Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2390518 vezes)

Offline DiamondMax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #990 Online: 21 de Julho de 2008, 00:38 »
Qual a real necessidade de se criar link simbólico antes de compilar um kernel? Nunca fiz isso e nem obtive problemas...
Ubuntu 9.04 + Kernel 2.6.32.6

http://diamondmax.wordpress.com

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #991 Online: 22 de Julho de 2008, 10:00 »
Citar
Hqxriven esqueci de te avisar duma coisa,no config deste ultimo kernel tens umas coisas mal em Cryptographic API ,CBC support tem de estar em modulo(encontrava-sse em y),AES cipher algorithms e AES cipher algorithms (i586) tem de estar em modulo(encontrava-sse em n),caso contrario que use o sistema de partição totalmente encriptada não consegue fazer boot apos instalar o kernel compilado.

Valeu pela dica... é que peguei do zenwalk... mas eu vou arrumar depois...

Citar
Qual a real necessidade de se criar link simbólico antes de compilar um kernel? Nunca fiz isso e nem obtive problemas...

Só para não se confundir... (pelo que eu saiba). Eu aprendi dessa forma há bastante tempo, inclusive tem um tuto no fórum ubuntu internacional que é o que eu utilizei como base.
« Última modificação: 25 de Julho de 2008, 19:17 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #992 Online: 25 de Julho de 2008, 20:45 »
Devido a alguns problemas no kernel 2.6.25.10 (por motivos de segurança e são problemas que atingem os kernels 2.6.25 a 2.6.25.11) atualizei o kernel para a versão 2.6.25.12. Em breve faço o upload e espero que fique legal!!
« Última modificação: 25 de Julho de 2008, 20:46 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline DiamondMax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #994 Online: 27 de Julho de 2008, 14:02 »
Hqxiven, adicione este patch ao kernel: http://code.google.com/p/compcache/

O patch do zen para a série 2.6.26 também está disponível e já vem incluído este patch: http://pfactum.nonlogic.org/myfiles/

Para ativá-lo:

Nas distribuições baseada no debian como o Ubuntu, digite num terminal:

sudo gedit /etc/init.d/bootmisc.sh

Adicione ao final do arquivo:

modprobe compcache compcache_size_kbytes=20000

Isso fará com que o Compcache e o TLSF sejam carregados durante o boot. O comando “compcache_size_kbytes=20000” é para especificar o tamanho máximo da memória virtual que será alocada na memória RAM. Altere o valor “20000” (que corresponde a aproximadamente 20 Mb) para um valor de sua escolha.

Salve e depois digite:

sudo gedit /etc/rc.local

Adicione a seguinte linha antes de “exit 0“:

swapon /dev/ramzswap0 -p 1

Isso ativará a swap criada na RAM.

Reinicie o sistema.

Verifique se a ramzswap está ativada:

cat /proc/swaps

Filename                Type        Size    Used    Priority
/dev/sda5             partition       0       0        -1
/dev/ramzswap0 partition         0        0         1

Agora quando o sistema começar a usar a swap, o compcache irá comprimir e armazenar os dados na própria RAM! Observe que a ramzswap0 tem o nível de prioridade maior do que a swap do HD. Isso significa que a primeira memória virtual utilizada será a da RAM e assim que ela estiver totalmente preenchida, o sistema passará a utilizar a memória virtual do HD.

Para mais informações, acesse o site do compcache: http://code.google.com/p/compcache/wiki/CompilingAndUsing
Ubuntu 9.04 + Kernel 2.6.32.6

http://diamondmax.wordpress.com

Offline DiamondMax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #995 Online: 27 de Julho de 2008, 14:15 »
Fique de olho no site do helium: http://hirakendu.mooo.com/helium-sources/

Na série 2.6.26 inclua o squashfs+lzma e o atl2-2.0.4-das.patch que dá suporte a placa de rede Atheros L2 Fast Ethernet.

Andei fazendo alguns testes e apesar de incluir patchs do pardus, dark (ck, gentoo) e alguns da área devel do fedora, os patchs do zen ainda são os melhores tendo incluso até mesmo o ext3 barrier e relatime.

Vá na área devel do fedora e pegue os seguintes patchs também:

linux-2.6-compile-fix-gcc-43.patch
linux-2.6-ata-quirk.patch
linux-2.6-build-nonintconfig.patch
linux-2.6-devmem.patch
linux-2.6-uvcvideo.patch
Ubuntu 9.04 + Kernel 2.6.32.6

http://diamondmax.wordpress.com

Offline DiamondMax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #996 Online: 27 de Julho de 2008, 15:07 »
E quem quiser um benchmark simples para fins de teste, use o hardinfo.

sudo apt-get install hardinfo

Ele dá uma série de informações sobre o sistema, mas é limitado assim como o benchmark. Sendo o melhor o do phoronix.

Só uma informação extra e que é útil para testar o kernel por longos períodos de tempo:

Como algumas pessoas pela rede não tem conseguido colocar o PC para hibernar, o jeito mais prático é esse:

sudo gedit /boot/grub/menu.lst

No final do arquivo:

## ## End Default Options ##

title      Ubuntu 8.04.1, kernel 2.6.26.1-diamondmax
root      (hd0,6)
kernel      /boot/vmlinuz-2.6.26.1-diamondmax root=UUID=af3d724f-569f-4a26-afe0-8bcbfe8d59cf ro splash locale=pt_BR rootflags=data=writeback vga=771 resume=/dev/sda5
initrd      /boot/initrd.img-2.6.26.1-diamondmax
quiet

title      Ubuntu 8.04.1, kernel 2.6.26.1-diamondmax (recovery mode)
root      (hd0,6)
kernel      /boot/vmlinuz-2.6.26.1-diamondmax root=UUID=af3d724f-569f-4a26-afe0-8bcbfe8d59cf ro single rootflags=data=writeback
initrd      /boot/initrd.img-2.6.26.1-diamondmax
.
.
.
### END DEBIAN AUTOMAGIC KERNELS LIST

Adicione "resume=/dev/sda5". sda5 é a minha partição swap, altere para a sua partição swap.
É para colocar o resume=/dev/sda5 na mesma linha dessa forma:

...rootflags=data=writeback vga=771 resume=/dev/sda5...

Depois digite:

sudo update-grub

Hibernar se torna útil pois o sistema começa do ponto onde parou com tudo o que vc deixou ativado (Firefox, Broffice, etc).
Com o compcache/TLSF ativado e o sistema não usando a swap do HD, hibernar se torna útil, pois depois de um tempo (quem não usa o compcache/TLSF) vê o sistema usar cada vez mais a memória virtual ( swap ) do HD e o desempenho começa a piorar.

E um dos motivos para fazer com que alguém use o Compcache/TLSF é este:

Para piorar as coisas, o tempo de acesso do HD (o tempo necessário para localizar a informação e iniciar a transferência) é absurdamente mais alto que o da memória RAM. Enquanto na memória falamos em tempos de acesso inferiores a 10 nanosegundos (milionésimos de segundo), a maioria dos HDs trabalha com tempos de acesso superiores a 10 milissegundos. Isso faz com que o desempenho do HD seja muito mais baixo ao ler pequenos arquivos espalhados pelo disco, como é o caso da memória virtual. Em muitas situações, o HD chega ao ponto de não ser capaz de atender a mais do que duas ou três centenas de requisições por segundo.

A fórmula é simples: quanto menos memória RAM, mais memória swap (memória virtual) é usada e mais lento o sistema fica. O processador, coitado, não pode fazer nada além de ficar esperando a boa vontade do HD em mandar à conta-gotas os dados de que ele precisa para trabalhar. Ou seja, quando você compra um micro com um processador de 3 GHz e 256 MB de RAM, você está literalmente jogando dinheiro no lixo, pois o processador vai ficar boa parte do tempo esperando pelo HD.

Fonte: http://www.guiadohardware.net/termos/memoria-virtual


« Última modificação: 27 de Julho de 2008, 15:11 por DiamondMax »
Ubuntu 9.04 + Kernel 2.6.32.6

http://diamondmax.wordpress.com

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #997 Online: 27 de Julho de 2008, 15:20 »
Compcache??? Interessante... porém para usar a versão atual eu tenho que usar kernel 2.6.26!! Aí não vale... Será que tem alguma para a base 2.6.25???

Citar
Andei fazendo alguns testes e apesar de incluir patchs do pardus, dark (ck, gentoo) e alguns da área devel do fedora, os patchs do zen ainda são os melhores tendo incluso até mesmo o ext3 barrier e relatime.

O zen é muito bom porém ele tem alguns bugs chatos que aparecem por ele usar muito o git (eu teria que fazer uma quantidade maior de testes se passar a usar o zen).

O criador do helium (esse patchset eu conheço há bastante tempo e possivelmente está citado nesse tópico) não gosta das alterações do zen nem incorporou elas ao seu patch, o criador do dark também não e por enquanto eu também não...

Pelo que pesquisei a resposta é... usa muito o git e mexe muito na latência do kernel.

Já viu as opções de latência do zen?? Isso me dá arrepios... Eu imagino um usuário compilando e fazendo besteiras... acho que por isso não incorporei ele ainda...

A versão 12 do omnislash está sem nenhum patch do git para ficar mais estável e sei que ficou melhor que a versão 10 pois ficou mais responsiva...

O Helium, Dark, Omnislash e até o Kamikaze (que não existe mais) se aproximam o máximo possível do kernel vanilla trazendo algumas funcionalidades a mais porém sem alterações radicais.

Talvez todos nós sejamos muito preocupados e por isso não fazemos isso, reconheço que o patch zen é inovador que em relação a performance vai ganhar de todos os outros, porém eu não gosto de mexer com coisas praticamente experimentais.
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline DiamondMax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #998 Online: 27 de Julho de 2008, 16:10 »
Citar
Compcache??? Interessante... porém para usar a versão atual eu tenho que usar kernel 2.6.26!! Aí não vale... Será que tem alguma para a base 2.6.25???

Não se preocupe, ele entra no kernel 2.6.25.12 tranquilamente.

Esse compcache/TLSF acabou com aquela dor de cabeça de ter que reiniciar o sistema para limpar a swap do HD que degradava o sistema inteiro depois de um longo tempo usando o PC. Esse problema eu tinha inclusive quando usava o jurássico Win98, hauhauhau...

Faça um teste:
Sem usar o compcache, abra tantos programas quanto possível e verá a swap do HD inchar.
Depois, usando o compcache, abra os mesmos programas. Verá que além de usar menos cache do que o HD, a performance continuar boa.

Isso é uma ajuda para aqueles que tem um HD antigo e lento ou que adoram jogos!!!
O melhor lugar para se fazer swap é a RAM!

Teste este patch, hqxriven, e acompanhe também o relatório usando este comando:

cat /proc/compcache
DiskSize:      20000 kB
NumReads:         19
NumWrites:          0
FailedReads:          0
FailedWrites:          0
InvalidIO:          0
GoodCompress:          0 %
NoCompress:          0 %
NotifyFree:          0
CurrentPages:          0
CurrentMem:          0 kB
PeakMem:          0 kB

Se for adicionar ao kernel, ative indo em:

"Device Drivers > Block devices"
E ative como módulo: " Compressed RAM based swap device"
E ative: "Enable debugging" e "Enable statistics "

Com isso, aparecerá umas opções em: " General setup "
-M- TLSF Allocator
Enable TLSF debugging 
Collect TLSF statistics 
Ative estas duas também.

E viva ao Linux!  ;D
« Última modificação: 27 de Julho de 2008, 16:15 por DiamondMax »
Ubuntu 9.04 + Kernel 2.6.32.6

http://diamondmax.wordpress.com

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #999 Online: 27 de Julho de 2008, 16:39 »
Gostei da idéia do compcache!!

Vc está se referindo a qual versão??

http://compcache.googlecode.com/files/patch_compcache_with_notify_support_2.6.26.diff

ou

http://compcache.googlecode.com/files/compcache-0.3.tar.gz

Usou qual das duas no 25.12??
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Chegamos a mensagem 1000 no mesmo tópico!!!
« Resposta #1000 Online: 27 de Julho de 2008, 16:48 »
Consumo de ram no novo omnislash



Depois de fechar o firefox 3



E enfim chegamos a mensagem 1000 com mais de 50000 visitas!!!

Muito Obrigado a todos os amigos que tem me ajudado!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline DiamondMax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1001 Online: 27 de Julho de 2008, 17:11 »
Pegue este:

http://compcache.googlecode.com/files/patch_compcache_with_notify_support_2.6.26.diff

Depois coloque um tutorial no seu blogger para ensinar os outros a ativá-lo.
Ubuntu 9.04 + Kernel 2.6.32.6

http://diamondmax.wordpress.com

Offline gatohumano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1002 Online: 27 de Julho de 2008, 17:38 »
Ja apliquei o patch e estou a compilar,mas 20mb não sera pouco para a compcache?eu tenho 1gb de ram,meti 200 a ver como se porta.
Ja funciona e bastante bem mas na minha opinião nunca resolve completamente o problema pois se ultrapassarmos o limite da ram o disco é novamente utilizado,talvez isto ajude pq aquenta o sistema mais tempo sem esse problema.
Eu não confio no htop para ver o uso da swap,é que tipo quando chego aos 500mb de uso de ram aparecem-me cerca de 112k de uso da swap(no htop diz 0),eu uso o monitor de sistema.
« Última modificação: 27 de Julho de 2008, 19:05 por gatohumano »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1003 Online: 27 de Julho de 2008, 19:35 »
Citar
Eu não confio no htop para ver o uso da swap,é que tipo quando chego aos 500mb de uso de ram aparecem-me cerca de 112k de uso da swap(no htop diz 0),eu uso o monitor de sistema.

Por que o htop faz a contagem em MB quanto vc chegar a usar 1 MB aí aparece...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline NooB¬¬PluSS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1004 Online: 28 de Julho de 2008, 10:59 »
 A compilacao do Kernel é utilizada para otimizar o meu SO ?
 O conteudo do seu Post só funfa com o Kubuntu 7.10 ?
 Ao compilar o Kernel do kubuntu com as configuracoes do Sidux com o Path do Con kolivas oq vc sentiu de diferente logo na
 inicializacao do seu SO ?Se tudo ocorrer bem como eu ficarei sabendo ? Como ficará o meu SO, ele irá inicializar normalmente ao ligar o pc ?
 Vi Alguns problemas sobre a identificacao do monitor, placa de video e etc ... se tudo ocorrer bem e acontecer algum desses problemas devo instalar o Driver
 de video novamente correto? E se ele nao estiver identificando o monitor? o.O'
 No Linux vem muitos softwares q eu nao utiliso e etc ... sei q é só remover , porem como retiro ele definivamente do Linux da lista de repositórios? Ao compilar o Kernel eu posso retirar isso ?
 
(Oq eu posso fazer compilando o Kernel ? Como eu compilo o Kernel ? Pode passar algum link de um tutorial especifico em q vc acha q irá me ajudar ? Se nao eu Googleio mesmo ;] )

 Estou a dois dias no Linux, e isso é facil de se perceber =P

 Thanks !
ShellExecute(Handle, 'open', 'http://ubuntuforum-br.org/index.php', nil, nil, SW_SHOWNORMAL);
NooB¬¬PluSS Delphi Coder  .