Bom! Eu fiz duas compilações na madruga:
As duas com o kernel 2.6.37+patch do kolivas no Linux Mint 10.10 com o cpp4.5_+_g++4.5_+_gcc4.5_+_gcov4.5 por default!
A machinna é um Core2Duo E4700 a 2.66 com 3 Gb a 667 MHz! O chipset é o i945 da Intel, menos o de vídeo que é bem mais antigo, o 852/855 também da intel.
Depois de patcheado o kernel source, saí a caça dos -march, -mtune e -mcpu! Eu não troquei os -mtune e -mcpu por -march, mas botei todos eles em native! Só não troquei onde era comentário!
Também saí a caça da opção de compilação -O2 e troquei por -Os em todos os arquivos pois a compilação é parecida com a -O2 só que se o compilador decidir, algumas rotinas podem ser otimizadas mais ainda! Só não troquei onde era comentário!
Agora vem a parte gostosa!
No config, eu setei performance, Core 2, Low Latency e...
Na primeira tentativa marquei 10.000! Isso mesmo! 10 mil! Cara, eu nunca vi a ventoinha da fonte e do processador girarem tanto e fazerem tanto barulho! Como o gabinete tava deitado, tive a impressão que iria sair voando, tal a sucção de ar!
O grep revelou o que eu esperava! Quando -march=native não mostrava -mtune! Quando -march=core2, mostrava -mtune=core2! Perfeitamente normal p/ mim!
Chamou atenção também as chamadas quanto ao uso do -mcpu, alertando para trocar por -march e -mtune! Isso nunca ocorreu com tanta insistência nas compilações anteriores.
O processo até que correu meio lento em função da opção -Os creio eu. Esta lentidão no entanto foi mais sentida na hora de montar o vmlinuz e os dois debs!
Inclusive este processo fez a pasta onde estava o source do 2.6.37 engordar de pouco mais 300 megas para algo acima de 6.7 Gb! Isso depois que eu removi os debs para outro local para não dar uma bela enrolada nos vínculos!
Apaguei as pastas e instalei os debs e aí veio o teste! Cruzei os dedos e fiquei na maior torcida! A barulheira prometia! Reboot, entra o grub, começa a carregar o kernel e aí demooooooooooooraaaaaaaaa! Entra o GDM, escolho o usuário, digito senha+[ENTER] e aí demooooooooooooraaaaaaaaa!
Enfim, estamos no Gnome e até que o Opera, apesar de não ter aberto num zás-trás, abriu com todas as abas já compostas, sem nenhuma carga em andamento! É bem verdade que uma internet de 10 megas ajuda e muuuuuuuuuuitoooooooooooo!
O que percebi é que após um uso mais intensivo, principalmente usando o Synaptic ao invés do terminal, os processo de instalar e remover ficaram bem mais rápidos!
Mas não fiquei contente, rebootei e pelo kernel do Mint o removi usando o Ubuntu-Tweak!
Parti de novo, copiando para o /usr/src o kernel já modificado (aha, fiz cópia seu abestado! Inclusive da config do make config), recriei o atalho (vulga pasta linux que na verdade é um atalho), dei um kpkg-make-clean e rodei o xconfig! Só tive o trabalho de trocar de 10.000 para 3.000 (que eu testei antes sem essas firulas e me agradou muito), salvei e mandei ver de novo e de novo a mesma coisa. Quer dizer, eu acho pq daí fui dormir (maior sono) e só acordei as 07:30 com tudo pronto.
Rebootei e a demora se repetiu, embora um pouco menor! O desempenho também melhorou em relação ao anterior! Como eu ativei o compiz e essa instalação é nova (a anterior deu pau no compiz) e eu ainda não instalei o openbox (esquecimento) e o comparativo ficou meio que capenga, mas no geral valeu a pena!
Talvez eu tente fazer só com 1.000 prá ver se piora. melhora ou fica no não fede nem cheira!
Prá terminar o relato (ou seria um testamento) só lembrando que aqui ninguém é C.D.T. mas tá cheio de doido varrido como eu e outros piores, hahahahahahahahahaha!