Autor Tópico: Sincronizar pastas em rede (Resolvido... ou quase!)  (Lida 8506 vezes)

Offline Vkthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Sincronizar pastas em rede (Resolvido... ou quase!)
« Online: 30 de Novembro de 2010, 16:54 »
Olá.

Tenho de sincronizar duas pastas que estão, uma no meu desktop com Ubuntu 10.01 e outra no portátil com Vista..
Ambos os computadores estão ligados em rede e consigo aceder com o Ubuntu às pastas partilhadas no portátil.
Já experimentei vários programas para sincronizar/backup mas nenhum faz o que quero.

Unison - Parece que não permite editar ou eliminar um perfil. Pena, pois parece permitir o acesso remoto, embora não tenha conseguido fazê-lo à primeira e como não consigo editar ou eliminar o perfil, não quero encher a janela de perfis de teste que depois têm de ficar por lá.

grsync - não tem opção para computador remoto e na janela do navegador não acede à rede.

luckybackup - permite definir um remoto, mas não consigo navegar nas pastas do portátil.

Dropbox - não é o que quero. pretendo utilizar a rede local e não colocar os ficheiros na net nem «desperdiçar» tráfego.

Algumas sugestões ou dicas sobre como conseguir fazer o que preciso com os programas anteriores?

Obrigado

Vkthor.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2010, 19:46 por Vkthor »
Obrigado desde já pelo tempo dispensado a ler este post.

Vkthor

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Sincronizar pastas em rede
« Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2010, 16:57 »
Ola estou movendo para Internet,redes e segurança.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Sincronizar pastas em rede
« Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2010, 12:22 »
Olá Vkthor.

Vi que vc só está considerando ferramentas gráficas. Ferramentas de modo texto são aceitáveis pra vc?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Vkthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Sincronizar pastas em rede
« Resposta #3 Online: 04 de Dezembro de 2010, 20:23 »
Olá zekkerj.

Obrigado pela resposta.

Agora fiquei assim meio sem graça... LOL. Falei nas que consegui encontrar pelos fóruns e em algumas pesquisas com o Google. Embora esteja muito habituado ao Windows e ter enveredado pelo Ubuntu também devido às semelhanças em poder usar janelas, comecei a «brincar» com computadores ainda o MS-DOS não era nascido. Acho que consigo lidar com linhas de comandos na consola sim, desde que haja um bom manual de instruções :-)

O que preciso mesmo é de sincronizar várias pastas no portátil que tem Vista com um duplicado no pc com ubuntu. Neste momento estou a fazer esta «perfeita loucura»:
1. Trabalho nas pastas A, B e C no pc.
2a. Faço cópias de segurança (backup) para as pastas BA, BB e BC num disco externo, e...
2b. Duplico TUDO o que está em A, B e C para um directório temporário no PC que está partilhado na rede para poder ser lido no portátil.
3. Puxo TUDO no portátil para um directório também temporário , sincronizo com as pastas A, B  e C do portátil, trabalho nele e volto a repetir tudo só que no vista. Sincronizar com uma drive de backups, copiar para um directório temporário partilhado na rede, ir ao pc puxar tudo para ele, sincronizar... puf. o pessoal já deve estar cansado só de ler =) e se um dia esqueço a rotina e altero qualquer coisa onde não devia... lá vai trabalho para a sucata.

Venham essas sugestões. Já tinha até pensado em tentar criar um ou dois scripts para tentar automatizar isto tudo.

BTW, partilhar as próprias pastas de trabalho para eliminar a passagem pelos directórios temporários, não está nos meus planos.
Obrigado desde já pelo tempo dispensado a ler este post.

Vkthor

Darcamo

  • Visitante
Re: Sincronizar pastas em rede
« Resposta #4 Online: 05 de Dezembro de 2010, 15:24 »
Para evitar todo esse trabalho manual o dropbox é a opção mas fácil IMHO, mas não é boa para arquivos grandes. Se o problema de usar o dropbox for porque ele guarda seus arquivos na nuvem então realmente ele não é uma solução para você. Mas se esse não for o problema, note que o dropbox é capaz de reconhecer que os dois computadores estão na mesma rede local e fazer a transferência pela rede local (embora ele ainda vá sincronizar com a nuvem).

Quanto ao grsync, ele permite sincronizar pastas entre computadores remotos sim através do ssh. Utilizo o grsync para sincronizar as pastas Música no meu notebook e em um desktop. Abro o grsync no notebook e em source eu coloco
/home/meuUsuario/Música/
e em destination (desktop) eu coloco
192.168.200.82:/home/meuUsuario/Música/
onde esse IP é o IP do desktop na rede local.

O grsync é muito bom, mas ele não detecta automaticamente em qual dos computadores está a cópia mais atual. Você é que tem que definir quem é a fonte e quem é o destino na sincronização.

Offline Vkthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Sincronizar pastas em rede
« Resposta #5 Online: 05 de Dezembro de 2010, 20:38 »
Olá Darcamo.

Obrigado pela resposta.

Para evitar todo esse trabalho manual o dropbox é a opção mas fácil

Não dá. Tenho de sincronizar uma grande estrutura de directórios. No conjunto, embora cada ficheiro seja pequeno, dá mais de 60Gb. Não posso trabalhar isso dentro da pasta do dropbox =)

Citação de: Darcamo
Se o problema de usar o dropbox for porque ele guarda seus arquivos na nuvem

Esse é outro problema. Alguns ficheiros são confidenciais e não posso colocar o cliente em risco por um deslize qualquer. Até o Google já cometeu imprudências, não dá para arriscar =)

Citação de: Darcamo
... dropbox é capaz de reconhecer que os dois computadores estão na mesma rede local e fazer a transferência pela rede local
tirando o facto de espetar com tudo nos servidores deles, era só isso mesmo que eu preciso. Sincronizar duas estruturas de pastas pela rede local. Ainda por cima às vezes trabalho com os dois computadores em simultâneo no mesmo projecto.

Citação de: Darcamo
Quanto ao grsync, ele permite sincronizar pastas entre computadores remotos sim através do ssh.

Já pesquisei o site do grsync http://www.opbyte.it/grsync/ mas não consegui mais informações. Há uma série de links disponíveis que vou tentar digerir, mas a falta de tempo que tenho aliada à possibilidade remota de conseguir a informação que preciso, deixa-me pouca vontade de analisar aquilo tudo.

Também tentei encontrar respostas em http://samba.anu.edu.au/rsync/ mas não consegui.

Citação de: Darcamo
Utilizo o grsync para sincronizar as pastas Música no meu notebook e em um desktop. Abro o grsync no notebook e em source eu coloco
/home/meuUsuario/Música/
e em destination (desktop) eu coloco
192.168.200.82:/home/meuUsuario/Música/
onde esse IP é o IP do desktop na rede local.

Tentei fazer o mesmo mas embora tenha partilhado as pastas no windows ele negou o acesso. A pasta que pretendo sincronizar está no disco E: do portátil. Fiz 192.168.1.
1:/data/pasta_a_sincronizar/  que é o ip do portátil e data é o nome do disco. Não vejo como colocar o meu nome de utilizador nem palavra passe.

Movendo um ícone de ficheiro da pasta rede (ubuntu) para um programa, o que arrasto é algo como smb://vcp-lap/iomega/iVideos/movies.txt vcp-lap é o nome do portátil na rede, iomega é uma drive totalmente partilhada. tentando smb://vcp-lap/data/pasta_a_sincronizar/ como origem ou destino no grsync dá um erro dizendo que ssh: Could not resolve hostname smb: Name or service not known =(

Será que me falta algum componente do samba? Também andei a cuscar por lá http://www.samba.org/ mas os meus conhecimentos de redes não me permitem traduzir aquilo :-( ou seja fiquei na mesma.
Obrigado desde já pelo tempo dispensado a ler este post.

Vkthor

Offline Vkthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Sincronizar pastas em rede (Resolução... ou quase!)
« Resposta #6 Online: 06 de Dezembro de 2010, 19:45 »
Depois de muita pesquisa, encontrei algo que pode ir de encontro à resolução desta questão: o Conduit

Encontra-se nos repositórios oficiais do Ubuntu e está acessível através do Centro de Software. Não lhe tinha prestado muita atenção porque parecia mais vocacionado para a sincronização de fotos, músicas e dados do Evolution.

Esta é a descrição do programa apresentada:

Citar
What is Conduit?
Conduit is a synchronization application for GNOME. It allows you to synchronize your files, photos, emails, contacts, notes, calendar data and any other type of personal information and synchronize that data with another computer, an online service, or even another electronic device.
Conduit manages the synchronization and conversion of data into other formats. For example, Conduit allows you to :
Synchronize your Tomboy notes with another computer
Synchronize your your PIM data to your mobile phone, iPod, Nokia Internet tablet, or between computers
Upload photos to Flickr, Picasa, SmugMug, ShutterFly and your iPod
Any combination you can imagine, Conduit will take care of the conversion and synchronization.

Depois de vasculhar em http://live.gnome.org/Conduit e ter tirado mais umas dicas em http://lifehacker.com/398775/sync-and-back-up-your-data-with-conduit-for-linux cheguei à conclusão que também sincroniza outros tipos de dados, indo de encontro àquilo que preciso: ficheiros e pastas.

A opção de sincronizar pastas pela rede não funciona  pois parece que necessita de estar instalado qualquer outra coisa em ambos os computadores (the Avahi network discovery protocol?). A documentação existente, chegou ao ponto de sincronizar pastas em rede e parou. A própria aplicação encontra-se em desenvolvimento, o que implica cuidados redobrados ao trabalhar com dados importantes. Consegui, no entanto, tornear a questão, bastando para isso usar a sincronização de pastas no próprio computador e alterar as definições de pastas de origem ou destino com a da pasta situada em rede. Para isso basta montar a pasta partilhada em rede e esta fica acessível no menu de configuração de pastas «et voilà» sincroniza... =)

A consola de erros não é muito explícita nos passos a fazer quando alguma coisa não permite a sincronização completa. Talvez com um bocado mais de testes se consiga perceber o que é pretendido.

Fiz a experiência com vários directórios de teste e funcionou minimamente.  Apresentou erro em três ficheiros colocados posteriormente à primeira execução, parecendo querer a confirmação do operador para executar a cópia.

Um programa a experimentar e a perceber bem o seu funcionamento antes de confiar nele a 100%.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2010, 19:47 por Vkthor »
Obrigado desde já pelo tempo dispensado a ler este post.

Vkthor