Como Instalar Placa WL-8303 Wirelles(Chipset RTL 8180L)

Iniciado por Zeca, 13 de Janeiro de 2006, 12:47

tópico anterior - próximo tópico

Zeca

Oi, bom dia a todos. Amigos instalei ontem o Ubuntu 5.04 por pura curiosidade, tá em dual boot com o windows XP. No XP acesso a internet via rádio, através da placa wirelles WL-8303 e no Ubuntu não tenho nem idéia de como faze-la funcionar. Pesquisei no Google  e no Forum, tem muito tópico sobre o  NDISWAPPER, porém como baixá-lo, se o problema é justamentente a conexão. Outra coisa baixei uma versão no windows mas meu drive diskete não tá funcionado. Se poderem me auxiliar ficarei muito grato pela ajuda e me desculpem se a dúvida é muito ingênua.
-------
Um abraço, fico muito agradecido pela ajuda!

Magneto

Placa igual a minha, vamos lá.

O ndiswrapper já está no Ubuntu, não é necessário baixar, é só ir no Synaptic e digitar ndiswrapper que vai aparecer o tal, é só clicar e instalar.Depois com o driver da placa em mãos, no meu caso NET8180.INF , são dois na verdade, esse o outro NET8180.SYS, deves ter os dois, ok?Pois bem, depois de escolher onde deixar os drivers (eu criei uma pasta em qualquer lugar), abra o terminal e digite sudo su, depois a senha e logo após vamos a configuração, o primeiro passo é instalar o driver da placa, assim:
#ndiswrapper -i /home/eu/NET8180.INF (aqui eu coloquei a localização no meu PC ok?
Depois para ver se foi instalado corretamente de o comando
#ndiswrapper -l
Com o driver carregado vamos carregar o módulo assim:
#modprobe ndiswrapper
vou por aqui todos os passos ok?
#ndiswrapper -m
#iwlist wlan0 scan (lista os pontos de acesso)
#iwconfig wlan 0 essid casa (neste caso no lugar de casa deve ser o seu essid)
#iwconfig wlan0 channel 10 (para configurar o canal, aqui 10 é o valor que uso mas ele aparece ao fazer o scan)
#iwconfig wlan0 key restricted 123456789 (123456789 deve ser os valor que tu usa)
#ifconfig wlan0 up (subir a interface)
#ifconfig wlan0 192.191.0.2 netmask 255.255.255.0 (aqui vai o IP e mascara de sub-rede)
ou dhcp
dhcpcd wlan0
#gedit /etc/resolv.conf (e digite neste novo documento criado que irá abrir nameserver e o valor de DNS aqui no caso 200.198.252.55.

Zeca

Obrigado pela ajuda, tô imprimindo a dica agora e espero postar novamente no Firefox do Ubuntu. Vamos ver se consigo fazer a internet fucionar. Obrigado
-------

Zeca

Amigo segui todos os passos que me indicou, instalei o ndiswrapper, depois os drivers, o leds da placa começou a piscar(sinal que a mesma foi ativada) daí eu coloquei toda a configuração, essid, ip, gateway, DNS, dei o comando pra verificar as redes disponíveis e apareceu a Microsol01 e mcinfor002 que tem na minha cidade. Enfim, todos os dados foram colocados de forma correta , mas quando abro o firefox ele fica tentando carregar e não consegue. Acredito que de ve ser um detalhe pequeno que não está deixando conectar, ou tá conectando porém não navega. Será que são os drives? A placa tá ativada. Obs: No último passo, quando abro o gedit no terminal pra colocar o servidor DNS aparece no terminal a mensagem:
(gedit: 7570): Gnome-WARNING**: While connecting session managger:
Autentication rejected, reason: None of the authentication and host hased authetication failed.

Aparece essa mensagem de erro. O que devo fazer agora?
-------

Magneto

Quando aparece a mensagem de erro
(gedit: 7570): Gnome-WARNING**: While connecting session managger:
Autentication rejected, reason: None of the authentication and host hased authetication failed.

acontece algo?

Para mim sempre aparece isso mas consigo editar tudo normalmente.Outra coisa, sempre quando configuro a net tenho que esperar pelo menos uns 20 minutos e com o cabo desconectado para que a placa funcione normalmente, isso ocorre quando falta luz também.

Zeca

Amigo depois dessa mensagem não acontece nada, simplesmente abro of irefox e digito www.google.com.br e o firfox fica como que tentado conectar mas não consegue. Tudo parece que está configurado corretamente. O leds da placa tá piscando, então acredito que não são os drives. Acredito que deve estar faltando algo muito simples.
-------

Zeca

Amigo só uma dúvida: o texto no gedit fica:
servername 200.202.xxx.xxx
no meu gedit está dessa forma será que é isso mesmo?
-------

Magneto

Zeca

Mas esse name server seria o servidor DNS? O meu servidor DNS é 200.119.116.18. Então a linha no meu gedit fica assim: nameserver 200.119.116.18. Tá um minstério, por que tudo tá configurado nos conformes e não dá certo. As redes disponíveis estão aparecendo, o firefox fica tentando carregar a página e não consegue. Que será quer tá falatando? No Kurumim lembro que tinha que editar dois  arquivos que ficavam em /etc/pcmia. Será que no Ubuntu tem que se fazer o9 mesmo?
-------

Magneto

Citação de: "Zeca"Mas esse name server seria o servidor DNS? O meu servidor DNS é 200.119.116.18. Então a linha no meu gedit fica assim: nameserver 200.119.116.18. Tá um minstério, por que tudo tá configurado nos conformes e não dá certo. As redes disponíveis estão aparecendo, o firefox fica tentando carregar a página e não consegue. Que será quer tá falatando? No Kurumim lembro que tinha que editar dois  arquivos que ficavam em /etc/pcmia. Será que no Ubuntu tem que se fazer o9 mesmo?

Tu colocou tudo certo mesmo, namerserver 200.119.116.18 é o DNS sim, sobre editar arquivos, eu não precisei editar nada, por falar nisso, tu conecta via dhcp?Tem como tu colocar todos os dados da configuração que mandei?

Zeca

Não conceto via dhcp, coloco:
Essid: mcinfor002
IP: 10.0.25.2
Mascara Sub-rede: 255.255.255.252
Gateway Padrão: 10.0.25.1
Key Encripted: ef9xxxxxxx(10 dígitos)
Servidor DNS: 200.216.119.18
Tudo configurado ok e não funciona
-------

Magneto

Citação de: "Zeca"Não conceto via dhcp, coloco:
Essid: mcinfor002
IP: 10.0.25.2
Mascara Sub-rede: 255.255.255.252
Gateway Padrão: 10.0.25.1
Servidor DNS: 200.216.119.18
Tudo configurado ok e não funciona

Muito estranho, deveria conectar na boa, visto que tu fez exatamente como eu, criou o arquivo resolv.conf com o DNS, ah, não esqueça de ir no menu Sistema>Administração>Rede e colocar os dados para que a net funcione cada vez que tu ligar o PC, mas sobre não conectar, devo admitir que não sou nenhum ás em Linux, aqui no fórum tem pessoas mais gabaritadas, mas resolvi ajudar pois já tinha feito o mesmo no fórum do Kurumin e as pessoas conseguiram na boa, qual é a tua placa, a minha é uma Planet, quem sabe há algo errado com o Driver, tu instalou  só a NET8180.INF né?Não sei se é necessário, mas eu coloco na mesma pasta o arquivo NET8180.SYS, ficando as duas juntas, mas não sei para que serve a SYS.

Zeca

Aminha placa é uma Planet WL-8303 Wirelless PCI Adapter, chiset RTL 8180L. Os arquivos de drivers estão todos na mesma pasta. quando dou ocomando pra veificar se os mesmos estão instalados a resposta é positiva. Aparece drives presents, hardware presents. sinceramente tõ quebrando a cabeça mas não tá dando jeito mesmo
-------

Magneto

Citação de: "Zeca"Aminha placa é uma Planet WL-8303 Wirelless PCI Adapter, chiset RTL 8180L. Os arquivos de drivers estão todos na mesma pasta. quando dou ocomando pra veificar se os mesmos estão instalados a resposta é positiva. Aparece drives presents, hardware presents. sinceramente tõ quebrando a cabeça mas não tá dando jeito mesmo

Realmente não faço idéia cara, tua placa é a mesma que a minha, tudo igual, mas nessa linha:

deve ser iwconfig wlan0 key restricted ef9xxxxxxx e outra, após a parte de configurar IP e netmask faça também (refaça tudo novamente)

#ndiswrapper -i /home/eu/NET8180.INF (aqui eu coloquei a localização no meu PC ok?
Depois para ver se foi instalado corretamente de o comando
#ndiswrapper -l
Com o driver carregado vamos carregar o módulo assim:
#modprobe ndiswrapper
vou por aqui todos os passos ok?
#ndiswrapper -m
#iwlist wlan0 scan (lista os pontos de acesso)
#iwconfig wlan 0 essid casa (neste caso no lugar de casa deve ser o seu essid)
#iwconfig wlan0 channel 10 (para configurar o canal, aqui 10 é o valor que uso mas ele aparece ao fazer o scan)
#iwconfig wlan0 key restricted 123456789 (123456789 deve ser os valor que tu usa)
#ifconfig wlan0 up (subir a interface)
#ifconfig wlan0 192.191.0.2 netmask 255.255.255.0 (aqui vai o IP e mascara de sub-rede)
#route add default wlan0
#route add default gw (aqui vai o teu gateway) no caso 10.0.25.1
#gedit /etc/resolv.conf (e digite neste novo documento criado que irá abrir nameserver e o valor de DNS aqui no caso 200.198.252.55.

Zeca

Amigo, agora de manhão tentei novamente, refiz todos os passos e mais uma vez não funcionou. O leds da placa está aceso, piscando, todos os dados da conexão estão corretos e não tem jeito. Troquei os drives, tentei com o do Win2000(deu drive inválido), tentei com do Win98, porém também não deu certo. Já pesquisei no google, nesse e em outros fóruns mas até agora não encontrei uma solução para o problema. Desejo muito usar o Ubuntu, gostei muito desse So, parece ser estável, é bonito, passa confiança pro usuário, porém sem internet realmente fica inviável utilizá-lo. Se tiver mais alguma outra dica, repasse que tentarei mais uma vez.
-------