Autor Tópico: Servidor Apache só para testes, é possível?  (Lida 2974 vezes)

Offline lpc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Servidor Apache só para testes, é possível?
« Online: 28 de Dezembro de 2007, 00:24 »
Olá!
Gostaria de saber se é possível instalar o Apache2 (já instalei!), o PHP5 e MySQL só para estudo, sem que este sirva páginas para a internet (não sei se estou falando besteira!). Já instalei tudo aqui e ainda estou tentando configurar, o apache está funcionando, criei um "phpinfo" aqui e consegui acessar. Com o MySQL está complicado e estou procurando aqui no fórum várias dicas que possa usar. Mas a primeira é certamente fazer a configuração que seja apenas para estudo e desenvolvimento.
Agradeço a ajuda!

Paulo
Tudo o que vejo me ensina a acreditar no Criador que nunca vi.

arlei

  • Visitante
Re: Servidor Apache só para testes, é possível?
« Resposta #1 Online: 28 de Dezembro de 2007, 11:42 »
Olá lpc.

Se estiver fazendo isso tudo em seu computador pessoal já esta sendo "apenas para estudo" mesmo, ou seja, a não ser que tenha liberado acesso de fora para esta sua maquina no seu roteador, este teu servidor ficará restrito apenas a sua rede interna mesmo.

T+
Arlei


Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Servidor Apache só para testes, é possível?
« Resposta #2 Online: 28 de Dezembro de 2007, 13:04 »
Apenas complementando, se você usa um provedor normal de internet, como Virtua, ADSL Brasil Telecom, GVT, etc. em seus planos residenciais, você não pode servir arquivos através da porta 80, que é a padrão do Apache. Então, se não mudar isso na configuração padrão, o conteúdo que está no seu Apache será apenas local.

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Servidor Apache só para testes, é possível?
« Resposta #3 Online: 28 de Dezembro de 2007, 16:16 »
Com o MySQL está complicado e estou procurando aqui no fórum várias dicas que possa usar. Mas a primeira é certamente fazer a configuração que seja apenas para estudo e desenvolvimento.
Agradeço a ajuda!

Paulo

Basta fazer num terminal:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install phpmyadmin

Depois de instalado, vá ao navegador e digite o endereço http://localhost/phpmyadmin

Se nesse meio tempo você não mudou nenhuma configuração, vai funcionar direitinho para o que você precisa.

[ ]'s
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline lpc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Servidor Apache só para testes, é possível?
« Resposta #4 Online: 28 de Dezembro de 2007, 21:58 »
Arlei, Glauco, Eneac... valeu pela ajuda!
Acesso a internet via rádio e acredito que não haverá problemas em ter algum "acesso externo".
Quanto ao mysql, instalei o phpmyadmin e vamos ver se funciona... mas ainda estou em dúvida: é só isso? Não preciso alterar nenhum arquivo de configuração, como tinha no windows? Desculpem a dúvida, mas não conheço muito ainda e já que é pra aprender, formatei a máquina e coloquei só o ubuntu...

Abraços!

Paulo
Tudo o que vejo me ensina a acreditar no Criador que nunca vi.

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Servidor Apache só para testes, é possível?
« Resposta #5 Online: 29 de Dezembro de 2007, 12:44 »
Bom... estou supondo que você já instalou o MySQL Server, os pacotes para ele rodar no Apache e as bibliotecas do PHP5. Em todo caso, você pode ler o Guia (Feisty) Ubuntu a partir desse ponto:

http://wiki.ubuntubrasil.org/GuiaFeisty#head-1103c909a7f3e68daf05ffe285c43ad3494dc505

[ ]'s

Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline lpc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Servidor Apache só para testes, é possível?
« Resposta #6 Online: 31 de Dezembro de 2007, 15:55 »
Obrigado pela dica! Já estou lendo aqui...

Paulo
Tudo o que vejo me ensina a acreditar no Criador que nunca vi.