Autor Tópico: Breve desabafo: notebooks com Vista  (Lida 3268 vezes)

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Breve desabafo: notebooks com Vista
« Online: 01 de Janeiro de 2008, 13:13 »
Apenas um breve desabafo.

2008 chegou, e um dos planos que tenho, sem pressa alguma e para fazer até o final do ano, é comprar um bom notebook. Mesmo sabendo que provavelmente eu só vá comprar na segunda metade do ano, sempre estou fuçando modelos e preços. Meu foco, que pode mudar, é pegar um com tela de 13 polegadas; está dentro do aceitável para meus olhos e não deve ser tão pesado quanto os maiores. Quero mobilidade.

Problema: pelo menos no Brasil, praticamente todos os bons modelos vêm com Vista. Somos obrigados a pagar este imposto à Microsoft, e é dinheiro a mais jogado fora, pois reaver a grana do Vista é sempre um processo tortuoso e sem garantia de dar certo. Não quero o Vista, não tenho necessidade de usá-lo. Pretendo colocar algum pingüim no note e uma partição com o XP - do qual tenho uma licença original que não uso -, que me serve muito bem quando preciso dele.

E quando vejo algum note ou com XP (eu até compraria, embora com leve dor na consciência), ou com algum pingüim, ou sem SO, quase nunca é um modelo de qualidade, por assim dizer.

Gente, não sei mais o que dizer. Só queria mesmo soltar este triste desabafo de encarar esta realidade. Triste para quem gosta muito de linux!
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

boi

  • Visitante
Re: Breve desabafo: notebooks com Vista
« Resposta #1 Online: 01 de Janeiro de 2008, 14:53 »
É, e os mais baratos normalmente vem com Vista Starter. Mas o que eu acho pior é que muitos fabricantes não dão informações suficientes sobre o hardware, por isso às vezes você fica sem saber se o modelo que você quer funcionará bem com o Linux ou não. Eu mesmo andei namorando uns modelos, no meu caso dos mais baratos, mas está difícil, principalmente pela falta de informação. O que eu queria mesmo era um Asus EEE Pc, mas estão vendendo por aí a preços absurdos, mais caro que muitos notebooks convencionais.

Offline Evaristo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Breve desabafo: notebooks com Vista
« Resposta #2 Online: 01 de Janeiro de 2008, 14:54 »
celsofaf,

na França houve algo tipo isso: comprar o hardware separado do software, pode ver isso aqui: http://tuxvermelho.blogspot.com/2007/09/portteis-acer-ao-desbarato.html.

Boa idéia essa.

Abs.

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Breve desabafo: notebooks com Vista
« Resposta #3 Online: 01 de Janeiro de 2008, 15:08 »
   Eu comprei um HP Compaq V6225BR, e apesar de alguns percalços no início não me arrependi! Não é um absurdo de note, mas tem gravador de DVD, tela de 15" wide, processador de 64 bits (single core), wireless, 512MB de RAM e 80GB de HD (ambos expandíveis). Vem com FreeDOS, o que na prática é vir sem SO. Não sei se é isso que tu procura, me parece que tu quer algo mais parrudo. Mas por enquanto o bichinho não me deixou na mão, e roda meus joguinhos 3D na boa! ;D

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Breve desabafo: notebooks com Vista
« Resposta #4 Online: 01 de Janeiro de 2008, 15:14 »
Não precisa ir à França (a menos que queira uma ótima dica de turismo) e nem ficar aborrecido.

Basta você pegar o máximo de informações sobre a loja/empresa que está vendendo os produtos do seu interesse, informações precisas sobre aquilo que está sendo vendido (de preferência por escrito) e se dirigir a dois lugares, nesta ordem: DECON e PROCON.

Segundo o código de defesa do consumidor, isso constitui "venda casada", o que é terminantemente proibido pelo art. 39, I, do CDC. É também crime segundo a lei nº 8.137/90, art. 5º, II.

Portanto, nem importa o uso que você quer fazer do equipamento. Do ponto de vista da lei, isso é um assunto seu. O que importa é que a prática é criminosa, e ponto.

Parece complicado, mas isso tem sido muito fácil de se resolver. Muitas vezes, se você conseguir o texto dos artigos citados, mostrar ao gerente da loja e manifestar seu firme propósito de prestar queixa na DECON (leia-se: polícia), o assunto se resolve na hora.

Abraços


Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline Dimas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
Re: Breve desabafo: notebooks com Vista
« Resposta #5 Online: 01 de Janeiro de 2008, 15:21 »
Era o que ia falar, isso é venda casada e não pode. O problema é que as empresas estão cobrando mais pelos notebooks que tu pede sem SO. A Dell por exemplo: um amigo foi comprar um notebook e pediu sem o vista, só o note. Eles tiraram mas aumentaram opreço, dizendo que ai caia fora de uma promoção.
Eles podem fazer isso? E outra: é um direito nosso de que quando a empresa tirar o SO o preço ter que baixar?

Alguem sabe responder isso?

Valeu!
Dimas Gabriel
digabriel[at]gmail.com

"Liberdade é a questão, a única e exclusiva questão."

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Breve desabafo: notebooks com Vista
« Resposta #6 Online: 01 de Janeiro de 2008, 15:37 »
Isso também é crime, e chama-se "dumping".

A Lei nº 8.884/94 tipifica o dumping como infração da ordem econômica. O própiro PROCON já tem se antecipado na adoção de uma definição para essa prática:

"Venda de produtos a preços mais baixos que os custos, com a finalidade de eliminar concorrentes e conquistar fatias maiores de mercado." (SANDRONI, Paulo. Org. Novo Dicionário de Economia, Círculo do Livro, 1994 p.245)

Eles já estão "espertos", e sabem que muitas "promoções" são, na verdade, disfarces para crimes econômicos que vão além do escopo do consumidor.

Abraços
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline Dimas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
Re: Breve desabafo: notebooks com Vista
« Resposta #7 Online: 01 de Janeiro de 2008, 19:28 »
E quanto ao preço? Ele deve baixar se eu pedir o note sem SO?

Digamos que um Note custe 500 reais com o SO. Se eu pedisse sem o SO (ja que é venda casada) eles deveria baixar o preço do notebook, para, por exemplo, 450?

Isso que eu tenho dúvida.

Valeu
Dimas Gabriel
digabriel[at]gmail.com

"Liberdade é a questão, a única e exclusiva questão."

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Breve desabafo: notebooks com Vista
« Resposta #8 Online: 01 de Janeiro de 2008, 19:53 »
Não só deveriam baixar o preço como também são obrigados a informar o preço do SO pré-instalado. É obvio que, como se trata claramente de dumping, eles não terão essa informação e ainda alegarão que o SO é um tipo de "brinde". Só que é exatamente esse tipo de "brinde" que a lei chama de crime.

Abração
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: Breve desabafo: notebooks com Vista
« Resposta #9 Online: 01 de Janeiro de 2008, 20:34 »
Esse tipo de coisa que me desiludiu muito com o curso de Direito, sendo que abandonei esse curso no final do 3o semestre e não me arrependo.
A lei é imposta para aqueles com pouco por econômico, como os comerciantes informais, mas não é imposta às grandes corporações. Tão evidente quanto os camelôs vendendo cds piratas, são estas empresas que anunciam em revistas e jornais de grande circulação, e as vezes na tv, seus produtos. Fica a impressão de que se você é uma grande corporação, você pode agir à margem da lei e ainda anunciar tal atividade para todo mundo ver.
Já dizia Ambrose Bierce, em 1911, "Corporação: um dispositivo ingênuo para obter lucro individual sem resposabilidade individual."
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Offline mvkako

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
Re: Breve desabafo: notebooks com Vista
« Resposta #10 Online: 01 de Janeiro de 2008, 21:49 »
Pense num note da EZ-Go (http://www.ez-go.com.br/) que tem boa configuração, bom preço e opção de compra sem sistema operacional. Compra direto com o fabricante, sem atravessador.
Só fale da sua necessidade de colocar linux nele e veja qual distro está homologada para o modelo que você escolher.

Abs.

Offline Dimas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
Re: Breve desabafo: notebooks com Vista
« Resposta #11 Online: 02 de Janeiro de 2008, 00:04 »
Blz.
Intaum, se naum fosse pedir demais (mas acho que é muito proveitoso isso), seria interessante se alguém conseguisse essas 3 (ou 2) leis que garantem esses nossos direitos e colocar aqui. Assim poderíamos imprimir e levar conosco na próxima compra.

Acho que isso seria bastante útil pra muita gente aqui.
Dimas Gabriel
digabriel[at]gmail.com

"Liberdade é a questão, a única e exclusiva questão."

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Breve desabafo: notebooks com Vista
« Resposta #12 Online: 02 de Janeiro de 2008, 03:48 »
Não conhecia a ez-GO. Acabei de fuçar lá, realmente eles parecem ter muita coisa boa. Vai ficar na minha agenda para quando eu for de fato à caça, daqui a vários meses. :)

Quanto a "usar a força da lei" para comprar sem o Vista (enfiando na empresa vendedora o CDC e essas outras leis, e ameaçando com DECON e PROCON), é justamente este tipo de aborrecimento que eu quero também evitar. Pode parecer muito comodismo de minha parte, e de fato eu acho chato, mas também acho que uma compra deve ser algo feito com prazer, e não com aborrecimentos. Sim, eu sei que o que eu falei não cola. :D Mas eu sei que tem gente que vai me entender. Além disso, como vivo no Brasil, há um risco enorme de, mesmo munido com esses dispositivos legais e partir para a briga, o resultado não ser satisfatório: mesmo se conseguir o objetivo, além dos aborrecimentos e dores de cabeça, perde-se tempo e também dinheiro.

Por outro lado, como não vou mesmo comprar agora (só pretendo abrir a carteira depois da metade do ano), espero que até lá o mercado, empurrado pelo combustível da altamente crescente oferta e concorrência, e de consumidores insatisfeitos, traga alternativas ao Vista em notebooks mais potentes e leves. Vamos ver... E espero que até lá a ez-GO continue com suas atividades! :)

Agora, outra coisa. Percebi (configurando um modelo "lynx v10") que a ez-GO cobra um adicional de aproximadamente R$420 pelo Vista Ultimate, e o XP Pro sai aproximadamente 100 reais mais barato que o Vista Ultimate. E tanto o XP Home quanto o Vista Home Basic saem por aproximadamente R$215. Estranho, né? Curiosidade: são realistas estes valores para licenças OEM?

Estão mesmo querendo enfiar o Vista goela abaixo da galera!
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2008, 03:57 por celsofaf »
Rio de Janeiro, RJ, Brasil