Autor Tópico: Zonbu - O Notebook de 300 dolares  (Lida 5177 vezes)

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Zonbu - O Notebook de 300 dolares
« Online: 08 de Janeiro de 2008, 15:38 »
Fonte:
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2215105-EI10876,00.html

Empresa expõe notebook que custa menos de US$ 300
 
Divulgação

Mininotebook Zonbu é um dos destaques da Via Technologies nesta edição da feira

A VIA Technologies expõe PCs ultraportáteis, com alto desempenho e ecologicamente corretos, com consumo muito baixo de energia. Um dos destaques é o notebook Zonbu, fabricado pela norte-americana Everex, que custa menos de US$ 300 no mercado dos EUA.


O mininotebook tem processador VIA C7-M ULV de 1,5 GHz, 512 MB de RAM, 60 GB de HD, CD-RW/DVD combo, Fast Ethernet (100 Mb/s), 3 portas USB, saída SVGA, Wi-Fi 802.11b/g, tela LCD Wide de 15,4" (1.440 x 900 pixels) com aceleradora gráfica VIA Chrome9 HC IGP (com 64~128 MB de memória compartilhada) e bateria de lítio-íon com autonomia estimada em 2,5~3 horas. De proporções compactas, o Zunbo tem apenas 35,8 x 3,8 x 27,2cm e pesa 2,4 kg.

Entre os parceiros Via Technologies também presentes ao evento estão ultraportáteis (UMD¿s) da OQO, WiBrain, TabletKiosk, Packard Bell e Solpi, além do design referência mininote da VIA, o VIA NanoBook.

Serão apresentadas também outras novidades em PC como o ultracompacto vmpc vm7700 sem ventilação e MTube ¿ inovador Internet Media Player (IMP) de menos de 150 gramas desenvolvido pelo Grupo de Consultoria em Ciência e Tecnologia do Governo de Taiwan baseado na nova placa-mãe VIA Mobile-ITX.

A estratégia de design de tecnologia da VIA que reduz substancialmente o tamanho e o consumo de energia da plataforma x86 resultou em produtos e dispositivos extremamente interessantes¿, disse Richard Brown, vice-presidente de marketing corporativo da VIA Technologies.


Site oficial do Zonbu:

http://www.zonbu.com/

Vejam os screnshots em:

http://www.zonbu.com/software/

Ele tá com cara (com certeza) de um Linux estilizado... E é propaganda no site "Notebook à prova de Virus", heheh

Carlos A.
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: Zonbu - O Notebook de 300 dolares
« Resposta #1 Online: 08 de Janeiro de 2008, 15:42 »
Bah... Estranho isso, passei maus bocados aqui fazendo o hardware VIA do meu notebook funcionar no Linux, e considero que esteja funcionando só parcialmente agora.
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Zonbu - O Notebook de 300 dolares
« Resposta #2 Online: 08 de Janeiro de 2008, 15:53 »
Acho que vou querer um!

Bah... Estranho isso, passei maus bocados aqui fazendo o hardware VIA do meu notebook funcionar no Linux, e considero que esteja funcionando só parcialmente agora.

Bom, o que pensei antes de ler a matéria foi algo do tipo: "pena que é da VIA". Porém, é bom lembrar que outros fabricantes de hardware que já foram conhecidos por oferecerem produtos de qualidade inferior hoje entregam produtos de qualidade, e acho que essa é a tendência dentro de um mercado competitivo como este: as coisas vão melhorando com o tempo. De qualquer maneira, vamos esperar e ver com os blogueiros daqui algumas semanas se o produto realmente vale a pena, não?
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Zonbu - O Notebook de 300 dolares
« Resposta #3 Online: 09 de Janeiro de 2008, 08:37 »
Olha, eu estou com uma VIA aqui, e tudo perfeito

Dependendo da VIA, tem que instalar o driver xorg específico dela.

O que está funcionando parcilamente em seu hardware, colega ? Talvez possamos ajudar.
Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: Zonbu - O Notebook de 300 dolares
« Resposta #4 Online: 09 de Janeiro de 2008, 10:35 »
Vou passar os links onde acumulei os resultados das tentativas que fiz até agora:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29899.0.html

http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=4550.0

Valeu! (:
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Zonbu - O Notebook de 300 dolares
« Resposta #5 Online: 09 de Janeiro de 2008, 12:15 »
Vou passar os links onde acumulei os resultados das tentativas que fiz até agora:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29899.0.html

http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=4550.0

Valeu! (:

Mas essa OpenChrome tem aceleração 3D ? não sabia... Pelo menos aqui, o Google Earth, quando era onboard, nunca funcionou direito, nem no Ubuntu, nem no Windows...

O desempenho do video no Windows era melhor ?
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline NaGeral

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Zonbu - O Notebook de 300 dolares
« Resposta #6 Online: 09 de Janeiro de 2008, 16:02 »
Sem querer discutir a questao técnica, se Linux vai ou nao funcionar com o sistema da VIA, a notícia é muito boa.
Significa popularizacao, descentralizacao e massificaçao.
Significa permitir acesso a mais gente. Mais informacao, mais cultura. Com isso, mais gente descobrindo SL, Linux.
O único drama é o nosso 'custo-brasil'.
Com certeza 300 dólares é só pra americano ver mesmo.
Poe 75% de impostos + de frete e vai chegar pro consumidor brasileiro a US$ 800,00. Popular, nao???

Valeu.

Luis Otmar.
____________________________________
Eng. Agr. Luís Otmar Belló

"Não existe triunfo sem perda, não há vitória sem sofrimento, não há liberdade sem sacrifício". (Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei)

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: Zonbu - O Notebook de 300 dolares
« Resposta #7 Online: 10 de Janeiro de 2008, 01:36 »
Mas essa OpenChrome tem aceleração 3D ? não sabia... Pelo menos aqui, o Google Earth, quando era onboard, nunca funcionou direito, nem no Ubuntu, nem no Windows...

O desempenho do video no Windows era melhor ?

Sim, no Windows rodava o google earth e outras coisas, tanto opengl quanto directx, sem problemas. Mas no Linux não encontrei drive pra esse vídeo que tenha prestado. Inclusive o tutorial oficial lá do Ubuntu não funcionou, foi um pesadelo.
Hoje eu fiz uma instalação limpa no sistema, pois estava meio lento e instável - eu havia atualizado a partir da versão 6.06 e feito vários testes tentando fazer o vídeo funcionar. Baixei a versão alternate do Ubuntu 7.10 e, na instalação, resolvi usar o driver "vesa" mesmo. O resultado é que ele ficou bem mais rápido e estável que o Openchrome para as tarefas 2D, embora 3D seja inexistente.
Já me resignei mesmo, por hora, que esse notebook não foi feito pra rodar aplicativos 3D. Talvez se um dia a Via liberar um driver decente pro Linux, ou com a evolução do Openchrome, eu reveja esse ponto.
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Zonbu - O Notebook de 300 dolares
« Resposta #8 Online: 11 de Janeiro de 2008, 12:07 »
é só a gente ver a história do Asus EEE PC.

Quando foi lançado, eu disse que o preço no Brasil iia ser de 1500 reais, e disseram que eu era exagerado.

Bom, o EEE PC aqui custa quase isso.


E esse vai ser o mesmo destino esse notebook. Vai entrar aqui por 1500 reais mais ou menos.


e, por esses preços, vale mais a pena pegar um positivo ou CCE da vida por 1400, que é até um pouco melhor que esse Zambo.


P.S.: mininotebook? com tela de 15,4"? só eu acho isso um pouco estranho?


EDIT: ok, agora que eu li o site oficial do Zonbu, eu repensei minha opinião. Continuo achando que vai sair caro demais por aqui, mas de resto achei um conceito bastante interessante, e acho que seria muito legal alguma empresa nacional disponibilizar algo parecido.

veja como funciona: você compra o notebook por 279 dolares, ou um desktop por 99 dolares, com um plano de assinatura de 14,95 dolares mensais. Se você comprar com uma assinatura mensal ao invés do "contrato fidelidade" de 2 anos, ambos custam mais caro.

Aí é que está a graça. da pra fazer um notebook mais barato oferecendo essa assinatura, é como se estivessemos dando uma entrada e pagando o resto em suaves prestações. como um celular pós pago. ganhamos subsidio no hardware, e depois pagamos por um serviço.

e a parte mais interessante é esse serviço. Pagando a assinatura, ganha-se atualizações de software, suporte técnico, um HD online com 50 Gb de capacidade (um pouco menos do que o espaço do HD), que permite backups totais do sistema (pelo que eu entendi, quando ele detecta que você está conectado, ele faz automaticamente um backup de todas as configurações e arquivos do sistema - só as alterações desde o último backup). E, a cereja no topo do bolo: garantia total enquanto estivermos cobertos pela assinatura. Isso quer dizer que, se de repente pifar algum componente do laptop, é só falar com eles e eles mandam um novo pra você no mesmo dia. Aí, é só sincronizar todos os seus dados e configurações do servidor online, e, quando tudo estiver pronto, mandar o note pifado de volta pra eles. Agora eu entendi porque na página inicial eles colocaram que é um sistema "hassle free" - algo como "livre de preocupações".

Veredito: Se uma empresa brasileira lançar uma coisa igual, com um preço de venda e de assintaura justo, com as mesmas vantagens do Zonbu, eu vou ser o primeiro da fila pra comprar um. Mas, como a parte mais legal dele é o serviço agregado, eu acho que nao vale a pena importar...
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2008, 13:01 por Supermouse »
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.