Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2335460 vezes)

Offline BARRACA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
  • Na época, não sabia que caixa alta era gritar!!!
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1590 Online: 14 de Maio de 2010, 12:07 »
Sobre a resolução do plymouth, veja este post: http://julianosodeiro.wordpress.com/2010/05/09/plymouth-correto-ubuntu-10-04-e-sis-mirage-3-771671-672-nvidia-e-ati/
Ainda, tive o problema com o grub2. As opções de boot estavam desabilitadas. Resolvi o problema, como indicado neste post: http://www.ubuntu-ac.org/archives/tag/grub2
Sobre a compilação, estou com o mesmo problema que o Dobrado "(Há! Kernel Panic... Diz o erro que ele não ta conseguindo montar a partição root, achei isso bizarro! o.O)"
Alguém saberia me responder o que estou deixando de ativar ou como configurar?

Offline BARRACA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
  • Na época, não sabia que caixa alta era gritar!!!
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1591 Online: 14 de Maio de 2010, 12:12 »
Só para complementar: estou compilando kernel 2.6.32, com ck2, no kubuntu 10.04, 64 bit.
« Última modificação: 15 de Maio de 2010, 15:31 por BARRACA »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash 2.6.33-omnislash1 em testes!! Quer testar também??
« Resposta #1592 Online: 17 de Maio de 2010, 14:32 »
Estou fazendo testes no novo omnislash.

Ele usa como base o Sidux Underground (que usa o Zen) e sem alterações, porém a configuração do kernel é adaptada para o lucid 32 bits.

Tem a configuração parecida com o generic para aumentar a compatibilidade mas contendo as inovações.

A velocidade está boa (sei que posso conseguir mais) porém como é teste não otimizei muito.

Quem quiser testar um deb já compilado para 32 bits e principalmente se souber instalar manualmente sua placa de vídeo dá um alô.



Uploaded with ImageShack.us

Aqui é possível ver o consumo com o KDE 4.4.2 com o youtube com apenas 15% de uso dos processadores e menos de 300 de ram usados e composição ativada

-------------------------
O que ele possui:

BFS e CK - Otimização de scheduler e patches diversos
SLQB - Substituto do SLUB e utiliza menos memória
2.6.33.4
AUFS
Squashfs
Dazukofs
Classic-rcu
ureadahead
Compcache
SIO - porém compilado como módulo
-------------

Kernel panic BARRACA...

Acho que foi algum problema na config... Posta ela aqui.
« Última modificação: 17 de Maio de 2010, 15:10 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline BARRACA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
  • Na época, não sabia que caixa alta era gritar!!!
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1593 Online: 17 de Maio de 2010, 16:06 »
Olá! Vou abandonar este kernel 2.6.32 e testar o seu. Muito mais ele!
Poderia postar onde eu posso baixar o kernel, patch, e cfg?!
Uso notebook hp pavilion g60 de 64 bit.
Por isso não vou postar a config defeituosa.
Obrigado
barraca

PS: conseguiu resolver o problema com o plymouth?
« Última modificação: 17 de Maio de 2010, 16:10 por BARRACA »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1594 Online: 17 de Maio de 2010, 19:21 »
Agora que eu vi... eu ainda não tenho uma config apropriada para 64 bits (o que com certeza vai fazer vc cair no modo texto). Mas farei uma em breve!!
« Última modificação: 17 de Maio de 2010, 23:08 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline BARRACA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
  • Na época, não sabia que caixa alta era gritar!!!
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1595 Online: 18 de Maio de 2010, 19:29 »
Obrigado.
Vou ficar esperando.
Mas, enquanto isso, talvez poderia postar um link para eu baixar o kernel e os patchs, testar e postar os erros e acertos.
Ajudar no desenvolvimento...
Obrigado novamente. 

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - 2.6.33-omnislash1.2 para lucid 32 bits...
« Resposta #1596 Online: 18 de Maio de 2010, 19:37 »
Finalmente consegui criar um kernel mais compatível com o lucid e retirei alguns bugs. Para os que quiserem testar...

Requisitos: Saber instalar manualmente sua placa de vídeo... (Pelo menos aqui só precisei disso)

http://www.adrive.com/public/016b027e57b12d105075dce0fb1532fe2c2bf720b8ab85361e4418a8aa24fb4d.html

md5sum omnislash.zip
0534fd967a502be0c80e238be3aecfde  omnislash.zip

Descompacte e aí instale com:

sudo dpkg -i linux-headers-2.6.33-omnislash1.2_x86_i386.deb linux-image-2.6.33-omnislash1.2_x86_i386.deb

Depois de instalar dê o comando:

sudo mkinitramfs -o /boot/initrd.img-2.6.33-omnislash1.2 /lib/modules/2.6.33-omnislash1.2

Depois dê o último comando:

sudo update-grub

E aí dê o boot

Caso vc caia no modo texto (o que com certeza vai acontecer) e não saiba o que fazer

sudo nano /etc/X11/xorg.conf (se vc instalou manualmente antes esse arquivo existe)

E retire o módulo nvidia (se for usuário nvidia) e troque por vesa

Salve o arquivo (Segure Control e aperte X) e depois aperte S para salvar.

------------------

Como faço para removê-lo

Edite o arquivo /boot/grub/grub.cfg

E apague as seguintes linhas:
Citar
menuentry 'Ubuntu, com Linux 2.6.33-omnislash1.2' --class ubuntu --class gnu-linux --class gnu --class os {
   recordfail
   set gfxpayload=1280x1024
   insmod ext2
   set root='(hd0,1)'
   search --no-floppy --fs-uuid --set aa3ee5ec-ec86-4242-8d6c-a86789a55c96
   linux   /boot/vmlinuz-2.6.33-omnislash1.2 root=UUID=aa3ee5ec-ec86-4242-8d6c-a86789a55c96 ro   quiet splash
   initrd   /boot/initrd.img-2.6.33-omnislash1.2
}
menuentry 'Ubuntu, com Linux 2.6.33-omnislash1.2 (modo de recuperação)' --class ubuntu --class gnu-linux --class gnu --class os {
   recordfail
   set gfxpayload=1280x1024
   insmod ext2
   set root='(hd0,1)'
   search --no-floppy --fs-uuid --set aa3ee5ec-ec86-4242-8d6c-a86789a55c96
   echo   'Carregando Linux 2.6.33-omnislash1.2 ...'
   linux   /boot/vmlinuz-2.6.33-omnislash1.2 root=UUID=aa3ee5ec-ec86-4242-8d6c-a86789a55c96 ro single
   echo   'Carregando ramdisk inicial ...'
   initrd   /boot/initrd.img-2.6.33-omnislash1.2
}

Faça um boot com o kernel normal e:

sudo aptitude remove --purge linux-headers-2.6.33-omnislash1.2 linux-image-2.6.33-omnislash1.2

------------------

Vou fazer em breve o upload do patch (fiz do binário pq é mais fácil para os usuários e menos traumatizante) com as configs para 32 e 64.

Para vc ter uma idéia da importância da config tive problemas com o grub 2 pq ele não aceitou a configuração que funciona perfeitamente no sidux.

Demorei 1 semana para compatibilizar em 32 bits e para colocar como padrão ondemand já que o controlador de frequências só ativava como módulo... e aí eu sempre eu tinha que subir o mesmo (com o modprobe) e só ontem descobri como deixar ativado no kernel.

Depois o plymouth deixou de funcionar pq na config estava ativada o fbsplash que usa o fbcondecor (coisa do gentoo e zen)

Isso é só para vc ter uma idéia do que acontece para vc fazer o zen e o sidux funcionar da melhor forma possível e é por isso que pelo menos vou deixar a config funcionando.

E usar a config do lucid por completo faz com que o zen não ative nada que ele traz...

Afinal eu compilei diversas vezes só para alterar "besteiras" (e olha que eu compilo há bastante tempo) imagina o usuário normal que terá que compilar seu kernel pela primeira vez será que terá paciência...

Se vc quiser para vc aí terei o prazer de passar. Mas se eu deixar aqui no fórum aí eu vou ficar maluco de tantos posts com dúvidas (hehehe)

Hqx
« Última modificação: 18 de Maio de 2010, 20:06 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline guh_asterisco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1597 Online: 19 de Maio de 2010, 00:00 »
Hoje fiz uma compilação do kernel 2.6.33.3 com o patch do CK que baixei no proprio site dele.
e o sistema ficou impressionantemente MUITO rapido. teve uma melhoria de 70% na velocidade de resposta,
abertura e execução dos programas. fiz algumas alterações desativando oque eu nao uso no meu sistema,
deixando a latencia em 250hz, e desativando kernel hacking.

Se eu colocar o patch Zen com o CK no 2.6.33.3 sera que funciona?

nao existe algum lugar onde se concentra as informacoes mais atualizadas sobre patchs e configurações para otimizacao do kernel?
aki nesse topico fica muito complicado de obter informacoes integras sobre configuração e otimização.
valeu a todos que estao ajudando.

Vou tentar compilar hoje o kernel 2.6.34, mando noticias.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1598 Online: 19 de Maio de 2010, 00:07 »
Citar
Se eu colocar o patch Zen com o CK no 2.6.33.3 sera que funciona?

Não...

1 - Pq o Zen já tem CK

2 - Tem que ser colocado no 2.6.33

O omnislash 2.6.33 já tem o Zen que tem o BFS e mais algumas coisas... (por enquanto só o binário)

O 2.6.34 saiu agora (praticamente)

Espera a poeira baixar e corrigirem mais alguns bugs (conselho de amigo de quem compilou dois kernels 2.6.34 e viu inúmeros bugs)
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Dobrado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - 2.6.33-omnislash1.2 para lucid 32 bits...
« Resposta #1599 Online: 19 de Maio de 2010, 23:23 »
Finalmente consegui criar um kernel mais compatível com o lucid e retirei alguns bugs. Para os que quiserem testar...
(...)

Baixei os binários, é só pra 32bits? =O

Se for, pode me passar o patch? =D vou testar aqui! =D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1600 Online: 20 de Maio de 2010, 07:36 »
Hqx, quando vai sair a versão 64bits do omnislash 2.6.33?

Olha, tentei compilar o kernel Zen (os patchs dele no kernel vanilla) e só dá erro na compilação! Na verdade já dá erro na hora de aplicar os patchs!

E é verdade! Dá muito, mas muito trabalho mesmo ficar lidando com configurações de kernel!  Mais uma vez parabéns pelo seu trabalho!
« Última modificação: 20 de Maio de 2010, 07:38 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1601 Online: 20 de Maio de 2010, 07:55 »
Citar
Hqx, quando vai sair a versão 64bits do omnislash 2.6.33?

Olha, tentei compilar o kernel Zen (os patchs dele no kernel vanilla) e só dá erro na compilação! Na verdade já dá erro na hora de aplicar os patchs!

E é verdade! Dá muito, mas muito trabalho mesmo ficar lidando com configurações de kernel!  Mais uma vez parabéns pelo seu trabalho!

Fiquei a madrugada batendo um papo com um tal de Dobrado do post anterior compilando para 64 bits (hehehe)

E ele fez a adaptação comigo e foi difícil de fazer funcionar mas conseguimos

Mas vai por mim galactus o grub 2 e o kernel package bateram em nós...

E em breve sai!!

Citar
Baixei os binários, é só pra 32bits? =O

Se for, pode me passar o patch? =D vou testar aqui! =D

Já passei e compilamos e configuramos até tudo ficar redondo (inclusive plymouth) hehehe

Obrigado pelo bate papo na madrugada e espero que goste Dobrado!!

Obrigado a todos

Bom Dia

Hqx
« Última modificação: 20 de Maio de 2010, 08:16 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Dobrado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1602 Online: 20 de Maio de 2010, 22:45 »
Imagens muito maiores que 40kb, algumas com mais de 20x mais. Como são muitas nem vou pedir para acertar, vou fazer eu mesmo.
Entenda que temos regras, e elas existem para serem seguidas

Salve!  ;D

Como o Hqxriven disse, passamos a tarde (ou a madrugada, pra ele) compilando o kernel (na verdade adaptando as configs). Eu achei realmente complicado, já que não estou acostumado a mexer com kernel. Mas vamos por partes.

Primeiras impressões:
htop no novo kernel:


htop no velho kernel:


- Com o novo kernel, os processos ficaram todos em baixa prioridade (1 no novo kernel contra 20 do velho).
- Os programas estão rodando mais liso, mesmo o CPU beirando 100%, o kernel gerencia melhor os processos, evitando travamentos.
- O flash no Firefox ta rodando mais liso, pensei que as travadas eram culpa do Compiz, mas elas pararam de acontecer.

Rodando o Songbird, Firefox no Youtube, DeVeDe (episódio do House M.D., 720p, MKV).
Novo Kernel e Velho, receptivamente:


Nessa caso, usando o velho kernel, enquanto o arquivo de video pro DVD, ao abrir o firefox ele parou de responder por alguns segundos. O Songbird demorou um pouco pra tocar a música.
No novo kernel correu tudo bem!

Resumindo:
Não faz tanta diferença em velocidade, o Kernel do Lucid esta rápido o suficiente. Porém, no gerenciamento de processos é bem melhor. Evita travamentos quando se executa várias tarefas ao mesmo tempo, também evita de congelamentos de programas. Segui as dicas do Hqxriven e configurei certinho o meu Core2Duo, que agora esta dividindo melhor os processos entre os núcleos.
O tempo de boot diminuiu em 2 segundos, o que não é muito significativo. Por isso digo que a velocidade não é tão gritante, porém a estabilidade esta bem melhor! =D

Sem mais! =D
Agradeço o Hqxriven pela paciência! =D E boa sorte aos próximos a utilizarem o omnislash em 64bits! =D
« Última modificação: 21 de Maio de 2010, 00:38 por Dobrado »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1603 Online: 21 de Maio de 2010, 04:22 »
Obrigado pela análise Dobrado

Tem uma parte da informação que é alta ao invés de baixa:

Citar
- Com o novo kernel, os processos ficaram todos em baixa prioridade (1 no novo kernel contra 20 do velho).

- Com o novo kernel, os processos ficaram todos em alta prioridade (1 no novo kernel na maioria dos processos contra 20 do velho na maioria dos processos).

Quem implementou isso foi o Con Kolivas com o BFS e ele faz o gerenciamento muito melhor

Citar
Resumindo:
Não faz tanta diferença em velocidade, o Kernel do Lucid esta rápido o suficiente. Porém, no gerenciamento de processos é bem melhor. Evita travamentos quando se executa várias tarefas ao mesmo tempo, também evita de congelamentos de programas. Segui as dicas do Hqxriven e configurei certinho o meu Core2Duo, que agora esta dividindo melhor os processos entre os núcleos.
O tempo de boot diminuiu em 2 segundos, o que não é muito significativo. Por isso digo que a velocidade não é tão gritante, porém a estabilidade esta bem melhor! =D

Sem mais! =D
Agradeço o Hqxriven pela paciência! =D E boa sorte aos próximos a utilizarem o omnislash em 64bits! =D

Citar
Como o Hqxriven disse, passamos a tarde (ou a madrugada, pra ele) compilando o kernel (na verdade adaptando as configs).

Esqueceu o depois da compilação???

Desde que foi criado o deb até conseguir instalar e criar o initrd manualmente (que sem ele ia dar kernel panic) e o resto de partes com a gente conferindo??

Sem brincadeira, o grub 2 deu trabalho na gente... e nós conferimos tudo para dar certo (até o plymouth)!! E graças a sua persistência CONSEGUIMOS!!!

Vc tem razão, o kernel do Lucid realmente está rápido o suficiente (para algumas máquinas), porém vc comprou o seu computador (gastou em um bom processador e tem uma boa quantidade de memória) e merece que ambos sejam usados da melhor forma possível, que sejam aproveitados os recursos da sua máquina.

O SLQB (no omnislash não é usado o SLAB ou o SLUB) tem uma performance geral bem melhor que o SLUB e ele gerencia e permite a alocação de forma bem melhor da memória (na minha config e na sua eu "disse" para ele usar mais memória caso achar necessário (10% a 20% a mais) para evitar travamentos e aumentar a estabilidade como era habilitado no antigo mas poderoso slackware 10.1)

Provavelmente no futuro o SLQB será o padrão... (Desde o início de 2009 já era para ter entrado)

Isso aliado ao BFS que aumenta a interatividade do sistema faz vc passar a ver os programas rodando mais lisos (flash está bem mais liso e no youtube é possível perceber claramente) e eu mesmo tinha muitos travamentos com o flash e as vezes abria uma aba e o "peso" do flash fazia a máquina ficar bem menos responsiva, isso quando não dava um travamento...

Outra questão, é que seu processador é um Core2Duo é poderoso, não é um mero processador para acontecerem travadas e congelamentos de forma rotineira, isso é culpa do kernel padrão.

Eu acredito que boa parte do mau desempenho dos programas é culpa de três fatores Xorg, Escalonador de processos e gerenciamento de memória (kernel...) apesar de reconhecer que alguns programas tem um código complexo e as vezes muito mal escrito. Mas alterar os três fatores ajudam bastante para que o mesmo funcione melhor, pois vc foi na fonte (kernel) e alterou lá... (caso também o hardware da máquina usada também seja decente e existam drivers bons)

Eu achei que o ganho de estabilidade e de performance foram satisfatórios (conseguir ver um hardware poderoso que travava e congelava com um flash e compiz em uma atualização de kernel deixar de encarar isso como problema e conseguir aproveitar mais os recursos do mesmo pra mim foi um feito e tanto)

Acho que o ganho maior é esse, não é um ganho em aplicativos de análises de desempenho (benchmarks - lembra quando falei do super pi que ia dar no mesmo) mas sim um ganho real no uso geral do sistema vendo que a sua máquina agora é capaz de fazer mais coisas que antes e fazendo melhor... (o melhor de tudo é que não foi preciso gastar dinheiro com isso (hehehehe)

Acho que o Lucid realmente é ótimo, tem um desempenho bom mas poderia ser melhor (apesar que do 9.10 para o 10.04 a mudança em performance foi muito boa) e acho que em breve no kernel padrão já teremos algumas coisas...



Uploaded with ImageShack.us

Usando o sistema normalmente e depois que fechei tudo...

Espero que goste Dobrado!! Agora vou aproveitar!!

Obrigado a todos e Bom dia!!

Hqx
« Última modificação: 21 de Maio de 2010, 09:11 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1604 Online: 21 de Maio de 2010, 23:03 »
Pessoal que instalou o omnislash 2.6.33 sairá uma atualização para aumentar a velocidade de leitura do CFQ e atualizar o BFS para diminuir um pouco mais o uso do processador em multicores...

A atualização aconteceu no Zen e no Sidux Underground (de onde sai a base do omnislash)

Dobrado vou te passar o patch depois...
« Última modificação: 21 de Maio de 2010, 23:35 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois