Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2335214 vezes)

Offline Holly Ollem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #45 Online: 25 de Dezembro de 2007, 22:15 »
Ninguém desse tópico tentou realizar a idéia no Ubuntu 7.10?
Acontece que ainda não utilizo o ubuntu, já fui usuário dele, mas por deficiências em conhecimentos fui obrigado a desinstala-lo. Agora estou recolhendo informações suficientes para nunca mais deixar de utilizar linux e também nunca surgir a necessidade de desinstala-lo. Para eu não me obrigar a voltar para o windows devido algumas deficiências que nenhum delas estão citadas nesse tópico estou apenas me informando de tudo antes então estou apenas me preservando em saber se alguém já realizou essa experiência no ubuntu 7.10 para que quando tentar utiliza-la não surgir a necessidade de formatar o hd novamente.
Obrigado por sua atenção,
Rafael.
Reflexões:
- "Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros foram." (Alexander

Offline ArturBV

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #46 Online: 25 de Dezembro de 2007, 22:29 »
Parabéns e obrigado ao Hqxriven pela preciosa contribuição.

De usuário avançado do Windows passei ao Linux há apenas 1 semana.
Por isto, peço orientação.  Antes, esclareço que instalei o Ubuntu 7.04.
Atualizei toda a distribuição: sudo aptitude dist-upgrade.

1. Com isto o Kernel foi atualizado, pergunto.
2. Como saber qual meu Kernel e como atualizá-lo, pergunto.
3. Ao baixar o atual Kernel tenho de desinstalar o anterior; como, pergunto.
4. Existe algum software em modo gráfico para facilitar a compilação do Kernel, pergunto.
6. Ao configurar o Kernel é fácil saber o que pode ser desabilitado, pergunto.

7. Se meu Kernel for o 2.6.23, devo baixar as 5 partes do arquivo do Hqxriven,
reunifica-las, descompactar, instalar, dar boot e só, sem compilar o Kernel, pergunto.

8. Se der problema, para reverter basta desinstalar, pergunto

Sugestão:
A criação de um arquivo único para baixar e instalar com 2 cliques.
Isto seria muito bom para novatos.

Antecipadamente, muito obrigado!

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #47 Online: 25 de Dezembro de 2007, 22:46 »
Outra sugestão ...

Poderia colocar em outro File Host, como o www.mihd.net
como o limite do MiHD é de 200MB, não precisaria partir o arquivo, facilitando pra quem não sabe muito bem reunir as partes. alem que é um download só...



E sobre a duvida de alguns de funcionar no Ubuntu, o kernel deve funcionar, pois não conheço kernel exclusivo do KDE :P
acho que o Hqx usou o Kubuntu, pois como ele vem de outras distro, ta mais acostumado com ele, como eu também prefiro o KDE ...
Mas as dicas deve funcionar em qlq uma distro baseada no Ubuntu 7.10 não é mesmo ???? pelo a não ser algum passo que eu não tenha reparado que é exclusivo do KDE .. daí é só pular o passo e fazer os outros ...  :D Não estou certo ?
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #48 Online: 26 de Dezembro de 2007, 00:50 »
Citar
A instalação do Nvidia via terminal sem gdm me dá mensagem de erro por problemas relacionados ao kernel source com o procedimento sh Nvidia...

Tem que fazer algo antes?
Junior

Não estou entendo amigo, reinstalei o kubuntu 7.10 e instalei só o meu kernel e o driver nvidia e está funcionando normalmente...

Baixe o último driver atualmente é o 100.14.19 se não me engano

depois digite control + Alt + F1 indo para o modo texto

Va para o diretório do arquivo e digite:

sudo init 3
sudo killall kdm (se vc usa o kde)
sudo killall gdm (se vc usa o gnome)

sudo sh nomedoarquivotodoincluindoaextensão

Depois ele vai dar erro e perguntar se quer fazer download de um kernel ou compilar, escolha compilar, depois ele pergunta se quer atualizar a configuração do xorg e pronto.

NÃO DESATIVEM QUALQUER DRIVER NO RESTRICTED MODULES SE ESTIVEREM USANDO ESSE KERNEL PQ É IMPOSSÍVEL ATIVAR NOVAMENTE.

Citar
E uma sugestão ...

Colocar um aviso que quem tem drivers ATI e Nvidia, precisa recompilar o driver pro novo kernel e o link pros tutoriais(que tem de monte por aí), e também outras coisas que precisam recompilar também como VMWare e Virtual Box...

Idéia boa vou editar o tópico!!!

Citar
Outra coisa, esse que vc fez é o driver ja compilado né ... que tal por o link pra download dos patchs  e o config que vc usou, pra quem quiser compilar um mais personalizado, tipo pra CPU que usa ou algo assim ....

Dos patches é só procurar no google por 2.6.23 ck e squashfs 3.3 agora a configuração é necessário instalar o sidux, efetuar os passos da compilação e antes de compilar, fazer o salvamento da configuração do kernel e aí vc tem as configurações usadas...

Pena que eu não tenho mais...
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2007, 03:14 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #49 Online: 26 de Dezembro de 2007, 01:35 »
acho que não precisa pegar do sidux kra..
o pacote deb do kernel deve vir com ele, depois de instalado ele fica no /boot/config-nomedoseukernel

só colocar em algum canto esse arquivo.... :)
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline JoaoFPR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
  • Jedi Pathway Follower
    • Ver perfil
    • OMEdI
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #50 Online: 26 de Dezembro de 2007, 01:51 »
No momento estou usando o Debian Lenny/Sid, o que posso aproveitar desse tutorial?

Amanhã farei esse otimização no Ubuntu que tenho na casa dos meus pais.

Abraço
 

Offline Thorn Striff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
  • Live together or die alone
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #51 Online: 26 de Dezembro de 2007, 02:10 »
Bom,
não tenho experiência e nem conhecimento para opinar muito mas, não aconselho a recompilarem o kernel utilizando essa versão passada no post inicial do topico se estão usando o Ubuntu 7.10. Eu fiz e levei várias horas brigando com meu SO para tentar faze-lo iniciar o servidor X de novo...
O Ubuntu simplesmente parou de detectar meu monitor e minha placa de vídeo. Quer dizer, isso foi nas 2 primeiras tentativas de inicia-lo. A partir dai ele ficava em "loop" e após algumas tentativas de iniciar o modo gráfico eu recebia uma mensagem comunicando que não foi possível.

Depois de algumas horas tentando sem sucesso algum (eu só conseguia iniciar o modo gráfico pelo root, mas isso não mudara o fato que eu não tinha a minima idéia de como restaurar o kernel anterior e também estava sem acesso a internet) resolvi simplesmente reinstalar o Ubuntu :-(

Enfim, apenas um depoimento de um newbie que se aventurou no que não devia =X

Ao menos eu sempre mantenho um backup de tudo.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #52 Online: 26 de Dezembro de 2007, 03:13 »
Citar
Bom,
não tenho experiência e nem conhecimento para opinar muito mas, não aconselho a recompilarem o kernel utilizando essa versão passada no post inicial do topico se estão usando o Ubuntu 7.10. Eu fiz e levei várias horas brigando com meu SO para tentar faze-lo iniciar o servidor X de novo...
O Ubuntu simplesmente parou de detectar meu monitor e minha placa de vídeo. Quer dizer, isso foi nas 2 primeiras tentativas de inicia-lo. A partir dai ele ficava em "loop" e após algumas tentativas de iniciar o modo gráfico eu recebia uma mensagem comunicando que não foi possível.

Depois de algumas horas tentando sem sucesso algum (eu só conseguia iniciar o modo gráfico pelo root, mas isso não mudara o fato que eu não tinha a minima idéia de como restaurar o kernel anterior e também estava sem acesso a internet) resolvi simplesmente reinstalar o Ubuntu :-(

Enfim, apenas um depoimento de um newbie que se aventurou no que não devia =X

Ao menos eu sempre mantenho um backup de tudo.

Recomendo a mesma coisa, recompilação de kernel é algo muito arriscado mesmo. Eu fiz 12 para testes  até entender como funciona...

Mas... eu não falei para ninguém recompilar kernel :o ...

Isso eu já fiz, eu fiz a sugestão da instalação do pacote .deb

Se desse algum problema no sistema era só dar o boot e voltar para o kernel padrão e desinstalar o meu. Pronto acabou...

Citar
O Ubuntu simplesmente parou de detectar meu monitor e minha placa de vídeo.

Quando vc instala um kernel novo e necessário instalar a placa de vídeo novamente...
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2007, 03:18 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Atualizado 26/12 em construçã
« Resposta #53 Online: 26 de Dezembro de 2007, 04:33 »
Sabe uma coisa que falta no linux,
um meio de que q qd detectar novo kernel, ele automaticamente recompila sozinho drivers que tenha os fontes, ou algo assim :P


Pelo visto a reclamação de todos que tiveram problemas é sobre video parar de funcionar.

Isso é devido que "drivers" (modulos) de video, são feito para seu kernel em especifico, se vc muda algo no kernel ele deixa de funcionar, sendo preciso compilar o kernel novamente usando o instalar oficial, como muitos usam o kernel e drivers de video dos repositorios Ubuntu, qd colocam um kernel modificado, ele para de funcionar, sendo preciso baixar o instalador do driver do site do fabricante e seguir as dezenas que tutoriais que tem por aí pra instalar o driver a partir do instador.


Então recomendo...
Antes de instalar este kernel, baixe o ultimo driver do site oficial, procure um bom tutorial de como instalar ele, normalmente é facil... imprima o tutorial, também pegue um "guia de referencia rapida" de um editor em modo-texto que ja tenha no ubuntu, como o "vim" por exemplo, pois sem o video terá que usar ele pra configurar o xorg.conf...
Outra sugestão é reverter o xorg.conf pro original de qd vc instalou o ubuntu, se não tiver uma copia, pode ver no tutorial de como instalar o driver de video e fazer o inverso, entenderam? por exemplo, no tutorial diz pra incluir certa linha de comando, então vc "comenta" essa linha, pondo um # no inicio dela, no tutorial diz pra mudar "Radeon" pra "fglrx" (no caso das ATI) então vc faz o contrario.... entenderam...

E por ultimo, se acho que não tem conhecimento pra fazer isso, adquira, depois tente fazer, mas ja ciente de que pode dar algo errado... é assim.. no "outro" sistema, qts vezes ja não formataram por algo que fizeram errado e não souberam desfazer ? linux "AINDA" não é totalmente a prova de leigos, e ninguém é preciso saber mesmo.... só não adianta fazer e depois reclamar que não conseguiram, mas sim tentar arrumar, aprende mais se tentar consertar o que fez, do que simplesmente formatando, afinal, pra linux sempre tem um jeito de arrumar, ao contrario do outro que nem eles que fizeram sabem como arrumar o que não da certo.... o sistema deles tem sei la qts anos e até hoje tão tentando consertar :P hehehehe

Mas não tenha medo de tentar, só assim aprende e sai da ignorância, só não tentem fazer aonde não pode ficar fora do ar, como o servidor da sua empresa :P hehehe o chefe pode não gostar do resultado.. :)
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline STIG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Atualizado 26/12 em construçã
« Resposta #54 Online: 26 de Dezembro de 2007, 07:48 »
Excelente dica. Funciona com gnome?

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Atualizado 26/12 em construção)
« Resposta #55 Online: 26 de Dezembro de 2007, 08:25 »
Parabéns e obrigado ao Hqxriven pela preciosa contribuição.

De usuário avançado do Windows passei ao Linux há apenas 1 semana.
Por isto, peço orientação.  Antes, esclareço que instalei o Ubuntu 7.04.
Atualizei toda a distribuição: sudo aptitude dist-upgrade.

1. Com isto o Kernel foi atualizado, pergunto.

2. Como saber qual meu Kernel e como atualizá-lo, pergunto.

O seu kernel padrão é o 2.6.22-14 o meu é o 2.6.23-ck1

3. Ao baixar o atual Kernel tenho de desinstalar o anterior; como, pergunto.

Não É NECESSÁRIO desinstalar o anterior, para evitar problemas fique com os dois!!!

4. Existe algum software em modo gráfico para facilitar a compilação do Kernel, pergunto.

É o make xconfig. Digite no google Master Zen Kernel e entre no site do ubuntu, lá existe um tutorial de fácil compilação de kernel e instalação dele como pacote no final.
 
6. Ao configurar o Kernel é fácil saber o que pode ser desabilitado, pergunto.

É fácil desabilitar agora saber para que realmente ele serve é que é importante. Por isso utilizei a configuração do sidux no meu kernel.

7. Se meu Kernel for o 2.6.23, devo baixar as 5 partes do arquivo do Hqxriven,
reunifica-las, descompactar, instalar, dar boot e só, sem compilar o Kernel, pergunto.

O seu kernel padrão é o 2.6.22-14, o meu é o 2.6.23-ck1.
É necessário baixar as 5 partes no mesmo diretório, descompactar, instalar, dar boot e só.

NÃO É NECESSÁRIO COMPILAR.
 
8. Se der problema, para reverter basta desinstalar, pergunto

É NECESSÁRIO DAR UM BOOT E ENTRAR NO KERNEL PADRÃO DO KUBUNTU (2.6.22-14) para desinstalar o meu.

NÃO PODE desinstalar o kernel sob a utilização do mesmo!!!

Sugestão:
A criação de um arquivo único para baixar e instalar com 2 cliques.
Isto seria muito bom para novatos.

Seria ótimo mesmo!!!

Se alguém quiser fazer isso é só me passar o link. Minha net discada é chata para fazer upload de mais de 10 mega...

Citar
Excelente dica. Funciona com gnome?

É voltada para o kubuntu, pode ser (EU DISSE PODE SER) que funcione no Ubuntu mas é questão de testar.
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2007, 08:32 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline voyeg3r

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
    • http://vivaotux.blogspot.com
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar (Atualização 2 em 26/12 em construção)
« Resposta #56 Online: 26 de Dezembro de 2007, 09:41 »
Acerca do desligamento ou reinício sugiro...


    for i in K*; do  mv "$i" `echo "$i" | sed 's/^K/k/'`; done


Offline mathdelic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar (Atualização 2 em 26/12 em construção)
« Resposta #57 Online: 26 de Dezembro de 2007, 12:06 »
Vi que vc não habilitou o serviço "laptopmode" no sysv-rc-conf. Isso é para um desktop ou vc acha que vale para notebook também? No meu caso eu não desabilitei pois uso notebook.

Os links para download do seu kernel não estão funcionando.

Qual o tamanho do pacote?

Não dá pra colocar inteiro? Nem é por preguiça de juntar, mas para evitar corromper o pacote. Alias, rolava incluir a soma md5.

Eu costumo usar o www.4shared.com para hospedar arquivos grandes, ele tem um limite de 100MB por arquivo, podendo pendurar até 5GB com um mesmo login.

Há também o www.sendspace.com, super prático, não exige login e aceita arquivos de até 300MB.

Esses são os que tenho na ponta da língua, mas há outros, com especificidades diferentes. Se esses que citei não forem úteis, diz ai, que eu procuro outro.

Estou loco pra testar.

Alguém teve sucesso com placa de vídeo ATI, com o driver novo, não o que é oferecido por apt?
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2007, 12:09 por mathdelic »
Ubuntu 7.10 # Com KDE.
DELL Vostro 1000
Sempron Mobile 3500+ (1,8 GHz, 512 KB)
2 GB de SDRAM DDR2 de 533 MHz
80GB SATA
Integrada ATI Radeon® Xpress 1150 HyperMemoryTM

Chipset ATI RS485M / SB600
WXGA (1280x800) Widescreen de 15,4"

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar (Atualização 2 em 26/12 em construção)
« Resposta #58 Online: 26 de Dezembro de 2007, 12:17 »
Citar
Vi que vc não habilitou o serviço "laptopmode" no sysv-rc-conf. Isso é para um desktop ou vc acha que vale para notebook também? No meu caso eu não desabilitei pois uso notebook

No notebok é bom usar...

Citar
Os links para download do seu kernel não estão funcionando.

O Divshare deve estar com problemas então, depois faço um upload em outro lugar...

Se alguém tiver banda larga e tiver baixado o kernel por favor faça um up ae!!!

No total da 28,3 MB, vou colocar o md5 também...

Mais uma coisa, esse kernel é para uma alta resposta de todo o sistema então no laptop ele pode diminuir até pela metade o tempo de uso da bateria, problema esse que não acontece em desktops ou se ele estiver ligado na rede elétrica.

Não instale em XFS pq não sei pq não funciona os compiladores!!!

Em Ext3 ou Reiser é o recomendado...

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline igoru-san

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar (Atualização 2 em 26/12 em construção)
« Resposta #59 Online: 26 de Dezembro de 2007, 14:26 »
opa..

sou meio novato no ramo linux ainda.. há algum tempo atrás eu me aventurei com um mandrake (não tinha mandriva ainda), mas desisti porque estava enfrentando muitos problemas no meu antigo K6II-500.. esse ano fui tentar usar o mandriva, e nao obtive muito êxito também.. quando um amigo meu me indicou o ubuntu. formatei, instalei, nao deu outra, adorei e uso agora direto. só vou pro redmond quando to com vontade de jogar The Sims 2 hehehe ;D

enfim.. já to há alguns meses na jogada, mas eu acho meu pc um pouco lento para iniciar e fazer certas coisas, como os problemas de vídeos com codecs não tão usuais que já vi relatarem por aqui, ou programas não-nativos do Gnome comerem um pouco mais do processador (leia ktorrent e amarok). nada que me faça desistir, mas procuro sempre por alguma alternativa mais veloz.
hoje por acaso vi uma chamada deste post no RSS do br-linux, e vim dar uma lida.

os procedimentos servem para o ubuntu também? ???
estou receoso de tentar seguir os passos e perder meu sistema novamente. já enfrentei alguns perrengues relacionados ao vídeo (numa bela manhã de sol meu ubuntu só iniciava em 800x600, e a placa de vídeo estava com o driver correto.. fiz uma gambiarra lá e funcionou, forcei o driver do monitor e deu certo - tava plug'n'play, pus monitor generico de 1280x1024) e já tive que reformatar o sistema por causa da atualização do 7.04 pro 7.10 (perdi um monte de programas e o sistema iniciava todo bugado, nem lembro o que houve direito)... :'(

é seguro tentar fazer essa alteração do kernel? dá pra reverter tranquilo se der alguma zica?
e sobre as atualizações do sistema? quando vier uma nova versão do kernel nas atualizações do ubuntu, como proceder?
o tutorial para instalação do driver da NVidia no novo kernel vai sair?
será que isso resolverá meus problemas de performance de vídeo, ou é mais fácil eu ir ver no windows enquanto não mudo a placa de vídeo? ::)

tava até pensando em tentar, mas depois que li sobre o outro cara que fez e nao deu certo.. to com medo de cair na mesma

ah proposito, não sei se deveria falar disso neste tópico.. mas alguém aqui ja ouviu falar no Thunar, gerenciador de arquivos? eu o descobri por acaso e tô axando ele beeeem mais leve que o nautilus... ;)
Ubuntu x86 9.10 | Core 2 Duo E7400 2.8GHz | 8GB DDR800 | GF6800 | 500GB SATA + 120GB ATA (backup) + 1.5TB eSATA | LG 21.5" 1920x1080 + Philips 20" 1600x900