Autor Tópico: como interagir com um programa via terminal?  (Lida 1500 vezes)

Offline dudleyy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
como interagir com um programa via terminal?
« Online: 19 de Dezembro de 2007, 13:07 »
Olá amigos!

estou fazendo um projeto, no qual eu preciso interagir com um programa open source via terminal, e nao via modo grafico. Eu só irei precisar usar poucos comandos desse programa.

é como se fosse, por exemplo, um photoshop, no qual eu preciso do comandos "abrir imagem x", "aplicar efeito y" e "salvar a imagem como .png" via terminal.

alguem sabe como posso fazer isso?

Offline nitrofurano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: como interagir com um programa via terminal?
« Resposta #1 Online: 21 de Dezembro de 2007, 14:26 »
para tratamento de imagem, vê se o imagemagick (comando 'convert') é suficiente para aquilo que precisas....

para outras situações, programas como ffmpeg, gifsicle, pdftk, etc. também fazem maravilhas (cada um na sua área...), é uma questão de andares à procura daquilo que precisas

se não for, escreve abaixo uma lista de hipoteses que gostavas de ver possíveis por linha de comando

sugerir forums, autores, mailinglists, etc. (e sugerir com código, para quem gosta de programar, ainda é melhor...) de programas open-source que gostavas de ver interagindo com linhas de comando também pode ser uma boa hipótese, e podes surpreender-te com algum feedback, como o suporte do xml no Inkscape foi a partir de uma sugestão minha, ainda na época do Sodipodi...

 

Offline alessandro_ufms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: como interagir com um programa via terminal?
« Resposta #2 Online: 22 de Dezembro de 2007, 11:54 »
Bom isso vai depender da linguagem que vai utilizar para fazer o programa...