Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2335239 vezes)

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1635 Online: 27 de Maio de 2010, 07:51 »
Citar
Hqx meu caro!  Muito interessante o artigo do Fórum do Debian! Nunca que eu poderia imaginar tal "receita"!

baum....

Atendendo a pedidos e a nossa curiosidade (Hqx e eu ), resolvi liberar a "Fera" com todo o seu potencial!  Sem Graça Sem Graça Sem Graça

Compilei o Omnislash 1.4 64bits, do kernel Omnislash 1.3 64bits!

Fiz as mesmas alterações no config do 1.4 que fiz no 1.3: Frequency em 1000, governor em Performance, Native Flags ativadas e retirei algumas firulas para Notebook, Infravermelho, Rádio e etc.

Mas aí usei CONCURRENCY LEVEL = 4!!!  Piscada

É nessas horas que vc vê o poder da sua máquina que vc diz mentalmente, valeu a pena o investimento!!!

Citar
Logo após logar-se um erro do PowerManager!   Embaraçado

Ele avisa que tem que esperar algum processo terminar e logo  prosegue!  Reiniciei várias vezes o sistema e esse erro persiste logo após logar-se. Interessante que agora isso afeta tanto o 1.4 quanto o 1.3! Desculpe por não colocar o erro completo aqui, acho nque acabei esquecendo por ser de madrugada! Depois eu posto o erro completo aqui!

Citar
Interessante que agora isso afeta tanto o 1.4 quanto o 1.3

Se não afetava antes o que será que aconteceu... Aqui já tive n problemas com atualizações do ubuntu... (parei de atualizar) ou talvez sejam muitas modificações na config??

Citar
Tempo total de compilação em F A N T A S T I C O S  13 minutos!!!! Incluindo a crianção dos debs!

Agora os "oito" núcleos foram usados em mais de 50% de sua capacidade ao mesmo tempo!  Chocado Chocado Chocado

 :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o

Realmente F A N T A S T I C O!!!

Citar
Além disso achei que o kernel 1.4 um pouco mais beberrão de RAM do que o 1.3 . Não logo após o Boot, mas depois de usar várias aplicações por algum tempo e fechá-las.

Citar
Muitas aplicações abertas ao mesmo tempo e alta carga de I/O = kernel 1.4 na cabeça!

Citar
Apesar dos programas abrirem mais rapidamente no 1.3, quando a coisa apertava quem matinha o desempenho inalterado era o 1.4!

O CFS otimizado é um pouco beberrão mesmo... quando fiz a otimização na config sabia que ia acontecer isso. (pq já tinha testado nos omnislashs antigos)

Mas percebi assim como vc que essa alteração fez com que o 1.4 aguentasse muito mais que o 1.3, algumas vezes a situação está preta e o 1.4 está lá fazendo a parte dele, com um desempenho quase inalterado enquanto o 1.3 ia a nocaute... (mas também nossos testes são muito pesados   ::) )

Quem aguenta a carga maior é o 1.4 sem dúvidas e quem tem uma máquina mais modesta o 1.3 não vai dar conta do recado como o 1.4.

Citar
Muitas vezes é melhor o usuário sentir que o sistema não “engasga” de jeito nenhum do que ele ser rápido e dar umas “travadas” de vez em quando no seu uso!

Vc agora abordou o ponto chave...

Quando o sistema engasga e dá as travadas pode ser que ele esteja perto do limite e com isso facilita o aparecimento de um congelamento total (como eu consegui fazer com o 1.3 aqui) e quando ele ainda está rodando liso isso é mais difícil de ocorrer pois se ele está rodando liso é sinal que ele ainda tem recursos e ainda não chegou no limite!!

No desempenho geral o 1.4 ganha, no específico (abertura de um programa ou dois) o 1.3 ganha.

Obrigado pela análise e espero que aproveite mais o poder da sua máquina!!

Hqx
« Última modificação: 27 de Maio de 2010, 07:57 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1636 Online: 27 de Maio de 2010, 18:02 »
O tempo de boot do 1.4 é meio segundo mais lento que o 1.3!
Como que faz para ver o tempo correto de boot??

[]'s
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1637 Online: 27 de Maio de 2010, 18:03 »
Bootchart???
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Dobrado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1638 Online: 27 de Maio de 2010, 23:13 »
Detalhe:

Depois de instalar o kernel, o flash deu 1 ou 2 travadas, todas no youtube. Reinstalei o flash (64bits) e tudo corre normalmente! =P

Pra quem usa o 64bits, seria bom dar uma atualizada no flash e se possível instalar manualmente! =)

Offline kaotik2003

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1639 Online: 28 de Maio de 2010, 03:25 »
Detalhe:

Depois de instalar o kernel, o flash deu 1 ou 2 travadas, todas no youtube. Reinstalei o flash (64bits) e tudo corre normalmente! =P

Pra quem usa o 64bits, seria bom dar uma atualizada no flash e se possível instalar manualmente! =)

A soluçao para o flash em 64 bits

 http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1358591

Também alterei agora o meu kernel com as mesmas opçoes do galactus, freq a 1000, governor em performance, seleccionei o meu processador core 2 duo em vez do generico x86, alterei o numero de cores, e dasctivei radio, bluetooth e irda.

Compilei e instalei, e ao reiniciar erro de grafica.

Usando o synaptic reinstalei o controlador nvidia e ja esta tudo de volta ao normal.

Muito mais rapido, poderoso, hehe.

« Última modificação: 28 de Maio de 2010, 05:28 por kaotik2003 »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Bios capadas!!
« Resposta #1640 Online: 28 de Maio de 2010, 06:39 »
Pessoal eu as vezes esqueço de falar isso, como ontem tive um caso desse problema então vou deixar registrado.

Existem vários notebooks hoje que possuem bios "capadas" e algumas vezes só mesmo o Windows consegue funcionar corretamente.

Fiquem atentos a possíveis erros de acpi e de bios quando derem boot seja utilizando o kernel do ubuntu, o kernel omnislash e também outras distros...

Esses erros além de kernels panic podem gerar boots aleatórios, congelamentos, impossibilitar o desligamento correto e fazer o seu notebook trabalhar em uma temperatura mais alta.

Quando estiverem dando o boot e depois dele observem se alguma mensagem aparece e se ocorre algum comportamento anormal e coloque uma dúvida no fórum.

Alguns são erros bobos que um simples cheatcode resolve outros são extremos e só o windows resolve...

Espero que ajude!!

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1641 Online: 28 de Maio de 2010, 06:45 »
Bootchart???
Hmm...  Quii bomm..  O tempo de boot do meu sistema é de 80s, impressionante, não? :P
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1642 Online: 28 de Maio de 2010, 07:14 »
Citar
Hmm...  Quii bomm..  O tempo de boot do meu sistema é de 80s, impressionante, não?

Só queria saber o que vc está usando a mais que eu...



Uploaded with ImageShack.us

27 segundos

E olha que eu nem me lembro de alterar nada que carrega no boot...
« Última modificação: 28 de Maio de 2010, 07:22 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1643 Online: 28 de Maio de 2010, 08:57 »
Só queria saber o que vc está usando a mais que eu...
Sei láh, desabilitei um monte de coisas e o máximo que consegui fazer foi diminuir 5 segundos do boot

Estou usando o Ubuntu 9.10 normal viu!

Vou formatar isso aqui, só está me dando problema mesmo! ¬¬"
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline BARRACA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
  • Na época, não sabia que caixa alta era gritar!!!
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1644 Online: 28 de Maio de 2010, 10:41 »
Olha, muito bom mesmo este kernel. Bom mesmo, mesmo!
Como dito anteriormente, na minha opinião, o que vale é um sistema que não "se afoga" com os aplicativos que vão emergindo. Para mim não importa tanto a velocidade do boot, mas a estabilidade depois de iniciado o trabalho.
Gostei muito deste kernel.
Há alguns tópicos atrás, estava querendo compilar um notebook HP 64 bit, com Kubuntu 10.04, mas desisti do Kubuntu - pelo menos por enquanto. Ele tem um problema que eu não consigo resolver e não achei ajuda em lugar algum. É a acentuação no/do sistema... tipo, com o BrOffice funciona beleza, mas no Kopete ou Kmail, por exemplo, não funciona. Quebrei a cabeça, mudei o layout - que é intl_us -, mudei o xorg, mudei o que tinha para mudar e não deu certo. Sendo eu professor, não posso escrevendo errado para meus alunos!
Estou usando o Squeeze com KDE 4.4.3. Tá tudo estável aqui! A temperatura do meu processador AMD dual-core, que estava sempre nas alturas, baixou significativamente, mesmo usando vários recursos, como iceweasel, broffice, amarok, kaffeine, dentre outros. Isso para mim já é sinal de que as coisas estão fluindo melhor aqui do que antes.
Obrigado e parabéns.
OBS: se alguém souber como resolver este problema com o teclado, dá uma "ligada"!

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1645 Online: 28 de Maio de 2010, 10:54 »
Citar
Vou formatar isso aqui, só está me dando problema mesmo! ¬¬"

Vc tem que usar o bootchart para ver aonde reside o gargalo!!

Eu percebi que:

1 - Vc usa o preload o que pode aumentar o tempo de boot
2 - + apache + virtualbox + mysql + hddtemp + firestarter e + e + e +

Teu boot carrega coisa pra caramba!!! O boot do 10.04 está bem melhor mas ele está quebrando fácil então não dá para ficar atualizando direto...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1646 Online: 28 de Maio de 2010, 11:06 »
Citar
Olha, muito bom mesmo este kernel. Bom mesmo, mesmo!
Como dito anteriormente, na minha opinião, o que vale é um sistema que não "se afoga" com os aplicativos que vão emergindo. Para mim não importa tanto a velocidade do boot, mas a estabilidade depois de iniciado o trabalho.
Gostei muito deste kernel.
Há alguns tópicos atrás, estava querendo compilar um notebook HP 64 bit, com Kubuntu 10.04, mas desisti do Kubuntu - pelo menos por enquanto. Ele tem um problema que eu não consigo resolver e não achei ajuda em lugar algum. É a acentuação no/do sistema... tipo, com o BrOffice funciona beleza, mas no Kopete ou Kmail, por exemplo, não funciona. Quebrei a cabeça, mudei o layout - que é intl_us -, mudei o xorg, mudei o que tinha para mudar e não deu certo. Sendo eu professor, não posso escrevendo errado para meus alunos!
Estou usando o Squeeze com KDE 4.4.3. Tá tudo estável aqui! A temperatura do meu processador AMD dual-core, que estava sempre nas alturas, baixou significativamente, mesmo usando vários recursos, como iceweasel, broffice, amarok, kaffeine, dentre outros. Isso para mim já é sinal de que as coisas estão fluindo melhor aqui do que antes.
Obrigado e parabéns.
OBS: se alguém souber como resolver este problema com o teclado, dá uma "ligada"!

Obrigado pelos elogios!!

A única diferença falando em performance é que vc usa o SLQB como gerenciador de memória + um CFS otimizado + um CFQ otimizado + uma config que aproveita mais os recursos

Em outras palavras, não tem nada exótico e de difícil implementação...

Só uma pergunta... foi muito complicado instalar esse Squeeze com Kde 4.4.3 aí??

« Última modificação: 28 de Maio de 2010, 11:47 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline BARRACA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
  • Na época, não sabia que caixa alta era gritar!!!
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1647 Online: 29 de Maio de 2010, 11:47 »
Bem, tenho que admitir uma coisa, por mais dolorosa que seja: ando meio decepcionado com as distros que andei usando e, consequentemente, comigo mesmo. Isso porque, com o Kubuntu 10.04, que era para ser a versão que estaria usando até o Debian Squeeze ficar estável, não acentua corretamente (e eu não consegui resolver); depois, o Squeeze, que foi instalado, configurado, com facilidade e sem nenhuma dor de cabeça, ontem quase me deixou na mão. Isso porque, 30 minutos antes de começar uma reunião, tinha que gravar um DVD, com um filme a ser apresentado em aparelho de DVD, simples, já estava em formato .avi, .wmv, mp4., .vob., em quase todos os que são disponíveis pelo HyperConvert, e, o K3b começou a gravar 1, 2, 3, 4 dvd's e nada de funcionar. Fui ver que ele (k3b) estava tentando acessar a pasta /temp e não tinha as permissões para isso. Poxa, fique decepcionado.
Como disse antes, gosto é de estabilidade e, ultimamente, ando com uma saudade do Etch e principalmente Lenny!!!
Voltei para o Kubuntu 9.10. Fiz atualizações através dos repositórios que encontrei neste site: http://repogen.simplylinux.ch/ e parece que ele ficou bem mais rápido que somente com os repositórios originais (coloquei updates e backports), com as permissões acertadas, e com o velho problema da Carteira, Akonadi e Mysql que eu ainda não sei como resolver.
Mas foi mais um desabafo! Respondendo diretamente a sua pergunta sobre o Squeeze, a instalação dele foi fácil, reconheceu tudo - até a minha atheros imperialista! - foi reconhecida! Fora o problema das permissões, não tenho reclamação!
Valeu
até mais
OBS: estou tentando instalar o seu kernel aqui agora (Kubuntu 9.10), mas deixei compilando de ontem para hoje e já apareceu um erro com "firmeware/yam/9600". Quase não mexi na cfg, só coloquei o meu processador e tirei algumas coisas que eu tenho certeza que não se aplicam a um pc com quase tudo nvidia e amd. Mas, vou tentar mais algumas vezes!

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1648 Online: 29 de Maio de 2010, 11:54 »
No 9.10 deve ter outros problemas para não compilar (um exemplo é o kernel package bugado)

Citar
Há alguns tópicos atrás, estava querendo compilar um notebook HP 64 bit, com Kubuntu 10.04, mas desisti do Kubuntu - pelo menos por enquanto. Ele tem um problema que eu não consigo resolver e não achei ajuda em lugar algum. É a acentuação no/do sistema... tipo, com o BrOffice funciona beleza, mas no Kopete ou Kmail, por exemplo, não funciona. Quebrei a cabeça, mudei o layout - que é intl_us -, mudei o xorg, mudei o que tinha para mudar e não deu certo. Sendo eu professor, não posso escrevendo errado para meus alunos!

Existe um lugar que acho que vc não alterou...

Sabe onde?? É... lá mesmo... no kernel!!!

Mas antes dá uma olhadinha aqui...

http://www.linuxquestions.org/questions/debian-26/error-compiling-linux-2-6-33-2-a-801375/

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29799.msg357441.html#msg357441
« Última modificação: 29 de Maio de 2010, 12:02 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline BARRACA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
  • Na época, não sabia que caixa alta era gritar!!!
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1649 Online: 29 de Maio de 2010, 12:02 »
Mas onde eu mudaria isso?! Pelo que lembro, no kernel tem opções de teclado, e não de disposições de teclado... fiquei curioso... Sabe como fazer isso?!!
Obrigado pela ajuda