Autor Tópico: 2007, o ano do downgrade  (Lida 9799 vezes)

Offline koianiskatsi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 151
    • Ver perfil
Re: 2007, o ano do downgrade
« Resposta #30 Online: 31 de Dezembro de 2007, 12:11 »
Citar
Se eu não estivesse tão envolvido na inauguração de outro projeto, com certeza estaria investindo no Arch, Piras  Piscada

Ta envolvido no que, Eunir? ;D Tem a ver com aquela imagem qe tu me enviou um dia desses? ;)

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: 2007, o ano do downgrade
« Resposta #31 Online: 05 de Janeiro de 2008, 13:25 »
Concordo com tudo o que o Piras disse. Eu mesmo fiz um downgrade no meu PC do 7.10 para o 7.04, e no note da minha mãe do Vista para o XP (e claro, coloquei o ubuntu em outra partição). Realmente a ultimva versao estava cheia de BUGs e muito pesada, mas espero ansioso que na proxima esses problemas tenham sido resolvidos.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Rene_Mena

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
  • Nous_Triplehandshake
    • Ver perfil
Re: 2007, o ano do downgrade
« Resposta #32 Online: 05 de Janeiro de 2008, 16:28 »
Olá senhoras e senhores, muito bom esse tópico, adorei as considerações do Piras e concordo com ele em número, gênero e grau, porém gostaria de fazer algumas ressalvas que não foram abordadas aqui.

1 - Microsoft e Linux: Vamos considerar que a microsoft e a Apple são os irmãos mais velhos do Linux, digo isso porque os mesmos se iniciaram praticamente junto com o projeto do MIT na década de 70, quando o Sr. Bill e o Sr. Steve ainda cursavam a universidade (Pirates the Silicon Valley), e Linus Torvalds lançou a primeira versão estável do kernel linux em 91, portanto a Microsoft e Apple tem mais estrada tanto em projeto como em marketing do que o linux. Diante deste cenário podemos comemorar e muito o sucesso e o grande desenvolvimento do Linux, pois a estrutura de projeto (sumarizada em "A Catedral e o Bazar" de Erik Raymound) realmente funciona, tanto em velocidade de desenvolvimento quanto em estabilidade, independente de distro. Façamos uma comparação, quanto tempo leva para Apple e Microsoft lançarem uma versão nova e quanto tempo leva para uma distro fazer a mesma coisa?? rs... pois é.

2 - O que é SO: Outra coisa que não foi considerada, SO é uma ferramenta destinada a um determinado fim, hora, se levarmos em consideração isso o linux mudou muito seu foco, pois quando Linus desenvolveu o primeiro kernel a idéia era ter um minix melhor, ou seja, a função do sistema era de facilitar o acesso a um determinado mainframe. Anos se passaram e ao meu ver hoje o linux tem duas vertentes, Server e Desktop, ou seja, a Microsoft e a Apple foram e são um mau necessário (mau no sentido do copyright), pois a partir delas o Linux se tornou uma opção (e muito boa por sinal) de SO tanto desk como server.

3 - Função : O foco do tópico é em relação ao downgrade, bom eu necessariamente uso o 7.04 (necessário pois uso o SO como ferramenta de trabalho e não posso perder tempo corrigindo bugs), e não migrei para o 7.10 pois vi no fórum muita gente tendo problemas com ele. Bom, problemas (bugs), isso tem em qualquer sistema operacional, aí vem a diferença entre alguem que está usando o Linux para executar uma função ou simplesmente para trabalhar em cima deste para crescimento do mesmo e de si próprio (coisa que Microsoft e Aplle não nos dão). Agora vem o melhor, volto aos itens 2 e 1 respectivamente: 2 - Como Server o Linux não tem o que falar, é a melhor opção na maioria dos casos, pois é estável e infinitamente mais seguro que Windowns. Como Desktop ainda tem que melhorar, pois a idéia é facilitar a vida do usuário que quase não tem conhecimento de hardware e de programação em geral, porem faço uma ressalva, para mim a melhor distro em Desk é o Ubuntu, o SO mata a pau e em alguns casos tá muito melhor que Win (A minha cybershot é reconhecida e baixa fotos sem a instalação do CD dela, o win não faz isso e ainda tenho que quebrar cabeça se der pau na usb); 1 - O 7.10 tem problemas sim, mas quanto tempo levara para ele se tornar estável e quanto tempo levara para o Vista se tornar estável...rs... o XP levou 5 anos, o 2000 também a assim por diante...rs.

4 - Percentuais de Usuários do SO: Um dos membros fez uma referencia em percentual dos usuários de SO, o RickMura, não sei de onde você tirou essa estatística (se pudesse postar para podermos ponderar sobre eu agradeço), e nem sei se é mundial, o que sei é que só nos EUA o uso de MAC (OS-x) e de sistemas derivados do Unix (Solaris e Linux por exemplo) é equiparado ao uso do windows, segundo amigos que lá residem, portanto a diferença hj de usuários Linux deve ser bem maior do que referenciado.

5 - Considerações Finais: Gente, uma coisa temos que concordar, apesar dos infortúnios que algumas vezes as distros Linux nos dão, estas são o futuro, isso não há o que questionar, tanto que até o todo poderoso Bill já percebeu, tentando obter uma fatia do mercado (caso Novel) e perdendo o sono com a Red-Hat (vejam o top de certificações mundiais de 2006 em http://certcities.com/editorial/features/story.asp?EditorialsID=95, Red-Hat em primeiro lugar). Portanto senhoras e senhores, o dia em que uma distro (e eu acho que Ubuntu ganha essa briga) conseguir se equiparar a facilidade de correção em termos programacionais da versão desktop (sem shell) para usuários leigos, duas coisas podem acontecer, ou os CopyRight abrem o código e tornam parte do kernel livre ou morrem de vez (e isso tio Bill já sabe..rs).

Gente, muito obrigado pelo fórum e por estarem pelo menos experimentando o Linux, agradeço ao Piras, cara muito inteligente por sinal, e que abriu esse tópico tão interessante, valeu...

Renê Mena Lopes
CCNA_CCAI
HD2-Telefonica LP de Dados.
Binary Consulting and Technology TI
"..........Algo só é impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário........."
Albert Eistein (1879-1955)  Lingua

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: 2007, o ano do downgrade
« Resposta #33 Online: 05 de Janeiro de 2008, 23:31 »
Bom, se for levar em conta a maneira que os diretórios estão sendo organizados no Windows Vista, e o novo prompt de comando que inventaram por aquelas bandas, parece que a idéia do Bill Gaytes é tentar fazer mais remendo aproximando o Vista do Unix (pq não dizer Linux?). Outra coisa que vi foi um vídeo daquilo que promete ser a futura versão do Windows, onde o cara rodou apenas o "kernel" do sistema. Parece que a idéia deles foi pegar o kernel do Windows, remover tudo que é tranqueira que botaram lá ao longo de décadas e reprogramar para se ficar mais semelhante aos sistemas *nix.
Na real, a única vantagem que a Microsoft tem na manga é o poder econômico pra negociar e pressionar fabricantes de hardware e software. Se não fosse isso, o Vista já teria enterrado a MS.
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Piras

  • Visitante
Re: 2007, o ano do downgrade
« Resposta #34 Online: 06 de Janeiro de 2008, 01:13 »
Olá senhoras e senhores, muito bom esse tópico, adorei as considerações do Piras e concordo com ele em número, gênero e grau, porém gostaria de fazer algumas ressalvas que não foram abordadas aqui. (...)
Gente, muito obrigado pelo fórum e por estarem pelo menos experimentando o Linux, agradeço ao Piras, cara muito inteligente por sinal, e que abriu esse tópico tão interessante, valeu...

Renê Mena Lopes
CCNA_CCAI
HD2-Telefonica LP de Dados.
Binary Consulting and Technology TI

caro Renê,

Muito obrigado pelos elogios. Li com muita atenção o que você escreveu e achei muito interessantes seus pontos de vista. Não tenho nenhum reparo a fazer ao que você escreveu: é uma visão otimista, mas bem fundamentada (nem sempre o "otimista é um pessimista mal informado", como dizem os russos...). Agradeço a sua contribuição à discussão deste tópico.