Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2335304 vezes)

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1650 Online: 29 de Maio de 2010, 12:10 »
No NLS...

Te passei um email dá uma olhada...

E o seu problema possivelmente é de codificação

Algo assim...

http://www.forumdebian.com.br/viewtopic.php?f=23&t=1806&sid=28dbefc7c3d74a52d8b7f03bf84f44db&start=45#p34109

Talvez nem seja necessário compilar um kernel para isso, apenas trocar a codificação do sistema.

Eu estou falando disso

https://help.ubuntu.com/community/LocaleConf
« Última modificação: 29 de Maio de 2010, 12:29 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline BARRACA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
  • Na época, não sabia que caixa alta era gritar!!!
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1651 Online: 29 de Maio de 2010, 16:09 »
Vou dar uma olhada. Já estou no Kubuntu 10.04 novamente. Com a sua ajuda, quem sabe, eu arrumo as coisas aqui.
Obrigado, vou ir tentando. E agora vou tentar compilar o seu kernel neste notebook, nem sempre amigável!
Obrigado pelas dicas. Vou ir tentando.
OBS: Não vi e-mail, mas vou rever...
obrigado novamente e já posto as novidades!

Offline rodolpho.tex

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1652 Online: 31 de Maio de 2010, 08:18 »
Bom dia HqxRiven!

O forum é muito cheio de excelentes informações! Obrigado!

Fiquei com uma pequena dúvida:
Uso aqui ubuntu 10.04 32b.
Vc escreveu que quem usa o 32b e não quer compilar pode usar o método mais simples.

Quero só ter certeza das minhas suspeitas de que usar o método "ultra difícil" resulta em um desempenho melhor.
Estou correto?

Muito Obrigado!

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1653 Online: 31 de Maio de 2010, 08:26 »
Citar
Fiquei com uma pequena dúvida:
Uso aqui ubuntu 10.04 32b.
Vc escreveu que quem usa o 32b e não quer compilar pode usar o método mais simples.

Quero só ter certeza das minhas suspeitas de que usar o método "ultra difícil" resulta em um desempenho melhor.
Estou correto?

Já vou avisando saiba antecipadamente instalar manualmente (leia-se linha de comando) wireless e placa de vídeo!!

Se for nvidia e vc não tiver wireless é bem tranquilo!!

Eu já cheguei praticamente ao limite no método simples... no método "ultra difícil" resulta em desempenho melhor, mas é complicado e como já disse chato (se vc usar cflags então...) fora que existe a possibilidade de vc desabilitar algo importante!!

Se vc puder escolher fique com o modo simples, é o mesmo kernel que estou usando!!!

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline dss-ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1654 Online: 31 de Maio de 2010, 12:03 »
Tem algum kernel com o patch RT já aplicado?
Quero dizer, um kernel otimizado e não o padrão do Ubuntu-Studio.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1655 Online: 31 de Maio de 2010, 21:15 »
Por enquanto não...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline dss-ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1656 Online: 01 de Junho de 2010, 08:33 »
A diferença de performance do kernel RT do Ubuntu Studio é muito grande comparada com esse kernel? (o meu processador é um Celeron D 315)

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1657 Online: 01 de Junho de 2010, 13:29 »
Sim se vc usa o sistema para o propósito dele: edição de áudio e vídeo

Só o kernel RT te dará a performance necessária para este caso

Agora para o uso normal de desktop não é necessário!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline dss-ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1658 Online: 01 de Junho de 2010, 16:31 »
Sim, com relação a trabalho com áudio realmente a performance do kernel RT será melhor, mas com relação ao desempenho geral do sistema, há muita diferença entre os dois?
Se há muita diferença, teria como explicar um passo a passo como aplicar o patch no seu kernel?
Eu preciso usar o pc para gravação de áudio, só que acho que a performance no sitema em geral não é tão boa com o kernel do Ubuntu Studio.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1659 Online: 01 de Junho de 2010, 17:20 »
Citar
Eu preciso usar o pc para gravação de áudio, só que acho que a performance no sitema em geral não é tão boa com o kernel do Ubuntu Studio.

Realmente não fica muito boa com kernel de latência tão baixa como o RT, mas para gravação de áudio não tem jeito, só o RT

Citar
Sim, com relação a trabalho com áudio realmente a performance do kernel RT será melhor, mas com relação ao desempenho geral do sistema, há muita diferença entre os dois?

Em meus testes pude notar uma diminuição bem acentuada dos delays no sistema, não só eu como os outros usuários pelo tópico e o CFS otimizado + SLQB (gerenciador de memória) + CFQ com patches dão uma ajuda boa, as vezes fazem milagres.

Citar
Se há muita diferença, teria como explicar um passo a passo como aplicar o patch no seu kernel?

Quem dera... meu kernel possivelmente não vai deixar vc aplicar o RT sem erros nele!!

As alterações do RT ao invés de acrescentar vão sobrescrever algumas coisas, sem uma edição manual e testes é praticamente impossível colocar o RT no meu kernel!

Agora se vc quiser compilar um kernel normal e quiser colocar o RT nele eu posso te dar uma mãozinha! (Talvez ajude um pouco)
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline dss-ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1660 Online: 01 de Junho de 2010, 17:48 »
Então, mas no meu caso o Kernel do Ubuntu normal e o RT tem praticamente a mesma performance.
Quando tentei compilar o kernel com as dicas do seu blog, não me lembro qual era a versão do Ubuntu, mas eu fiquei sem wireless e não sabia como instalar...
Se eu deixar o Kernel RT e o seu como faço para deixar com o driver da NVidia nos 2? é só eu instalar normalmente o driver em cada kernel?

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1661 Online: 01 de Junho de 2010, 18:03 »
Citar
Então, mas no meu caso o Kernel do Ubuntu normal e o RT tem praticamente a mesma performance.
Quando tentei compilar o kernel com as dicas do seu blog, não me lembro qual era a versão do Ubuntu, mas eu fiquei sem wireless e não sabia como instalar...
Se eu deixar o Kernel RT e o seu como faço para deixar com o driver da NVidia nos 2? é só eu instalar normalmente o driver em cada kernel?

Olha... eu só instalei o nvidia-current e quando a situação complica eu instalo o nvidia manualmente novamente, mas quando eu dou boot todos os kernels automaticamente usam a nvidia!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Três novos bugs no omnislash!!
« Resposta #1662 Online: 01 de Junho de 2010, 23:42 »
Passei o dia de hoje procurando bugs no kernel omnislash e descobri três (novos)

1 - Passando no fórum http://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?pid=758974 me deparei com esse erro e o meu como é 2.6.33.4 é afetado. Vou reparar pq não é simplesmente um problema de segurança é um bug que simplesmente afeta o sistema todo com o atheros...

2 - Tente dar um cat /var/log/messages no omnislash ou qualquer kernel compilado 2.6.33

Não funcionou né... graças a uma gambiarra que fizeram para funcionar apenas no kernel padrão

Aqui já está funcionado, já consegui contornar isso. Essa coisa me encheu o saco o dia todo e em alguns relatos que vi provocando aconteceram boots aleatórios

3 -  Mensagem CPUFREQ: Per core ondemand sysfs interface is deprecated - up_threshold essa foi mais fácil o próprio wiki do archlinux me falou... (mas pelo que vi até no kernel ubuntu sou afetado)

---------------

EDIT1

Bug 1 e 2 são simples de serem resolvidos

Bug 3 é um bug no kernel e sem solução... mesmo com comandos a mensagem aqui sempre foi exibida!! Mas dá para ignorar sem problemas...

Esperem uma nova release para 32 bits e 64 bits... já estou consertando aqui!!
« Última modificação: 02 de Junho de 2010, 01:35 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1663 Online: 02 de Junho de 2010, 11:25 »
No aguardo então! Mas aqui funcionou tudo bem! Também não tenho a tão famigerada Atheros!!!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Rsyslog 5.4 - Como compilar e criar um deb... (Voltou a funcionar)
« Resposta #1664 Online: 02 de Junho de 2010, 20:16 »
EDIT1

Não é mais necessário fazer esse processo no 2.6.34!!! Ele "vê" o rsyslog antigo sem problemas!!




-------------------------------
Os kernels compilados ficam com problemas no rsyslog (isso ocorre nesse momento em que escrevo em 32 bits apenas) e isso acaba levando a boots aleatórios e problemas de aquecimento. A canonical fez algo no kernel padrão que somente com ele vc consegue ler o ryslog.

Felizmente é possível atualizar o ryslog e ter o problema resolvido (sem precisar de patches no kernel)

Não sei se o pacote criado é bem feito, mas funciona!!

Como não quero sujeira no sistema acho melhor vcs instalarem o checkinstall

Abra um terminal e digitem

sudo aptitude install checkinstall

wget http://www.rsyslog.com/Downloads-req-getit-lid-197.phtml
tar zxvf rsyslog-5.4.0.tar.gz.
cd rsyslog-5.4.0
./configure
make
sudo checkinstall -D
sudo mv /etc/rsyslog.conf /etc/rsyslog.conf.original
sudo cp rsyslog.conf /etc/rsyslog.conf


Depois dê um boot

Infelizmente não sei quando sairá uma solução oficial, mas por enquanto utilizem essa pq vai demorar...

Como saber se está funcionando??

cat /var/log/messages
« Última modificação: 15 de Junho de 2010, 19:03 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois