Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2335334 vezes)

Offline crashvk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar (Atualização 2 em 26/12 em construção)
« Resposta #60 Online: 26 de Dezembro de 2007, 14:59 »
No to conseguindo baixar o kernel nem com reza braba.

Tem como conferir se esta tudo ok??

Valeu

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar (Atualização 2 em 26/12 em construção)
« Resposta #61 Online: 26 de Dezembro de 2007, 15:55 »
Caro Hqxriven

Desculpe não ter respondido antes, mas sabe como é feriado...

Então, amigo, meu problema não é só o módulo para Nvidia. Tem outros, como o v4l (webcam), que teriam que ser recompilados.

Uma hipótese seria usar o module-assistant do Debian baixando os fontes dos módulos, mas isso vai dar muito trabalho para pouco resultado no Ubuntu.

Testando em vesa, sem o penduricalhos que eu uso normalmente (compiz, AWN e screenlets), o ganho de velocidade no Gnome não é significativo porque tenho memória sobrando nas minhas máquinas.

Em suma, valeu por compartilhar seu trabalho com o pessoal, mas para mim o uso não compensa o trabalho que eu teria para deixar o sistema como eu o uso normalmente.

[].
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar (Atualização 2 em 26/12 em construção)
« Resposta #62 Online: 26 de Dezembro de 2007, 17:45 »
Citar
Caro Hqxriven

Desculpe não ter respondido antes, mas sabe como é feriado...

Então, amigo, meu problema não é só o módulo para Nvidia. Tem outros, como o v4l (webcam), que teriam que ser recompilados.

Uma hipótese seria usar o module-assistant do Debian baixando os fontes dos módulos, mas isso vai dar muito trabalho para pouco resultado no Ubuntu.

Testando em vesa, sem o penduricalhos que eu uso normalmente (compiz, AWN e screenlets), o ganho de velocidade no Gnome não é significativo porque tenho memória sobrando nas minhas máquinas.

Em suma, valeu por compartilhar seu trabalho com o pessoal, mas para mim o uso não compensa o trabalho que eu teria para deixar o sistema como eu o uso normalmente.

Valeu amigo, muito obrigado por ter testado, quanto mais críticas é melhor!!!

Na nvidia o funcionamento é muito bom...

Vou tentar fazer um trabalho melhor na próxima...

Existe também um projeto no Ubuntu fórum chamado de Zen kernel que é um kernel rápido e um excelente, vale a pena testar!!!

http://ubuntuforums.org/showthread.php?s=00480f9e69feff4b6cbceda226105739&t=623874

Eles são profissionais... eu sou um mero usuário...

Dê uma olhada aqui também que pode ser interessante

http://www.guiadohardware.net/comunidade/kde-decepcao/818846/1.html#post3432705

Obrigado a todos
Hqx
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2007, 17:47 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Jsouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar (Atualização 2 em 26/12 em construção)
« Resposta #63 Online: 26 de Dezembro de 2007, 20:28 »
                            Hqxriven

                   Gostei das suas idéias e não tenho o seu conhecimento, pois só andei pelo ubuntu, KDE , XFCE e o E17. Tinha umas cismas com o KDE que foram dirimidas, o XFCE é um Gnome light, muito bom por sinal e o E17 é uma viagem.......
                   Não segui as suas idéias, não que duvidasse, pois dá para sentir a maior boa vontade de sua parte, mais sim por me sentir ainda um incompetente de mão cheia e receoso de fazer ratada, fiz uma a uns dias atrás pois consegui a façanha de poder só digitar 5 letras no terminal, no synapse, nas procuras do google e ainda estou terminando de deixar como estava antes da ratada ;D. Continuarei a acompanhar esta sua aventura e quando me sentir menos incompetente pode acreditar que farei isto.
                   Quanto a um trabalho melhor na próxima eu discordo, vc fez um Excelente  trabalho e procurará continuar na medida do possível , pois entendi que vc estava pedindo desculpas  e , ao mesmo tempo , colocou-se como um mero usuário , desmerecendo-se.
Espero um dia, que não demore muito, ser um mero usuário como vc , daí não aceitar o seu pedido de desculpas.
                    Abraços:
                                    Jorge

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar (Atualização 2 em 26/12 em construção)
« Resposta #64 Online: 26 de Dezembro de 2007, 22:08 »
dei uma lida meio rapida no topico do Zen Kernel ...
Ele ta mais rapido que o seu ?
se sim, Será que não seria uma boa investir mais nesse kernel, e se concentrar mais o topico pra otimizações de configuração e tradução das instruções de instalação do Zen kernel ? assim vc não precisa esquentar a cabeça com o kernel. só traduzir as instruções dos caras, e quem conhece mais ajudamos os outros com duvidas .....
Ahh, esse kernel, vi que ja tem o patch que citei, TuxOnIce, assim mesmo micros desktop sem suporte a hibernar, pode ter este recurso se configurado certo ....


Outra coisa, esse topico ja foi colocado como fixo ???
senão deveria ser, pra centralizar aki as dicas pra otimizar a velocidade....
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar (Atualização 2 em 26/12 em construção)
« Resposta #65 Online: 26 de Dezembro de 2007, 22:38 »
Caro Hqxriven, só hj estou voltando de viagem e vendo esse tremendo presente de natal, que já add aos meus favoritos p/ uma análise c/ muita calma.
Parabéns
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar (Atualização 2 em 26/12 em construção)
« Resposta #66 Online: 27 de Dezembro de 2007, 08:51 »
Citar
No to conseguindo baixar o kernel nem com reza braba.

Tem como conferir se esta tudo ok??

Valeu

O divshare está em manutenção é só esperar um pouquinho até ele voltar...

Citar
os procedimentos servem para o ubuntu também? Hein?
estou receoso de tentar seguir os passos e perder meu sistema novamente. já enfrentei alguns perrengues relacionados ao vídeo (numa bela manhã de sol meu ubuntu só iniciava em 800x600, e a placa de vídeo estava com o driver correto.. fiz uma gambiarra lá e funcionou, forcei o driver do monitor e deu certo - tava plug'n'play, pus monitor generico de 1280x1024) e já tive que reformatar o sistema por causa da atualização do 7.04 pro 7.10 (perdi um monte de programas e o sistema iniciava todo bugado, nem lembro o que houve direito)... Chorar

Vamos lá...

Acredito que sim, PORÉM não tenho certeza.

Quanto a perder o sistema pode acontecer mas é só antes fazer um backup como por exemplo salvar a cache do apt e gravar num cd  e usar o aptoncd, mas isso é um caso extremo pq ele é um pacote deb e vc não vai tirar o kernel anterior.

As instruções e as dúvidas já estão na página principal e o kernel é compilado para pentium pro e por causa disso as vezes dá incompatibilidade com alguns K6.

Citar
é seguro tentar fazer essa alteração do kernel? dá pra reverter tranquilo se der alguma zica?
e sobre as atualizações do sistema? quando vier uma nova versão do kernel nas atualizações do ubuntu, como proceder?
o tutorial para instalação do driver da NVidia no novo kernel vai sair?
será que isso resolverá meus problemas de performance de vídeo, ou é mais fácil eu ir ver no windows enquanto não mudo a placa de vídeo? Virando os olhos

tava até pensando em tentar, mas depois que li sobre o outro cara que fez e nao deu certo.. to com medo de cair na mesma

Em 90% das vezes dá para reverter... só não dá se apt e dpkg pararem de funcionar (hehehe)
Vai ser atualizado normalmente o kernel do kubuntu, se quiser use os dois.

Já coloquei algumas dicas sobre o driver para nvidia, é só dar uma olhada.

Em relação aos problemas de performance de vídeo acho que melhora um pouco, mas dependendo da qualidade dos vídeos e do hardware no windows fica melhor.

Citar
     Hqxriven

                   Gostei das suas idéias e não tenho o seu conhecimento, pois só andei pelo ubuntu, KDE , XFCE e o E17. Tinha umas cismas com o KDE que foram dirimidas, o XFCE é um Gnome light, muito bom por sinal e o E17 é uma viagem.......
                   Não segui as suas idéias, não que duvidasse, pois dá para sentir a maior boa vontade de sua parte, mais sim por me sentir ainda um incompetente de mão cheia e receoso de fazer ratada, fiz uma a uns dias atrás pois consegui a façanha de poder só digitar 5 letras no terminal, no synapse, nas procuras do google e ainda estou terminando de deixar como estava antes da ratada Sem Graça. Continuarei a acompanhar esta sua aventura e quando me sentir menos incompetente pode acreditar que farei isto.
                   Quanto a um trabalho melhor na próxima eu discordo, vc fez um Excelente  trabalho e procurará continuar na medida do possível , pois entendi que vc estava pedindo desculpas  e , ao mesmo tempo , colocou-se como um mero usuário , desmerecendo-se.
Espero um dia, que não demore muito, ser um mero usuário como vc , daí não aceitar o seu pedido de desculpas.
                    Abraços:
                                    Jorge

Obrigado pelo comentário amigo!!

Sabe amigo eu procuro me dedicar a tudo o que faço, sou humilde, digo se estou errado e peço desculpas pelas minhas falhas.

Tenho muitos anos de linux na bagagem, na época que eu usava Slackware eu precisei de muita ajuda e um usuário do Slackware Brasil (TonySP) mais uma equipe de usuários "muito gente fina" me ajudaram e fiquei com o Slack por dois anos, eles sempre me trataram de forma gentil, educada e mesmo se fosse feita uma pergunta bem iniciante e eles não ganhavam nada com isso.

A partir desse momento sempre procurei ajudar os outros da mesma forma e contribuir na medida possível com o meu conhecimento adquirido e apesar de ter um conhecimento bom em certas áreas em outras estou começando a aprender e uma delas é o kernel.

Desenvolver um kernel, configurá-lo bem, por mais simples que seja é uma tarefa difícil, pq se vc esquecer um comando é kernel panic, é boot que pára, são compiladores que não funcionam, etc..

Usei a configuração de kernel do Sidux como base pq na minha opinião ele tem uma excelente configuração e só fiz pequenas alterações para melhorar a fluidez do sistema, o problema em relação aos módulos é que isso (restrcited modules) é algo específico para ubuntu no debian não existe, por isso é que dá problemas. Se fosse no debian ou no slack a minha compilação seria perfeita.

É melhor parar de falar...

Citar
dei uma lida meio rapida no topico do Zen Kernel ...
Ele ta mais rapido que o seu ?
se sim, Será que não seria uma boa investir mais nesse kernel, e se concentrar mais o topico pra otimizações de configuração e tradução das instruções de instalação do Zen kernel ? assim vc não precisa esquentar a cabeça com o kernel. só traduzir as instruções dos caras, e quem conhece mais ajudamos os outros com duvidas .....
Ahh, esse kernel, vi que ja tem o patch que citei, TuxOnIce, assim mesmo micros desktop sem suporte a hibernar, pode ter este recurso se configurado certo ....


Outra coisa, esse topico ja foi colocado como fixo Hein?
senão deveria ser, pra centralizar aki as dicas pra otimizar a velocidade....
 

Gosto de falar a verdade, então vou ser sincero com vc e com todos e expor as falhas e acertos do meu kernel CK1 e do kernel ZEN.

CK1
------

Vantagens

Feito em cima da configuração do Sidux com pouquíssimos ajustes dentre eles o da utilização da swap de forma inteligente (swap prefetch), utilização da cache de disco para acelerar a abertura dos programas, utilização mais eficiente da memória (é por isso que quem usa o meu kernel sente o sistema usar menos memória e ele usa mesmo), diminuição dos resquícios que ficam na memória depois de aberto alguns programas, enfim mesmo com menos memória o sistema pode ser rápido.

Na questão do processamento é utilizada uma prioridade maior na abertura dos programas e são retirados os delays na abertura dos mesmos (sabe aquele programa chato que demora mais tempo para abrir; pois é, ele vai abrir mais rápido).

Boot mais rápido

Novo sistema de suspensão e hibernação.

Comunicação mais rápida entre dispositivos de entrada e saída e todo o sistema está fluindo mais rápido.

Desvantagens

Se utilizar em laptop com bateria, pode dimiuir o tempo usado pela bateria.

Problemas com drivers que precisam ser recompilados para funcionar. Problema este resultado da forma que o ubuntu trata os drivers no sistema (restricted modules) e o meu kernel precisa melhorar nesse ponto.

Problemas com algumas placas ATI que são difíceis de instalar.

Não é possível mexer nos módulos restritos sob o meu kernel, senão é impossível desativar depois.


ZEN
------

Vantagens

Bem mais rápido que o meu (falo abertamente isso não vou ficar mentindo ou omitindo essa informação), visto que eles são profissionais.

Boot bem mais rápido

Facilidade de ativação dos módulos e possibilidade de utilizar o envy.

Placas ATI funcionam, mas não em 100% dos casos

Laptops tem módulo de suspensão e hibernação modernos que funcionam bem melhor que o do próprio Ubuntu

Desvantagens

É um kernel específico para muita performance, enquanto o meu é mais para fluidez do sistema, isso resulta em um problema do meu kernel agravado que é o do consumo mais alto da bateria em laptos.

Só com bastante memória vc vai sentir diferença

Kernel com as configurações padrão do kubuntu retirando algumas coisas, resultando num sistema rápido mas não fluido em máquinas mais modestas, só em poderosas (acho que aí depende do hardware)

Sistema mais rápido, implica em duas coisas ou aumento do processamento ou consumo de memória.

No meu kernel eu tentei diminuir os dois pontos (eu mexi nessas configurações, pq até o do Sidux exagerava e agora mesmo depois de horas o meu consumo é baixo)

No kernel Zen a latência é menor e ele tem patches para aumentar muito a velocidade, mais vc vê o consumo de ram semelhante ao kubuntu com kernel padrão e mais processamento utilizado.

Usuários Nvidia tem problemas na hora de instalar a placa de vídeo e as vezes só funciona o driver beta que é extremamente instável.

Vou ficar só por aqui... Os dois tem problemas e tem as suas vantagens na dúvida teste e chegue a conclusão...

Obrigado a todos...

Hqx
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2007, 08:55 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar (Atualização 2 em 26/12 em construção)
« Resposta #67 Online: 27 de Dezembro de 2007, 12:50 »

Usuários Nvidia tem problemas na hora de instalar a placa de vídeo e as vezes só funciona o driver beta que é extremamente instável.


instável? instável vc está sendo generoso, Hqx. Tente instalar o driver da Nvidia em uma placa-mae Asus P2-99 e com uma Nvidia GF4 MX-4000 que vc vai ver q q é instabilidade. Qquer coisa utilizada com bibliotecas QT dão crash em qquer distro linux, de deb a rpm  >:( Tentei em mais de 30 distros, cara, mais de 30. Pensei comigo: a que nao der pala vai ser a usada... nada, nem compilando o driver, pelos binarios, nada, cara, nada resolve essa dupla de hardware

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar (Atualização 2 em 26/12 em construção)
« Resposta #68 Online: 27 de Dezembro de 2007, 13:03 »
Esse é o problema do kernel Zen... no meu kernel o driver atual nvidia funciona direitinho...

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar (Atualização 2 em 26/12 em construção)
« Resposta #69 Online: 27 de Dezembro de 2007, 14:06 »
Esse é o problema do kernel Zen... no meu kernel o driver atual nvidia funciona direitinho...

Hqx

será que melhoraram a comunicabilidade entre o kernel novo e o nvidia-96xx? mas ngm vem aprimorando melhoria alguma nesse driver, que eu saiba  ???

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar (Atualização 2 em 26/12 em construção)
« Resposta #70 Online: 27 de Dezembro de 2007, 14:15 »
Vou dar uma olhada Eunir nos drivers antigos e ver se algum patch conserta isso com essa asus...

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline chronossc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar (Atualização 2 em 26/12 em construção)
« Resposta #71 Online: 27 de Dezembro de 2007, 14:38 »
Oi Hqxriven, uso Gentoo, e sou meio fascinado por otmização.

Atualmente uso um gentoo-sources 2.6.22 + ck-patches e/ou um gentoo-sources 2.6.23, puro. Me interessei pela questão do kernel e ia gostar muito se você pudesse me mandar um tar.bz2 com patches, etc.

Eu tenho espaço e posso disponibilizar dentro do meu site para outros fazerem download, meu host eh a dreamhost.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar (Atualização 2 em 26/12 em construção)
« Resposta #72 Online: 27 de Dezembro de 2007, 14:53 »
Oi Hqxriven, uso Gentoo, e sou meio fascinado por otmização.

Atualmente uso um gentoo-sources 2.6.22 + ck-patches e/ou um gentoo-sources 2.6.23, puro. Me interessei pela questão do kernel e ia gostar muito se você pudesse me mandar um tar.bz2 com patches, etc.

Eu tenho espaço e posso disponibilizar dentro do meu site para outros fazerem download, meu host eh a dreamhost.

seja bem vindo ao forum, chronossc. agradecemos a tua boa vontade em disponibilizar o espaço no host. abraços
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar (Atualização 2 em 26/12 em construção)
« Resposta #73 Online: 27 de Dezembro de 2007, 17:05 »
Citar
Oi Hqxriven, uso Gentoo, e sou meio fascinado por otmização.

Atualmente uso um gentoo-sources 2.6.22 + ck-patches e/ou um gentoo-sources 2.6.23, puro. Me interessei pela questão do kernel e ia gostar muito se você pudesse me mandar um tar.bz2 com patches, etc.

Eu tenho espaço e posso disponibilizar dentro do meu site para outros fazerem download, meu host eh a dreamhost.

Valeu mesmo amigo pela contribuição!!!

Infelizmente não possuo mais o pacote tar.bz2, nem os patches, só os debs.

Eu nem sei criar um tar.bz2 com os patches incluídos (hahaha). Só os debs...

Estou iniciando nessa praia de compilação de kernels, mas procuro fazer com que o sistema tenha fluidez na utilização sem apelar de forma agressiva, da forma mais conservadora possível.

Existem diversas opções INSANAS que são acrescentadas no kernel quando vc coloca um patch nele que eu não ativei enquanto outras são interessantes como swap prefetch e melhora da cache do disco...

Estou tentando melhorar o meu kernel na medida do possível para usuários com placa ati e wifi.

Por enquanto o máximo que posso fazer é pedir para vc colocar o conteúdo dos links do divshare em um local melhor pq a minha discada me limita muito!!!

Espero que logo possa dar um resultado concreto para vc e fazer um kernel melhor.

Declaro aos usuários que um novo kernel está sendo feito e espero que ele funcione melhor nas ati...

Hqx

Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar (Atualização 2 em 26/12 em construção)
« Resposta #74 Online: 27 de Dezembro de 2007, 18:54 »
O "Romário" Con Kolivas aposenta, e o "Robinho" Hqxriven vem aí  ;)
Boa sorte aí, cara  ;)
[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)