivos de configuraçao da area de trabalho
« Resposta #3 Online: 13 de Outubro de 2008, 14:18 »
É.. pelo mount não dá certo mesmo não..

Cara eu também tenho o Ubuntu e o Fedora compartilhando a mesma /home, mas adotei uma política diferente
Eu tenho 2 usuários diferentes, ou que seja o mesmo, desde que você especifique a pasta pessoal de um diferente da outra em cada distro.
por exemplo o usuário abc no debian tem a pasta em /home/abcd e no ubuntu o mesmo usuário abc tem a pasta em /home/abcu.
Daí criei uma pasta na raiz do /home. com permissão de acesso total aos dois usuários, onde ficam os arquivos compartilhados...
Coloquei para as pastas padrões(músicas, vídeos) serem direcionadas para uma fonte central, onde tem tudo...
Daí, cada usuário tem sua configuração e acessa os mesmos arquivos. fica transparente pra mim.

Acho que assim é bem legal, porque também uso o windows e tudo fica numa central. Se der pau algum dia os arquivos não se perdem e eu sei aonde vou quando quero fazer cópias de segurança....

Offline marciopvh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: arquivos de configuraçao da area de trabalho
« Resposta #4 Online: 13 de Outubro de 2008, 21:40 »
É.. pelo mount não dá certo mesmo não..

Cara eu também tenho o Ubuntu e o Fedora compartilhando a mesma /home, mas adotei uma política diferente
Eu tenho 2 usuários diferentes, ou que seja o mesmo, desde que você especifique a pasta pessoal de um diferente da outra em cada distro.
por exemplo o usuário abc no debian tem a pasta em /home/abcd e no ubuntu o mesmo usuário abc tem a pasta em /home/abcu.
Daí criei uma pasta na raiz do /home. com permissão de acesso total aos dois usuários, onde ficam os arquivos compartilhados...
Coloquei para as pastas padrões(músicas, vídeos) serem direcionadas para uma fonte central, onde tem tudo...
Daí, cada usuário tem sua configuração e acessa os mesmos arquivos. fica transparente pra mim.

Acho que assim é bem legal, porque também uso o windows e tudo fica numa central. Se der pau algum dia os arquivos não se perdem e eu sei aonde vou quando quero fazer cópias de segurança....

sendo assim,
teria como eu usar os mesmos creditos do amule nas duas distros,
ou seja usar a mesma pasta '~/.aMule'?

Offline estevao_90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: arquivos de configuraçao da area de trabalho
« Resposta #5 Online: 14 de Outubro de 2008, 10:10 »
Sim, com certeza!
vc só teria que, nas configurações do amule, redirecionar para o novo caminho central.

Uma outra forma é deixar ele criar as pastas por padrão e depois subistituir uma delas por links para a outra pasta que tem os créditos corretos.
Exemplo: Suponha que tenha um arquivo amule.conf. Então você vai lá na pasta onde está tudo certo, cria um link e põe o link com o mesmo nome(amule.conf) na outra pasta... ou seja, toda vez que ele buscar as configurações, escrever e tal, vai escrever sempre no mesmo local.

Só lembrando que o usuário deve ter permissão total nas pastas compartilhadas...

Isso aí. abraços!

Offline marciopvh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: arquivos de configuraçao da area de trabalho
« Resposta #6 Online: 14 de Outubro de 2008, 14:27 »
Sim, com certeza!
vc só teria que, nas configurações do amule, redirecionar para o novo caminho central.

Uma outra forma é deixar ele criar as pastas por padrão e depois subistituir uma delas por links para a outra pasta que tem os créditos corretos.
Exemplo: Suponha que tenha um arquivo amule.conf. Então você vai lá na pasta onde está tudo certo, cria um link e põe o link com o mesmo nome(amule.conf) na outra pasta... ou seja, toda vez que ele buscar as configurações, escrever e tal, vai escrever sempre no mesmo local.

Só lembrando que o usuário deve ter permissão total nas pastas compartilhadas...

Isso aí. abraços!

obrigado pela dica.
entao eu teria q criar para cada arquivo da pasta '~/.aMule' um atalho com o mesmo nome do arquivo para redirecionar para outro.
mas nao sei criar esses atalhos ainda.
como eu poderia cria-lo?
ou oque devo pesquisar para aprender a cria-lo?

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: arquivos de configuraçao da area de trabalho
« Resposta #7 Online: 14 de Outubro de 2008, 14:47 »
Pelo terminal vá na pasta que deseja criar e digite algo como:
Código: [Selecionar]
ln -s /home/nome_usuario/aMule/amule.conf
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline estevao_90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: arquivos de configuraçao da area de trabalho
« Resposta #8 Online: 15 de Outubro de 2008, 10:04 »
Isso, exatamente como o Agente100gelo falou.

Se vc não tiver mt intimidade com o terminal, vc pode criar pela interface gráfica.

clique com o botão direito em cima do arquivo que você quer criar um link e escolha criar link

Aparecerá um arquivo(no caso do exemplo do post anterior) com o nome "link para amule.conf".

Agora você recorte esse arquivo e cole aonde vc quer o link.

Exclua o arquivo original e renomeie o "link para amule.conf" para "amule.conf".

Pronto o link está criado. Observe que o link é representado com uma setinha no ícone.

Basicamente é isso. No terminal é até mais rápido, mas... requer prática

Qualquer dúvida... pode contar com a gente
vlw
abraços!