Linus Torvalds em entrevista

Iniciado por nuno_nunes, 28 de Dezembro de 2007, 18:07

tópico anterior - próximo tópico

nuno_nunes

Linus Torvalds em entrevista

Linus Torvalds, o criador do kernel Linux, deu uma entrevista à revista australiana APC. Nela, podem ficar a conhecer um pouco o ditador benevolente, o processo de desenvolvimento do Linux, o seu futuro e se Linus foi realmente mordido por um pinguim.

Entrevista: http://apcmag.com/node/7012

Fonte: webtuga.com

Glauco Hass

Muito bacana a entrevista. Tem uma parte que me chamou a atenção, por pensar igual ele.
CitarFunnily enough, the only distributions I tend to refuse to touch are the "technical" ones, so I've never run Debian, because as far as I'm concerned, the whole and only point of a distribution is to make it easy to install (so that I can then get to the part I care about, namely the kernel), so Debian or one of the "compile everything by hand" ones simply weren't interesting to me.
Resumindo, a pergunta era sobre qual ou quais distros ele usa. A resposta foi Fedora, neste momento, por causa do suporte a PowerPC. Em seguida veio o trecho acima, onde ele diz não se interessar por distros que tendem a ser muito "técnicas", quer algo que seja fácil de instalar e deixe o sistema pronto para que ele possa ir direto ao kernel, que é o que interessa a ele. Distros que tem a filosofia de "compilar tudo na mão" simplesmente não interessam.
Independente de ele ter citado o Debian como essas distros técnicas, que pode ter ou não um instalador "faz-tudo", achei bacana que a idéia de ter o sistema pronto para usar esteja na cabeça do Linus. Estamos nos caminho correto, seja qual for a idéia de "pronto para usar". Deixa a compilação do kernel personalizada para os servidores de alto desempenho, que assim exigem, por conta das suas funções específicas.

zoroastro

Tradução completa:
CitarLinus Torvalds, criador do núcleo de Linux, tem, junto com outros gostam Richard Stallman, literalmente mudou o mundo de software sempre.

Distribuições Linux-baseadas parecem se aparecer diariamente, enquanto cada vez mais dispositivos agora corridos Linux ao caroço deles/delas, de telefones móveis para sistemas de entretenimento de inflight, para a missão do mundo infra-estruturas de servidor críticas. 

O desenvolvimento do núcleo mudou, e Linux há pouco está melhorando. Porém, com uma comunidade como grande e fraturou como a comunidade de Linux, às vezes pode ser difícil de adquirir uma avaliação de quadro grande donde Linux vai: o que está acontecendo com núcleo versão 2.6? Will há uma versão 3.0? até O que esteve ultimamente Linus? O que se levanta ele no tempo excedente dele? 

Eu tive a oportunidade para conversar com Linus Torvalds, em vários trocas de e-mail. 

APC: Escrevendo um núcleo de sistema operacional é um trabalho duro. Por que você escreveu para Linux no primeiro lugar? 

LT: Núcleos podem ser duros, mas em parte por causa disso eles também são interessantes. Eu sempre estive mais interessado dentro " até os detalhes de hardware " que em materiais fofos como usuário conecta etc, e um núcleo de sistema operacional é aproximadamente como até o hardware como você pode adquirir sem se construir para isto de fato (o qual eu também fiz - eu estava a uma companhia de CPU durante sete anos, afinal de contas). Assim eu não estou em soldar ferro etc, mas eu gosto muito de trabalhar a um baixo nível, e pensando aproximadamente como meu software na verdade interage com o CPU e outras partes do sistema. Além, eu realmente não percebi como duro seria. Eu realmente nunca esperei ainda estar trabalhando depois nisto 15+ anos;) 

APC: O que é a Fundação de Linux? 

LT: Heh. Eu há pouco trabalho aqui, você deveria perguntar algumas das pessoas que são realmente envolvido em todas as outras coisas que LF faz. É basicamente a combinação de OSDL (Desenvolvimento de Fonte " Aberto Labs ") e FSG (Padrões " Livres Se agrupam "), e é um lugar vendedor-neutro para organizações diferentes discutirem os assuntos eles têm, e tentando ajudar Linux junto. Parte do que LF faz é me pagar manter o núcleo. 

APC: O que está fazendo você agora com o núcleo? Você está trabalhando nisto tempo integral? O que separa disto você trabalha no mais mais? 

LT: Eu trabalho muito nisto tempo integral, mas eu nenhum mais longo realmente trabalhe em qualquer part"of particular " isto - eu acabo gastando quase todos meu tempo em não escrever para código de núcleo me, mas em trabalhar com o fluxo de código e fundir tudo. 

Na realidade, a quantia maior de código de fonte atual que eu escrevi nos últimos dois anos não está no próprio núcleo, mas na ferramenta eu uso para localizar há pouco o desenvolvimento de núcleo (chamou " git " - um fonte controle administração sistema). 

Assim eu ainda consigo escrever código (e eu envio bastante freqüentemente remendos sugeridos - mas normalmente eles estão ao longo das linhas de " tão aqui é como nós poderíamos controlar este assunto... para picar outros para fazer o remendo final de fato e testando). Mas os que eu faço muito mais é passar por outras mudanças de peoples e dizer " que sim " ou " não ". 

APC: O 2.6 núcleo de série foi ao redor por muito tempo. Por que? 

LT: Nós tínhamos estas liberações de desenvolvimento grandes e dolorosas que levaram vários anos, e trabalhou razoavelmente bem e as pessoas se puseram muito usadas a isto (" 2.<even> é estável, 2.<odd> é desenvolvimento "), mas teve lados ruins sérios também. 

Em particular, os ciclos de liberação eram tão longos que todos os vendedores comerciais tiveram que parte de trás-aportar uma quantia justa de código novo dos núcleos de desenvolvimento efetivamente, e assim código de desenvolvimento terminou nas liberações estáveis. Também, reciprocamente, os vendedores fixaram problemas nas versões estáveis, e às vezes as dificuldades foram perdidas ou não era fácil a então adiante-porto para a série de desenvolvimento, porque os dois há pouco eram separadamente muito distantes. 

Basicamente, um ciclo de desenvolvimento de multi-ano simplesmente não trabalha. Era durante algum tempo razoável e exigido (nós fizemos lá também algumas bonitas mudanças de radical), mas com 2.6, o núcleo básico está em forma boa, e nós melhoramos nosso processo de desenvolvimento bastante que nós há pouco não temos qualquer razão urgente para voltar para aquele tipo de " tudo muda " modelo. 

Assim em vez de ter dois ou três anos entre liberações estáveis, nós temos dois ou três meses agora. Quais meios que os núcleos de vendedor são muito mais íntimos aos núcleos de desenvolvimento, e evita muito os problemas que nós tínhamos. Todo o mundo está mais contente. 

Assim nós provavelmente ficaremos com aquele modelo a menos que algo realmente o radical acontece, e isso meios que nós manteremos com o " 2.6.x " codebase, e só incrementally melhoram nisto. 

Claro que, se nós tivéssemos um departamento de marketing que teve um forte diga, eles nos fariam chamar isto algum nome sensual (Pantera " ou " Vista " ou tudo que), mas como é, as pessoas técnicas tomam conta de nomes de versão, e o nomear sensual é até os fabricantes de distribuição que podem chamar os oferecimentos deles/delas tudo que eles querem (Fedora " ou " Feisty Fawn ").

Traduzido pelo Globalink Power Translator Pro, emulado no meu Ubuntu :)

crdrj

Citação de: Glauco Hass online 29 de Dezembro de 2007, 14:32
Deixa a compilação do kernel personalizada para os servidores de alto desempenho, que assim exigem, por conta das suas funções específicas.

O caminho correto é ter múltiplos caminhos, múltiplas opções, todas livres e desempedidas (leia-se opensource). A mim também interessa mais uma distro fácil de instalar e de usar, mas se um dia eu tiver conhecimento suficiente para utilizar uma distro altamente otimizada pro meu hardware, como seria o Gentoo Linux, eu usuaria, com certeza. (:
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Glauco Hass

Citação de: crdrj online 08 de Janeiro de 2008, 15:38
Citação de: Glauco Hass online 29 de Dezembro de 2007, 14:32
Deixa a compilação do kernel personalizada para os servidores de alto desempenho, que assim exigem, por conta das suas funções específicas.

O caminho correto é ter múltiplos caminhos, múltiplas opções, todas livres e desempedidas (leia-se opensource). A mim também interessa mais uma distro fácil de instalar e de usar, mas se um dia eu tiver conhecimento suficiente para utilizar uma distro altamente otimizada pro meu hardware, como seria o Gentoo Linux, eu usuaria, com certeza. (:
Ah, certamente. Não quis sugerir que fosse assim pra todos, mas apenas mostrei minha opinião. Com servidores, compila-se para otimizar tudo. Aqui no meu computador, prefiro usar o pronto.