Autor Tópico: Microsoft cria software para 'espionar' usuários  (Lida 4609 vezes)

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Microsoft cria software para 'espionar' usuários
« Online: 16 de Janeiro de 2008, 16:40 »
Publicado n'O Globo

Citar
Microsoft cria software para 'espionar' usuários, diz jornal

A Microsoft está desenvolvendo um novo software no estilo "Big Brother", capaz de monitorar o desempenho dos funcionários no ambiente de trabalho por meio de suas expressões faciais, comportamento e estado de saúde, afirma uma reportagem publicada nesta quarta-feira pelo jornal britânico The Times.

O diário teve acesso ao pedido de patente enviado há um ano e meio pela empresa ao Departamento Americano de Patentes e Marcas Registradas.

Segundo o The Times, o documento diz que a ferramenta permitiria aos empregadores acompanhar de perto a produtividade de seus funcionários ao terem acesso a seus "batimentos cardíacos, temperatura corporal, movimentos, expressões faciais, e pressão arterial".

O software "espião" permitiria que sensores sem fio captassem com precisão detalhes como "reações do cérebro, arrepios da pele, respiração e expressões faciais" de funcionários sentados no computador.

Privacidade

Segundo o documento, o objetivo do monitoramento seria "automaticamente detectar frustração ou situações de estresse e oferecer a assistência necessária", escreveu o The Times.

Ao detectar mudanças no metabolismo, o software ligaria as informações a uma base com dados do funcionário, como peso, altura e condições de saúde.

Grupos de liberdades civis e advogados ouvidos pelo jornal criticaram a nova ferramenta, argumentando que o software representa uma "invasão em todos os aspectos da vida do funcionário e levanta várias questões sobre quebra de privacidade".

Em comunicado, a Microsoft confirmou ter entrado com pedido de patente para um novo software, mas disse que não é da prática da empresa "fazer comentários sobre patentes em andamento porque podem sofrer alterações ao longo do processo de aprovação pelo Departamento americano de Patentes e Marcas Registradas".

A gigante da informática ainda disse que a notícia publicada pelo The Times se refere a um sistema de monitoramento que "usa a freqüência dos batimentos cardíacos do usuário como exemplo de seu estado de saúde para detectar quando este precisa de ajuda no exercício de suas atividades".

A Microsoft acredita que o pedido de patente deve ser aprovado em três anos e meio.

Era só o que faltava.  Fico até imaginando, Tio Bill como Pedro Bial e os escravos usuários do windows como os big brothes.  A diferença que é o premio fica todo com ele.  É nessas horas que eu me sinto muito feliz por ser livre.
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Re: Microsoft cria software para 'espionar' usuários
« Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2008, 16:50 »
bill gates saiu da microsoft segunda feira passada @_@
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

arlei

  • Visitante
Re: Microsoft cria software para 'espionar' usuários
« Resposta #2 Online: 16 de Janeiro de 2008, 19:17 »
Olá leandromdelima.

Amigo, não leve-me a mal, mais esta sua noticia deveria ter sido postada no Café, conforme pode ver na descrição da sessão abaixo.

Citar
Notícias
Coloque aqui as últimas notícias sobre o mundo do Ubuntu. Notícias fora do contexto "Software Livre" devem ser postadas no "Café com Ubuntu".

T+
Arlei

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: Microsoft cria software para 'espionar' usuários
« Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2008, 23:57 »
Citar
capaz de monitorar o desempenho dos funcionários no ambiente de trabalho por meio de suas expressões faciais, comportamento e estado de saúde, afirma uma reportagem publicada nesta quarta-feira pelo jornal britânico The Times.

Pensei que isso era ilegal... Se não for, deve vir a ser.
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Microsoft cria software para 'espionar' usuários
« Resposta #4 Online: 17 de Janeiro de 2008, 10:08 »
Ooops, é mesmo, parece que errei a seção.  Peço a algum administrador que por favor mova o tópico para a seção sugerida pelo nosso amigo arlei.
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Microsoft cria software para 'espionar' usuários
« Resposta #5 Online: 17 de Janeiro de 2008, 10:17 »
Mais uma cag*** da Microsoft. Tomara que levem uma bela de uma multa milionário (ou bilionária) por ficarem inventado coisas que a cada dia mais acabam com a liberdade das pessoas. Liberdade é uma coisa muito séria, eu valorizo a minha.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Pedro Martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Aka Conqueror
    • Ver perfil
Re: Microsoft cria software para 'espionar' usuários
« Resposta #6 Online: 20 de Janeiro de 2008, 22:03 »
É interessante ver como uma empresa desse nível ainda quer que os funcionários trabalhem como robôs. Se é assim, seria melhor eles desenvolverem andróides com uma excelente inteligência artificial, para substituir todos os funcionários de vez.

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: Microsoft cria software para 'espionar' usuários
« Resposta #7 Online: 20 de Janeiro de 2008, 22:34 »
É interessante ver como uma empresa desse nível ainda quer que os funcionários trabalhem como robôs. Se é assim, seria melhor eles desenvolverem andróides com uma excelente inteligência artificial, para substituir todos os funcionários de vez.

Steve Ballmer leu este post e respondeu: "Huuuumm..." (com olhar maquiavélico)

Só não fizeram isso porque ainda não é possível. (:
Mas... Em se tratando de IA, o certo é que cada vez mais seremos substituídos por máquinas. Esse é um caminho sem volta.
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Microsoft cria software para 'espionar' usuários
« Resposta #8 Online: 19 de MAR?O de 2008, 00:08 »
Tópico trancado.

Notícia não diz respeito ao Ubuntu, nem a software livre.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!