Autor Tópico: Praia de Copacabana deve ter rede Wi-Fi até junho  (Lida 5683 vezes)

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Praia de Copacabana deve ter rede Wi-Fi até junho
« Online: 09 de Janeiro de 2008, 01:37 »
Notícia interessante para quem é do Rio...

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u359716.shtml

Citar
Praia de Copacabana deve ter rede Wi-Fi até junho
Publicidade

da Folha Online

O governo do Rio promete instalar até junho uma rede de internet Wi-Fi na orla da Praia de Copacabana e na Baixada Fluminense. O lançamento do projeto será feito nesta quinta-feira (3) pelo governador Sérgio Cabral (PMDB) e o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.

A idéia é que toda a avenida Atlântica, que acompanha a orla marítima, e parte da Nossa Senhora de Copacabana --avenida paralela-- tenham cobertura de internet sem fio. Com isso, quem tiver um computador habilitado para receber esse tipo de conexão poderá acessar a internet banda larga gratuitamente nessas regiões.

De acordo com Cardoso, esses serão os primeiros locais no Rio a receber a rede Wi-Fi. A expectativa é que todo o Estado tenha cobertura sem-fio em até 18 meses.

No total, devem ser investidos R$ 40 milhões no projeto. A primeira parte (Copacabana e Baixada) foi financiada por meio da Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro). Para o restante, o Estado espera conseguir financiamento de órgãos do governo federal.

Tendência

Cardoso afirma que Copacabana foi escolhida para o início do projeto em razão de seu potencial turístico e também pela necessidade de aumento da segurança --com o uso da rede, segundo ele, será possível melhorar o monitoramento da região.

"Isso é uma tendência mundial. Você chega nas grandes cidades da Europa e dos Estados Unidos e consegue se conectar de qualquer lugar", diz.

Já na Baixada, para o secretário, foi adotado o critério social. Segundo ele, será possível melhorar o acesso em escolas e pequenos comércios, reduzindo os custos de conexão.

Os estudos para implementação do projeto começaram há seis meses. A expectativa é instalar toda a rede agora no primeiro semestre de 2008. Em maio ocorreriam os testes finais e em junho o lançamento propriamente dito.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Praia de Copacabana deve ter rede Wi-Fi até junho
« Resposta #1 Online: 09 de Janeiro de 2008, 04:49 »
Pelo o que eu andei lendo, em 2009, ou no final de 2009, todo o estado do Rio, vai ter wi-fi grátis.


Por isso que a Telemer...mar, vai colocar banda-larga usando fibra óptica no meu bairro, que nunca teve banda-larga direito.

Ficou com medinho Telemer... mar ???? heheh

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Praia de Copacabana deve ter rede Wi-Fi até junho
« Resposta #2 Online: 09 de Janeiro de 2008, 08:04 »
BH tambem vai ter mais de 90% de sua área coberta por rede wifi...di grats!  ;D

Vai ser impantado até o meio do ano.

sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Praia de Copacabana deve ter rede Wi-Fi até junho
« Resposta #3 Online: 09 de Janeiro de 2008, 09:49 »
Bom, eu não seria louco de abrir um notebook na praia de Copacabana.

Talvez a novidade seja boa pra quem mora ou trabalha por ali, mas levar seu notebook pra praia pra poder trabalhar ali eu acho um pouco de imprudência.
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Praia de Copacabana deve ter rede Wi-Fi até junho
« Resposta #4 Online: 09 de Janeiro de 2008, 16:46 »
Eu vou abrir um aqueles 'notes' 486, que parecem aquelas malas de filmes de guerra nuclear huahu

Tirar a maior onda huahua

Se o cara me roubar, vai ter que correr muito com aquele peso KKKKKKKKKK

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Praia de Copacabana deve ter rede Wi-Fi até junho
« Resposta #5 Online: 09 de Janeiro de 2008, 19:20 »
Pelo o que eu andei lendo, em 2009, ou no final de 2009, todo o estado do Rio, vai ter wi-fi grátis.


Por isso que a Telemer...mar, vai colocar banda-larga usando fibra óptica no meu bairro, que nunca teve banda-larga direito.

Ficou com medinho Telemer... mar ???? heheh

Essa de cobrir todo o estado do RJ por rede wi-fi até o fim de 2009 é pura balela.

Amigo, tenho parentes em um dos distritos de Miguel Pereira, interior do RJ, pros lados de Vassouras, Paracambi...

E qdo vou lá fico s/ celular, sou assinante da Oi e lá só pega o TIM.

Passei numa loja da TIM, p/ saber sobre uma possível troca (o que decidi a ñ fazer) e perguntei também sobre o TIM WEB. Já desconfiava da resposta p/ o referido lugar - Conrado ñ tem nem TIM WEB.

Lá no máximo é aquele plano de 24h de internert discada da Oi (ex-Telemar). Nem adianta eu levar notebook p/ lá e espetar em linha telefônica de primos.

Até acho que um dia a Internet vai sim cobrir todo planeta Terra, mas essas promessas eu ñ acredito mesmo.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Praia de Copacabana deve ter rede Wi-Fi até junho
« Resposta #6 Online: 09 de Janeiro de 2008, 23:07 »
Isso não quer dizer que as antenas e equipamentos necessários não serão instalados para esse suporte wi-fi. Claro que acreditar em político é meio difícil, mas Copacabana e toda a orla (se não me engano) já estão com o serviço funcionando.

É esperar pra ver. Garanto que não vou perder nada nesse tempo ^^

Offline anti6cristo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Praia de Copacabana deve ter rede Wi-Fi até junho
« Resposta #7 Online: 09 de Janeiro de 2008, 23:12 »
Uma coisa é certa: A Telemar, sem via de dúvidas, cobrirá o Brasil todo neste ano.
O meu pai trabalha lá e ele disse que estava participando do projeto de implantar Velox em todos os lugares, por meio da fibra ótica como disse um amigo ali em cima. Na verdade o projeto era para o final do ano passado, porém atrasou e eles resolveram dar prioridade aos lugares com mais demanda e esse ano implantar o resto.

Confesso, também, que fiquei muito entusiasmado com essa de wi-fi no Brasil todo.
Isso seria magnífico, não?
Uma verdadeira inclusao digital.


Abraços.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Praia de Copacabana deve ter rede Wi-Fi até junho
« Resposta #8 Online: 09 de Janeiro de 2008, 23:22 »
Fico preocupado com a falta de segurança de se acessar uma rede pública. Já li que devem ser tomados alguns cuidados. Alguém sabe me informar a respeito disso?

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Praia de Copacabana deve ter rede Wi-Fi até junho
« Resposta #9 Online: 10 de Janeiro de 2008, 02:01 »
Eu li (tenho que passar a postar os links de onde eu leio essas coisas heheh) que cada usuário vai ter um login e senha e a conexão vai ser criptografada, acho que 128 bits.

Claro que isso é o padrão. Ainda teriam as proteções que cada usuário usaria por sua conta.

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Praia de Copacabana deve ter rede Wi-Fi até junho
« Resposta #10 Online: 10 de Janeiro de 2008, 10:53 »
Sei lá, não é inviável cada usuário ter login e senha em uma rede pública dessa magnitude?
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Praia de Copacabana deve ter rede Wi-Fi até junho
« Resposta #11 Online: 10 de Janeiro de 2008, 12:28 »
Sei lá, não é inviável cada usuário ter login e senha em uma rede pública dessa magnitude?

Até porque se um turista quisesse usar, ele teria que requisitar uma senha?

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Praia de Copacabana deve ter rede Wi-Fi até junho
« Resposta #12 Online: 10 de Janeiro de 2008, 12:37 »
Não sei se isso é regra para Copa, mas pra baixada e as outras regiões sim. Me parece que o foco nessas regiões não é o 'turismo', mas a inclusão digital. Então nesse caso, não é inviável.

Offline arqueiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
    • compra por catálogos
Re: Praia de Copacabana deve ter rede Wi-Fi até junho
« Resposta #13 Online: 10 de Janeiro de 2008, 17:36 »
A cidade de Parati - RJ já tem sistema wi fi público e me parece que a cidade de Mangaratiba está testando. 
compra por catálogos

http://www.ecatalogos.com.br

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Praia de Copacabana deve ter rede Wi-Fi até junho
« Resposta #14 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 09:05 »
Em Porto (Portugal) tem rede pública de wi-fi. Você compra um cartão com um determinado número de minutos em qualquer banca de jornal. Esse cartão vem com um login e uma senha pra você acessar a rede. É mais ou menos como os celulares pré-pagos daqui do Brasil, você paga antes de usar. Quando acaba o cartão, é só comprar mais um.

É bem interessante e eu queria que tivesse coisa parecida aqui em SP.
Ubuntu user nº 4141
Since 2004