Autor Tópico: (RESOLVIDO) Erro no Grub gfxboot com partição ext3 -sda3 -/home  (Lida 2100 vezes)

Offline JPiR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
(RESOLVIDO) Erro no Grub gfxboot com partição ext3 -sda3 -/home
« Online: 09 de Novembro de 2007, 16:22 »
Pessoal, fazem alguns dias que estou correndo atrás de uma solução para o meu problema e ainda não encontrei, por isso estou apelando para um novo tópico.

Instalei à duas semanas aproximadamente o GFXBoot, seguindo o tutorial do Blog do Vesuri (Parabéns e agradecimentos à ele), enfim, instalei nas minhas duas máquinas com o mesmo procedimento e as mesmas configurações, porém no meu note, desde que foi instalado vem aprarecendo um problema, nada muito grave que eu não possa utilizá-lo mas, toda vez que eu ligo ou reinicio o UBUNTU tenho que sair de uma tela de erro que me aparece entre a tela de opção do grub com a de login do Feisty.

A única diferença que possuo entre os dois HDs é que em meu PC tenho somente duas partições (sda1 e sda2), enquanto que no note eu criei além destas duas uma para /home (sda3) e outra SWAP e é ai que mora o problema pois toda vez o sistema acusa que há um erro em sda3 e me avisa para verificar o log em /VAR/LOG/FSCK/CHECKFS, o log é o seguinte:

Log of fsck -C -R -A -a
Fri Nov  9 15:15:40 2007

fsck 1.40-WIP (14-Nov-2006)
/dev/sda3: Resize inode not valid. 

/dev/sda3: UNEXPECTED INCONSISTENCY; RUN fsck MANUALLY.
   (i.e., without -a or -p options)
fsck died with exit status 4

Fri Nov  9 15:15:40 2007
----------------

Já rodei no terminal o comando: # sudo fsck.ext3 /dev/sda3 -p; # sudo fsck.ext3 /dev/sda3 -a; tentei reinstalar o grub e nada, o problema sempre me retorna. Encontrei problemas semelhantes nos quais utilizei as supostas soluções para este meu problema e novamente sem ter sucesso. Agora pouco estava tentando capturar a tela na inicialização para postar aqui, mas não sei como fazer isso e em nenhum lugar consegui ver como faz para gerar um log de inicialização.

O que acontece axatamente é, ligo o equipamento, aparece a tela de opção do grub (já com o GFXBoot) e quando acesso a opção Feisty Fawn aparece a tela de carregamento do UBUNTU e logo cai nesta tela caracter com várias linhas de erro me indicando o log citado acima e no final a linha do prompt. Digito exit, e o boot continua parando na tela de login. Acesso meu usuário e trabalho normalmente, mas, sempre tenho que teclar EXIT na maldita parada, como é no note, eu o utilizo várias vezes para mostrar o UBUNTU para quem ainda utiliza Winxx, mas esta telinha vem me deixando sem jeito de apresentar o UBUNTU, pois todos perguntam: o que é isso?

Bom, espero ter detalhado ao máximo meu problema e que alguém tenha uma solução para isso, senão penso em reinstalar todo o sistema novamente, ai!ai!

Agradecimentos antecipado.

Ps. configuração dos meus equip. na assinatura.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2008, 16:13 por JPiR »

    Usuário Ubuntu 17331 /  Usuário Linux 442069

Offline JPiR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: (RESOLVIDO) Erro no Grub gfxboot com partição ext3 -sda3 -/home
« Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2008, 16:19 »
Descobri o problema. Era mais simples do que eu imaginava. Criei um ambiente identico em um outro equipamento e constatei que quando foi executado a formatação, a partição sda3 não estava sendo formatada, por este motivo no boot após o grub, entrava na linha de comando. Porém, quando comandava o exit o sistema trabalhava com esta partição /home normalmente como se estivesse formatada.

Concluindo, formatei a partição mas não consegui fazer o raiz enxergar como /home, então fiz bkp de tudo e reinstalei o Feisty, agora esta rodando tudo como deveria sem este bug no updown.

    Usuário Ubuntu 17331 /  Usuário Linux 442069