Autor Tópico: 2007, o ano do downgrade  (Lida 9797 vezes)

Piras

  • Visitante
2007, o ano do downgrade
« Online: 26 de Dezembro de 2007, 15:47 »
Nenhuma outra atividade econômica ou tecnológica parece tão obcecada pela idéia de progresso como o mundo dos sistemas operacionais. No mundo do software nós vivemos sempre no futuro; não há passado ou saudade nesta parte do universo. Assim, cada sistema operacional ou aplicativo é antes um processo que uma coisa. No mundo do software o rio está sempre correndo. E rápido!

Bem, 2007 pode passar para a história como o ano em que o rio decidiu correr para trás. Afinal, foi no ano em que a Microsoft conseguiu finalmente lançar o Windows Vista que seus usuários decidiram consagrar o Windows XP, lançado cinco anos... antes! Sim, nunca antes o XP conseguira consagração comparável a que lhe foi concedida depois do lançamento do Vista. Muitos dirão que não eram diferentes os sentimentos relativos ao Windows 98 quando do lançamento do próprio XP. É verdade, mas com a diferença de que o 98 não era um "velhinho" de cinco anos. Alguém já imaginou um sexagenário vencendo uma prova de maratona contra jovens atletas de vinte anos. É mais ou menos isto o que acontece com o XP agora...

Infelizmente, em 2007 o downgrade não foi monopólio da Microsoft. Muitos usuários do Ubuntu decidiram também retornar para a versão 7.04 (Feisty) depois de um decepcionante passeio pelo Gutsy. Sim, o Gibão Corajoso ainda requer bastante coragem para ser enfrentado e vencido. Mas o Feisty é ainda um jovem na flor da idade: não admira que ele pareça ainda tão atraente. E o fato de ter lançado um produto tão bom neste mesmo ano de 2007 de certo modo absolve a Equipe Ubuntu dos percalços oferecidos pelo Gutsy.

Sim, comparada aos vexames da Microsoft e as polêmicas geradas pela Apple, a vidinha das distribuições Linux foi bastante tranquila neste ano. Se não houve nada de espetacular para o bem, pelo menos fato espetacularmente ruim também não houve. O Linux mais uma vez entregou-se àquela evolução consistente e perene que tem sido a sua característica, mesmo que a vida particular de suas distribuições seja às vezes um pouco tumultuada.

E mesmo as distribuições Linux passaram por dias relativamente calmos neste ano de 2007. O Debian elegeu um Líder capaz de acalmar um pouco os ânimos agitados pelo tumultuado lançamento do Etch, a Mandriva continuou firmemente a sua recuperação técnica e corporativa, a Novell conseguiu que o openSuse produzisse uma versão convincente e a Fedora mostrou novamente que ela sempre será uma concorrente temível. O Slackware é sempre melhor e é sempre o mesmo e o Gentoo continua mergulhado numa interminável crise de liderança.

Três nomes para dar trabalho: PCLinuxOS, Linux Mint e Sabayon. Um nome cujo prestígio se consolida: Arch Linux. Um nome que pode deixar saudades: Kurumin. E um nome a temer cada vez mais: Apple.

2007 será um ano para deixar saudades? Bem, se você é fiel ao espírito do software, nada disso! Mas se você for um "feliz" comprador do Vista, ninguém se importará se sua alma for tomada por um irresistível sentimento de nostalgia: "ah, sôdade, ah sôdade matadeira..."




Offline livio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Discutindo Informática e Tecnologia
Re: 2007, o ano do downgrade
« Resposta #1 Online: 26 de Dezembro de 2007, 16:44 »
Devo descordar um pouco de sua opinião

O lamnçamento do Windows Vista não foi uma tragédia, o problema foi que os requisitos mínimos do sistema que aumentaram( e como ) e alguns bugs( talvez muitos ) que foram logo corrigidos. Eu testei o Windows Vista e achei o sistema ótimo e bem estável, muito mais seguro que o anterior.

O que acontece é que as pessoas geralemente não compreendem as novidades que surgem na informática, exceto profissionais da área, talvez.

Na informática, nunca ocorre downgrade, porque as experiências sempre ficam registradas para uso futuro.

Como ja dizia o velho deitado: o que você mais ganha é o que aprende

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: 2007, o ano do downgrade
« Resposta #2 Online: 26 de Dezembro de 2007, 19:14 »
excelente texto, mesmo discordando em alguns pontos!

acho que dizer que esse ano nao teve nada de bom nem de ruim no mundo do Linux nao é uma inverdade, mas também chega a ser exagero, pois houve sim, momnetos ruins e bons... com o Windows aliciando algumas distribuições, e o lançamento da licensa v3!

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: 2007, o ano do downgrade
« Resposta #3 Online: 26 de Dezembro de 2007, 21:42 »
Concordo com o Piras, o Vista foi um fracasso eu não conheci e nem quero conhecer, e amigos que trabalham na area dizem que foi só uma maqueada sobre o XP e que não há grande diferença .... nada que justifique jogar seu pc no lixo e comprar um top, pois não é qualquer pc novo que vai rodar o vista....

E quanto ao Ubuntu foi isso mesmo, eu mesmo perdi uma instalação, porem ja faz algum tempo que estou no Gusty e tudo parece muito estavel....
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

isdiru

  • Visitante
Re: 2007, o ano do downgrade
« Resposta #4 Online: 26 de Dezembro de 2007, 22:08 »
Boas,essa historia do downgrade no Ubuntu,sei não.

Quantos fizeram o downgrade com Ubuntu?

Quantos tiveram problemas com o Gutsy?

Quantos não tiveram problemas com o Gutsy?

Como todo mundo sabe a maioria não se manifesta,minoria formar opinião? Ruim hein.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2007, 06:14 por isdiru »

Piras

  • Visitante
Re: 2007, o ano do downgrade
« Resposta #5 Online: 27 de Dezembro de 2007, 00:58 »
Vamos lá:

Eu não disse que não aconteceu nada de bom ou ruim com o Linux neste ano. O que escrevi é que não houve nada de espetacular, para o bem ou para o mal. A diferença aqui é de intensidade.

Quanto à observação de que
Citar
as pessoas geralmente não compreendem as novidades que surgem na informática, exceto profissionais da área, talvez
, penso que ela contradiz o próprio espírito do Windows. Afinal, o sistema da Microsoft nunca foi desenvolvido para profissionais e sim para o maior número de usuários possível. Aliás, para mim, este foi exatamente o seu maior mérito.

Muito gente está dizendo que o Vista é um sistema para o futuro, argumentando que somente mais tarde, quando a maioria das máquinas for mais avançada, ele poderá disseminar-se tão bem quanto as versões anteriores. O problema é que para um "sistema do futuro" o Vista nasceu com raríssimas novidades em relação aos seus concorrentes mais próximos, o Linux e o Mac OX. É um sistema muito "futurista" no que ele exige do hardware e absolutamente fincado no presente quanto aquilo que ele oferece em termos de funcionalidades.

Evidente que o seu lançamento não foi de fato uma tragédia (aliás, não escrevi isto), mas quando revistas e sites especializados fazem uma péssima avaliação dele (enquete da Folha de S. Paulo acaba de elegê-lo o "pior produto do ano") e a própria Microsoft decide facilitar o downgrade, então podemos dizer de fato que "há algo de podre no império de Bill Gates"...

Quanto à ponderação do colega isdiru de que dou estou fazendo prevalecer a voz da minoria, na verdade, isto pouco importa. Também acredito que os usuários que fizeram downgrade no Ubuntu sejam minoria. O problema é que basta haver uma minoria relevante para que haja um problema. A adesão do usuário a um produto qualquer não é como uma eleição, na qual basta haver maioria e pronto. Uma empresa que perde uma faixa pequena do seu mercado, sempre sofrerá uma perda grave. Isto sem falar na quebra de confiança. Os problemas do Gutsy estão longe de serem fatais para o Ubuntu/Cannonical, mas desprezá-los seria um misto de arrogância e imprudência. É preciso aprender com os erros ao invés de simplesmente ignorá-los.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2007, 00:00 por Piras »

Offline s4suk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: 2007, o ano do downgrade
« Resposta #6 Online: 27 de Dezembro de 2007, 02:27 »
Tirando a parte que diz que o Isláquiuéri é o melhor de todos, gostei bastante do texto :]
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

Offline Pedro Martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Aka Conqueror
    • Ver perfil
Re: 2007, o ano do downgrade
« Resposta #7 Online: 27 de Dezembro de 2007, 12:15 »
É um sistema muito "futurista" no que ele exige do hardware e absolutamente fincado no presento quanto aquilo que ele oferece em termos de funcionalidades.
Isso que é definição perfeita.

É preciso aprender com os erros ao invés de simplesmente ignorá-los.
Concordo. É melhor assumir os erros e tentar evitá-los no futuro do que fazer o procedimento de usuários de produtos da MS: "trava, mas é assim mesmo, vai usar o que no lugar?"

A grande diferença é que os usuários MS desconhecem ou simplesmente ignoram qualquer outra alternativa. Já os usuários Ubuntu sabem que existem outras alternativas e podem experimentá-las caso algo dê errado. As outras distros já correm atrás do prejuízo graças à popularidade do Ubuntu e estão fazendo distros cada vez melhor e mais fáceis. Se a Canonical não ficar esperta com esses problemas que têm acontecido a cada lançamento, vai perder mercado tão rápido quanto ganhou.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: 2007, o ano do downgrade
« Resposta #8 Online: 27 de Dezembro de 2007, 12:58 »

Tirando a parte que diz que o Isláquiuéri é o melhor de todos, gostei bastante do texto :]


concordo com o s4suk3. Belo texto, amigo Piras.

Devo descordar um pouco de sua opinião

Na informática, nunca ocorre downgrade, porque as experiências sempre ficam registradas para uso futuro.


as experiencias ficam, mas o downgrade eu fiz (kernel panic? to fora - tomei 2, e 3 vezes é burrice)

Boas,essa historia do downgrade no Ubuntu,sei não.
Quantos fizeram o downgrade com Ubuntu?
Quantos tiveram problemas com o Gutsy?
Como todo mundo sabe a maioria não se manifesta,minoria formar opinião? Ruim hein.

verdade, isdiru. formar opinião por minoria é complicado. se eu sou minoria, nao sei, mas eu sou um dos que fez downgrade para o Feisty 7.04, que pra mim é a segunda versão mais estável do Ubuntu, perdendo apenas para o Dapper 6.06 nesse quesito.

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline RickMura

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 226
  • ping -f localhost
    • Ver perfil
Re: 2007, o ano do downgrade
« Resposta #9 Online: 27 de Dezembro de 2007, 15:41 »
Tirando a parte que diz que o Isláquiuéri é o melhor de todos, gostei bastante do texto :]

Não vejo isso como uma questão relevante, eu particularmente gosto mais do Slack do que do Ubuntu, mas o Ubuntu é facil de instalar e configurar, então optei pelo ubuntu.
A quem diga que o Vista não é bom, ou que foi um lançamento errôneo, bom, qdo o XP foi lançado foi exatamente isto que disseram, que era pesado, que tinha bugs, etc, etc. Bom hoje 79% dos usuários possuem XP instalado, contra 7% do Vista e outros 7% do Linux. Quando lançaram o XP era ele quem detinha esses 79%. O Vista é um excelente sistema operacional, facil, seguro e bonito, mas exige sim muito hardware.
Não podemos nem devemos sobrepujar a Microsoft, podemos não gostar deles, mas devemos respeitá-los, pois o trabalho feito por eles é bom.
Quanto as distros Linux, acho que todas são boas, cada uma com suas vantagens e desvantagens e fundamentalmente é isto o que me torna um usuário Linux, vejam, o Slack é extremamente rapido, leve e estável, o Ubuntu é facil de configurar e instalar e todas as versões LTP são totoalmente estáveis. O que ocorre com o Ubuntu é que o lançamento ocorre a respeito aos seus usuário, que pressionam a Canonical por novidades, ja o Slack é completamente diferente, só é lançado como versão RC distros totalmente estáveis. Acho que a maior desvantagem do Slack é o forum, que tem pouca gente, e alguns ainda são bem mal humorados. hehehehe.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: 2007, o ano do downgrade
« Resposta #10 Online: 27 de Dezembro de 2007, 18:42 »
Bom hoje 79% dos usuários possuem XP instalado, contra 7% do Vista e outros 7% do Linux.

RickMura, e o monte de pcs com Win 98 SE que existem?

100 - 79 - 7 - 7 = 7% pra Win 98 SE (e demais Wins)?

E os MacOSX?

Na minha percepção passou em muito os 100%. Pode me dizer onde errei?  8)

Obrigado. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: 2007, o ano do downgrade
« Resposta #11 Online: 27 de Dezembro de 2007, 19:40 »
O lamnçamento do Windows Vista não foi uma tragédia, o problema foi que os requisitos mínimos do sistema que aumentaram( e como ) e alguns bugs( talvez muitos ) que foram logo corrigidos. Eu testei o Windows Vista e achei o sistema ótimo e bem estável, muito mais seguro que o anterior.

Bom, preciso discordar de você...
Eu comprei este computador a alguns meses, enquanto ainda estava em aula. Ele veio com o Windows Vista instalado. Durante todo o tempo usei apenas o Vista e posso afirmar: o Vista é o pior sistema operacional já feito pela Microsoft. Muita gente reclamava do Windows ME, mas nem se compara em termos de ruindade com o Vista.
Vou contar minha experiência.
Logo que adquiri o notebook, eu estava sem internet. Então instalar o Ubuntu seria uma opção não muito viável para mim, uma vez que ainda dependo do apoio de fóruns e tutoriais para muitas das tarefas comuns. Resolvi usar o Windows Vista, de início as tarefas que eu mais executei eram as normais de edição de texto, planílias e apresentações, usando o BrOffice que veio instalado com ele. Volta e meia eu baixava alguma coisa na faculdade, para usar em casa. Entre os programas que vim a utilizar estão o Inkscape, o GIMP, Winamp (pois não consigo me acostumar com o Windows Media Player), IrfanView (pq o visualizador de imagens padrão do Windows Vista é lento demais, por ser pesado demais...
No começo as coisas iam relativamente bem. Eu sabia que o Vista teria problemas de compatibilidade, só não imaginava que seriam tantos e tão graves. Muitos programas eu era obrigado a usar com funcionalidade limitada, mesmo alguns que rodavam normalmente no wine! Outros programas ficavam praticamente inutilizados, tal como o PBEL (opensource, específico para Psicologia). Bom, na verdade, muitos dos programas acadêmicos que testei funcionaram de forma capenga ou não funcionaram mesmo.
Quando era possível eu dava um jeitinho para conviver com o problema, mas a soma dos jeitinhos acabava tornando a usabilidade do sistema cheia de percalços.
Além dos problemas de compatibilidade, haviam também os problemas de desempenho. E não era só por causa do hardware não!! Meu computador não é nenhuma supermáquina, mas eventualmente eu vim a otimizar todo o sistema (depois de muito tempo de uso com a configuração padrão, para poder realmente falar o quanto a configuração padrão é ruim). Usei alguns tutoriais bem conhecidos, como o do Black Viper, para fazer a otimização dos serviços. Como é uma tarefa que estou acostumado a fazer a alguns anos, eu não deveria precisar de um tutorial, mas como a Microsoft insiste em trocar o nome dos mesmos serviços a cada atualização do sistema, acho interessante dar uma olhada naquilo que quem se dedica muito a entender esse sistema tem a dizer.
Com as otimizações o ganho em desempenho foi notável, como seria no Windows XP, embora nem se compare ao nível de atualização (mantendo o nível de funcionalidade) que se pode alcançar no XP SP1. Contudo persistia um problema... Um grave problema: muitos de vocês, aqui deste fórum, já devem ter ouvido falar, ou mesmo experienciado, o péssimo desempenho de disco do Vista. Tipo, seja para ler, seja para gravar, cada operação é uma tortura. E tem mais: o desempenho só se degrada com o tempo. E muito! Cheguei a ler alguns posts no fórum do Baboo, para ver como poderia conviver com essa deficiência do Vista. Usei o defragmentador recomendado no site dele, o que ajudou... Mas nem por isso deixou de ser péssimo.
O desempenho não é tolhido apenas pela fome de recursos e pela engenharia duvidosa daquele sistema, o próprio design e organização do Vista são um pesadelo. Não é só porque as coisas se encontram em lugares diferentes, com nomes diferentes e com funcionalidades diferentes do usual (o que, por si só, já é estupidez), mas é que aquela organização realmente torna tudo mais lento, principalmente para quem tem que trabalhar com várias janelas de programas abertas ao mesmo tempo (fazendo uma tradução por exemplo).
Ahh... E por falar em várias janelas... Meu computador veio com o Vista SE... Embora nominalmente só seja possível abrir 3 janelas por vez, com um pouco de malandragem dá para conseguir conviver bem com essa restrição. Por exemplo, programas que podem ser minimizados para a bandeja não contam... Contudo, é uma restrição bastante insensata. Ao meu ver é como dizer assim: "Ok, nós vamos lhe vender esta cadeira mais barato, mas antes vamos quebrar uma das pernas dela."
Mas não bastaram as limitações do Vista SE, nem o péssimo desempenho geral do sistema, nem os aberrantes problemas de compatibilidade...
As coisas começaram a ficar realmente irritantes quando um diretório, onde eu armazenava cerca de 6,5 GB de arquivos, se tornou inacessível pelo Windows Explorer. Isso mesmo. O WE simplesmente travava e precisava ser reiniciado quando eu tentava abrir esse diretório. Resolvi esse problema baixando um gerenciador de arquivos freeware... Pequeno, leve e bem organizado, com todas as funcionalidades do WE, e muitas outras. A Microsoft deveria incluir esse programa no Vista. hehehehehe...
Depois desse problema do diretório gigante, veio o problema com o diretório Documentos (antigo Meus Documentos). Os nomes dos arquivos simplesmente sumiram da visualização padrão. Para poder visualizá-los, eu precisava usar a exibição por lista ou detalhes.
Juntando tudo isso, mais os problemas que estavam ocorrendo com o MSN Live Messenger (travava quando eu tentava enviar algum arquivo, travava quando eu tentava iniciar um chat com voz e video, travava por qualquer coisa na verdade), me fizeram tomar a "decisão final": remover completamente o Vista do meu computador. também não pretendo instalar o XP. Até instalaria, se eu gostasse muito de jogar ou coisa parecida.. Mas não tem nada eu use que o Linux não tenha (fora uma ou outra coisa que dá pra emular muito bem com o wine).
Bom, essa foi a minha saga com o Vista. Não foi nada agradável, e se Deus quiser, eu nunca mais volto a ser um usuário dos sistemas Windows.
E antes que pensem que meu sofrimento foi causado pela minha falta de experiência, uso computadores desde 1995, começei com a dupla Dos + Win 3.11, passei pelo Win 95, 95 r2, 98, SE, ME, 2000, XP e Vista (só o NT eu usei muito, muito pouco, nunca em meu próprio computador). Venho a anos flertando com o Linux, mas só com o Ubuntu senti que o Linux estava preparado pra mim, e que eu estava preparado para o Linux. A simplicidade do Ubuntu, aliada a vasta gama de recursos disponíveis on-line, o torna muito atraente, além de ter usado ele ao longo de um ano (6.06 e 6.10), de maneira muito satisfatória.
É isso...
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Piras

  • Visitante
Re: 2007, o ano do downgrade
« Resposta #12 Online: 28 de Dezembro de 2007, 00:07 »
Tirando a parte que diz que o Isláquiuéri é o melhor de todos, gostei bastante do texto :]


Obrigado s4suke!

Há só um pequeno probleminha de compreensão aqui. Eu não escrevi que o Slackware é o melhor e sim que "ele é sempre melhor e sempre o mesmo", ou seja, que ele melhora sempre sem deixar de ser o mesmo, de preservar a sua personalidade. Só isto! Aliás, acho que esta melhoria constante, aliada a constante lealdade aos princípios básicos da distro, é a maior virtude do Slack.



Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: 2007, o ano do downgrade
« Resposta #13 Online: 28 de Dezembro de 2007, 00:29 »
Há só um pequeno probleminha de compreensão aqui. Eu não escrevi que o Slackware é o melhor e sim que "ele é sempre melhor e sempre o mesmo", ou seja, que ele melhora sempre sem deixar de ser o mesmo, de preservar a sua personalidade. Só isto! Aliás, acho que esta melhoria constante, aliada a constante lealdade aos princípios básicos da distro, é a maior virtude do Slack.

O Patrick sempre foi um cara coerente com seus projetos, amigo Piras, msmo sendo ironizado por muitos como "preguiçoso". O próprio Slack levou essa fama, há um tempo. Não sei se esta ainda persiste, alguém que usa Slack pode dizer pra gente? Obrigado
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline s4suk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: 2007, o ano do downgrade
« Resposta #14 Online: 28 de Dezembro de 2007, 01:40 »
Tirando a parte que diz que o Isláquiuéri é o melhor de todos, gostei bastante do texto :]


Obrigado s4suke!

Há só um pequeno probleminha de compreensão aqui. Eu não escrevi que o Slackware é o melhor e sim que "ele é sempre melhor e sempre o mesmo", ou seja, que ele melhora sempre sem deixar de ser o mesmo, de preservar a sua personalidade. Só isto! Aliás, acho que esta melhoria constante, aliada a constante lealdade aos princípios básicos da distro, é a maior virtude do Slack.



Eu entendi, amigo piras, apenas resolvi fazer uma brincadeira.
Gosto muito do slackware, mas minha distro de coração é mesmo o Arch *.*
Simplicidade do slackware, velocidade do gentoo, sistema de pacotes único, e estabilidade digna de bsd :D
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com