Autor Tópico: Clonar listas de pacotes instalados  (Lida 2008 vezes)

Offline nitrofurano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Clonar listas de pacotes instalados
« Online: 04 de Janeiro de 2008, 11:04 »

De certeza que muitos de vocês sentiram falta de ter como sincronizar pacotes instalados entre um computador e
outro (ou outros, e principalmente estes estando offline e sem estarem ligados em rede local), ter os mesmos pacotes intalados depois de se reinstalar de raiz uma nova versão do ubuntu, e mais uma imensidão de situações semelhantes, como aconteceram muitas delas também comigo...

E a sorte minha de ter encontrado por um link para o ubuntugeek.com a explicar como isso pode ser feito:

Para listar para um txt todos os pacotes que tenho instalados:
Código: [Selecionar]
dpkg --get-selections | grep '[[:space:]]install$'| awk '{print $1}' > ~/Desktop/installedpackages.txt

E quando eu quiser instalar todos os pacotes listados neste txt:
Código: [Selecionar]
xargs -a ~/Desktop/installedpackages.txt sudo aptitude install

Uma nota importante: pode ser que a diferença entre os pacotes na lista que estejam por ser instalados sejam tantos, que possam aparecer mensagens no terminal a queixar um bocado da quantidade de dependências, ou todo o processo poder ser muito demorado - talvez para isto uma boa ideia possa ser dividir este ficheiro installedpackages.txt em ficheiros menores, se calhar começando por aqueles que queremos instalar primeiro, depois os que não achamos tão importantes - pode ser que durante todo o processo as bibliotecas (lib*.deb), que quase de certeza constam nesta lista, sejam instaladas como dependencias por defeito.

O que é maravilhoso é que, como ainda estou offline no Ubuntu em casa, o Aptitude chama os dvds dos pacotes que criei a partir do repositorio do Ubuntu como se fossem a partir do ftp.

É provável que as próximas versões do Synaptic sejam capazes de importar e exportar esses ficheiros do genero
installedpackages.txt (visto os desenvolvedores do Synaptic se mostrarem interessados em suportar esta funcionalidade),
mas enquanto isto não acontece, ou para termos formas alternativas, acho sempre que esta dica é muito válida.

E também é sempre uma forma de termos uma ideia do que tivemos um dia instalado num determinado periodo, e depois nos esquecemos de como este ou aquele programa, que tanto fazia jeito, se chamava... (o que já aconteceu a mim com uma certa regularidade, já que confesso que uma enorme parte dos 23.000 pacotes do Ubuntu (e acrescentados cerca de 2000 a cada meio ano) são uma enorme tentação para curiosos como eu)

(o post original está em http://www.ubuntugeek.com/clone-your-ubuntu-installation.html - este post foi baseado nas erratas, como os comandos acima - estas sim é que funcionaram...)