Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2351629 vezes)

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1695 Online: 08 de Junho de 2010, 20:04 »
Sem contar as análises que eu recebo por email que o sistema tá voando e o compiz tá rápido!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline LucianoFonseca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1696 Online: 08 de Junho de 2010, 20:13 »
Ta sim eu to achando ele tão rápido quanto o Arch linux que sou acostumado a usar. Não gosto muito do Ubuntu pq eu achava ele muito travado e o Kubuntu então uma tartaruga. Gostei deste kernel ele  o deixou bem mais solto, agora fico coçando a mão para baixar o Kubuntu e testar ele com este kernel.
Luciano Fonseca
lucianofonseca@ymail.com

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1697 Online: 08 de Junho de 2010, 20:22 »
Citar
Ta sim eu to achando ele tão rápido quanto o Arch linux que sou acostumado a usar. Não gosto muito do Ubuntu pq eu achava ele muito travado e o Kubuntu então uma tartaruga. Gostei deste kernel ele  o deixou bem mais solto, agora fico coçando a mão para baixar o Kubuntu e testar ele com este kernel.

Eu estou usando o omnislash no Kubuntu 10.04 com KDE 4.4.4 e aqui ele voa e outro usuário aqui do fórum que usa mint em 64 bits gostou bastante...

Aqui o meu KDE

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,64287.0.html

Se quiser faça antes uma imagem do sistema para se não gostar do KDE no Kubuntu restaurar a imagem...

Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline LucianoFonseca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1698 Online: 08 de Junho de 2010, 20:31 »
Depois vou dar uma olhada la , mais bem obrigadão pela ajuda .  E vou acompanhar o seu trabalho com o Omnislash.
Luciano Fonseca
lucianofonseca@ymail.com

Offline Octopos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1699 Online: 08 de Junho de 2010, 21:42 »
E ae, vc poderia colocar um change log , ou mesmo o config do kernel =]

Pois é uma boa ideia distribuir um kernel mais específico pro pessoal....

Mas tem uma coisa... que inclusive deu problema pra um usuário ao tentar compilar o drive da nVidia...
Muitos módulos de kernel podem se recursar a funcionar, ou encontrar erros específicos caso a versão do gcc que você usou na compilação desse kernel difira da versão que o sujeito tiver na máquina dele... se contar que seria uma boa ele compilar na própria maquina

Eu já fiz um script em perl que seleciona a arquitetura e a família de processadores , ai só adicionar uns makes e o sujeito terá um kernel compilado especificamente pro processador dele, com código de maquina gerado pelo processador dele, isso com certeza dá um aumento de desempenho , mesmo que leve em alguns cados.

Ai ficaria mais de boa, pq mesmo vc tendo alterado alguma confgs, não deixa de ser um kernel pré-compilado

=]

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1700 Online: 08 de Junho de 2010, 22:03 »
Citar
E ae, vc poderia colocar um change log , ou mesmo o config do kernel =]

Geralmente eu coloco...

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29799.msg378631.html#msg378631

Quanto a config está no próprio pacote e se quiser passo ela separada para vc...

Citar
Muitos módulos de kernel podem se recursar a funcionar, ou encontrar erros específicos caso a versão do gcc que você usou na compilação desse kernel difira da versão que o sujeito tiver na máquina dele... se contar que seria uma boa ele compilar na própria maquina

Seria ótimo o usuário compilar na própria máquina

Eu até coloco tutoriais explicando

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29799.msg375471.html#msg375471

O chato é que as vezes o cara se empolga e desativa um monte de coisas com o objetivo de ficar mais rápido e aí tchau sistema!!! (tem gente que nem sabe que apertando shift entra no grub e vai para o kernel antigo!!???)

O meu gcc é o inicial do ubuntu, vai compilar as mesmas coisas do ubuntu, pq possivelmente vc estará usando uma versão superior!!

Ps.: Se quiser o patch e a config mp!! (faço isso só para evitar problemas que não posso resolver)

E a maioria que tem o patch e a config compilou comigo em tempo real batendo papo para justamente evitar problemas pq eu quero que realmente funcione!!
« Última modificação: 08 de Junho de 2010, 22:09 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline BIGBRUNO

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1701 Online: 08 de Junho de 2010, 22:10 »
A sugestao de uso do PPA no Br-Linux foi minha, ja havia entrado em contato a bastante tempo informando meu interesse em utilizar seu kernel na distribuicao que eu mantenho (BigLinux).

A inclusao da sua compilacao do Kernel em um repositorio nao ira afetar em nada o kernel do Ubuntu, inclusive minha intencao de disponibilizar no BigLinux seria em uma opcao no painel de controle que faca o download e instalacao de forma automatica sem substituir o do Ubuntu, apenas incluindo a opcao no Grub.

Assim como o proprio Ubuntu ja disponibiliza compilacoes de kernel que nao conflitam entre si ( linux-image-generic, linux-image-server...) , voce pode disponibilizar um linux-image-omnislash.

Voce faz um trabalho sem igual na melhoria de desempenho para o Ubuntu, tornar o processo de instalacao mais facil para usuarios do Ubuntu e derivados pode ajudar uma quantidade muito maior de usuarios.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1702 Online: 08 de Junho de 2010, 22:18 »
Citar
A sugestao de uso do PPA no Br-Linux foi minha, ja havia entrado em contato a bastante tempo informando meu interesse em utilizar seu kernel na distribuicao que eu mantenho (BigLinux).

A inclusao da sua compilacao do Kernel em um repositorio nao ira afetar em nada o kernel do Ubuntu, inclusive minha intencao de disponibilizar no BigLinux seria em uma opcao no painel de controle que faca o download e instalacao de forma automatica sem substituir o do Ubuntu, apenas incluindo a opcao no Grub.

Assim como o proprio Ubuntu ja disponibiliza compilacoes de kernel que nao conflitam entre si ( linux-image-generic, linux-image-server...) , voce pode disponibilizar um linux-image-omnislash.

Voce faz um trabalho sem igual na melhoria de desempenho para o Ubuntu, tornar o processo de instalacao mais facil para usuarios do Ubuntu e derivados pode ajudar uma quantidade muito maior de usuarios.

Eu achei a ideia boa tanto que disse isso lá!!!

Mas eu acho ppa meio invasivo e sinceramente tenho um pouco de preconceito com ppas e o pior não compreendo como poderia fazer o ppa funcionar com o omnislash pq eu não entendi como funciona o ppa já que a documentação não ajuda...

Aí piorou tudo... (e pq várias vezes que usei alguns ppas me dei mal)

Mas se tiver uma ajudinha... pq não???
« Última modificação: 08 de Junho de 2010, 22:48 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline BIGBRUNO

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1703 Online: 08 de Junho de 2010, 22:57 »
Pessoalmente tambem nao utilizo o PPA, pois quando foi lancado ja utilizava repositorios que algumas faculdades disponibilizaram espaco, mas utilizo muitos aplicativos de repositorios PPA e ja li sobre o funcionamento.

O PPA e um espaco disponibilizado em servidores mantidos pela Canonical para criacao de repositorios apt para o Ubuntu, dessa forma a qualidade do que e disponibilizado depende do trabalho de quem esta disponibilizando.

Existe uma grande quantidade de repositorios de ma qualidade, mas tambem existem outros muito bons. Utilizo principalmente repositorios PPA disponibilizados pelos desenvolvedores dos projetos, por exemplo o do Pidgin: https://launchpad.net/~pidgin-developers/+archive/ppa

Tudo depende da forma que pretende disponibilizar os pacotes ao usuario. A forma utilizada pelo Ubuntu pode ser seguida, vc disponibiliza no repositorio os pacotes: linux-image-omnislash-2.6.34 e linux-headers-omnislash-2.6.34 basicamente como ja foi feito, precisa apenas incluir no arquivo postinst o comando de atualizacao do initrd que atualmente esta sendo feito manualmente.

Para ter um sistema de atualizacao automatica basta criar um pacote vazio com o nome linux-image-omnislash e colocar como dependencia os pacotes mais atuais disponiveis. Assim quando vc disponibilizar o linux-image-omnislash-2.6.25 substitui o linux-image-omnislash trocando a dependencia por esses pacotes novos.

O maior problema vai ser em torno dos drivers NVIDIA, FGLRX e VirtualBox, pois talvez nao compilem corretamente em versoes mais atuais do Kernel, nesse caso precisa testar antes de disponibilizar as atualizacoes. Pode ser interessante disponibilizar 2 tipos de pacote, 1 estavel e outro de teste.

No caso do estavel seria utilizar a mesma versao de kernel utilizada pelo Ubuntu, mas com os patchs e configuracoes para melhoria de desempenho. Dessa forma a chance de aparecer erro com NVIDIA, ATI e VirtualBox praticamente acaba.

A versao de testes seria como esta disponibilizando atualmente, o Kernel mais recente, porem com possiveis conflitos em alguns drivers.

Essa forma de disponibilizacao ajuda bastante usuarios com menos conhecimento e tambem uma area que o BigLinux e o Ubuntu estao crescendo. O uso em escolas, onde existe uma grande dificuldade em conseguir hardware atual, em muitos casos ainda utilizam computadores com 256 de RAM. Ao mesmo tempo que nao se pode utilizar uma distribuicao muito minimalista pois os usuarios necessitam de uma interface de facil entendimento.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1704 Online: 08 de Junho de 2010, 23:26 »
Citar
No caso do estavel seria utilizar a mesma versao de kernel utilizada pelo Ubuntu, mas com os patchs e configuracoes para melhoria de desempenho. Dessa forma a chance de aparecer erro com NVIDIA, ATI e VirtualBox praticamente acaba.

Aí eu teria que ser o hércules!! Os patches praticamente só funcionam naquela versão, um port nem sei como ia funcionar e os bugs que iriam aparecer.

Citar
Pessoalmente tambem nao utilizo o PPA, pois quando foi lancado ja utilizava repositorios que algumas faculdades disponibilizaram espaco, mas utilizo muitos aplicativos de repositorios PPA e ja li sobre o funcionamento.

O que eu não entendo vai ser a questão da numeração e a integração com o dpkg cheguei até a criar o ppa, mas depois não tem uma documentação prática para eu continuar!!

Citar
Existe uma grande quantidade de repositorios de ma qualidade, mas tambem existem outros muito bons. Utilizo principalmente repositorios PPA disponibilizados pelos desenvolvedores dos projetos, por exemplo o do Pidgin: https://launchpad.net/~pidgin-developers/+archive/ppa

Os caras do pidgin são "Os caras" eu sou "apenas um mero usuário" que por prazer altera kernel

Citar
O maior problema vai ser em torno dos drivers NVIDIA, FGLRX e VirtualBox, pois talvez nao compilem corretamente em versoes mais atuais do Kernel, nesse caso precisa testar antes de disponibilizar as atualizacoes. Pode ser interessante disponibilizar 2 tipos de pacote, 1 estavel e outro de teste.

Tocou no ponto chave... nvidia até vai agora os outros. (nvidia aqui nem precisei instalar depois, foi automático)

Citar
Essa forma de disponibilizacao ajuda bastante usuarios com menos conhecimento e tambem uma area que o BigLinux e o Ubuntu estao crescendo. O uso em escolas, onde existe uma grande dificuldade em conseguir hardware atual, em muitos casos ainda utilizam computadores com 256 de RAM. Ao mesmo tempo que nao se pode utilizar uma distribuicao muito minimalista pois os usuarios necessitam de uma interface de facil entendimento.

Vamos fazer o seguinte:

Se eu conseguir compreender o uso do ppa e for simples eu coloco os kernels lá também!!!
« Última modificação: 09 de Junho de 2010, 00:06 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1705 Online: 09 de Junho de 2010, 00:17 »
estou usando o 1.4.3 no lucid e nem precisei instalar o meu vídeo da INTEL, subiu tudo normal
Linux meunome-desktop 2.6.34-omnislash1.4.3 #1 SMP Tue Jun 8 07:51:14 BRT 2010 i686 GNU/Linux

Offline rodrigopmatias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1706 Online: 09 de Junho de 2010, 00:25 »
É uma pena que pense assim, o trabalho que vc fez deve ser legal, mas empacou, a ideia de se ter um repositório e além disso ter um tracker aumenta e muito a qualidade dos pacotes.

O BigBruno foi perfeito quando falou dos bons e maus pacotes, eu particularmente matenho alguns ppa's aqui na minha lista de sources e queria adicionar esta que não vai ser criada.

Citar
A sugestao de uso do PPA no Br-Linux foi minha, ja havia entrado em contato a bastante tempo informando meu interesse em utilizar seu kernel na distribuicao que eu mantenho (BigLinux).

A inclusao da sua compilacao do Kernel em um repositorio nao ira afetar em nada o kernel do Ubuntu, inclusive minha intencao de disponibilizar no BigLinux seria em uma opcao no painel de controle que faca o download e instalacao de forma automatica sem substituir o do Ubuntu, apenas incluindo a opcao no Grub.

Assim como o proprio Ubuntu ja disponibiliza compilacoes de kernel que nao conflitam entre si ( linux-image-generic, linux-image-server...) , voce pode disponibilizar um linux-image-omnislash.

Voce faz um trabalho sem igual na melhoria de desempenho para o Ubuntu, tornar o processo de instalacao mais facil para usuarios do Ubuntu e derivados pode ajudar uma quantidade muito maior de usuarios.

Eu achei a ideia boa tanto que disse isso lá!!!

Mas eu acho ppa meio invasivo e sinceramente tenho um pouco de preconceito com ppas e o pior não compreendo como poderia fazer o ppa funcionar com o omnislash pq eu não entendi como funciona o ppa já que a documentação não ajuda...

Aí piorou tudo... (e pq várias vezes que usei alguns ppas me dei mal)

Mas se tiver uma ajudinha... pq não???
{ slackware-current }
{ ubuntu-6.06 }

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1707 Online: 09 de Junho de 2010, 00:30 »
Citar
É uma pena que pense assim, o trabalho que vc fez deve ser legal, mas empacou, a ideia de se ter um repositório e além disso ter um tracker aumenta e muito a qualidade dos pacotes.

O BigBruno foi perfeito quando falou dos bons e maus pacotes, eu particularmente matenho alguns ppa's aqui na minha lista de sources e queria adicionar esta que não vai ser criada.

Vou tentar entender a lógica dos ppas (mandei até uma mensagem para o BIGBRUNO) e se tudo der certo quem sabe...

Citar
estou usando o 1.4.3 no lucid e nem precisei instalar o meu vídeo da INTEL, subiu tudo normal
Linux meunome-desktop 2.6.34-omnislash1.4.3 #1 SMP Tue Jun 8 07:51:14 BRT 2010 i686 GNU/Linux

Incrível!! Segunda vez que eu vejo isso

Aqui com nvidia não precisei instalar o driver também

Alguém chegou a testar a ATI????

http://ubuntuforums.org/showthread.php?p=9378209

https://edge.launchpad.net/~ubuntu-x-swat
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1708 Online: 09 de Junho de 2010, 00:34 »
bem, sou um usuário bem comum, não sei programar, apesar de cursar eng mas isso é outra conversa x), e fiquei com vontade de experimentar!

tudo esta funcionando muito bem, uso um c2d e7200, 1gb de ram e até agora o desempenho esta igual ao kernel padrão, vamos ver na hora de descompactar arquivos, alguma sugestão?
ah, o Virtual Box OSE esta funcionando 100% acabei de rodar o chrome-os aqui para testar!

acho que vou testar esse kernel no Folding@Home, já ouviu falar?
« Última modificação: 09 de Junho de 2010, 00:38 por Gunss »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois