Projeto KUKA! - Um (UKX)buntu específico para cada caso!!!

Iniciado por Hqxriven, 26 de Dezembro de 2007, 15:39

tópico anterior - próximo tópico

Hqxriven

Depois de fazer im kernel específico para desktops com uma performance superior ao kernel padrão do kubuntu e depois de todos os elogios, críticas e sugestões tive a idéia de criar um projeto chamado de KUKA! (Kero Um Kernel Adaptado!),  mas para o sucesso do mesmo vou precisar da colaboração do máximo possível de usuários.

Não vou reinventar a roda, não vou criar uma nova distribuição (já tem tantas), o objetivo e adaptar o (UKX)buntu, com a criação de kernels customizados para cada caso.

Inicialmente pensei no seguinte:

DESK 1 - Otimizado para performance, com tempo curto de resposta. (latência baixa) - Utilizado para máquinas Pentium 3 para cima.

DESK 2 - O mesmo só que para máquinas K6-2 para cima com no mínimo 256 de ram. (latência média) Recomendado 512 de ram

LAP 1 - Otimizado para prolongar o tempo de uso de utilização da bateria, com patches para diversos dispositivos sem fio e também com patches melhores para suspender e hibernar e com módulos pré-compilados para a problemática placa ATI funcionar direito. (Latência Alta) - Típico Laptop de escritório.

SERVER 1 - Otimizado para melhorar a resposta das solicitações sem sobrecarregar o processador, utilização mais eficiente da memória ram, com patches para dispositivos sem fio, suspensão e hibernação melhores. (latência bem alta).

É ainda uma idéia, mas sei que é possível, mas vou precisar de ajuda para colocá-la em prática e de pessoas comprometidas para testar e colocar os resultados.

O que vcs acham????

Obrigado a todos

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Piras

Belíssima idéia, caro Hqxriven. É este o espírito do software livre. Desconfio que haverá muita polêmica a respeito do efeito do kernel otimizado sobre o desempenho do sistema, etc. Mas isto é natural. O importante é que você encontrou uma forma legítima de compartilhar seus conhecimentos e experiências com a comunidade do Software Livre e do Ubuntu. É isto o que conta.

zoroastro

Evaristo

Hqxriven

CitarBelíssima idéia, caro Hqxriven. É este o espírito do software livre. Desconfio que haverá muita polêmica a respeito do efeito do kernel otimizado sobre o desempenho do sistema, etc. Mas isto é natural. O importante é que você encontrou uma forma legítima de compartilhar seus conhecimentos e experiências com a comunidade do Software Livre e do Ubuntu. É isto o que conta.

Estou me acostumando com a polêmica...

Se os desenvolvedores por exemplo falam que não existe diferença de performance entre 386 e 486 e 686, Pq o Archlinux é rápido???

Ou pq existe o aptbuild??

Pq o Gentoo bem compilado voa??

Pq os desenvolvedores de kernel do mandriva falam em aumentar a resposta do sistema no kernel??? (Coisa que eu fiz no meu kernel)
Aqui vc vê uma discussão sobre isso, falando que um número baixo diminui a resposta e a interatividade do sistema

http://archives.mandrivalinux.com/kernel-discuss/2007-10/msg00043.php

Dêem uma olhadinha aqui é bem esclarecedor
http://www.enterprisenetworkingplanet.com/netos/article.php/3710641

E aqui também...
http://kerneltrap.org/node/464

E aqui também:
https://lists.linux-foundation.org/pipermail/kernel-janitors/2006-August/016150.html

Por que no fórum internacional do ubuntu existe o projeto de kernel ZEN para aumentar a velocidade do sistema???

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=623874

Há SIM a possibilidade de aumentar ou diminuir a velocidade do sistema através do kernel, eu sei disso.
Pesquisei, testei e agora faço uso disso. Não é ilusão!!

Computadores muito poderosos com muita ram, algumas vezes nem sentem diferença, mas computadores "normais", um pouco mais antigos sentirão a diferença.

É o mesmo que instalar o Windows Vista numa máquina poderosa e instalar numa máquina normal.

Uma máquina normal sentira a diferença e terá constante uso da swap e lentidão enquanto a poderosa não.

O Linux com os constantes avanços, está começando a ficar pesado, mas a alteração nas configurações do kernel ainda consegue surtir efeito, eu não sei até quando mas eu vou aproveitar e vc???

Obrigado a todos

Hqx
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

K-23

Citação de: Hqxriven online 26 de Dezembro de 2007, 18:30

Se os desenvolvedores por exemplo falam que não existe diferença de performance entre 386 e 486 e 686, Pq o Archlinux é rápido???

Verdade! Estou a usar o archlinux e a sensação é que o gnome é muito mais leve!!!!
Sem falar que o kde é a coisa mais leve que já vi, nunca vi um computador tão rápido, e os meus colegas têm autenticas máquinas!!!
Ajude os desenvolvedores e a comunidade do Ununtu. Teste o Hardy Heron e reporte os bugs.

sylvester

Podes contar comigo!!
Vi com os meus próprios olhos o kubuntu a voar. Infelizmente faltou-me o conhecimento para contornar alguns problemas mas comprovei que se (k)ubuntu tivesse outro tipo de configuração no kernel, seria bem mais rapido.
É por isso que o debian é uma bala comparado com o ubuntu

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Hqxriven

CitarPodes contar comigo!!
Vi com os meus próprios olhos o kubuntu a voar. Infelizmente faltou-me o conhecimento para contornar alguns problemas mas comprovei que se (k)ubuntu tivesse outro tipo de configuração no kernel, seria bem mais rapido.
É por isso que o debian é uma bala comparado com o ubuntu

E olha que eu ainda poderia aumentar mais a velocidade, pois o patch do ck me permitiu isso, mas preferi deixar como estava...

sylvester e outros usuários que testaram e gostariam de usar o kernel mas que encontraram problemas de driver, por favor poderiam citar nesse tópico os problemas???

Estou analisando duas soluções:

A primeira é colocar um pacote de módulo pré-compilado específico para o problema. Que é a forma que o sidux faz para acpi nos laptops acer por exemplo.

Exemplo: ATIXpress_onboard.deb

A segunda é fazer da forma oficial do Ubuntu nos módulos restritos criando o módulo e utilizando o envy para instalação do driver de vídeo por exemplo...

Os dois são bem difíceis e ainda estou estudando o caso,..

A idéia do projeto também pode ser eficiente para pessoas que usam a máquina para diferentes propósitos...

Exemplo:

Laptop no trabalho e em casa

No trabalho e em situações de aplicativos de escritório vc usa o kernel LAP 1 e em casa usa o DESK 1 para multimídia e para ver filmes e jogar e só dar um boot e escolher o kernel apropriado.

Obrigado a todos e conto com a ajuda de vcs pois o projeto é para vcs!!!

Hqx

Piras

Bem, eu me proponho a ser um "piloto de provas", se for o caso. Será divertido...

LNAS90

É pessoal gostei da ideia também, recemente adquirir um notebook com 1 giga de ram e processador dual core t2060, posso ate n sentir muita diferença mas quero participar também

no q precisa estamos ai
Meu blog (reativado a pouco tempo) http://linux-sem-misterio.blogspot.com/

Hqxriven

Pessoal, acabei de fazer um novo kernel, mais ainda não upei (maldita discada!!!)

É só dar uma olhada no tópico do kubuntu em dicas e truques...

Jimi Hendrix

Como eu posso contribuir? você poderia quando upar este kernel ensinar a instalar o mesmo? este kernel compilado só serve para a família Ubuntu ou outra distro baseada nele?
Are You Experienced?

Avatar removido pela equipe do fórum

Hqxriven

Por enquanto estou testando amigo, o meu maior problema é o driver ATI, mas estou fazendo uma integração com uns patches do sabayon para resolver...

Outro problema é a integração com os módulos restritos pois demora 10 horas para compilar e já tentei três vezes e não funcionou do jeito que eu queria.

Por enquanto, o melhor para quem quer mais performance é ir para o kernel ck1 mesmo.

Ele foi compilado sobre um kubuntu puro, então acredito que funcione no Ubuntu e no Xubuntu.

Mas se vc usa algum módulo restrito essencial (como placa ati) ou outro módulo e não quer compilar ou não sabe ou não tem nem informações sobre isso o melhor e ficar com o kernel padrão mesmo.

Piras

Citação de: Hqxriven online 29 de Dezembro de 2007, 23:16
Por enquanto estou testando amigo, o meu maior problema é o driver ATI, mas estou fazendo uma integração com uns patches do sabayon para resolver...

Outro problema é a integração com os módulos restritos pois demora 10 horas para compilar e já tentei três vezes e não funcionou do jeito que eu queria.

Por enquanto, o melhor para quem quer mais performance é ir para o kernel ck1 mesmo.

Ele foi compilado sobre um kubuntu puro, então acredito que funcione no Ubuntu e no Xubuntu.

Mas se vc usa algum módulo restrito essencial (como placa ati) ou outro módulo e não quer compilar ou não sabe ou não tem nem informações sobre isso o melhor e ficar com o kernel padrão mesmo.

Sabayon! Vejo que você está estudando mesmo! Mas foi uma excelente idéia, pois a Sabayon tem sido muito feliz neste aspecto. Boa sorte!

Hqxriven

CitarSabayon! Vejo que você está estudando mesmo! Mas foi uma excelente idéia, pois a Sabayon tem sido muito feliz neste aspecto. Boa sorte!

O sabayon está inovando muito na parte de drivers, muita gente que tem ATI consegue um bom desempenho sobre ele e estou achando muito legal estudá-lo!!!